Simpósio em Práticas Interpretativas da UFRJ

As práticas interpretativas constituem um campo de investigação recente no cenário internacional das pesquisas acadêmicas em música. Isto, aliado ao fato de serem uma atividade essencialmente artística, contendo peculiaridades que a distingue das demais atividades acadêmicas, cria uma situação de falta de uniformidade das metodologias de pesquisa, formatos para apresentação, publicação e circulação de informações adotadas nessa área. A realização do Simpósio em Práticas Interpretativas UFRJ visa, através do diálogo interinstitucional, ajudar a criar parâmetros norteadores para uma melhor inserção das práticas interpretativas na pós-graduação brasileira, através de um evento que explore diversos formatos de apresentação de resultados de investigações – acadêmicas, artísticas e processuais –, fortalecendo e consolidando seu papel dentro dos programas de pós-graduação em música das IFES.

Criado em 2014, as duas primeiras edições ficaram sob os cuidados do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ (PPGM). Com a implantação, em 2016, do PROMUS, os dois Programas passaram a dividir as responsabilidades pela iniciativa.

O Simpósio tem entre seus objetivos a produção e divulgação de produtos acadêmicos e artísticos relacionados à inserção da área das práticas interpretativas na universidade. A ênfase na realização destas atividades como ponto de partida para a reflexão, abre espaço para que docentes, discentes e profissionais do meio musical contribuam diretamente no processo de discussão, produção e consumo dos produtos resultantes das reflexões feitas sobre esta área na universidade.

Comitê Editorial

UFRJ – Profa. Dra. Ana Paula da Matta Machado Avvad
UFRJ – Prof. Dr. Aloysio Fagerlande
UFRJ – Prof. Dr. Pauxy Gentil Nunes
UFBA – Prof. Dr. Lucas Robatto
UFRJ – Profa. Dra. Midori Maeshiro

Comissão de Pareceristas

UFRJ – Profa. Dra. Ana Paula da Matta Machado Avvad
UFRJ – Prof. Dr. Aloysio Fagerlande
UFRJ – Profa. Dra. Midori Maeshiro
UFRJ – Prof. Dr. Paulo Sá
UFBA – Prof. Dr. Lucas Robatto
UNIRIO – Prof. Dr. Luis Carlos Justi

Submissão de trabalhos

Cada autor(a) ou coautor(a) poderá submeter, no máximo, 3 (três) trabalhos para avaliação, independentemente da modalidade. As normas e os procedimentos de submissão de trabalhos, assim como demais informações, podem ser consultados no link seguinte.

Endereços de contato

Formulário de submissão de trabalhos

Anais do Simpósio

anais2016