Notícias

PROMUS realiza ciclo de palestras

O Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da UFRJ (PROMUS) realiza este semestre uma série de palestras com destacados profissionais da área. Com intuito de discutir experiências afins, a iniciativa faz parte da disciplina Fundamentos do Conhecimento em Práticas Interpretativas e já recebeu Turíbio Santos (O músico e a academia), Marcelo Brissac (As perspectivas da radiodifusão no panorama musical brasileiro) e Julio Zucca (A carreira de músico no cenário da música independente).

Segundo Aloysio Fagerlande, coordenador do Programa, a ideia é explorar as possibilidades profissionais em música, a partir de diversas experiências. “Trazendo para a sala de aula não apenas projetos, mas sobretudo realizações”, destaca.

– Com certeza, cada um dos projetos que estão sendo desenvolvidos no curso terão aspectos esclarecidos, ou instigados, por estas palestras, acrescenta.

Os encontros acontecem sempre às 17h, no Prédio III da Escola de Música, situado no 21o andar do Edifício Ventura, na Avenida República do Chile, 330.

Para a próxima segunda-feira (09) está marcada a palestra A ansiedade na performance com André Sirico, doutorando na UFRGS. Estão convidados ainda Lucas Robatto (Formatação de trabalhos no Mestrado Profissional em Música), que fala no dia 10 de maio; Mauricio Carrilho (Acari Records, Escola Portátil de Choro, Casa do Choro: relato de experiências), 17 de maio; Márcio Selles (Projetos sociais em música: a experiência da Orquestra da Grota), 31 de maio; João Guilherme Ripper (O músico e a administração), 7 de junho; e Eduardo Monteiro (A gravação e perspectivas para o registro de áudio), dia 21 de junho.

O PROMUS foi aprovado em outubro do ano passado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação governamental de fomento à pós-graduação stricto sensu, e inaugurou sua primeira turma em março deste ano.

O objetivo do programa é formar profissionais qualificados para o exercício das práticas avançadas em música, especialmente aquelas ligadas à pesquisa aplicada, ao desenvolvimento artístico, científico e tecnológico e à docência – informa Fagerlande. O foco são artistas, instrumentistas, regentes e cantores, assim como professores de instrumento, regência e canto. Profissionais cujas atividades resultam em produtos claramente distinguíveis daqueles gerados pelas pesquisas acadêmicas tradicionais.

As palestras estão sendo gravadas e podem ser assistidas no canal do PROMUS no YouTube.

SERVIÇO
Edifício Ventura Corporate Towers. Avenida República do Chile, 330, 21º andar, Torre Leste. CEP 20031-170.