Disciplinas e ementas

Oficina em Desenvolvimento Artístico I (45 horas/ 3 créditos)
Estratégias para pesquisa em desenvolvimento artístico nas práticas interpretativas. Estabelecimento de estratégias de otimização física e mental no trabalho do intérprete.

Oficina em Desenvolvimento Artístico II - (45 horas/ 3 créditos)
Estratégias para pesquisa em desenvolvimento artístico nas práticas interpretativas. Estabelecimento de estratégias de otimização da prática instrumental, vocal e na regência no trabalho do intérprete.

Oficina em Desenvolvimento Artístico III - (45 horas/ 3 créditos)
Estratégias para pesquisa em desenvolvimento artístico nas práticas interpretativas. Estabelecimento de estratégias de aplicação de técnicas resultantes das pesquisas realizadas nas oficinas anteriores na prática instrumental, vocal e na regência no trabalho do intérprete.

Fundamentos do Conhecimento em Práticas Interpretativas - (45 horas/ 3 créditos)
Estudo de métodos para desenvolvimento artístico nas práticas interpretativas. Discussão teórico-prática sobre métodos em práticas interpretativas, contemplando a sistematização do processo de produção de conhecimento na área. Os diversos produtos da área serão abordados, como o recital, a gravação, e a dissertação, e sua aplicabilidade nas diferentes situações profissionais.

Metodologias em Práticas Interpretativas - (45 horas/ 3 créditos)
Estudo de abordagens das obras musicais, através de diversos tipos de análise que dão suporte ao processo de interpretação musical. Discussão teórico-prática sobre métodos de abordagem das obras em práticas interpretativas ao longo da história da música, desenvolvendo metodologias que contemplem o que será abordado nas Oficinas I, II e III, utilizando-se dos fundamentos desenvolvidos em Fundamentos do Conhecimento, através de técnicas analíticas com objetivo de criar metodologias na preparação das obras a serem interpretadas.

Projetos em Práticas Interpretativas I – (45 horas/ 3 créditos)
Estudo de abordagens em projetos na Área de Práticas Interpretativas. As diversas possibilidades de desenvolvimento das Dissertações/Produtos Artísticos, com a apresentação parcial dos resultados.

Oficina em Pedagogia Instrumental/Vocal/Regências I - (45 horas/ 3 créditos)
Estratégias para pesquisa em desenvolvimento pedagógico nas práticas interpretativas. Estabelecimento de estratégias de ensino dos instrumentos musicais/canto/regências em nível básico.

Oficina em Pedagogia Instrumental/Vocal/Regências II - (45 horas/ 3 créditos)
Estratégias para pesquisa em desenvolvimento pedagógico nas práticas interpretativas. Estabelecimento de estratégias de ensino dos instrumentos musicais/canto/regências em nível médio.

Oficina em Pedagogia Instrumental/Vocal/Regências III - (45 horas/ 3 créditos)
Estratégias para pesquisa em desenvolvimento pedagógico nas práticas interpretativas. Estabelecimento de estratégias de ensino dos instrumentos musicais/canto/regências em nível avançado.

Metodologias em Pedagogia Instrumental/Vocal/Regências - (45 horas/ 3 créditos)
Estudo de abordagens do ensino das obras musicais, através de diversos tipos de métodos que dão suporte ao processo de interpretação musical. Discussão teórico-prática sobre métodos de ensino do instrumento/voz em práticas interpretativas ao longo da história da música, desenvolvendo metodologias que contemplem o que será abordado nas Oficinas I, II e III, utilizando-se dos fundamentos desenvolvidos em Fundamentos do Conhecimento.

