PESQUISA DE JÉSSICA LUANE DE PAULA BARBOSA (2017)

Informações básicas

images/alunos/2017jessicaqbarbosa.jpg

JÉSSICA LUANE DE PAULA BARBOSA
Orientador(a): Veruschka Bluhm Mainhard
Curriculo Lattes: 7407740901986345
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Título: Iemanjá na Música Vocal de Concerto Brasileira: relato de experiência da construção interpretativa de seis canções.
Áreas de Concentração: Práticas Interpretativas.
Linha de Pesquisa: Processos de Desenvolvimento Artístico.
Tipo: Dissertação/ Produto Artístico ou Pedagógico .

RESUMO

BARBOSA, Jéssica Luane de Paula. IEMANJÁ NA MÚSICA VOCAL DE CONCERTO BRASILEIRA: relato de experiência da construção interpretativa de seis canções. Rio de Janeiro, 2018. Dissertação (Mestrado em Música) - Programa de Pós-Graduação Profissional em Música — PROMUS, Escola de Música, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2018.

A divindade Iemanjá, de origem africana, presente nas religiões afro-brasileiras, inspirou diversas composições no campo da música de concerto vocal. Suas características são retratadas no repertório de forma variada e até mesmo ambígua, afetando diretamente a construção interpretativa da personagem nas obras. Como produto do Mestrado profissional em Música da UFRJ, pretendemos reunir em um recital filmado composições que tenham Iemanjá como centro da narrativa. Este resultado será embasado em pesquisa e análise, sob uma ótica arquetípica, acerca da mitologia que envolve tal divindade, bem como dos elementos constitucionais de seis obras selecionadas, a fim de auxiliar outros músicos no processo de construção de sua interpretação.

Palavras-chave: Música, Canto Lírico, Performance, Iemanjá

 

ABSTRACT

BARBOSA, Jéssica Luane de Paula. IEMANJÁ IN THE VOCAL MUSIC OF BRAZILIAN CONCERTO: EXPERIENCE REPORT ON THE EXPLANATORY CONSTRUCTION OF SIX SONGS. Rio de Janeiro, 2018. Dissertation (Master’s in Musicology) - Professional PostGraduation Program in Musicology - PROMUS, School of Musicology, Federal University of Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2018.

The deity Iemanjá – of African origin, present in Afro-Brazilian religions and widely known – has inspired several compositions in the field of vocal concert music. Its features are portrayed in the repertoire in a varied and even ambiguous way, directly affecting the character's construction in these works. As a product of the Professional Master degree in Music at the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ), we intend to gather in a filmed recital musical works that place Iemanjá in the center of their narratives. This goal will be reached through an archetypical framework of research and analysis on the mythological elements surrounding such divinity, as well as on the underlying features of six selected works, which may help interpreters in the hermeneutical process of constructing them.

Keywords: Musicology, Lyric song, Performance, Iemanjá

Banca: Profa. Dra. Veruschka Bluhm Mainhard (PROMUS-UFRJ), Prof. Dr. Aloysio Moraes Rego Fagerlande(PROMU-UFRJ) e Profa. Dra. Laura Tausz Rónai (Uni-Rio).
Data da defesa: 02/10/2018.
Curso: Mestrado Profissional, 2017.
Situacão: Concluída.

Última modificação emDomingo, 24 Dezembro 2017 13:17

Correspondência

Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da UFRJ (PROMUS)
Escola de Música - UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

(21) 2262-8742
promus@musica.ufrj.br

Redes sociais