PESQUISA DE DÉBORA CRISTIANE DA SILVA NASCIMENTO (2017)

Informações básicas

images/alunos/2017deboranascimento.jpg

DÉBORA CRISTIANE DA SILVA NASCIMENTO
Orientador(a): Aloysio Moraes Rego Fagerlande
Curriculo Lattes: 2269092663791918
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Título: TRIO CAPITU: processos interpretativos em Liduino Pitombeira, João Guilherme Ripper e Gilson Santos.
Áreas de Concentração: Práticas Interpretativas.
Linha de Pesquisa: Processos de Desenvolvimento Artístico.
Tipo: Dissertação/ Produto Artístico ou Pedagógico .

RESUMO

NASCIMENTO, Débora Cristiane S. TRIO CAPITU: processos interpretativos em Liduino Pitombeira, João Guilherme Ripper e Gilson Santos. Dissertação (Mestrado Profissional em Música). UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

O trabalho propõe trazer à luz questões interpretativas utilizadas na construção da performance que envolve as seguintes obras do repertório brasileiro para trio de madeiras composto por flauta, oboé e fagote, no caso o Trio Capitu: Dom Casmurro (2017), de Liduíno Pitombeira, Trio ao Vento, de João Guilherme Ripper e Abrindo os Caminhos, de Gilson Santos. Aborda-se o processo de preparação e construção dessa performance, a partir do estudo individual e do trabalho camerístico, o qual será registrado textualmente e em vídeo, em forma de documentário. O livro Musical Excellence - strategies and techniques to enhance performance, editado por Aaron Williamon, é o principal referencial teórico e embasa opções interpretativas do Trio Capitu.

Palavras-chave: Música de câmara. Música brasileira. Trio de Flauta-Oboé-Fagote.

 

ABSTRACT

NASCIMENTO, Débora Cristiane S. TRIO CAPITU: processos interpretativos em Liduino Pitombeira, João Guilherme Ripper e Gilson Santos. Dissertação (Mestrado Profissional em Música). UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018

This study aims to investigate some interpretative issues that gave subsides for constructing the performance involving works of the Brazilian repertoire for a trio of woods, consisting of flute, oboe and bassoon: Dom Casmurro (2017), of Liduíno Pitombeira, Trio ao Vento, of João Guilherme Ripper, and Abrindo os Caminhos, of Gilson Santos. It intended to address the preparation and construction processes of their performance, from the individual studies to chamber music rehearsals. The work was textually registered and recorded in video as a documentary. The main theoretical background was the book Musical Excellence- strategies and techniques to enhance performance, published by Aaron Williamon, which gave support our interpretative options.

Keywords: Chamber Music.Brazilian Music. Trio Flute-oboe.bassoon

Banca: Prof. Dr. Aloysio Moares Rego Fagerlande (PROMUS-UFRJ), Prof. Dr. Marcelo Jardim de Campos (PROMUS-UFRJ) e Prof. Dr. Elione Alves Medeiros (Uni-Rio).
Data da defesa: 13/11/2018.
Curso: Mestrado Profissional, 2017.
Situacão: Concluída.

Última modificação emDomingo, 24 Dezembro 2017 13:17

Correspondência

Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da UFRJ (PROMUS)
Escola de Música - UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

(21) 2262-8742
promus@musica.ufrj.br

Redes sociais