PESQUISA DE GLADSON LEONE ROSA (2016)

Informações básicas

images/alunos/2016gladsonrosa.jpg

GLADSON LEONE ROSA
Orientador(a): Miriam Grosman
Curriculo Lattes: 8217206132881072
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Título: O processo avaliativo do curso de bacharelado em música da FAMES para instrumentos de metal com ênfase na classe de Tuba.
Áreas de Concentração: Práticas Interpretativas.
Linha de Pesquisa: Pedagogia Instrumental/Vocal/Regências.
Tipo: Dissertação/ Produto Artístico ou Pedagógico .

RESUMO

ROSA, Gladson Leone. O processo avaliativo do curso de bacharelado em música da FAMES para instrumentos de metal com ênfase na classe de tuba. Rio de Janeiro, 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Música) – Escola de Música, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2017.

O presente trabalho apresenta conceitos e propostas de avaliação durante e ao final do primeiro período letivo do curso de Bacharelado em Música para instrumentos de metal, apresentando sugestões de currículo para o curso de formação musical (CFM), considerado um suporte para o vestibular da Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES). Foi privilegiado o enfoque na classe de tuba da instituição, tratando a avaliação como um poderoso instrumento pedagógico auxiliar. Como referenciais teóricos, utilizamos e discutimos conceitos e ideias de Philippe Perrenoud e Ilza Martins Sant’Anna apoiando seus conceitos com outros autores. São analisadas três formas de avaliação (diagnóstica, formativa e somativa) e suas possibilidades de aplicação na classe de metais da FAMES, com o objetivo de promover o desenvolvimento técnico, musical e artístico do aluno.

Palavras-chave: Avaliação. Performance Musical. Instrumentos de Metais. Classe de Tuba da FAMES.

 

ABSTRACT

ROSA, Gladson Leone. The evaluative process of the bachelor's degree in music from fames to metal instruments with an emphasis on the tuba class. Rio de Janeiro, 2017. Dissertation (Professional Master in Music) - School of Music, Federal University of Rio de Janeiro, 2017.

The present work presents concepts and proposals for evaluation during and at the end of the first academic period of the Bachelor of Music course for metal instruments, presenting suggestions of curriculum for the musical training course (CFM), considered a support for the college entrance exam of Music of the Holy Spirit (FAMES). Focus was placed on the institution's tuba class, treating evaluation as a powerful auxiliary pedagogical tool. As theoretical references, we use and discuss concepts and ideas of Philippe Perrenoud and Ilza Martins Sant'Anna supporting their concepts with other authors. Three forms of evaluation (diagnostic, formative and summative) and their possibilities of application in the class of metals of FAMES are analyzed, with the objective of promoting technical, musical and artistic development of the student.

Keywords: Evaluation. Musical Performance. Metals Instruments. Class of Tuba from FAMES.

Banca: Profa. Dra. Miriam Grosman (UFRJ), Profa. Dra. Veruschka Bluhm Mainhard (UFRJ) e Prof. Ronal Xavier Silveira (UFRJ).
Data da defesa: 06/12/2017.
Curso: Mestrado Profissional, 2016.
Situacão: Concluída.

Última modificação emDomingo, 24 Dezembro 2017 13:17

Correspondência

Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da UFRJ (PROMUS)
Escola de Música - UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

(21) 2262-8742
promus@musica.ufrj.br

Redes sociais