Semana do cravo

A Semana do Cravo da UFRJ foi criada em 2004 e, desde então, vem sendo realizada anual e ininterruptamente. O evento, o único do gênero no país, tem reunido docentes e discentes de cravo das diversas instituições brasileiras que contemplam o ensino do instrumento. Em 2015 foi comemorado o décimo segundo ano de realização do evento, criado e coordenado pelo Prof. Dr. Marcelo Fagerlande.

capa web Tratados de teclado escolhidos – obras de Sancta Maria (1565), Frescobaldi (1637), F. Couperin (1716/17) e J. Ph. Rameau (1724)

Marcelo Fagerlande

Tradução
Ana Cecilia Tavares
Clara Albuquerque
Marcelo Fagerlande
Maria Aida Barroso
Mayra Pereira

Títulos das obras
1. Libro Llamado Arte de tañer Fantasía, por Tomas de Sancta Maria, Valladolid, 1565.
2. Al Lettore, prefácio do Livro II de Toccatas, Toccate d’intavolatura di Cembalo et Organo, por Girolamo Frescobaldi, Roma, 1637.
3. L’Art de Toucher le clavecin, por François Couperin, Paris, 1716/1717.
4. De la mechanique des doigts sur le clavessin, prefácio de Pièces de clavecin, Paris, 1724

Editoração eletrônica das partituras
Maria Aida Barroso

Tiragem
1.000 exemplares

A característica principal da Semana é promover o debate acadêmico sobre diversos aspectos em torno do cravo, através das mais recentes pesquisas envolvendo o instrumento. O foco principal está na investigação e resgate de sua História, principalmente no Brasil, e ainda nos aspectos da didática do instrumento. Concomitante à realização destes debates, promovidos através de mesas-redondas com a participação de docentes de instituições de ensino de todo o país – nas esferas estaduais, municipais ou federais -, a Semana do Cravo também oferece recitais com alunos de cravo das mesmas instituições, como a Escola de Música de Brasília, a UNICAMP, a Universidade Federal de Pernambuco, a Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP) e a Escola de Música da UFRJ. Participam discentes de diversos níveis, desde cursos profissionalizantes, passando pelo bacharelado, pelo mestrado até chegar ao nível de doutorado.

Além da presença dos docentes das instituições acima mencionadas, o encontro já recebeu ao longo dos últimos anos convidados de instituições estrangeiras, como da Escola Superior de Música de Karlsruhe, do Institut de recherche sur le patrimoine musical en France (CNRS) e do Conservatório Real de Haia. Destes estabelecimentos participaram os Profs. Christine Daxelhofer, Florence Gétreau e Jacques Ogg, respectivamente. Em 2007 foi homenageado o decano dos cravistas brasileiros, Roberto de Regina, em comemoração aos seus 80 anos.

Publicação comemorativa

Em 2013, no âmbito da X Semana do Cravo, foi publicado o “Tratados de Teclado escolhidos – obras de Sancta Maria (1565), Frescobaldi (1637), F. Couperin (1716/17) e J. Ph. Rameau (1724)”

A publicação contem as traduções das obras destes autores voltadas à execução no instrumento - considerados referências obrigatórias no estudo teórico e prático do assunto -, e que constituem as primeiras indicações impressas sobre técnica de teclado..

O estudo destas fontes e sua tradução foram realizados no âmbito do Programa de Pós-graduação em Música da UFRJ, em um seminário homônimo, por um grupo composto de 4 mestrandos – Ana Cecilia Tavares, Mayra Pereira, Maria Aida Barroso e Clara Albuquerque - sob a coordenação do Prof. Marcelo Fagerlande. Além do conteúdo das obras foi incluído um texto introdutório sobre os tratados e seus autores, contextualizando sua importância para o atual estudo da técnica de teclado. As obras em questão abordam primordialmente o cravo e o órgão - interessando diretamente a seus intérpretes - mas o seu conhecimento poderá ser igualmente útil a pianistas e a outros estudiosos dos instrumentos de teclado.

Docentes que participaram de diversas edições da Semana: Profa. Ms. Ana Cecilia Tavares (CEP-Escola de Música de Brasília); Profa. Ms Cecília Aprigliano (CEP-Escola de Música de Brasília); Profa. Ms. Clara Albuquerque (Escola de Música da UFRJ); Profa. Dra. Daniele Barros (Universidade Federal de Pernambuco); Prof. Dr. Edmundo Hora (Universidade Estadual de Campinas); Profa. Elisa Freixo (Organista titular da Sé de Mariana, MG); Eduardo Antonello (Escola de Música da UFRJ); Profa. Dra. Helena Jank (Universidade Estadual de Campinas); Profa. Dra. Lucia Carpena (Universidade Federal do Rio Grande do Sul); Profa. Dra. Luciana Camara (Universidade Federal de Pernambuco); Prof. Dr. Marcos Holler (Universidade do Estado de Santa Catarina); Profa. Maria de Lourdes Cutolo (CEP-Escola de Música de Brasília/Universidade Catolica da Argentina, Buenos Aires); Profa. Maria Eugênia Sacco (Escola de Música de Tatuí, São Paulo); Profa. Dra. Monica Lucas (Universidade de São Paulo); Profa. Ms. Patricia Michelini (Escola de Música da UFRJ); Profa. Ms. Regina Schlochauer (Uni-FIAM-FAAM, São Paulo); Profa. Dra. Rosana Lanzelotte (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro);  Profa. Therezinha Saghaard (Escola Municipal de Música, São Paulo, SP; e Prof. Dr. Marcelo Fagerlande (Escola de Música da UFRJ).
Última modificação emQuinta, 28 Setembro 2017 16:42