Notícias

VIII Journey PROMUS presents in virtual format production of the Program

The VII Journey PROMUS takes place in a new format, totally virtual, where their masters present in videos the work in progress. The Professional Post-graduate Program in Music-PROMUS understands that this (innovative) action is of absolute relevance, due to the current situation of the world of work in the area of arts, providing ample and unrestricted access to the partial results of applied research of their masters, contributing to the democratization of knowledge produced at the Federal University of Rio de Janeiro- UFRJ.

Marcelo Jardim
VIII Jornada Coordinator

 

 

RESEARCH

 

ABEL LUIZ OLIVEIRA DA SILVA MACHADO

RESEARCH: FREVENDO: CADERNO DE FREVOS PARA FLAUTA DOCE E CRAVO (ADVISOR: Patricia Michelini; CLASS 2020).

BIOGRAPHY: O dulcista é orientado pela Profa Dra, Patrícia Michelini no Mestrado Profissional da UFRJ. Bacharel em flauta doce pela UFPE, foi membro dos grupos Flauta de Bloco e Consort de Flautas da UFPE, ambos dirigidos pela Profa Dra Daniele Cruz Barros. Atuou como flautista no projeto Flauta Doce em Pauta, na Orquestra de Câmara da UFPE e no grupo Metaphora, com o qual gravou o CD das obras de Luís Alvares Pinto, dirigido pelo maestro Sérgio Dias. Especializou-se em dança barroca e nas danças populares.

 

 

ANDRÉ RAMOS

RESEARCH: ENSINO E APRENDIZAGEM DE INSTRUMENTOS DE SOPRO E PERCUSSãO: A CONSTRUÇÃO DO CADERNO DE ATIVIDADES DA OFICINA DA ORQUESTRA VOADORA (ADVISOR: Sheila Zagury; CLASS 2020).

BIOGRAPHY: André Ramos é saxofonista, arranjador e compositor. Formou-se professor de música em 2007 pela Unirio e atualmente cursa o mestrado profissional em Pedagogia do Instrumento no PROMUS – UFRJ. É saxofonista da Orquestra Voadora e faz arranjos e músicas autorais para a banda, além de lecionar na oficina do grupo. Participa desde 2021 do programa Acessibilifolia, uma parceria entre a Funarte e a UFRJ. Produziu o álbum “Ferro Velho”, e os singles “Technocirco”, “Revoar” e “Pernas Voadoras”.

 

 

COSME MARINHO GALINDO

RESEARCH: UM CADERNO DE SUGESTÕES PARA O MúSICO QUE QUER ARRANJAR (ADVISOR: Marcus Ferrer; CLASS 2020).

BIOGRAPHY: Cosme Marinho Galindo é Professor de Educação Musica da rede pública municipal do Rio de Janeiro. Sua formação compreende o Bacharelado em Música- Regência, pela Escola de Música da UFRJ (1985) e a licenciatura plena em Música pela UCM (2004). Dentre seus trabalhos profissionais como compositor e regente destacam “Rio 92” (1992); CD “Retratos de Uma Busca” – Orquestra Cosme Galindo; “Força Nativa”, Sala Cecília Meireles – RJ (2008); Musical “Viva Suassuna“, SME- RJ (2011); “Força Nativa” – Orquestra Professores –SME-RJ (2017).

 

 

CRISTAL ANGÉLICA VELLOSO

RESEARCH: ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA AULAS COLETIVAS DE FLAUTA DOCE (ADVISOR: Patricia Michelini; CLASS 2020).

BIOGRAPHY: Cristal Angélica Velloso, dulcista, bacharel em composição e regência pela UNESP, mestranda pela UFRJ, é diretora pedagógica e artística da Fundação Sopro Novo – Yamaha, da qual foi idealizadora e fundadora dos Programas Sopro Novo e Sopro Novo on-line. Possui livros publicados pela Editora Irmãos Vitale e foi curadora das publicações da série Sopro Novo Bandas. Publicou ainda outros livros de maneira independente. Criou o Quinteto de Flautas Doces Sopro Novo Yamaha, com 2 CDS e 1 DVD gravados e distribuídos gratuitamente.


