Notícias

VII Jornada muestra la producción académica de PROMUS

El VII Jornada PROMUS se desarrolla en un nuevo formato, totalmente virtual, donde sus maestros presentan en videos el trabajo en curso. El Programa de Posgrado Profesional en Música-PROMUS cree que es de absoluta relevancia esta acción (innovadora), debido a la situación del mundo del trabajo en el Área de las Artes en la actualidad, proporcionando un acceso amplio e irrestricto a los resultados parciales de la investigación aplicada de su maestría, contribuyendo a la democratización del conocimiento producido en la Universidad Federal de Río de Janeiro- UFRJ.

Marcelo Jardim
Coordinador da VII Jornada

 

 

INVESTIGACIONES

 

ANDERSON TIAGO SILVA RODRIGUES

INVESTIGACIÓN: FREVENDO: CADERNO DE FREVOS PARA FLAUTA DOCE E CRAVO (TUTOR: Patricia Michelini; CLASE 2020).

BIOGRAFIA: Mestrando em música na UFRJ, onde é orientado pela Profa Dra, Patrícia Michelini. Bacharel em flauta doce pela UFPE, foi membro dos grupos Flauta de Bloco e Consort de Flautas da UFPE, ambos dirigidos pela Profa Dra Daniele Cruz Barros. Atuou como flautista no projeto Flauta Doce em Pauta, na Orquestra de Câmara da UFPE e no grupo Metaphora, com o qual gravou o CD das obras de Luís Alvares Pinto, dirigido pelo maestro Sérgio Dias. Especializou-se em dança barroca e nas danças populares.

 

 

ANDRÉ LUIS DOS SANTOS FIGUEIREDO

INVESTIGACIÓN: A EVOLUÇÃO DOS PAPÉIS DE TENOR NA ZARZUELA (TUTOR: Lenine Santos; CLASE 2019).

BIOGRAFIA: Dono de colorido e potência vocais marcantes, o tenor Lírico-Spinto carioca iniciou seus estudos de técnica vocal com Maria Helena Bezzi. Foi aluno do tenor Alfredo Colósimo , e o Tenor Eduardo Alvares. Participou de várias apresentações pelo Brasil como solista. Tem se apresentado com frequência em vários teatros do Rio de Janeiro, incluindo o Municipal de Niterói, sala Mário Tavares – Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Trianon – em Campos dos Goytacazes, acompanhado pelas orquestras Municipal de Campos e Mariuccia Yarcovino-, no Projeto Música no Museu, Forte de Copacabana, Câmara de Vereadores do Município do Rio de Janeiro, no teatro da ACM, Sala Baden Powell, Centro Cultural da Justiça Federal, Cidade das Artes, Teatro Municipal de Petrópolis, além de recitais por Campinas e outras cidades de SP. Já se apresentou no ‘Festival do Vale do Café’, ‘Festival de Inverno de Nova Friburgo’, ‘Festival de Inverno de Petrópolis’. Apresentou-se nos programas “Sala de Concerto” e “Musica e Músicos do Brasil” ambos da rádio MEC. Em Ópera, interpretou Rodolfo na ópera La Bohème de G. Puccini e D. Jose na ópera Carmen de G. Bizet, Luigi na ópera Il Tabarro de G. Puccini, Otello na ópera de mesmo nome, de G. Verdi, em montagens no Centro Cultural da Justiça Federal, sala Baden Powell, Festival do Vale do Café, Teatro de câmera da Cidade das Artes. Hoje, é aluno do programa de Mestrado Profissional – PROMUS – da EMUFRJ e seu tema de pesquisa é com Zarzuelas Espanholas e as romanzas para tenor.

 

ANDRÉ RAMOS

INVESTIGACIÓN: ENSINO E APRENDIZAGEM DE INSTRUMENTOS DE SOPRO E PERCUSSÃO: A CONSTRUçãO DO CADERNO DE ATIVIDADES DA OFICINA DA ORQUESTRA VOADORA (TUTOR: Sheila Zagury; CLASE 2020).

BIOGRAFIA: André Ramos é carioca, saxofonista, arranjador e compositor. Formou-se professor de música em 2007 pela Unirio. É saxofonista barítono da Orquestra Voadora desde a sua fundação, e faz arranjos e músicas autorais para a banda. Em 2012, coproduziu Ferro Velho, o primeiro álbum da orquestra, que inclui a música Elefante de sua autoria. Desde 2013 dá aulas de saxofone na oficina da Orquestra Voadora. Compôs a música Technocirco, cujo clipe foi lançado recentemente.

 

ARIANA MENDONÇA PEREIRA FERNANDES

INVESTIGACIÓN: VILLALOBIANA Nº8 PARA FAGOTE E PIANO DE MARCELO RAUTA: A CONSTRUÇÃO INTERPRETATIVA A PARTIR DE RELAÇÃO COLABORATIVA INTÉRPRETE-COMPOSITOR (TUTOR: Aloysio Fagerlande; CLASE 2019).

BIOGRAFIA: Ariana Mendonça, Fagotista. Cursando Mestrado Profissional em Música na UFRJ (2019) Pós-graduada em Educação Musical pelo Instituto Superior de Educação de Afonso Cláudio, FAAC (2015), Bacharel em Música com ênfase em Fagote pela Faculdade de Musica do Espírito Santo Mauricio de Oliveira, FAMES (2015). Concluiu o curso de Extensão Universitária na modalidade de Difusão: Curso de Fagote/ USP (2019,) Em 2012 ingressou na Orquestra Sinfônica do Espirito Santo (OSES). Atua também como Fagotista em grupos sinfônicos da Faculdade de Música do Espirito Santo. Fagotista também no Trio Capitu; Trio Araceli e Trio Pocar.

 

CINTIA GRATON SANTOS

INVESTIGACIÓN: EXPLORAÇÃO DAS POSSIBILIDADES INTERPRETATIVAS MUSICAIS E CÊNICAS NO CICLO DE CANÇÕES «FROM THE DIARY OF VIRGINIA WOOLF» DE DOMINICK ARGENTO (TUTOR: Veruschka Mainhard; CLASE 2019).

BIOGRAFIA: Interpretou Carmen no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em La tragédie de Carmen, releitura de Peter Brook da Carmen, em 2017. Desde 2010 tem atuado como solista em óperas de Purcell, Haendel, Gluck, Menotti, Barber, entre outros. Desenvolve trabalhos também como camerista, em música de concerto e oratório. É mestranda em práticas interpretativas pela UFRJ (PROMUS) e bacharel em canto pela UNIRIO. Foi premiada como melhor mezzosoprano no XXVIII Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas.

