Descrição: A Área de Práticas Interpretativas é voltada para a formação de profissionais nas áreas da execução instrumental e vocal, regência de conjuntos instrumentais. Ela também abrange o estudo de estratégias de desenvolvimento das respectivas pedagogias.
1) Processos de Desenvolvimento Artístico
Descrição: Objetiva a formação continuada de profissionais especializados em práticas musicais avançadas e transformadoras de procedimentos nas atividades, englobando o domínio individual do meio expressivo (instrumento específico, voz, regências), a experiência orientada da prática coletiva, como também a formação em atividades auxiliares na construção da carreira de criação musical.
2) Pedagogia Instrumental/Vocal/Regências
Descrição: Objetiva a formação avançada e contínua de profissionais especializados em práticas docentes para atuar, especificamente, por meio da prática de ensino de instrumentos musicais, canto e regências, nas modalidades coletiva, individual ou à distância, em projetos de música pertencentes aos diversos níveis de ensino.
O curso de Mestrado Profissional em Música da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ tem por objetivo formar profissionais qualificados para o exercício das práticas avançadas em música – especialmente aquelas ligadas à pesquisa aplicada, ao desenvolvimento artístico, científico e tecnológico e à docência, com ênfase nas questões de interesse local, regional e nacional -, e destinados aos setores privado e público
A atuação do PROMUS pretende atender, no nível de mestrado profissional, à significativa demanda por espaços de formação e qualificação profissional nesta área, abordando de forma mais direta as necessidades postas pelo mundo do trabalho nos âmbitos locais, regionais e nacionais.
Objetivos específicos:
a) Fomentar a articulação entre os conhecimentos atualizados nas práticas musicais, bem como sua consolidação desses conhecimentos nas diversas práticas profissionais vinculadas à Área e Linhas de Atuação Profissional (Pesquisa);
b) Formar profissionais qualificados para gerar novos conhecimentos, com vistas ao desenvolvimento ou aprimoramento de produtos, processos e sistemas associados ao campo da música, em nível local, regional e nacional;
c) Desenvolver pesquisas que contribuam para a inovação e o avanço das áreas de atuação profissional em música, bem como atendam às necessidades postas pelo seu universo profissional;
d) Desenvolver e aprimorar perfis profissionais qualificados e flexíveis que atendam às necessidades locais, regionais e nacionais do trabalho em música.
Dentre os diversos perfis profissionais demandados pelo mercado profissional em música, destacam-se dois, que serão atendidos pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da EM/UFRJ – PROMUS: o artista/instrumentista/regente/cantor, e o professor de instrumento/regências/canto. Estes são os perfis profissionais mais comumente demandados pela sociedade, e muito frequentemente eles se combinam nas linhas de atuação profissionais de indivíduos artistas/professores.
Muitas das atividades profissionais resultam em produtos claramente distinguíveis dos produtos tradicionalmente resultantes das pesquisas acadêmicas. Estas últimas produzem reflexões críticas acerca da música, estando o seu foco principal não na realização prática de produtos artísticos ou de experiências educacionais ou gerenciais, mas sim na investigação de aspectos advindos destas práticas e produções, sendo os seus resultados apresentados e divulgados em formato de textos e publicações (produção bibliográfica acadêmica tradicional).
Já as atividades profissionais em música resultam em produtos artísticos (composições, apresentações públicas, registros videofonográficos, etc.), materiais didáticos, experiências pedagógicas, entre outros. Tais produtos advindos das práticas profissionais em música somente encontram espaço no modelo acadêmico enquanto objeto de reflexões críticas, sendo o seu fazer, neste modelo, uma atividade que não é necessariamente avaliada enquanto exigência da formação.
Esta distinção entre produtos gerados, métodos de abordagem e objetivos é o motivo pelo qual em regiões altamente desenvolvidas na área da formação musical coexistem diversos cursos com percursos formativos distintos na pós-graduação stricto-sensu.
No entanto, a consolidação dos programas de pós-graduação em música no Brasil adotou inicialmente apenas o formato de cursos acadêmicos, privilegiando a formação de pesquisadores na área, deste modo exigindo dos docentes e discentes participantes destes programas prioritariamente a elaboração de produtos acadêmicos (teses, dissertações, artigos), relegando a produção musical mais direta (composições, apresentações artísticas, registros videofonográficos, materiais didáticos, ações pedagógicas, etc.) ao papel de objeto de estudo.
Com a oficialização pela CAPES do modelo profissional na pós-graduação stricto-sensu, este se mostrou mais adequado aos perfis de artista/instrumentista/regente/cantor, e ao professor de instrumento/regências/canto.
A atuação do PROMUS já atende, no nível de mestrado profissional, à significativa demanda por espaços de formação e qualificação profissional nesta área, abordando de forma mais direta as necessidades postas pelo mundo do trabalho.