Tema de pesquisa de mestrando, ballet é destaque no Leopoldo Miguez

A Escola de Música promove dia 24 de novembro, no Salão Leopoldo Miguez, o espetáculo Les Sylphides: Uma noite de Chopin e Ballet. O ballet contará com a participação especial da primeira bailarina do Salzburg Ballet, Márcia Jaqueline, e da Compahia da Escola de Dança Maria Olenewa do Theatro Municipal do Rio de Janeiro,

cartazsylphidesO espetáculo, marcado para às18h, conta ainda com o bailarino Alison Trindade e Guilherme Tomaselli, ao piano. A entrada é franca.

O evento é o resultado da pesquisa de Tomaselli, mestrando do Programa de Pós-Graduação Profissional (PROMUS), cujo tema é o papel do pianista colaborador exemplificado na remontagem do ballet.

Les Sylphides é um balé em um ato, criado para os Ballets Russes de Serguei Diaghilev. Baseado em obras do músico Frédéric Chopin, coreografado por Michel Fokine e com costumes de Alexandre Benois. Foi encenado pela primeira vez em 1909 no Théâtre du Châtelet em Paris.

O balé tem como cenário um bosque onde um jovem sonhador está cercado de sílfides bailando ao seu redor. Não existe uma história. O cenário e o tema das sílfides servem para que a coreografia criada por Fokine tome forma. Na época, esta coreografia foi considerada revolucionária, por utilizar novas técnicas de dança clássica. Tendo por base a estrutura de um balé clássico, Fokine inseriu técnicas de bailado conhecida hoje em dia como abstrata.

Salão Leopoldo Miguez. Rua do Passeio 98, Centro. Rio de Janeiro.

Última modificação emDomingo, 18 Novembro 2018 13:02