PESQUISA DE FELIPE CLARK PORTINHO (2016)

Informações básicas

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FELIPE CLARK PORTINHO
Orientador(a): Paulo Henrique Loureiro de Sá
Curriculo Lattes: 3428139548636075
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Título: Ritmos brasileiros no contrabaixo/Rio de Janeiro.
Áreas de Concentração: Práticas Interpretativas.
Linha de Pesquisa: Pedagogia Instrumental/Vocal/Regências.
Tipo: Dissertação/ Produto Artístico ou Pedagógico .

RESUMO

PORTINHO, Felipe Clark. Ritmos brasileiros no contrabaixo/Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado Profissional em Música). Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

Esta pesquisa é baseada em entrevistas - que originaram o documentário RITMOS BRASILEIROS NO CONTRABAIXO - cujo objetivo é mostrar a adaptação do contrabaixo aos gêneros brasileiros desde a aparição das primeiras orquestrações na década de 1930 até os anos de 1970. Além disso, também desenha o cenário do ambiente musical no século XIX que proporcionou a criação de gêneros como Choro, Samba e mais tarde a Bossa-Nova e os compara com seus respectivos modos de tocar posteriores. Por fim, aborda os entrevistados com questões que visam esclarecer as contribuições étnicas e oportunas que resultaram na formação de vários gêneros da música popular brasileira.

Palavras-chave: Contrabaixo. Música Popular Brasileira. Rio de Janeiro. Choro. Samba. Bossa-Nova. Música no Brasil.

 

ABSTRACT

PORTINHO, Felipe Clark. Brazilian bass grooves/Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado Profissional em Música). Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

This research is based on interviews - which originated the documentary BRAZILIAN BASS GROOVES - The goal is to show the adaptation of the contrabass to the Brazilian genres from the time the first orchestrations appeared in the 1930s until the 70s. This paper also describes the music scene of the nineteenth century which enabled genres such as Choro, Samba and Bossa-Nova to appear, and also compares old and modern ways to play them. At last, It approaches interviewees with questions aimed at clarifying the ethnic and pertinent contributions that led to the formation of various genres of Brazilian popular music.

Keywords: Double Bass. Brazilian Popular Music. Rio de Janeiro. Choro. Samba. Bossa-Nova. Music in Brazil.

Banca: Prof. Dr. Paulo Henrique Loureiro de Sá (UFRJ), Prof. Dr. Aloysio Moraes Rego Fagerlande (UFRJ) e Prof. Dr. Afonso Cláudio Segundo de Figueiredo (UFRJ).
Data da defesa: 31/10/2017.
Curso: Mestrado Profissional, 2016.
Situacão: Concluída.

Última modificação emDomingo, 24 Dezembro 2017 13:17

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