Concerto de lançamento do PROMUS
O concerto de lançamento do Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da UFRJ (PROMUS) foi realizado em 18 de dezembro, na Sala da Congregação da Escola de Música. O evento fez parte da sessão de encerramento da segunda edição do Simpósio em Práticas Interpretativas UFRJ-UFBA.
Organizado pelos programas de pós-graduação das duas universidades, o simpósio tem apoio da Fundação Carlos Chagas de Apoio à Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro (Faperj). O evento, criado em 2014, tem por objetivo discutir as práticas interpretativas em música no âmbito da graduação e pós-graduação no país e analisar analisar um conjunto de atividades que, por sua natureza essencialmente artística, apresenta peculiaridades que a distinguem das demais atividades acadêmicas – o que cria uma situação de falta de uniformidade das metodologias de pesquisa, formatos para apresentação, publicação e circulação de informações adotadas na área.
Diversos docentes do Programa participaram, em formações variadas, do evento comemorativo. Daniel Guedes (violino) interpretou a Chaconne de J. S. Bach. O Coral Brasil Ensemble-UFRJ, sob a regêncai de Maria José Chevitarese e tendo Tatiana Nogueira (soprano) como solista, executou Ó salutares, de Francisco Manoel da Silva; com Mariana Gomes, Santa Clara, Clareai, de Ronaldo Miranda com versos de Manoel Bandeira; e, de Marlos Nobre, peças do Cancioneiro de Lampião.
O duo Paulo Sá (bandolim) e Paula da Matta (piano), Al Chiaro de Luna – Meditazione per bandolim e piano, de Carlos Gomes. O duo Aloysio Fagerlande (fagote) e Paula da Matta (piano), a Sonatina para fagote e piano, de Eduardo Biato. O duo Miriam Grosman (piano) e Afonso Oliveira, (flauta), peças de Claude Debussy: Pour invoquer Pan, dieu du vent d’été; Pour un tombeau sans nom; Pour que la nuit soit propice; Pour la danseuse aux crotales; Pour l’ Egyptienne; e Pour remercier la pluie au matin. O duo Paulo Sá (bandolim) e Bartholomeu Wiese (violão), Samambaia, de Cesar Camargo Mariano; Forró Brasil, de Hermeto Pascoal; e Movimento nº 4 da Suíte Retratos, de Radamés Gnattali. O Trio de Sopros da UFRJ, formado por Eduardo Monteiro (flauta), Cristiano Alves (clarineta) e Aloysio Fagerlande (fagote), o Trio no 2, para flauta, clarineta e fagote.