 

CLARA LÚCIA DOS SANTOS

INVESTIGACIÓN: REPERTÓRIO CAMERÍSTICO BRASILEIRO COMISSIONADO PARA VIOLA: PROCESSOS CRIATIVOS E CONSTRUÇÃO DE PERFORMANCE (TUTOR: Cristiano Alves; CLASE 2019).

BIOGRAFIA: Clara Santos, Violista e Violinista formada pela UFRJ. Pós Graduada em Música de Câmara pelo Centro Cultural Cecília Conde. Participou de festivais nacionais e internacionais sendo alguns deles Festival Internacional de Campos do Jordão, Festival de Música de Belém do Pará entre outros na França, Canadá e no México. Esteve como convidada em orquestras do Brasil como a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Petrobrás Sinfônica, Orquestra do Estado do Mato Grosso, Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Orquestra Sinfônica Brasileira e OSESP. Cursou a Academia de Música da Osesp nas temporadas de 2015 a 2017. Atualmente cursa o Mestrado profissional de música da UFRJ e atua como chefe do naipe de Violas da Orquestra Sinfônica Nacional e recentemente aprovada como violista no Quarteto de cordas da UFF.

 

COSME MARINHO GALINDO

INVESTIGACIÓN: UM CADERNO DE SUGESTÕES PARA O MÚSICO QUE QUER ARRANJAR (TUTOR: Bartolomeu Wiese; CO-TUTOR: Marcus Ferrer; CLASE 2020).

BIOGRAFIA:
Professor de Educação Musical – SME-RJ.
Bacharel em Música – Regência – UFRJ (1985).
Licenciatura Plena em Música – UCM (2004).
Curso de Extensão – Composição de Música Incidental – UFRJ (1986).
ARRANJADOR: Deutsches Theater München, Alemanha (1986); “Medley: De Jobim a Villa Lobos” – Grupo de Violões da UFRJ (2020).
COMPOSITOR E REGENTE: “Rio 92” (1992); CD “Retratos de Uma Busca” – Orquestra Cosme Galindo; “Força Nativa”, Sala Cecília Meireles – RJ (2008); Musical “Viva Suassuna“ , SME- RJ (2011); “Força Nativa” – Orquestra Professores –SME-RJ (2017).
2017 – Compositor e Regente, peça “ Força Nativa “, Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca, Local, Cidade das Artes. RJ.
2018 – Arranjador. Evento: Rio, Comes The Sun, Coral dos Professores da Rede Municipal de Ensino. Cidade das Artess, RJ.
2020 – Arranjador , “Medley- De Jobim a Villa Lobos”, peça encomendada pelo Departamento de Cordas da Pós Graduação da Escola de Música da UFRJ.

 

 

CRISTAL ANGÉLICA VELLOSO

INVESTIGACIÓN: ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA AULAS COLETIVAS DE FLAUTA DOCE (TUTOR: Patricia Michelini; CLASE 2020).

BIOGRAFIA: Bacharel em Composição e Regência pela UNESP, mestranda pela UFRJ, Cristal Velloso é Diretora Pedagógica e Artística da Fundação Sopro Novo – Yamaha, da qual foi idealizadora e fundadora dos Programas Sopro Novo. Possui livros publicados pela Editora Irmãos Vitale e foi curadora das publicações da Série Sopro Novo Bandas. Publicou ainda outros livros de maneira independente. Criou o Quinteto de Flautas Doces Sopro Novo Yamaha, que realiza concertos didáticos e artísticos por todo o Brasil.

 

 

DANIEL LUIZ DE MIRANDA

INVESTIGACIÓN: O ATLAS BRASILEIRO DA VIOLA DE ARAME: UM ATLAS A SER TOCADO – SEIS COMPOSIçõES PARA VIOLA DE ARAME INSPIRADAS EM CINCO PAISAGENS CULTURAIS BRASILEIRAS. (TUTOR: Marcus Ferrer; CLASE 2019).

BIOGRAFIA: Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ (1999). Áreas de atuação na Geografia: Geografia Cultural; Geografia Econômica & Geografia Crítica/Determinação Social da Saúde. Como Geógrafo-pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz- FIOCRUZ, publicou um livro e um capítulo no renomado Oxford Textbook of Public Mental Health- OXFORD- ENGLAND (ISBN: 9780198792994). No domínio da Geografia Cultural, em 1996, é contratado pela Fundação de Cultura da cidade de Petrópolis (RJ) para conceber e ministrar o curso » A Geografia Musical do Brasil e seus Compositores no projeto municipal Oficinas de Música. Tendo formação musical híbrida, estudou com nomes como Bartolomeu Wise, Luiz Flávio Alcofra, Victor Biglione e no instituto Ian Guest- RJ, grava, no ano de 1999, junto ao bandolinista Paulo Sá, seu primeiro disco com o trio de música de câmara Rio Trio. Seguem-se concertos pelo Brasil e Estados Unidos. Em 2001, grava em Bruxelas o disco intitulado: «RENCONTRE» em Duo com o guitarrista Irlandês Frankie Rose. Em 2002, torna-se professor de Violão na Escola Villa-Lobos (Rio de Janeiro). Em 2003, integra o espetáculo musical Si c’est Chanté c’est pas Perdu na cidade de Mons (Bélgica) e grava o disco desse projeto. Em 2005, se estabelece na Europa e em 2006 grava seu primeiro disco solo, intitulado » BIENVENUE», produzido pela gravadora Belga IGLOO. Ainda em 2006 grava a compilação do programa de World Music «Le Monde Est Un Village» pela gravadora EMI; Em 2007, é reconhecido como concertista pelo programa de incentivo e subsídio à difusão artística do Estado Belga (ART ET VIE). Nos respectivos anos de 2007/2008/2009 Seguem-se concertos pelo país. 2009/2010: Ministra inúmeros workshops e concertos comentados ao redor do Mundo, a saber: Festival Internacional da Guitarra em Larrache- Marrocos e, ainda, nas Embaixadas brasileiras do Cairo- Egito e Argel – Argélia. Em 2010: Participa do projeto KOYANISQATSI: A PERFORMACE. Trata-se da adaptação da trilha sonora composta por Philip Glass. A obra foi realizada junto ao performer Americano-Brasileiro RICKY SEABRA e o músico Nelson Latif. Tal projeto foi apresentado em 2012 no Rio De Janeiro (Teatro Glaucio Gil) e foi indicado para o quesito de Melhor Trilha Sonora original no prêmio: Questão de Crítica. Em 2011/2012, seu projeto ?O BRASIL EM 17 CORDAS? é aceito pela Comunidade Francesa de Ensino da Bélgica (Jeunesses Musicales). Nesse quadro, percorreu a rede de ensino daquele País divulgando a música do Brasil e suas regiões. Em Março de 2013 grava, em Bruxelas, seu mais recente disco solo » Valsa dos Marionetes». Atualmente forma o Duo BARROQUEANDO junto ao bandolinista Paulo Sá. sites: https://barroqueando.com/

 

 

DANIEL REBEL E CARVALHO

INVESTIGACIÓN: ACORDES HORIZONTAIS: FORMAÇÃO DE ACORDES PARA FLAUTA TRANSVERSAL E SUAS APLICAÇÕES NO CONTEXTO DA IMPROVISAÇÃO MELÓDICA (TUTOR: Sheila Zagury; CLASE 2019).