DOUGLLAS CORRÊA LOPES

RESEARCH: DEZ DOBRADOS DE WILSON FONSECA PARA BANDA: EDIÇÃO DAS PARTITURAS E REGISTRO AUDIVISUAL (ADVISOR: Marcelo Jardim; CLASS 2020).

BIOGRAPHY: Professor e regente do Instituto Estadual Carlos Gomes em Belém-Pa, Bacharel em Regência de banda na classe do Prof. Dr. Marcelo Jardim e Mestrando no Programa de Pós-graduação profissional em música da UFRJ/PROMUS, Realizou cursos de aperfeiçoamento em regência de banda com: Dario Sotelo (Sp), Claude Brendel (FRA), Mathews George (EUA), Robert Reynolds (EUA) e Glenn Price (EUA). Como regente convidado atuou com diversas bandas pelo Brasil entre elas: Banda 31 de agosto, Banda Antônio Malato, Banda do corpo de Bombeiros do Estado do Maranhão dentre outras.


EDUARDO DA MOTTA FIGUEREDO

RESEARCH: A PERCUSSÃO NO CHORO: PRÁTICAS INTERPRETATIVAS NA MARIMBA E INVESTIGAÇÃO SOBRE EXPRESSIVIDADE NO GÊNERO (ADVISOR: Sheila Zagury; CLASS 2020).

BIOGRAPHY: Eduardo da Motta Figueredo é baterista e percussionista, bacharel em Música Popular pela UFRGS (2018) e mestrando em Música pelo PROMUS/UFRJ.. Em 2019 lançou o álbum Instrumental Sound System. Atua em projetos musicais dediversos estilos. Na música de concerto, possui experiência na percussão sinfônica,sendo atualmente aluno do Conservatório Pablo Kómlos e participando de concertoscom orquestras como OSPA, OSPA Jovem, e Orquestra Sinfônica Villa-Lobos.Atualmente dedica-se à sua pesquisa “A percussão no Choro: Práticas interpretativas na marimba e investigação sobre expressividade no gênero”.


ELIAS DA SILVA VICENTINO

RESEARCH: O ROMANTISMO MUSICAL NO BRASIL E A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O REPERTÓRIO DE ORQUESTRA DE CORDAS INFANTO-JUVENIL (ADVISOR: André Cardoso; CLASS 2020).

BIOGRAPHY: Iniciou seus estudos musicais em trompete numa Igreja Evangélica, dando prosseguimento na Escola de Música Villa-Lobos com Arthur Terry e depois na UFRJ com o Prof. Rubens Brandão, onde concluiu os cursos de bacharel e licenciatura plena. Retornou à UFRJ em 2003 para estudar regência orquestral com André Cardoso e Ernani Aguiar, onde concluiu o curso de bacharel. Participou de vários cursos de aperfeiçoamento em trompete e em regência com professores renomados. Atualmente é trompetista da OSN-UFF e Professor da FAETEC onde vem desenvolvendo um trabalho como regente da Orquestra de Cordas desde agosto de 2010.


GABRIEL DELLATORRE FIGUEIREDO

RESEARCH: JOSÉ URSCICINO DA SILVA E A BANDA DE MÚSICA: REVISÃO, EDIÇÃO, EDITORAÇÃO E GRAVAÇÃO DE 5 OBRAS (ADVISOR: Marcelo Jardim; CLASS 2020).

BIOGRAPHY: Gabriel Dellatorre iniciou seus estudos na Banda do Colégio Salesiano Santa Rosa. Ingressou no curso de Licenciatura em Música da UFRJ em 2012. Participou em 2014 e 2015 do intercâmbio acadêmico/cultural na Universidade de Augsburg e com a Orquestra Jovem de Gersthofen. Em 2018 ingressou no curso de Regência de Banda na UFRJ na classe do Prof. Dr. Marcelo Jardim. Desde 2019 é regente da Orquestra Popular Aprendiz e da Orquestra Jovem da Grota. É bolsista do PROMUS no projeto Sinos – Sistema Nacional de Orquestra Sociais.


