Notícias

Promus lança edital relativo ao processo seletivo 2023

Foi publicado no Boletim UFRJ Número 39 – Extraordinário – 2a parte, de 30 de setembro de 2022, o Edital Nº 666/2022, referente ao processo seletivo para novos alunos do Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da UFRJ.

Serão oferecidas 20 vagas para as duas Linhas de Pesquisa (atuação profissional) desenvolvidas no âmbito do curso de Mestrado Profissional: Processos de Desenvolvimento Artístico (PDA) e Pedagogia Instrumental/Vocal/Regências (PIVR). Estas vagas serão distribuídas entre os seguintes setores: 6 vagas para projetos em instrumentos de sopro, 1 vaga para projetos em instrumentos de cordas com arco, 6 vagas para projetos em instrumentos de cordas dedilhadas, 2 vagas para projetos em instrumentos de teclado, 2 vagas para projetos em canto e 3 vagas para projetos em regências.

Como nos anos anteriores, o Edital Promus 2023 prevê cotas de vagas, sendo 4 vagas para ações afirmativas (pretos, pardos ou indígenas) e 1 vaga para candidatos com deficiência. Outras 4 vagas são previstas para candidatos provenientes dos acordos de cooperação com o programa – 2 para a Associação Orquestra de Barra Mansa (AOBM) e 2 para a Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (FOSPA).

As inscrições estarão abertas de 05 a 15 de novembro de 2022. Após a etapa de homologação das inscrições, quando serão verificados os documentos enviados e a adequação do currículo e anteprojeto dos(as) candidatos(as), de acordo com os critérios estabelecidos no edital, serão realizadas quatro provas classificatórias: a Avaliação do Anteprojeto e a Avaliação do Vídeo Artístico ocorrerão de maneira remota e assíncrona; a Prova Escrita de Língua Estrangeira e a Defesa de Anteprojeto serão presenciais e ocorrerão entre os dias 15 e 16 de dezembro de 2022.

O resultado final, considerando todas as etapas de recursos, será divulgado no dia 18 de janeiro de 2023.

Todas as informações sobre o processo seletivo estão no edital, disponível aqui. Dúvidas podem ser esclarecidas através do e-mail promus2023@musica.ufrj.br

 

Nova nota na Avaliação CAPES

Recentemente a CAPES divulgou aos coordenadores dos cursos de Pós-Graduação do Brasil os resultados da Avaliação Quadrienal 2017-2021. O Promus, em seu primeiro ciclo avaliativo, alcançou nota 4, ficando no mesmo patamar dos programas profissionais mais bem avaliados da área de Artes.

Na avaliação, mereceu destaque a produção discente, que atende aos indicadores de impacto e inovação esperados em um programa profissional, e a qualidade do corpo docente, “com vínculos nítidos com o mercado profissional da área”, de acordo com os avaliadores.

Segundo a coordenadora do Promus, Profa. Patricia Michelini, “o resultado da Avaliação Quadrienal da CAPES indica que o Promus está se consolidando como um programa referencial de mestrado profissional na área de artes. Vamos continuar trabalhando nos próximos anos para consolidar a qualidade da produção discente, ampliar os acordos de cooperação com instituições de referência e para oferecer aos profissionais da área de música a continuidade de formação em alto nível”.