BIOGRAFIA: Daniel Rebel e Carvalho é flautista, violonista e arranjador, mestrando em música pela UFRJ, no programa PROMUS, sob a linha de pesquisa “pedagogia instrumental”. No estudo informal, obteve aulas com grandes nomes da música instrumental brasileira e internacional, tais como Itiberê Zwarg, Marcelo Martins, Eduardo Neves, Bill McBirnie e Jeff Gardner. Profissionalmente tem atuado como diretor musical de peças de teatro, compositor de trilhas sonoras, arranjador, flautista e violonista de grupos dos mais variados gêneros musicais.

 

DOUGLLAS CORRÊA LOPES

INVESTIGACIÓN: DEZ DOBRADOS DE WILSON FONSECA PARA BANDA: EDIçãO DAS PARTITURAS E REGISTRO AUDIVISUAL (TUTOR: Marcelo Jardim; CLASE 2020).

BIOGRAFIA: Professor de Música do Instituto Estadual Carlos Gomes, e responsável pela direção musical da Banda Sinfônica do IECG. Atualmente atua como colaborador e regente da Banda Antônio Lemos em Santa Izabel-Pa. Mestrando em Música na área de Práticas Interpretativas (Regência de banda), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Especialista em psicopedagogia (FACEL) e Bacharel em Regência de banda pelo IECG, na Classe do Prof. Dr. Marcelo Jardim. Fez cursos de aperfeiçoamento em Regência de Banda com os maestros: Dario Sotelo (Sp), Roberto Farias (SP) Darrell Brown (EUA), Claude Brendel (FRA), Mathews George (EUA), Robert Reynolds (EUA) e Glenn Price (EUA). Como regente convidado atuou com diversas bandas no Brasil entre elas: Banda Sinfônica da Marinha de Belém, Banda 31 de agosto, Banda Antônio Malato, Banda do corpo de Bombeiros do Estado do Maranhão, Banda da Guarda Municipal do Estado do Rio de Janeiro dentre outras

https://youtube.com/watch?v=9tt2-CdGUw

 

EDUARDO DA MOTTA FIGUEREDO

INVESTIGACIÓN: A PERCUSSÃO NO CHORO: PRÁTICAS INTERPRETATIVAS NA MARIMBA E INVESTIGAÇÃO SOBRE EXPRESSIVIDADE NO GÊNERO (TUTOR: Sheila Zagury; CLASE 2020).

BIOGRAFIA: Eduardo da Motta Figueredo, baterista e percussionista, concluiu o bacharelado em Música Popular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2018. Possui experiência em projetos musicais de diversos estilos, tendo tocado em teatros e casas de show do sul do país. Em 2019, lançou o álbum Instrumental Sound System. Na música de concerto, possui experiência na percussão sinfônica, sendo atualmente aluno do Conservatório Pablo Kómlos e participando de concertos. Ingressou no PROMUS em 2020.

 

ELIAS DA SILVA VICENTINO

INVESTIGACIÓN: O ROMANTISMO MUSICAL NO BRASIL E A SUA CONTRIBUIçãO PARA O REPERTÓRIO DE ORQUESTRA DE CORDAS INFANTO-JUVENIL (TUTOR: André Cardoso; CLASE 2020).

BIOGRAFIA: Iniciou seus estudos musicais em trompete numa Igreja Evangélica, dando prosseguimento na Escola de Música Villa-Lobos com Arthur Terry e depois na UFRJ com o Prof. Rubens Brandão, onde concluiu os cursos de bacharel e licenciatura plena. Retornou à UFRJ em 2003 para estudar regência orquestral com André Cardoso e Ernani Aguiar, onde concluiu o curso de bacharel. Participou de vários cursos de aperfeiçoamento em trompete e em regência com professores renomados. Atualmente é trompetista da OSN-UFF e Professor da FAETEC onde vem desenvolvendo um trabalho como regente da Orquestra de Cordas desde agosto de 2010.

 

ELISIO FREITAS

INVESTIGACIÓN: NÍTIDO E OBSCURO: UMA NOVA ABORDAGEM SOBRE A OBRA DE GUINGA (TUTOR: Marcus Ferrer; CLASE 2019).

BIOGRAFIA: Elisio é multinstrumentista e produtor musical. É bacharel em “Música e Tecnologia” com especialização em produção musical pelo Conservatório Brasileiro de Música. Cursou “Música para TV e Cinema”, pela Musimagem, onde estudou com nomes como Tim Rescala e David Tygel, além de diversos cursos livres, como por exemplo, Composição e Orquestração com Me Armando Lobo e guitarra com Nelson Faria. Atualmente é mestrando no programa PROMUS, da UFRJ em Processos Criativos – Guitarra Elétrica. Atua ativamente na nova cena da música brasileira, tendo produzido álbuns de César Lacerda (Porquê da Voz, Tudo, tudo, tudo, tudo) , de Aline Lessa (Aline Lessa), Flavio Tris (Sol Velho, Lua Nova), Luisa Lacerda e Iara Ira, todos muito bem recebidos pela crítica especializada. Já trabalhou também com nomes como, Lenine, Marcos Suzano, Paulinho Guitarra, Moska, Thiago Amud, Nina Becker, dentre outros. Constam também trabalhos em trilha sonora, como por exemplo, a composição (em parceria com João Schimid) e mixagem surround da peça “Vestido de Noiva”, na montagem de Caco Coelho, em 2012, no CCBB, além dos curta metragens “Nos Escuro” e “Lição de Casa” de Pedro Murad, intensamente premiados em festivais dentro e fora do Brasil. Atualmente participa como guitarrista das bandas de apoio de Thiago Amud; do projeto Iara Ira, ao lado de Duda Brack, Juliana Linhares e Julia Vargas; do projeto SOBREGAL, de Marcela Mangabeira; Ilessi; Caio Prado e da Banda Pietá; É também professor na graduação do Conservatório Brasileiro de Música, dar aulas particulares, além de produzir album, singles e trilhas para publicidade.

