PESQUISA DE JOAB MONTEIRO MUNIZ (2016)

Informações básicas

images/alunos/2016joabmuniz.jpg

JOAB MONTEIRO MUNIZ
Orientador(a): Maria José Chevitarese
Curriculo Lattes: 9323541294604563
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Título: O maestro e o ensino coletivo de instrumentos de cordas friccionadas: Um estudo de caso do Projeto de Integração e Inclusão Social Orquestra Jovem do Pampa.
Áreas de Concentração: Práticas Interpretativas.
Linha de Pesquisa: Pedagogia Instrumental/Vocal/Regências.
Tipo: Dissertação/ Produto Artístico ou Pedagógico .

RESUMO

MUNIZ, Joab Monteiro. O maestro e o ensino coletivo de cordas friccionadas: um estudo de caso do Projeto de Integração e Inclusão Social Orquestra Jovem do Pampa. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós- Graduação Profissional em Música — PROMUS, Escola de Música, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

Esta dissertação aborda um estudo de caso sobre o Projeto de Integração e Inclusão Social Orquestra Jovem do Pampa. Ela avalia aspectos importantes sobre a atuação do maestro frente a este tipo de trabalho, analisando principalmente o ensino coletivo de cordas friccionadas utilizado neste projeto e apresenta uma proposta de utilização desta metodologia. Como complemento a este estudo são apresentados vídeos que proporcionam sugestões para a transmissão do conhecimento no início deste tipo de aulas coletivas.

Palavras-chave: projeto social em música, ensino coletivo de cordas, metodologia.

 

ABSTRACT

MUNIZ, Joab Monteiro. The Conductor and the collective teaching of rubbed strings: a case study of the Project of Integration and Social Inclusion Orquestra Jovem do Pampa. Dissertação (Mestrado em Música) - Programa de Pós- Graduação Profissional em Música — PROMUS, Escola de Música, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

This dissertation is a case study on the Integration and Social Inclusion Project “Orquestra Jovem do Pampa”. It evaluates important aspects about the conductor in this type of work, analyzing mainly the collective teaching of friction strings used in this project and it presents a proposal to use this methodology. As a complement to this study are presented videos that provide suggestions for the transmission of knowledge in the beginning of these collective classes.

Keywords: Social project in music, collective teaching of strings, methodology.

Banca: Profa. Dra. Maria José Chevitarese de Souza Lima (UFRJ), Prof. Dr. Marcelo Jardim de Campos (UFRJ) e Prof. Dr. Ronal Xavier Silveira (UFRJ).
Data da defesa: 06/12/2017.
Curso: Mestrado Profissional, 2016.
Situacão: Concluída.

Última modificação emDomingo, 24 Dezembro 2017 13:17

Correspondência

Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da UFRJ (PROMUS)
Escola de Música - UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

(21) 2262-8742
promus@musica.ufrj.br

Redes sociais