PESQUISA DE JONATAS WEIMA CUNHA ARGELIM (2017)

Informações básicas

images/alunos/2017jonataswima.jpg

JONATAS WEIMA CUNHA ARGELIM
Orientador(a): Pedro Sousa Bittencourt
Curriculo Lattes: 4665606929389227
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Título: O SAXOFONE NA MÚSICA DE CÂMARA LIDUINO PITOMBEIRA: estudo técnico de quatro obras.
Áreas de Concentração: Práticas Interpretativas.
Linha de Pesquisa: Processos de Desenvolvimento Artístico.
Tipo: Dissertação/ Produto Artístico ou Pedagógico .

RESUMO

ANGELIM, Jonatas Weima C. A Música de Câmara com Saxofone de Liduino Pitombeira: estudo técnico-interpretativo de quatro obras. Rio de Janeiro, 2018. Dissertação (Mestrado em Música). UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Este trabalho consiste em um estudo da obra de câmara com saxofone de Liduino Pitombeira (1962) destacando quatro peças do seu catálogo, com diferentes formações, sonoridades e recursos técnicos. Assim, pode-se observar como o saxofonista desempenha sua função nas diversas configurações camerísticas, em questões idiomáticas de equilíbrio sonoro, combinação de timbres e possibilidades de realizações de performance, numa busca de possíveis soluções para desafios técnicos, colaborando para o resultado artístico. O enfoque teórico foi desenvolvido sobre parâmetros técnico-interpretativos, gerados a partir das experiências, aqui documentadas em subsídios técnicos e relacionando-os ao contexto de cada obra (história, influências em sua criação e caráter), para contribuir na construção da performance musical. A partir de então, foram produzidos registros (alguns inéditos) em audiovisual, que estão disponibilizados em domínio público (Internet), cujo link e QR Code para acesso a este material, constam no corpo do texto. Tendo em vista o destaque de Pitombeira como um importante representante da música erudita brasileira da atualidade, sua produção composicional é de grande relevância para o acervo brasileiro de saxofone clássico, valorizando o instrumento e demonstrando sua capacidade técnica e artística dentro da música de concerto, justificando-se assim, a importância de um estudo que explore e divulgue esse repertório.

Palavras-chave: Saxofone clássico. Liduíno Pitombeira. Música Brasileira de Câmara. Prática Interpretativa.

 

ABSTRACT

ANGELIM, Jonatas Weima C. A Música de Câmara com Saxofone de Liduino Pitombeira: estudo técnico-interpretativo de quatro obras. Rio de Janeiro, 2018. Dissertação (Mestrado em Música). UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

This work is a study of Liduino Pitombeira’s (1962) chamber work with saxophone highlighting four pieces of this catalogue, with different formations, sonorities and technical resources. Thus, it was possible to observe how the saxophonist performs his function in the different chamber configurations, in idiomatic questions of sound balance, combination of timbres and possibilities of performance realizations, in search of possible solutions to technical challenges, collaborating for the artistic result. The theoretical approach was developed on technical-interpretative parameters, generated from the experiences, documented here in technical subsidies and relating them to the context of each work (its history, influences in its creation and character), to contribute to the construction of musical performance. From then on, recordings (some unpublished ones) was produced in audiovisual, which are available in the public domain (Internet), whose link and QR Code to access this material appear throughout the text. Whereas the Pitombeira’s highlight like an important exponent of the contemporary Brazilian classical music, his compositional production is of great relevance to the Brazilian classical saxophone collection, valuing the instrument and demonstrating its technical and artistic capacity within the concert music, justifying the importance of a study that explores and disseminates this repertoire.

Keywords: Classical saxophone. Liduino Pitombeira. Brazilian Chamber Music. Interpretative Practices.

Banca: Professor Dr. Pedro S. Bittencourt (PROMUS-UFRJ), Professora Dra. Veruschka Mainhard (PROMUS-UFRJ) e Professor Dr. Antônio Augusto (PPGM-UFRJ).
Data da defesa: 13/08/2018.
Curso: Mestrado Profissional, 2017.
Situacão: Concluída.

Última modificação emDomingo, 24 Dezembro 2017 13:17

Correspondência

Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da UFRJ (PROMUS)
Escola de Música - UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

(21) 2262-8742
promus@musica.ufrj.br

Redes sociais