PESQUISA DE MATEUS CECCATO DE SOUZA (2016)

Informações básicas

images/alunos/2016mateusceccat.jpg

MATEUS CECCATO DE SOUZA
Orientador(a): Ana Paula da Matta Machado Avvad
Curriculo Lattes: 8507678405494089
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Título: O Repertório para Violoncelo e Piano de Henrique Oswald: aspectos interpretativos para a construção da performance.
Áreas de Concentração: Práticas Interpretativas.
Linha de Pesquisa: Processos de Desenvolvimento Artístico.
Tipo: Dissertação/ Produto Artístico ou Pedagógico .

RESUMO

O presente trabalho tem por finalidade realizar uma análise interpretativa da obra para violoncelo e piano de Henrique Oswald – Berceuse, Elegia, Sonata Op.21 e Sonata-Fantasia Op.44 – fornecendo subsídios para a preparação da sua performance musical, a qual será demonstrada em recital no momento da defesa da dissertação. Inicialmente, são abordadas informações sobre o compositor, sua vida e obra camerística em geral, com enfoque na sua produção para violoncelo e piano, baseadas em Martins (1995) e Monteiro (2000). Em seguida, são realizadas sugestões técnico-interpretativas, relevantes à execução das quatro obras originais para esta formação, apoiados nas opiniões de Cook (2001) e Green (2005), de que a partitura é mais um guia ao intérprete, tendo ele um papel fundamental para a construção da performance musical. Por fim, espera-se divulgar o repertório para violoncelo e piano de Henrique Oswald, cuja notoriedade permanece muito aquém da esperada, levando-se em conta o alto nível artístico de suas composições.

Palavras-chave: Henrique Oswald, Berceuse, Elegia, Sonata Op.21, Sonata-Fantasia Op.44, música de câmara, violoncelo, piano

 

ABSTRACT

The present work aims to make an interpretative analysis of the repertoire for cello and piano by Henrique Oswald – Berceuse, Elegia, Sonata Op.21 e Sonata-Fantasia Op.44 – providing subsidies for the preparation of its musical performance, which will be presented as a recital during the defense of the present work for the Masters program of the Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), within the Processes of Artistic Development research line. At first, information about the composer is presented, regarding his live and chamber music works in general (with emphasis on his production for cello and piano), based on Martins (1995) and Monteiro (2000). Then, technical and interpretative suggestions are made in relation to the performance of the four original works for this formation, based on Cook´s (2001) and Green´s (2005) ideas, that the musical score is just a guide to the interpreter, who has a crucial role for the musical performance structuring. At last, we hope to achieve a significant disclosure of this cello and piano repertoire composed by Henrique Oswald, whose notoriety stays far below the expected, considering the high artistic level of his compositions.

Keywords: Henrique Oswald, Berceuse, Elegia, Sonata Op.21, Sonata-Fantasia Op.44, chamber music, cello, piano.

Banca: Profa. Dra. Ana Paula da Matta Machado Avvad (UFRJ), Prof. Dr. André Luiz de Campello Duarte Cardoso (UFRJ) e Prof. Dr. Luis Carlos Justi (UNIRIO).
Data da defesa: 28/11/2017.
Curso: Mestrado Profissional, 2016.
Situacão: Concluída.

Última modificação emDomingo, 24 Dezembro 2017 13:17

Correspondência

Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da UFRJ (PROMUS)
Escola de Música - UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

(21) 2262-8742
promus@musica.ufrj.br

Redes sociais