PESQUISA DE CESAR AUGUSTO BONAN RIBEIRO (2017)

Informações básicas

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CESAR AUGUSTO BONAN RIBEIRO
Orientador(a): Cristiano Siqueira Alves
Curriculo Lattes: 1587130296890120
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Título: A CLARINETA E SEUS CONGÊNERES NA OBRA DE VILLA-LOBOS: transcrições e proposição de performance.
Áreas de Concentração: Práticas Interpretativas.
Linha de Pesquisa: Processos de Desenvolvimento Artístico.
Tipo: Dissertação/ Produto Artístico ou Pedagógico .

RESUMO

RIBEIRO, Cesar Augusto Bonan. A clarineta e seus congêneres na obra de Villa-Lobos: transcrições e proposição de performance. Dissertação (Mestrado em Música) - Programa de Pós-Graduação Profissional em Música - PROMUS, Escola de Música, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

Este trabalho surgiu a partir da constatação do reduzido número de composições dedicadas aos clarinetes piccolo e baixo atuando como solistas ou em formações camerísticas entre o final do século XIX e meados do século XX no Brasil. A fim de contribuir para o preenchimento desta lacuna, quatro obras emblemáticas da literatura musical brasileira, compostas por Heitor Villa-Lobos, foram transcritas, quais sejam Choros nº 2 (1924), Ciranda das Sete Notas (1933), Bachianas Brasileiras nº 6 (1938) e Fantasia para Saxofone (1948), além da transcrição da Fantasia Concertante (1953), elaborada anteriormente por Jean Marques. No que se refere à proposição de performance, foram dadas sugestões de possíveis caminhos para a resolução de questões técnicas e musicais que se revelaram como desafios na preparação das obras para o recital, como, por exemplo, os “mapas de digitação” e as estratégias voltadas para a otimização da emissão do som. O presente trabalho tem por objetivo demonstrar, como produto artístico, o resultado da pesquisa em recital; aproximar a clarineta e seus congêneres da obra de Villa-Lobos; incentivar novas composições brasileiras para os clarinetes piccolo e baixo em formações camerísticas e concertantes e fomentar uma maior utilização dos congêneres da clarineta em peças brasileiras dos séculos XX e XXI e em atividades artísticas em geral.

Palavras-chave: Clarineta. Clarinete piccolo. Requinta. Clarinete baixo. Clarone. Villa-Lobos. Transcrição. Performance .

 

ABSTRACT

RIBEIRO, Cesar Augusto Bonan. The clarinet and its congeners in Villa-Lobos’ work: transcriptions and performance proposition. Dissertação (Mestrado em Música) - Programa de Pós-Graduação Profissional em Música - PROMUS, Escola de Música, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

This work emerged from the observation of the small number of compositions dedicated to the e-flat clarinet and the bass clarinet acting as soloists or in chamber music groups between the late nineteenth and mid twentieth century in Brazil. In order to contribute to fill in this gap, four emblematic works of Brazilian musical literature, composed by Heitor Villa-Lobos, were transcribed: Choros n. 2 (1924), Ciranda das Sete Notas (1933), Bachianas Brasileiras n. 6 (1938) and Fantasia for Saxophone (1948), in addition to the transcription of Fantasia Concertante (1953), elaborated previously by Jean Marques. Concerning the performance proposal, suggestions were made for possible ways of solving technical and musical questions that were presented as challenges in the preparation of works for the recital, such as "typing maps" and the strategies aimed at the optimization of sound emission. The present work aims to demonstrate, as artistic product, the result of research in recital; to bring the clarinet and its congeners closer to the work of Villa-Lobos; to encourage new Brazilian concertos and chamber music works for the e-flat clarinet and the bass clarinet and to promote a greater usage of the clarinet congeners in Brazilian pieces of the 20th and 21st centuries and in artistic activities in general.

Keywords: Clarinet. E-flat Clarinet. Bass Clarinet. Villa-Lobos. Transcription. Performance.

Banca: Prof. Dr. Cristiamo Siqueira Alves (UFRJ), Prof. Dr. Aloysio Moraes Rego Fagerlande (UFRJ) e Prof. Dr. Luiz Ricardo Basso Ballestero (USP).
Data da defesa: 10/12/2018.
Curso: Mestrado Profissional, 2017.
Situacão: Concluída.

Última modificação emDomingo, 24 Dezembro 2017 13:17

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