 

EVERSON NEVES DE MORAES

INVESTIGACIÓN: IRINEU DE ALMEIDA E O OFICLEIDE: O RESGATE DE UM INSTRUMENTO ESQUECIDO (TUTOR: Marcelo Jardim; CLASE 2019).

BIOGRAFIA: Everson Moraes: Nascido em Cordeiro-RJ, é bacharel em trombone pela UNIRIO. Já trabalhou com importantes artistas da música brasileira, tais como: Bibi Ferreira, Ney Matogrosso, Maria Bethânia, João Bosco, Mário Adnet, Nailor Proveta, dentre outros. Em 2013 adquiriu um oficleide centenário, e iniciou um trabalho de resgate da história e da prática do oficleide na música brasileira, gravando em 2015 o disco “Irineu de Almeida e o Oficleide – 100 Anos Depois”, lançado pela gravadora Biscoito Fino. Em 2018 foi aprovado no concurso para integrar a Orquestra Sinfônica da UFRJ e desde 2019 é professor substituto de trombone da UFRJ.

 

FABRÍCIO FERNANDES CLAUSSEN

INVESTIGACIÓN: 18 QUADROS POÉTICOS MUSICAIS: UMA CRIAÇÃO AUDIOVISUAL DAS CANÇÕES DO DICHTERLIEBE OP. 48 DE ROBERT SCHUMANN, PRECEDIDAS PELA INTERPRETAÇÃO DE POEMAS DO LYRISCHES INTERMEZZO DE HEINRICH HEINE, TRADUZIDAS PARA O PORTUGUÊS (TUTOR: Veruschka Mainhard; CLASE 2019).

BIOGRAFIA: Obteve sua formação superior na Escola de Música da UFRJ e aperfeiçoou-se em Paris na Fundação Calouste Gulbenkian e na Itália na Fondazione Concertante Monte Argentario, na Toscana. Solista em temporadas de ópera do TMRJ desde 2000 – Fidelio, regência do maestro Roberto Minczuk, Romeu e Julieta e A Viúva Alegre, regência do maestro Silvio Viegas, Candide, regência do maestro Luiz Gustavo Petri ,Tosca, regência do maestro Tobias Volkmann–, no XIII Festival Amazonas de Ópera atuou em Les Troyens, regência do maestro Laurent Campellone e La Vie Parisienne, regência do maestro Marcelo de Jesus. Foi solista em O Caso Makropulos (Janacék) com a OPES, regência do maestro Isaac Karabtchevsky e em O Anjo Negro (J.G. Ripper) com a OSB, regência de Abel Rocha. Estreou no Palácio das Artes como Theseus de Fedra e Hypólito, super produção dirigida por Fernando Bicudo com regência do próprio compositor, Christopher Park e no Municipal de SP como Donner em Das Rheingold, regência do maestro Luiz Fernando Malheiro. Com a Sinfônica da Bahia, sob regência do maestro Carlos Prazeres, esteve à frente das cantatas BWV 82, 56 e 211 de Bach, esta última conhecida como a Cantata do Café. Tem destaque ainda sua participação como intérprete da Cantata para barítono e grupo de câmara de Christian Benvenuti, na XIX Bienal de Música Contemporânea Brasileira e na XXII Edição da Bienal, na Sala Cecília Meireles, estreou a obra Timbral Verses do compositor paulistano Guilherme Ribeiro, nova geração de compositores contemporâneos do Brasil. Fabrizio Claussen e Viviane Sobral formam um duo de música de câmara e vem interpretando as mais belas obras do repertório, francês, russo, alemão, inglês e brasileiro para barítono e piano com grande sucesso de público e crítica em salas de concerto da cidade do Rio de Janeiro.

 

FLOOR POLDER

INVESTIGACIÓN: IMPROVISATION FOR FLUTE: THE HYBRIDISM OF BRAZILIAN MUSIC AND JAZZ AIMED AT THE MELODIC AND RHYTHMIC ASPECTS IN FLUTE IMPROVISATION (TUTOR: Sheila Zagury; CLASE 2019).

BIOGRAFIA: Floor Polder, dutch flutist and composer, is doing an academic master in music at the brazilian university of UFRJ in Rio de Janeiro. The program is called PROMUS and the research line is “instrumental pedagogy”. She did her bachelor in music (Rotterdam, Holland) at the Codarts University. She went four times to the Oficina de Música in Curitiba, where she had classes with Rodrigo y Castro, Antonio Rocha and Léa Freire. She had classes with Eduardo Neves at Rio de Janeiro. In Holland she worked for the EPM Holanda Choroschool and she composed and played for the band Banda Fulô.

 

GABRIEL DELLATORRE FIGUEIREDO

INVESTIGACIÓN: JOSÉ URSCICINO DA SILVA E A BANDA DE MÚSICA: REVISÃO, EDIÇÃO, EDITORAÇÃO E GRAVAÇÃO DE 5 OBRAS (TUTOR: Marcelo Jardim; CLASE 2020).

BIOGRAFIA: Gabriel Dellatorre iniciou seus estudos na Banda do Colégio Salesiano Santa Rosa. Ingressou no curso de Licenciatura em Música da UFRJ em 2012 e nesse mesmo ano, assumir a regência da Banda Sinfônica Aprendiz de Niterói até 2018. Participou em 2014 e 2015 do intercâmbio acadêmico/cultural na Universidade de Augsburg e com a Orquestra Jovem de Gersthofen – Alemanha. Em 2018 ingressou no curso de Regência de Banda na UFRJ na classe do Prof. Dr. Marcelo Jardim. É mestrando no PROMUS – UFRJ e desde 2019 é regente da Orquestra Popular Aprendiz e da Orquestra Jovem da Grota.

 

GABRIELA CRISTINA VILANOVA BATISTA DE SOUZA

INVESTIGACIÓN: REGISTRO DE CINCO PEÇAS BRASILEIRAS PARA VIOLA SOLO (TUTOR: Fernando Pereira; CLASE 2019).

