PESQUISA DE ANA BEATRIZ CORRÊA DE AZEVEDO (2017)

Informações básicas

images/alunos/2017anaazevedo.jpg

ANA BEATRIZ CORRÊA DE AZEVEDO
Orientador(a): Ana Paula da Matta Machado Avvad
Curriculo Lattes: 4397426242140365
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Título: Ritmos brasileiros para piano a quatro mãos.
Áreas de Concentração: Práticas Interpretativas.
Linha de Pesquisa: Pedagogia Instrumental/Vocal/Regências.
Tipo: Dissertação/ Produto Artístico ou Pedagógico .

RESUMO

AZEVEDO, Ana Beatriz Corrêa de. Ritmos Brasileiros Para Piano a Quatro Mãos. Dissertação (Mestrado Profissional em Música), Escola de Música, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

Este trabalho é sobre a elaboração do método autoral Ritmos Brasileiros para Piano a Quatro Mãos, focado no ensino de piano para iniciantes baseado em ritmos brasileiros. O livro aborda didaticamente as dificuldades rítmicas do piano na música brasileira e é simples o suficiente para que possa ser utilizado por pianistas principiantes que tenham pouco domínio do instrumento. Inicialmente, faço uma revisão dos métodos estrangeiros mais conhecidos e utilizados no cenário musical brasileiro a fim de fundamentar a metodologia do meu trabalho. No segundo capítulo, realizo uma análise de cada música separadamente. Abordo diversos gêneros, sendo esses o marcha-rancho, maxixe, toada, choro, bossa nova, ijexá, baião, xote, frevo e samba. Ao acompanhador é designada a parte mais complexa rítmica e tecnicamente, cabendo ao aluno a parte mais fácil, para que através das obras seja possível ao estudante aprender o estilo e ritmo de cada música específica. Com esse livro também pretendo fomentar o ensino da cultura brasileira através da música e inserir o aluno iniciante em um ambiente musical conhecido que possa incentivá-lo a aprender.

Palavras-chave: Método. Piano. Quatro mãos. Ritmos brasileiros.

 

ABSTRACT

AZEVEDO, Ana Beatriz Corrêa de. Ritmos Brasileiros para Piano a Quatro Mãos. Dissertação (Mestrado Profissional em Música), Escola de Música, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018

This work is about the composition of the original method Brazilian Rhythms for Four Hands, which focuses in teaching Brazilian music to beginners though the study of its rhythms. The book has a didactic approach to each difficulty and it is easy enough to be used by students who have little knowledge of the piano. In the first chapter I review the most and well known foreign methods used by Brazilian teachers in order to substantiate my work´s methodology. In the second chapter I analyze each piece separately. I use many genres which are marcha-rancho, maxixe, toada, choro, bossa nova, ijexá, baião, xote, frevo and samba. The most difficult part is assigned to the accompanist, and the student plays the easier part, so that through the pieces he/she learns the style and rhythm of each specific genre. I also would like to promote the teaching of Brazilian culture though music and also insert the Brazilian beginner student in an environment that he/she recognizes and could help them to learn.

Keywords: Method. Piano. Four hands. Brazilian rhythms.

Banca: Profa Dra. Ana Paula da Matta Machado Avvada (PROMUS-UFRJ), Prof. Dr. Paulo Henrique Loureiro Sá (PROMUS-UFRJ) e Prof. Dr. Afonso Cláudio Segundo de Figueiredo (Uni-Rio).
Data da defesa: 18/10/2018.
Curso: Mestrado Profissional, 2017.
Situacão: Concluída.

Última modificação emDomingo, 24 Dezembro 2017 13:17

Correspondência

Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da UFRJ (PROMUS)
Escola de Música - UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

(21) 2262-8742
promus@musica.ufrj.br

Redes sociais