HER AGAPITO DA LUZ JUNIOR

RESEARCH: UM VIOLINO BRASILEIRO: PERSPECTIVAS ARTÍSTICAS, IDIOMATISMO E ESTILOS. (ADVISOR: Fernando Pereira; CLASS 2020).

BIOGRAPHY: Violinista, ator e produtor. Desde inicio da carreira sempre transitou entre a música erudita e a música popular. Formado em violino pela Escola de Musica e Belas Artes do Paraná, pós graduado em Música de Câmara pelo Conservatório Brasileiro de Música. Desenvolveu diversos trabalhos em música de câmara, MPB, jazz, tango, mariachi e Music Hall. Atualmente é violinista e Diretor Presidente da Orquestra Petrobras Sinfônica e violinista Orquestra da UFRJ. Também desenvolve pesquisas sobre novas sonoridades e técnicas do instrumento na música popular brasileira.


HOLLY DIANE KATZ

RESEARCH: VIOLINISTIC CHALLENGES OF VILLA-LOBOS’ ́BACHIANAS BRASILEIRAS NUMBERS 3 AND 4: A PROPOSAL FOR STYLISTIC-INTERPRETIVE AND TECHNICAL SOLUTIONS (ADVISOR: Fernando Pereira; CLASS 2020).

BIOGRAPHY: Radicada no Brasil desde 2008, Holly é atualmente spalla da Orquestra Sinfônica Nacional da UFF e estuda no Promus-UFRJ. Estadunidense, foi primeira violinista da Orquestra Sinfônica de Pittsburgh, tendo Lorin Maazel e Mariss Jansons como Diretores Musicais. Realizou inúmeros gravações com a PSO para os Selos Phillips, EMI, e Deutsche Grammophon. Foi também spalla da Orquestra Sinfônica de Grand Rapids com Semyon Bychkov como Diretor Musical. Sua formação acadêmica foi realizada na Indiana University School of Music, obtendo o título de Bacharel em violino em 1980, tendo como orientador o célebre violinista Josef Gingold.


JORDI SANTOS GOMES AMORIM

RESEARCH: TRÊS ATABAQUES E SEIS CORDAS: O CONHECIMENTO DOS RITMOS DO CANDOMBLÉ E O DESENVOLVIMENTO DE UMA LINGUAGEM NA GUITARRA (ADVISOR: Marcus Ferrer; CLASS 2020).

BIOGRAPHY: Jordi Santos Gomes Amorim, nascido em 23 de maio de 1995, natural de Salvador, é um músico que atua como guitarrista, baixista e arranjador. Graduado em comunicação social, com habilitação em produção em comunicação e cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestrando pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROMUS – UFRJ), dedica seus estudos à aplicação dos fraseado e instrumentação da música do candomblé no arranjo, composição e na sua concepção de execução na guitarra e no baixo.


LARA CHAVES CAVALCANTI LACERDA

RESEARCH: FRANCISCO MIGNONE E AS “LÍRICAS” EM PORTUGUÊS: ESTUDO DE ASPECTOS TÉCNICO-MUSICAIS E INTERPRETATIVOS. (ADVISOR: Veruschka Mainhard; CLASS 2020).

BIOGRAPHY: Formada pela Escola de Música da UFRJ com diploma de dignidade acadêmica Magna cum laude, fez parte da Academia de ópera Bidu Sayão no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Atualmente cursa pós-graduação em canto lírico pelo ISEAT, mestrado profissional na UFRJ e é solista/corista do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Foi premiada no concurso Maria Callas, no concurso Francisco Mignone, Concurso Estímulo para cantores líricos e Concurso Linus Lerner.