BIOGRAFIA: Gabriela Vilanova é ormada no bacharelado em viola pela UFRGS, sob orientação de Hella Frank, tem especialização em performance na Musikakademie der Stadt Kassel na Alemanha. Foi bolsista pela Fundação Vitae em 2002/2003 para estudos com o professor Renato Bandel em São Paulo. Foi bolsista da orquestra jovem do Mercosul na Argentina em 1998, do festival de inverno de Campos do Jordão em 1995 e 2008. Estudou composição e arranjo com Fernando Mattos e frequentou oficinas de choro e improvisação com Elias Barbosa, Luiz Machado, Cristóvão Bastos e Carol Panesi. Participou como Solista de concertos junto à Ospa e Orquestra Unisinos. Realizou concertos com a Kammerakademie Orchester Neuss am Rhein, Staatstheater Kassel e Tübinger Kammerorchester. Foi chefe de naipe da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, Orquestra Unisinos e membro da Orquestra da Ulbra.Realizou atividades docentes no curso de extensão em instrumentos na UFRGS e projeto “Vida com Arte” da Unisinos, Orquestra Villa Lobos e Conservatório Pablo Komlós da OSPA.Participou como professora de viola no I Musikfest de Santa Cruz do Sul em 2018.É membro do naipe de violas da Ospa desde 2008. Participou de gravações com a Orquestra de Câmara do Mato Grosso do Sul, Orquestra de Câmara Theatro São Pedro e em diversas gravações cameristicas. Dedica-se ao repertório do século XX e música instrumental brasileira. Participou do trio Chá-de-bugre dedicado ao choro e da Camerata Pampeana, sexteto instrumental gravando dois discos: Cidade Campo e o DVD Alma Farroupilha, premiado pelo Natura Musical em 2018.

 

HER AGAPITO DA LUZ JUNIOR

INVESTIGACIÓN: UM VIOLINO BRASILEIRO: PERSPECTIVAS ARTíSTICAS, IDIOMATISMO E ESTILOS. (TUTOR: Fernando Pereira; CLASE 2020).

BIOGRAFIA: Violinista, ator e produtor. Desde inicio da carreira sempre transitou entre a música erudita e a música popular. Formado em violino pela Escola de Musica e Belas Artes do Paraná, Pós graduado em Música de Câmara pelo Conservatório Brasileiro de Música. Desenvolveu diversos trabalhos em música de câmara e MPB, jazz, tango e mariachi. Atualmente compõe os quadros da Orquestra Petrobras Sinfônica e Orquestra da UFRJ e desenvolve pesquisas sobre novas sonoridades e técnicas do instrumento na música popular brasileira.

 

HÉRCULES ALVES DE MELO

INVESTIGACIÓN: REVISÃO E EDITORAÇÃO DE SEIS PEÇAS PARA GRUPO DE SOPROS E PERCUSSÃO. (TUTOR: Marcelo Jardim; CLASE 2019).

BIOGRAFIA: Hércules Alves possui graduação em Música pelo Centro Universitário de Barra Mansa (2016). Elaborador e coordenador do projeto «A Música Educa” na Secretaria Municipal de Educação de Itatiaia-RJ. Maestro, Compositor e professor de música, tem experiência na área de Artes, com ênfase em regência e composição.

 

HOLLY DIANE KATZ

INVESTIGACIÓN: VIOLINISTIC CHALLENGES OF VILLA- LOBOS’ ́BACHIANAS BRASILEIRAS NUMBERS 3 AND 4: A PROPOSAL FOR STYLISTIC-INTERPRETIVE AND TECHNICAL SOLUTIONS (TUTOR: Fernando Pereira; CLASE 2020).

BIOGRAFIA: Formação Acadêmica 1980 Indiana University School of Music. Bacharel em violino. Orientador: Josef Gingold 1973-1975 North Carolina Escola de Artes (violino) ensino médio. Orientador :Vartan Manoogian (aluno de Ivan Galamian) Formação Complementar 1978 Curso de curta duração com Alexander Schneider (Budapest String Quartet), New York String Orchestra. 1979 Curso de curta duração com o Guarneri String Quartet, Cleveland Chamber Music Seminar 1984-1985 Curso de curta duração Festival da Música de Aspen. Atuação Profissional Orquestra Sinfônica Nacional da UFF. (violino). Rio de Janeiro. 1980-1983 Spalla da Orquestra Sinfônica de Grand Rapids (Michigan). Semyon Bychkov, Director Musical. 1983-1990 Spalla da Orquestra Sinfônica de Phoenix (Arizona). Theo Alcantara, Diretor Musical. 1990-2010 Primeira Violinista da Orquestra Sinfônica de Pittsburgh. Lorin Maazel e Mariss Jansons, Director Musical. Inúmeros gravações com a Orquestra Sinfônica de Pittsburgh em Selos Phillips, EMI, e Deutsche Grammophon.

 

JORDI SANTOS GOMES AMORIM

INVESTIGACIÓN: TRÊS ATABAQUES E SEIS CORDAS: O CONHECIMENTO DOS RITMOS DO CANDOMBLÉ E O DESENVOLVIMENTO DE UMA LINGUAGEM NA GUITARRA. (TUTOR: Marcus Ferrer; CLASE 2020).

BIOGRAFIA: Jordi Santos Gomes Amorim, nascido em 23 de maio de 1995, natural de Salvador, é um músico que atua como guitarrista, baixista e arranjador. Graduado em comunicação social, com habilitação em produção em comunicação e cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestrando pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROMUS – UFRJ), dedica seus estudos à aplicação dos fraseado e instrumentação da música do candomblé no arranjo, composição e na sua concepção de execução na guitarra e no baixo.

 

JOSÉ MILTON VIEIRA LEITE FILHO

INVESTIGACIÓN: PROCESSOS DE COLABORAÇÃO ENTRE COMPOSITOR E INTÉRPRETE EM REPERTÓRIO COMISSIONADO PARA TROMBONE (TUTOR: Cristiano Alves; CLASE 2019).

BIOGRAFIA: José Milton Vieira, trombone: Trombone solista da OSPA, é reconhecido concertista com intensa atividade no Brasil e no exterior. Ganhador de vários prêmios nacionais e internacionais. Conquistou o primeiro prêmio e o prêmio do público no 26° Concorso Internazionale “Città di Porcia” (Italia-2015); primeiro prêmio da “Lewis Van Haney Philharmonic Prize Competition” em Paris (ITF 2012), entre outros. Em 2019 lançou o seu primeiro disco, entitulado“Plural” ,com obras que apresentam elementos do erudito e do popular. Cursa o mestrado profissional em Música da UFRJ.É artista exclusivo Thein- Brass.

 

LADSON FERREIRA DE MATOS

INVESTIGACIÓN: TRANSCRIÇÕES DE MÚSICA ARMORIAL PARA CRAVO SOLO (TUTOR: Marcelo Fagerlande; CLASE 2019).

BIOGRAFIA: Ladson Matos atua como cravista em orquestras no Recife, Espírito Santo e Rio de Janeiro, se apresentando em diversas cidades do Brasil, como solista e intérprete de contínuo. Mestrando em Cravo pelo Programa de Pós Graduação Profissional em Música da UFRJ, sob orientação do Prof. Dr. Marcelo Fagerlande e Bacharel em Música/Cravo pela UFPE, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Luciana Participou em 2016 da gravação do CD intitulado “O Ambiente Musical de Luís Álvares Pinto”, compositor pernambucano do século XVIII que incluiu as 25 Lições de Solfejo gravadas ao cravo solo.