Preparação de Trabalho de Conclusão I: Dissertação/Produção Artística (30 horas/ 2 créditos)
Preparação, organização e realização do trabalho de conclusão do mestrando, englobando todas as atividades inerentes e necessárias a produção e realização de sua Dissertação/Produção Artística. O formato do trabalho deverá ser aprovado pela Comissão Deliberativa do PROMUS

Preparação de Trabalho de Conclusão II: Dissertação/Produção Artística (30 horas/ 0 créditos)
Continuação da preparação, organização e realização do trabalho de conclusão do mestrando, englobando todas as atividades inerentes e necessárias a produção e realização de sua Dissertação/Produção Artística. O formato do trabalho deverá ser aprovado pela Comissão Deliberativa do PROMUS

Práticas Profissionais Supervisionadas

Prática Orquestral (mín. de 60h - 4 créditos)
Participação ativa em ensaios, ensaios de naipe, gravações, concertos e turnês de uma orquestra sinfônica, trabalhando repertório de obras de variados estilos e épocas. O grupo musical onde a atividade se realizará deverá ser aprovado pela Comissão Deliberativa do PROMUS

Prática Camerística (mín. de 60h - 4 créditos)
Participação ativa em ensaios, gravações, concertos e turnês de um conjunto camerístico, trabalhando repertório de obras de variados estilos e épocas. Esta atividade também eventualmente engloba as atividades inerentes e necessárias a organização, gestão e produção das atividades de um grupo camerístico de caráter profissional. O grupo musical onde a atividade se realizará deverá ser aprovado pela Comissão Deliberativa do PROMUS.

Prática de Banda (mín. de 60h - 4 créditos)
Participação ativa em ensaios, ensaios de naipe, gravações, concertos e turnês de uma banda, trabalhando repertório de obras de variados estilos e épocas. O grupo musical onde a atividade se realizará deverá ser aprovado pela Comissão Deliberativa do PROMUS.

Prática Coral (mín. de 60h - 4 créditos)
Participação ativa em ensaios, ensaios de naipe, gravações, concertos e turnês de um conjunto vocal, trabalhando repertório de obras de variados estilos e épocas. O grupo musical onde a atividade se realizará deverá ser aprovado pela Comissão Deliberativa do PROMUS.

Prática em Grupos Musicais ligados a Manifestações Tradicionais, Comunitárias e/ou Populares (mín. de 60h - 4 créditos)
Participação ativa em ensaios, apresentações, gravações, turnês, reuniões e atividades sociais e culturais promovidas pelo grupo musical. Esta atividade também eventualmente engloba as atividades inerentes e necessárias a organização, gestão e produção das atividades do grupo. O grupo musical onde a atividade se realizará deverá ser aprovado pela Comissão Deliberativa do PROMUS.

Prática Docente em Ensino Coletivo Instrumental/Vocal (mín. de 60h - 4 créditos)
Atuação docente em atividades de Pedagogia Instrumental/Vocal/Regências realizadas, especificamente, por meio da prática coletiva de ensino de instrumentos musicais ou de grupos vocais.

Prática Docente em Ensino Individual Instrumental/Vocal/Regências (mín. de 60h - 4 créditos)
Atuação docente em atividades de Pedagogia Instrumental/Vocal/ Regências , realizadas, especificamente, por meio da prática individual de ensino de instrumentos musicais, do canto ou da regência instrumental ou vocal.

Prática Docente no Ensino Básico (mín. de 60h - 4 créditos)
Atuação docente em programas de Pedagogia Instrumental/Vocal/Regências pertencentes, diretamente, a escolas do ensino básico, dentro de projetos já existentes ou concebidos pelo mestrando, previamente aprovados pela Comissão Deliberativa do PROMUS.

Prática de Educação Musical em Comunidades (mín. de 60h - 4 créditos)
Atuação docente em atividades de Pedagogia Instrumental/Vocal pertencentes a comunidades diversas e não relacionadas, diretamente, ao ensino básico, podendo pertencer a qualquer um dos três setores: público, privado e não-governamental/sem fins lucrativos. A Prática deverá ser aprovada pela Comissão Deliberativa do PROMUS.

Última modificação emSexta, 15 Setembro 2017 22:12
voltar ao topo

Correspondência

Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da UFRJ (PROMUS)
Escola de Música - UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

(21) 2262-8742
promus@musica.ufrj.br

Redes sociais