LOREN VANDAL

RESEARCH: O CRISTAL BRASILEIRO:UMA INTERPRETAÇÃO DO REPERTÓRIO DE SOPRANO COLORATURA DEDICADO A BIDU SAYÃO OU POR ELA INTERPRETADO ATRAVÉS DE UM DOCUMENTÁRIO (ADVISOR: Lenine Alves; CLASS 2020).

BIOGRAPHY: Soprano, atualmente cursa o Mestrado Profissional na UFRJ. Em 2018 foi vencedora do Prêmio de Melhor Intérprete de Canção de Carlos Gomes no “Concurso de Canto Carlos Gomes”. No mesmo ano foi solista a frente da Sapucaia Ensemble com canções de Claudio Santoro, Oscar Lorenzo Fernandez e Chiquinha Gonzaga, sob regência de Evandro Rodrigues na Cidade das Artes. Seus papéis na Ópera incluem, entre outros, Rainha da Noite, Lauretta e Eco em Ariadne Auf Naxos, este último sob regência de Eugene Kohn.


LUCAS MARTINS DE BARROS SANTOS

RESEARCH: “TARANTELA” E “ROMANCE”, PARA VIOLONCELO E PIANO, DE ALBERTO NEPOMUCENO: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE CONSTRUÇÃO DE PERFORMANCE E REGISTRO AUDIOVISUAL (ORIENTADORES: Ana Paula da Matta e Fabio Presgrave; CLASS 2020).

BIOGRAPHY: Lucas Barros é nascido em uma família de músicos, iniciado seus estudos do violoncelo aos 9 anos de idade. Ainda jovem participou em importantes festivais do Brasil, como o Festival Música nas Montanhas, Festival Villa-Lobos, Encontro Internacional de Violoncelos de Ouro Branco, e Festival Internacional de Campos do Jordão. Entre seus prêmios, figuram o segundo lugar geral e o prêmio Nanny Devos para o brasileiro mais bem colocado no Concurso Internacional do Rio International Cello Encounter(2013); e o Primeiro Prêmio no David Popper VI. International Cello Competition na Hungria (2015). É integrante da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.


MARCUS ALBERTO TEIXEIRA GARRETT

RESEARCH: DOZE RITMOS BRASILEIROS NO BANDOLIM: CADERNO DE ESTUDOS DE “LEVADAS” (ADVISOR: Paulo Sá; CLASS 2020).

BIOGRAPHY: Bandolinista e cavaquinhista, formado em Bacharel em Bandolim pela UFRJ e licenciado em música, atualmente é aluno do mestrado profissional da UFRJ (PROMUS). Em 2007 gravou o CD “Roda no Rio” com o grupo Água no Feijão e em 2009 atuou na gravação do CD “Meu Bandolim” de Marilynn Mair. Participou do I e II Encontro Internacional de Bandolim do Rio de Janeiro (Momento Rio Bandolim), e do II Encontro de Cordofones da UFRJ. Foi professor de algumas escolas de música como Villa Lobos e Escola Portátil de Música. Atualmente é proprietário e professor da escola da Mandala Casa das Artes.


RODRIGO LUCIUS DERZIÉ LUZ

RESEARCH: REGISTRO FONOGRÁFICO DE OBRAS DE OCTAVIO MAUL (ADVISOR: Miriam Grosman; CLASS 2020).

BIOGRAPHY: Rodrigo Derzié – Pianista, bacharel em piano pela EM/UFRJ e mestre em música pelo Mannes College (EUA), estudou com Miriam Grosman e Inessa Zaretsky. Obteve prêmios em concursos nacionais de piano como o Artlivre (1ºlugar) e Souza Lima (2ºlugar). Participou de masterclasses de piano com Richard Goode, Arnaldo Cohen, Luiz de Moura Castro e Thomas Mastroianni. Se apresentou no Mannes Concert Hall (EUA), Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, Femusc e Salão Leopoldo Miguez, inclusive como solista ao lado da OSUFRJ. Atualmente cursa o mestrado profissional em música na UFRJ.