 

LARA CHAVES CAVALCANTI LACERDA

INVESTIGACIÓN: FRANCISCO MIGNONE E AS “LÍRICAS” EM PORTUGUÊS: ESTUDO DE ASPECTOS TÉCNICO-MUSICAIS E INTERPRETATIVOS. (TUTOR: Veruschka Mainhard; CLASE 2020).

BIOGRAFIA: Mezzo-soprano. Formada pela escola de música da UFRJ com diploma de dignidade acadêmica Magna cum laude, fez parte da Academia de ópera Bidu Sayão no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Atualmente cursa pós graduação em canto lírico pelo ISEAT, mestrado profissional na UFRJ e é solista/corista do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Foi premiada no concurso Maria Callas, no concurso de música de câmara Francisco Mignone e pelo espetáculo “A modinha que não sai de moda”.

 

LOREN VANDAL

INVESTIGACIÓN: O CRISTAL BRASILEIRO:UMA INTERPRETAÇÃO DO REPERTÓRIO DE SOPRANO COLORATURA DEDICADO A BIDU SAYÃO OU POR ELA INTERPRETADO ATRAVÉS DE UM DOCUMENTÁRIO (TUTOR: Lenine Alves; CLASE 2020).

BIOGRAFIA: Soprano, Bacharel em Canto pela EM-UFRJ, atualmente cursa o Mestrado Profissional na mesma instituição. Em 2018 foi vencedora do Prêmio de Melhor Intérprete de Canção de Carlos Gomes no Concurso de Canto Carlos Gomes. Em 2018 ainda foi solista a frente da Sapucaia Ensemble com canções de Santoro, L. Fernandes e Ch. Gonzaga, sob regência de Evandro Rodriguese, na Cidade das Artes. Na Ópera já performou Rainha da Noite, Lauretta em Gianni Schicchi, Eco em Ariadne Auf Naxos sob regência de Eugene Kohn, no TMRJ em 2012, Donna Anna em Don Giovanni no Theatro Municipal de Niterói 2014.

 

LUCAS MARTINS DE BARROS SANTOS

INVESTIGACIÓN: “TARANTELA” E “ROMANCE”, PARA VIOLONCELO E PIANO, DE ALBERTO NEPOMUCENO: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE CONSTRUÇÃO DE PERFORMANCE E REGISTRO AUDIOVISUAL. (ORIENTADORES: Ana Paula da Matta e Fabio Presgrave; CLASE 2020).

BIOGRAFIA: Bacharel em Violoncelo pela Universidade Federal do RN, começou seus estudos de violoncelo com o professor Fabio Presgrave, na Escola de Música de São Bràs do Suaçui. Atuou como solista junto a orquestras como Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica da UFRN, Orquestra de Câmara SESI Minas e Orquestra de Câmara de Ouro Preto. Dentre as premiações destacam-se o Primeiro Prêmio no David Popper VI International Cello Competition na Hungria (2015); Segundo lugar geral e o prêmio Nanny Devos no Concurso do Rio International Cello Encounter (2013). cas Barros é Bacharel em Violoncelo pela Universidade Federal do RN. Programa de Pós-graduação Profissional em Música – PROMUS

 

LUIZ MARCELO PEREIRA FERREIRA

INVESTIGACIÓN: CONCERTO PARA FLAUTA E ORQUESTRA DE EDMUNDO VILLANI-CÔRTES (TUTOR: Pedro Bittencourt; CLASE 2019).

BIOGRAFIA: Luiz Marcelo é mestrando no Programa de Pós-Graduação Profissional (PROMUS) da UFRJ. Monitor e Chefe de Naipe na Orquestra e Banda Sinfônica Municipal de Bauru, 1ª flauta solista da Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu e educador do Projeto Guri. Vencedor de alguns prêmios como o melhor aluno do II Curso Internacional de Flauta Rafaelle Trevisani (2011); 3º lugar no II Encontro Internacional de Flautistas de Bauru (2016), 3º lugar no Flute Competition do Texas Summer Flute Symposium (2018) nos EUA, sendo escolhido pelo público como melhor solista.

 

MARCUS ALBERTO TEIXEIRA GARRETT

INVESTIGACIÓN: DOZE RITMOS BRASILEIROS NO BANDOLIM: CADERNO DE ESTUDOS DE “LEVADAS” (TUTOR: Paulo Sá; CO-TUTOR: Henrique Cazes; CLASE 2020).

BIOGRAFIA: Bandolinista e cavaquinhista, formado em Bacharel em Bandolim pela UFRJ e licenciado em música, atualmente é aluno do mestrado profissional no Programa de Pós Graduação em Música da UFRJ (PROMUS). Em 2007 gravou o CD “Roda no Rio” com o grupo Água no Feijão e em 2009 atuou na gravação do CD “Meu Bandolim” de Marilynn Mair. Participou do I e II Encontro Internacional de Bandolim do Rio de Janeiro (Momento Rio Bandolim), e do II Encontro de Cordofones da UFRJ. Atualmente é professor da escola de música Villa Lobos, onde ministra aulas de Bandolim, Cavaquinho e Violão.

 

NATALIA DE FRANCO TRIGO

INVESTIGACIÓN: UMA VOZ QUE DANÇA, UM CORPO QUE CANTA- UM ENCONTRO ENTRE A VOZ LÍRICA E CANÇÕES DE AMOR ÁRABES (TUTOR: Paula da Matta; CLASE 2019).

BIOGRAFIA: Natalia Trigo é cantora lírica bacharel em Canto pela UFRJ e mestranda do Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PROMUS-UFRJ), dedicando sua pesquisa à Música Árabe vocal do século XX. Algumas de suas atuações em óperas incluem a Rainha da Noite (“A Flauta Mágica”, de Mozart, com a OSUFRJ no TM Niterói), e Náiade (“Ariadne auf Naxos”, de R. Strauss, com a OSB no TMRJ). Aperfeiçoou-se na Alemanha, em Berlim e na Academia de Música de Sankt Goar. Desenvolve extensa atuação como professora e orientadora vocal e diretora musical de espetáculos de teatro e dança.

 

PÂMELLA ALVES MALAQUIAS

INVESTIGACIÓN: EDIÇÃO DAS 14 CANÇÕES DO GUIA PRÁTICO DE HEITOR VILLA-LOBOS, TRANSCRITAS POR CÉSAR GUERRA-PEIXE PARA QUINTETO DE SOPROS, PIANO E CORO INFANTIL (TUTOR: Maria José Chevitarese; CLASE 2019).

