PESQUISA DE DIEGO GRENDENE DE SOUZA (2017)

Informações básicas

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DIEGO GRENDENE DE SOUZA
Orientador(a): Cristiano Siqueira Alves
Curriculo Lattes: 3086373220154176
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Título: O CLARINETE NA OBRA DE BRUNO KIEFER: Gestos Musicais, Performance e Registro Fonográfico.
Áreas de Concentração: Práticas Interpretativas.
Linha de Pesquisa: Processos de Desenvolvimento Artístico.
Tipo: Dissertação/ Produto Artístico ou Pedagógico .

RESUMO

SOUZA, Diego Grendene de, O clarinete na obra de Bruno Kiefer: Gestos Musicais, Performance e Registro Fonográfico. Rio de Janeiro, 2018. Dissertação (Mestrado em Música). Escola de Música, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

Este trabalho consiste na performance e no registro em fonograma de obras de Bruno Kiefer dedicadas ao clarinete e a formações nas quais este instrumento está presente. Foram promovidos concertos e recitais em Porto Alegre, Pelotas e Rio de Janeiro, nas Jornadas PROMUS. Das sete obras que constam no CD que acompanha este trabalho, três nunca haviam sido registradas. Kiefer escreveu pelo menos 15 peças para clarinete, cada uma com uma instrumentação distinta. A relação do compositor com o meio musical porto-alegrense das décadas de 1950 a 1980, abordada aqui - e que pode ser acompanhada através de depoimentos de pessoas que conviveram com Kiefer e de programas de concertos da época - pode auxiliar na melhor compreensão destas composições. Como referência para o entendimento e interpretação das obras foi utilizado o catálogo de gestos musicais elaborado por Luciane Cardassi (1998) em sua dissertação de Mestrado A música de Bruno Kiefer: "terra", "vento", "horizonte" e a poesia de Carlos Nejar. A ocorrência e aplicabilidade dos gestos deste repertório nas obras gravadas é demonstrada através do estudo das peças e de exemplos em duas delas: Monólogo e Música para Dois. O relato de experiência enfoca principalmente o processo de gravação, edição e finalização do CD.

Palavras-chave: Clarinete. Bruno Kiefer. Gestos Musicais. Performance e Registro Fonográfico. Música de câmara brasileira.

 

ABSTRACT

SOUZA, Diego Grendene de, O clarinete na obra de Bruno Kiefer: Gestos Musicais, Performance e Registro Fonográfico. Rio de Janeiro, 2018. Dissertação (Mestrado em Música). Escola de Música, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

This work consists of the performance and recording of works by Bruno Kiefer dedicated to the clarinet and the formations in which the instrument is present. Concerts and recitals were promoted in Porto Alegre, Pelotas and in Rio de Janeiro, during the Jornadas PROMUS. Three of the seven pieces included in the CD which is part of this work had never been recorded before. Mr. Kiefer wrote at least 15 pieces for clarinet, each with a different instrumentation. The relationship between the composer and the musical milieu from Porto Alegre of the 50s, 60s, 70s and 80s of the last century is addressed here. It can be followed by testimonies of people who knew Mr. Kiefer personally and by concert programs of that time. This relationship may help in a better understanding of these pieces. The catalog of musical gestures elaborated by Luciane Cardassi (1998) in her Master's thesis A música de Bruno Kiefer: "terra", "vento", "horizonte" e a poesia de Carlos Nejar was used as a reference for the understanding and interpretation of the works. The occurrence and applicability of the gestures of this repertoire in the recorded pieces is demonstrated through the study of the works, and through examples in two of them: Monólogo and Música para Dois. The Experience Report focuses mainly on the process of recording, editing and finalizing the CD.

Keywords: Clarinet. Bruno Kiefer. Musical gestures. Performance and Recording. Brazilian chamber music.

Banca: Prof. Dr. Cristiamo Siqueira Alves (UFRJ), Prof. Dr. Aloysio Moraes Rego Fagerlande (UFRJ) e Prof. Dr. Luis Carlos Justi (UNIRIO).
Data da defesa: 10/12/2018.
Curso: Mestrado Profissional, 2017.
Situacão: Concluída.

Última modificação emDomingo, 24 Dezembro 2017 13:17

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