SIMON BÉCHEMIN

RESEARCH: O FAGOTE INESPERADO (ADVISOR: Aloysio Fagerlande; CLASS 2020).

BIOGRAPHY: Nascido na cidade de La Rochelle na França, Simon Béchemin iniciou os estudos de música aos 10 anos nessa cidade. Formou-se pelo Conservatório Nacional de Lille, onde obteve seu primeiro prêmio de fagote. Deu continuidade aos estudos no Conservatório Nacional de Paris, na CLASS de Laurent Lefèvre. Após ser agraciado com um prêmio de aperfeiçoamento com menção honrosa unânime, ele prosseguiu seu aprendizado com Georg Klütsch na Hocheschule von Musik em Colônia, na Alemanha. Tocou também no Marrocos, China e no Chile. Em 2014 tornou-se membro da Orquestra Sinfônica Brasileira. Para a temporada 2017, foi convidado pela Orquesta Sinfonica del Sodre no Uruguai como fagote solo. No Brasil, alia seu trabalho na OSB com colaboração em outras orquestras, gravações e participações em shows e programas de televisão.


THAMYRIS ALVES DO NASCIMENTO FINCO

RESEARCH: EDIÇÃO PRÁTICA DOS DUOS DE VIOLINO E VIOLA DE JOSÉ SIQUEIRA (ADVISOR: Ana Paula da Matta; CO-ADVISOR: Fernando Pereira; CLASS 2020).

BIOGRAPHY: Carioca, iniciou no violino aos 9 anos com o apoio de seus pais e também estudou no curso básico de música na UFRJ. Participou das orquestras: Academia Petrobrás Sinfônica, Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem, Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica Nacional-UFF, Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, Camerata Sesi, entre outras. Integrou o programa de intercâmbio acadêmico com a Escola Superior de Música de Karlsruhe, Alemanha, através do curso de Bacharelado na UFRJ. Atualmente cursa o mestrado profissional no PROMUS.


VALÉRIA DA CONCEIÇÃO CORREIA

RESEARCH: CORAL DA ESCOLA DE MÚSICA DA ROCINHA: UM RESGATE DO PROCESSO DE AFINAÇÃO DESENVOLVIDO A PARTIR DO PRÓPRIO REPERTÓRIO EM 24 ANOS DE ATIVIDADE (ADVISOR: Maria José Chevitarese; CLASS 2020).

BIOGRAPHY: Valéria Correia, estuda regência com o Prof. Figueiredo. Rege os Coros da Escola de Música da Rocinha, com os quais participou em Shows e gravações nacionais e internacionais, tais como J. Bosco, L. Melodia, R. Carlos, B. Melo, R. Waters (Pink Floyd). Fez a direção musical do CD “PAZ”, criou a “Escola de Música/Centenário de V. de Moraes”, São Tomé e Príncipe/África, 2013. Participou do III Simpósio Internacional de Mulheres Regentes e do VIII Congresso Internacional da ABRAPEM, ambos em 2020.


VALTER PEDRO RODRIGUES NASCIMENTO

RESEARCH: SISTEMATIZAÇÃO DO ENSINO DE FAGOTE EM PROJETOS SOCIAIS DE MÚSICA (ADVISOR: Aloysio Fagerlande; CLASS 2020).

BIOGRAPHY: Natural de Senhor do Bonfim – BA, iniciou seus estudos de fagote em Salvador com a renomada fagotista Cláudia Sales através do NEOJIBA – Núcleos de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia – no ano de 2009. É formado em Licenciatura em Música pela Universidade Federal da Bahia – UFBA e segue seus estudos no Programa de Pós-graduação Profissional em Música da UFRJ na linha de pesquisa em pedagogia instrumental. Atualmente é Coordenador Pedagógico e Professor de Fagote do Programa NEOJIBA.

 

 

SUPPORT: