Organização do curso

Créditos para titulação

O Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PROMUS) pretende ofertar o curso de mestrado no formato regular com um mínimo de 360h, conforme a Resolução CEPG-2009/2010, e recomendação da CAPES. A distribuição de créditos se dará:
Créditos das Disciplinas: 18
Créditos Tese/Dissertação: 2
Outros Créditos (Estágios Profissionais): 4

O processo seletivo

A periodicidade da seleção para ingresso no Curso será anual, por meio de edital público de chamada de projetos, e o número de vagas por seleção será definido, a cada ano, pela Comissão Deliberativa do Programa, que estipulará prazos para apresentação e avaliação de candidaturas, comprometendo-se com a oferta de no mínimo 10 vagas anuais.
O processo seletivo constará de prova prática, defesa de anteprojeto e prova de língua estrangeira.

Princípios estruturais do curso

Sua estrutura baseia-se nos princípios de flexibilidade e orientação. Ela pretende fomentar e garantir o compartilhamento da transmissão dos saberes e experiências advindos tanto das práticas de pesquisa acadêmica, como das práticas de inovação, pesquisa aplicada e experimentação e avaliação advindos das práticas profissional contínuas, absorvendo e mesclando assim condições para uma formação de perfis profissionais destacados e inovadores na Área e Linhas contempladas pelo curso. Deste modo torna-se possível a convivência da produção acadêmica tradicional com as produções características advindas das diversas práticas profissionais que devem constituir um percurso formativo profissional em música.

Obtenção do título

O título a ser outorgado, “Mestre em Música”, será obtido após a conclusão do ato de Defesa de Dissertação/Produção Artística, que reflete o resultado das experiências dos mestrandos e deve comprovar que o mestrando possui a capacitação para uma prática profissional avançada e transformadora de procedimentos e processos aplicados no campo da música. Deste modo, o formato da Dissertação/Produção Artística exige a apresentação de produtos gerados nas disciplinas do curso, e por isto se constitui de uma Dissertação que sintetize as experiências advindas do curso, e de como estas colaboram na consolidação do seu perfil profissional. Complementam ainda esta Dissertação/Produção Artística, os relatórios de todas as práticas supervisionadas cumpridas e os eventuais produtos resultantes das práticas (materiais didáticos, gravações comerciais, etc) e comprovações das apresentações públicas realizadas (registro fonográfico e material de divulgação).

Última modificação emSegunda, 23 Maio 2016 11:03
voltar ao topo

Correspondência

Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da UFRJ (PROMUS)
Escola de Música - UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

(21) 2262-8742
promus@musica.ufrj.br

Redes sociais