PESQUISA DE DANIELA PIRES E ALBUQUERQUE DE MESQUITA (2016)

Informações básicas

images/alunos/2016danielapiresb.jpg

DANIELA PIRES E ALBUQUERQUE DE MESQUITA
Orientador(a): Veruschka Bluhm Mainhard
Curriculo Lattes: 8342511766924824
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Título: Kindertotenlieder, de Gustav Mahler – quando a luz transcende a morte: performance e relato de experiência.
Áreas de Concentração: Práticas Interpretativas.
Linha de Pesquisa: Processos de Desenvolvimento Artístico.
Tipo: Dissertação/ Produto Artístico ou Pedagógico .

RESUMO

MESQUITA, Daniela. Kindertotenlieder, de Gustav Mahler – quando a luz transcende a morte: performance e relato de experiência. Rio de Janeiro, 2017. Dissertação (Programa de Pós-graduação Profissional em Música - PROMUS) – Escola de Música, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

Esta dissertação propõe um estudo da obra Kindertotenlieder, de Gustav Mahler, com foco na interpretação do cantor lírico. A contextualização histórica da composição, a análise dos poemas que deram origem à obra, a equivalência em português do texto em alemão, a transcrição fonética das canções, a relação entre texto e música e a realização de um registro audiovisual servem de guia para o cantor lírico que se propuser a interpretar esta obra.

Palavras-chave: Performance, Música vocal, Mahler, Kindertotenlieder, Transcrição fonética, Registro audiovisual.

 

ABSTRACT

MESQUITA, Daniela. Kindertotenlieder, de Gustav Mahler – quando a luz transcende a morte: performance e relato de experiência. Rio de Janeiro, 2017. Dissertação (Programa de Pós-graduação Profissional em Música - PROMUS) – Escola de Música, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

This work proposes a study of the cycle Kindertotenlieder, by Gustav Mahler, focusing on the performance of the lyric singer. The historical contextualization of the composition, the analysis of the poems that gave rise to the work, the Portuguese equivalence of the German text, the phonetic transcription of the songs, the relationship between text and music and the production of an audiovisual record of the cicle serve as a guide for the lyrical singer who proposes to interpret this work.

Keywords: Performance, Vocal Music, Mahler, Kindertotenlieder, Phonetic Transcription, Audiovisual record.

Banca: Profa. Dra. Veruschka Bluhm Mainhard (PROMUS-UFRJ), Prof. Dr. Paulo Henrique Loureiro de Sá (PROMU-UFRJ) e Profa. Dra. Laura Tausz Rónai (Uni-Rio).
Data da defesa: 20/03/2018.
Curso: Mestrado Profissional, 2016.
Situacão: Concluída.

Última modificação emDomingo, 24 Dezembro 2017 13:17

Correspondência

Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da UFRJ (PROMUS)
Escola de Música - UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

(21) 2262-8742
promus@musica.ufrj.br

Redes sociais