PESQUISA DE JEFERSON LUIZ DA SILVA SOUZA (2016)

Informações básicas

images/alunos/2016jefersonsouza.jpg

JEFERSON LUIZ DA SILVA SOUZA
Orientador(a): Aloysio Moraes Rego Fagerlande
Curriculo Lattes: 8676678084470007
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Título: O fagote na música popular brasileira, um estudo de caso: Quarteto Leandro Braga.
Áreas de Concentração: Práticas Interpretativas.
Linha de Pesquisa: Processos de Desenvolvimento Artístico.
Tipo: Dissertação/ Produto Artístico ou Pedagógico .

RESUMO

SOUZA, Jeferson Luiz da Silva. O Fagote na Música Popular Brasileira, um estudo de caso: Quarteto Leandro Braga. Dissertação (Mestrado em Música) - Programa de Pós- Graduação Profissional em Música - PROMUS, Escola de Música, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

O presente trabalho apresenta um estudo de caso da minha participação no Quarteto Leandro Braga, onde desenvolvo um contato mais intenso com a música popular brasileira. No primeiro capítulo, baseado em Waterhouse (2003) e Kopf (2012), apresento um pequeno histórico com a origem do fagote, suas particularidades técnicas, além de sua presença na música popular brasileira. No segundo capítulo, abordo a trajetória do Quarteto Leandro Braga, o papel do fagote no grupo e a iniciação ao estudo da improvisação com a metodologia adotada por Leandro Braga. Nas considerações finais, comento o impacto da pesquisa em minhas atividades profissionais.

Palavras-chave: Práticas Interpretativas, Fagote, Improvisação

 

ABSTRACT

SOUZA, Jeferson Luiz da Silva. The Bassoon in Brazilian Popular Music, a case study: Leandro Braga Quartet. Dissertação (Mestrado em Música) - Programa de Pós- Graduação Profissional em Música — PROMUS, Escola de Música, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

This work presents a case study of my participation in the Leandro Braga Quartet, where I develop a more intense contact with Brazilian popular music. In the first chapter, based on Waterhouse (2003) and Kopf (2012), I present a small history with the origin of the bassoon, its technical peculiarities, and its presence in Brazilian popular music. In the second chapter, I discuss the trajectory of the Leandro Braga Quartet, the role of the bassoon in the group and the initiation to the study of improvisation with the methodology adopted by Leandro Braga. In the final considerations, I comment on the impact of research on my professional activities.

Keywords: Performance Practice, Bassoon, Improvisation

Banca: Prof. Dr. Aloysio Moraes Rego Fagerlande (UFRJ), Prof. Dr. Paulo Henrique Loureiro de Sá (UFRJ) e Prof. Dr. Liduino José Pitombeira de Oliveira (UFRJ).
Data da defesa: 20/12/2017.
Curso: Mestrado Profissional, 2016.
Situacão: Concluída.

Última modificação emDomingo, 24 Dezembro 2017 13:17

Correspondência

Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da UFRJ (PROMUS)
Escola de Música - UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

(21) 2262-8742
promus@musica.ufrj.br

Redes sociais