BIOGRAFIA: Pâmella Alves Malaquias é Bacharel em Música: Composição pela UFRJ e Pós-Graduada em Educação Musical pela Cândido Mendes. Atualmente cursa o Mestrado Profissional em Música pelo PROMUS-UFRJ. Atuou como regente do Coral Infantil do curso de extensão da Escola de Música da UFRJ em 2019. É assistente do Coral Infantil da UFRJ com a maestrina Maria José Chevitarese desde 2010. Atua ainda como auxiliar da ministra de música Regina Dias da Costa com o Coral infantil e adulto da Igreja Batista Mundial, desde 2015.

 

PAULA LETÍCIA BELMIRO BUSCÁCIO VERAS RAMOS

INVESTIGACIÓN: CADERNO DE CHOROS PARA PERCUSSÃO (TUTOR: André Cardoso; CLASE 2019).

BIOGRAFIA: Paula Buscácio é percussionista e produtora cultural. Trabalha como Técnico em Música na Universidade Federal do Rio de Janeiro e como instrumentista em grupos de diversas formações instrumentais. Possui MBA em Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas (2018), licenciatura em Música (2014) e bacharelado em Ciências Sociais (2005), ambos pela UFRJ. Atualmente, cursa o Mestrado Profissional em Música pela mesma instituição. Possui a certificação Project Management Professional, PMP, do Project Management Institute, PMI, desde 2016.

 

PEDRO HENRIQUE CANTALICE SEVERIANO

INVESTIGACIÓN: COMPÊNDIO DE TÉCNICAS E SONORIDADES PARA CAVAQUINHO BRASILEIRO: GUIA PARA COMPOSITORES/ARRANJADORES (TUTOR: Paulo Sá; CO-TUTOR: Henrique Cazes; CLASE 2020).

BIOGRAFIA: Músico e pesquisador carioca, se dedica a investigação e a difusão da história do Cavaquinho Brasileiro e suas práticas. Se formou em Documentação e Editoração Musical em nível técnico pela Escola de Música Villa-Lobos, é Bacharel em cavaquinho pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e atualmente cursa o mestrado profissional pelo PROMUS – UFRJ. Em sua carreira artística se apresentou em diversos palcos do Brasil e de países como: Argentina, Portugal e França. Destaque para apresentações no I Simpósio em práticas interpretativas UFRJ/UFBA, em 2014 na Escola de Música da UFRJ, no evento Cordas Dedilhadas em Concerto, estreia mundial da Sonatina para Cavaquinho e Piano na EM-UFRJ em março de 2015 e Club du Choro de Paris, «Siqueira entre Nós». Como palestrante e instrutor de cavaquinho participou dos seguintes eventos: Samba y Choro, 2012, no Auditório del Rectorado UNVM em Villa María – Córdoba – Argentina. Universidad Nacional de Villa María. Club du Choro Paris, Oficina – Cavaquinho, 2015, Maison du Brasil, Paris – França e Festival Vale do Café, 2018 e 2019. Vassouras – RJ.

 

RODRIGO LUCIUS DERZIÉ LUZ

INVESTIGACIÓN: REGISTRO FONOGRÁFICO DE OBRAS DE OCTAVIO MAUL (TUTOR: Miriam Grosman; CLASE 2020).

BIOGRAFIA: Rodrigo Derzié – Pianista, bacharel em piano pela EM/UFRJ e mestre em música pelo Mannes College (EUA), estudou com Miriam Grosman e Inessa Zaretsky. Obteve prêmios em concursos nacionais de piano como o Artlivre (1ºlugar) e Souza Lima (2ºlugar). Participou de masterclasses de piano com Richard Goode, Arnaldo Cohen, Luiz de Moura Castro e Thomas Mastroianni. Se apresentou no Mannes Concert Hall (EUA), Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, Femusc e Salão Leopoldo Miguez, inclusive como solista ao lado da OSUFRJ. Atualmente cursa o mestrado profissional em música na UFRJ.

 

ROGÉRIO CAETANO DE ALMEIDA

INVESTIGACIÓN: O VIOLÃO DE 7 CORDAS DE AÇO SOLO: GRAVAÇÕES EM ÁUDIO E VÍDEO E PARTITURAS DIGITALIZADAS DE 10 PEÇAS (TUTOR: Bartolomeu Wiese; CLASE 2019).

BIOGRAFIA: É músico, violonista, arranjador, produtor musical e compositor brasileiro. Bacharel em Composição pela Unb, é um premiado virtuose e referência do violão de 7 cordas de aço. Com uma linguagem revolucionária, representa uma nova escola desse instrumento. Escreveu com Marco Pereira o método Sete Cordas, Técnica e Estilo. Possui uma discografia com 9 álbuns. Três indicados ao Prêmio da Música Brasileira em 2007, 2013 e premiado em 2016 em duas categorias. Foi premiado no Independent Music Awards nos EUA em 2015 e 2019. Tem trabalhos com Hamilton de Holanda, Daniel Santiago, Yamandú Costa, Marco Pereira, Eduardo Neves, Gian Correa e Cristóvão Bastos.

 

SALOMÃO DO NASCIMENTO CARNEIRO

INVESTIGACIÓN: A SUITE PARAJOARA PARA FAGOTE E PIANO DE HEZIR PEREIRA: PROPOSTAS PARA UMA CONSTRUÇÃO INTERPRETATIVA DA PARTE DO FAGOTE (TUTOR: Aloysio Fagerlande; CLASE 2019).

BIOGRAFIA: Músico Paraense, Bacharel em fagote pela Universidade do Estado Pará-UEPA(2013), Mestrando em Música pela Universidade Federal do Rio do Janeiro-UFRJ. Estudou com os professores: Vadim Klokov, Paulo Porto, Heleno Feitosa e atualmente com os Professores Aloysio Fagerlande e Elione Medeiros. Participou de diversos grupos musicais, em sua terra natal, e é um dos ganhadores do concurso Jovens Solistas do II Festival Internacional de Música de Barra Mansa. Desde meados de 2014 é professor de Fagote do Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa e faz parte da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa-OSBM como fagotista principal. Com a OSBM acompanhou o Balé do Teatro Mariinsky(2014), o Balé do Teatro Bolshoi(2015) e periodicamente tem acompanhado o Balé Dança e Magia de Barra Mansa.

 

SIMON BÉCHEMIN

INVESTIGACIÓN: O FAGOTE INESPERADO (TUTOR: Aloysio Fagerlande; CLASE 2020).

BIOGRAFIA: Nascido na cidade de La Rochelle na França, Simon Béchemin iniciou os estudos de musica aos 10 anos nessa cidade. Formou-se pelo Conservatório Nacional de Lille, onde obteve seu primeiro prêmio de fagote. Deu continuidade aos estudos no Conservatório Nacional de Paris, na CLASE de Laurent Lefèvre. Após ser agraciado com um prêmio de aperfeiçoamento com menção honrosa unânime, ele prosseguiu seu aprendizado com Georg Klütsch na Hocheschule von Musik em Colônia, na Alemanha. Tocou também no Marrocos, China e no Chile. Em 2014 tornou-se membro da Orquestra Sinfônica Brasileira. Para a temporada 2017, foi convidado pela Orquesta Sinfonica del Sodre no Uruguai como fagote solo. No Brasil, alia seu trabalho na OSB com colaboração em outras orquestras, gravações e participações em shows e programas de televisão.

 

THAÍS ALVES BACELLAR

INVESTIGACIÓN: ESTREIAS E REGISTROS SONOROS DE QUATRO OBRAS BRASILEIRAS PARA FLAUTIM (TUTOR: Pedro Bittencourt; CLASE 2019).

BIOGRAFIA: Natural de Volta Redonda, iniciou sua musicalização na rede pública de ensino, aos 6 anos, pelo projeto Volta Redonda Cidade da Música, através do pífaro e canto-coral. Aos 11 anos começou estudar flauta transversal com o professor Celso Woltzenlogel. Em meados de 2010 passou a atuar no Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa na Banda Sinfônica. Em 2014, foi aceita na Escola de Música da UFRJ, para o bacharelado em flauta transversal e se formou no ano de 2018/1. No mesmo ano, foi vencedora do concurso de Jovens Solistas do II Festival Internacional de Música de Barra Mansa. Em 2019, Thaís foi aceita para cursar o Mestrado Profissional – PROMUS/UFRJ. Atualmente atua como flautista e flautinista na Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (OSBM).

 

THAMYRIS ALVES DO NASCIMENTO FINCO

INVESTIGACIÓN: EDIÇÃO PRÁTICA DOS DUOS DE VIOLINO E VIOLA DE JOSÉ SIQUEIRA (TUTOR: Ana Paula da Matta; CO-TUTOR: Fernando Pereira; CLASE 2020).

BIOGRAFIA: Thamyris Alves do Nascimento Finco: Carioca, iniciou no violino aos 9 anos com o apoio de seus pais e também estudou no curso básico de música na UFRJ. Participou das orquestras: Academia Petrobrás Sinfônica, Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem, Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica Nacional-UFF entre outras. Fez intercâmbio em Karlsruhe (Alemanha), no ano de 2012, através da parceria entre a Hochschule für Musik Karlsruhe e a UFRJ. Atualmente cursa o mestrado profissional no PROMUS e é violinista na Orquestra Sinfônica do Espírito Santo e na Camerata SESI.

 

VALÉRIA DA CONCEIÇÃO CORREIA

INVESTIGACIÓN: CORAL DA ESCOLA DE MúSICA DA ROCINHA: UM RESGATE DO PROCESSO DE AFINAçãO DESENVOLVIDO A PARTIR DO PRóPRIO REPERTóRIO EM 24 ANOS DE ATIVIDADE (TUTOR: Maria José Chevitarese; CLASE 2020).

BIOGRAFIA: Valéria Correia é graduada em Licenciatura em música pela UFRJ, mestranda do PROMUS-UFRJ, sob orientação de Maria José Chevitarese. Dirigiu os Corais Infanto-Juvenil e adultos da Escola Alemã Corcovado. Dirigiu o Coral “Escola de Música Centenário de Vinícius de Moraes”, São Tomé e Príncipe-África. Estuda regência com o Maestro Carlos Alberto Figueiredo. Criou e rege os coros Infantil e Juvenil da Escola de Música da Rocinha, os quais destaco participações em shows nacionais e internacionais, gravações, programas e filmes ao lado de João Bosco, Luiz Melodia, Roberto Carlos, Roger Waters, “Encontro com Fátima Bernardes” e o CD “PAZ”.

 

VALÉRIA GUIMARÃES

INVESTIGACIÓN: MÉTODO DE CONTRABAIXO PARA CRIANÇAS: O ENSINO DO MINI-BASS UTILIZANDO O REPERTÓRIO FOLCLÓRICO BRASILEIRO (TUTOR: Miriam Grosman; CO-TUTOR: Lenine Santos; CLASE 2020).

BIOGRAFIA: Natural de Uberlândia, MG. Obteve Bolsa de estudos da OEA, Michigan, USA. Bacharel em Contrabaixo, EM/UFRJ com o Prof. Sandrino Santoro. 1° lugar no Concurso para a OSJ e no II Concurso de Jovens Instrumentistas/Intérpretes da Música Brasileira. Representou o Brasil na turnê da Orquestra Jeunesse Musicales no Canadá, Coréia do Sul e Japão. Fundou o Curso de Contrabaixo na Pró-Música de Juiz de Fora, MG. Integrou a OSB. Profa. nos Festivais Internacionais de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. Participou do Bass Fest 99 & Junior Bass, em Londres. Profa. de Contrabaixo na EM/UFRJ.

 

VALTER PEDRO RODRIGUES NASCIMENTO

INVESTIGACIÓN: SISTEMATIZAÇÃO DO ENSINO DE FAGOTE EM PROJETOS SOCIAIS DE MÚSICA (TUTOR: Aloysio Fagerlande; CLASE 2020).

BIOGRAFIA: Natural de Senhor do Bonfim – BA iniciou seus estudos de fagote em Salvador com a renomada fagotista Cláudia Sales através do NEOJIBA no ano de 2009. Desde então vem sendo participante ativo em diversos festivais de música como o Festival de Música de Santa Catarina – FEMUSC, Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, Festival Internacional Sesc de Música em Pelotas/RS, entre outros. Tem se apresentado frequentemente como músico convidado da Orquestra Sinfônica da Bahia, e Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Bahia. Entre os anos de 2009 a 2017 integrou a Orquestra Juvenil da Bahia, principal formação do Programa NEOJIBA, onde teve a oportunidade de acompanhar solistas renomados durante turnês nacionais e internacionais em países como Alemanha, EUA, França, Inglaterra, Itália, Portugal e Suiça. É formado em Licenciatura em Música pela Universidade Federal da Bahia – UFBA e segue seus estudos no PROMUS, Programa de Pós-graduação Profissional em Música da UFRJ, na linha de pesquisa em pedagogia instrumental. Atualmente é Coordenador Pedagógico de Fagote do Programa NEOJIBA.

 

 

APOIO: