Semana do Cravo repleta de atrações
Roberto de Regina, uma vida dedicada ao cravo, é o homenageado deste ano.
A Escola de Música da UFRJ, o Programa de Pós-graduação em Música da UFRJ (PPGM) e o Programa de Pós-graduação Profissional em Música da UFRJ (PROMUS) realizam em outubro a décima terceira edição da Semana do Cravo – único evento do gênero no Brasil. Criada e coordenada pelo professor Marcelo Fagerlande, a Semana, que este ano acontece nos dias 3, 4 e 5, promove o encontro de cravistas e especialistas brasileiros, ao mesmo tempo que oferece a um público mais amplo a oportunidade de tomar conhecimento do repertório do instrumento.
Homenageado
Com 90 anos, o carioca Roberto de Regina é o homenageado desta edição. Entusiasta do instrumento foi responsável pela construção, nos anos 1960, do primeiro cravo brasileiro e pela gravação dos dois primeiros discos de cravo e música antiga no país. A sua extensa discografia contabiliza 26 álbuns e 5 DVDs.
O músico estudou piano, mas acabou se apaixonando mesmo pelo cravo, pela obra de Bach e pela música coral e antiga. Estudou música antiga com membros da Pró-Música de Nova Iorque, regência coral com Robert Shaw e construção de cravo com Frank Hubbard. Criou vários grupos de música antiga, entre os quais o Coral Bach do Teatro do Estudante, o Coral da Câmara Dante Martinez, o Conjunto Roberto de Regina e a Camerata Antiqua de Curitiba. Recebeu diversas vezes o Prêmio Sharp, na categoria música instrumental.
Recitais, mesas-redondas e oficina
Estão programados recitais, mesas-redondas e uma oficina de manutenção de cravo com o construtor Cesar Ghidini (Americana, São Paulo). Todos os eventos têm entrada franca e estão marcados para a Sala da Congregação da Escola de Música.
As mesas redondas abordarão temas como “Aspectos interpretativos, técnicos e históricos da música de teclado do século XVIII e seus reflexos no século XXI”, com Pedro Persone (UFSM), Luciana Camara (UFPE), Mario Trilha (UEA), Ana Cecilia Tavares (CEP-EMB) e mediação de Clara Albuquerque (UFRJ); e “As pesquisas organológicas e sua relação com as práticas interpretativas”, com Mayra Pereira (UFJF), Helena Jank (UNICAMP), Felix Ferra (grupo Codex Santissima), participação da cravista Rita Cabus e mediação de Eduardo Antonello (UFRJ).
Os recitais, que contarão com comentários estéticos do professor Paulo Peloso (UFRJ), reúnem alunos dos cursos profissionalizante, graduação e pós-graduação da UNICAMP, UFPE, FFCLRP/USP, UFJF, Escola de Musica de Brasília, Escola Municipal de Musica de São Paulo, além da Escola de Musica da UFRJ. A ideia é ilustrar a gama de recursos e sonoridades que o instrumento proporciona.
A Comissão Cientifica da Semana é composta pelos docentes Marcelo Fagerlande (UFRJ), João Vidal (UFRJ), Paulo Peloso (UFRJ), Pauxy Gentil-Nunes e Carlos Alberto Figueiredo (UNIRIO). A organização está a cargo de Marcelo Fagerlande (UFRJ), Clara Albuquerque (UFRJ) e Eduardo Antonello (UFRJ).
SERVIÇO
Sala da Congregação da Escola de Música: Rua do Passeio, 98 – Lapa. (21) 2240-1441.
XIII SEMANA DO CRAVO
Escola de Música da UFRJ – PPGM / PROMUS
Dias 03, 04 e 05 de outubro de 2016
Coordenador: Prof. Marcelo Fagerlande (EM/UFRJ).
Dia 03 de outubro, segunda-feira, Sala da Congregação (EM/UFRJ)
14h
Mesa-redonda de Abertura
Homenagem a Roberto de Regina, em comemoração aos seus 90 anos
Palestrante: Roberto de Regina
Mediador: Prof. Marcelo Fagerlande (Escola de Música da UFRJ)
18h
Recital de alunos dos cursos profissionalizante, de graduação e pós-graduação das seguintes instituições: Escola de Música/UFRJ, Escola de Música de Brasília (CEP-EMB), UNICAMP, UFPE, FFCLRP /USP, UFJF, Escola Municipal de Música, SP.
Dia 04 de outubro, terça-feira, Sala da Congregação (EM/UFRJ)
10h
Oficina de manutenção de cravo com o construtor Cesar Ghidini (Americana, São Paulo)
14h0
Mesa-redonda
Tema: “Aspectos interpretativos, técnicos e históricos da música de teclado do século XVIII e seus reflexos no século XXI”
Prof. Pedro Persone (Universidade Federal de Santa Maria, RS)
Profa. Luciana Camara (UFPE),
Prof. Mario Trilha (Universidade do Estado do Amazonas – UEA)
Profa. Ana Cecilia Tavares (CEP-EMB)
Mediadora: Profa. Clara Albuquerque (Escola de Música da UFRJ)
18h
Recital de alunos dos cursos profissionalizante, de graduação e pós-graduação das seguintes instituições: Escola de Música/UFRJ, Escola de Música de Brasília (CEP-EMB), UNICAMP, UFPE, FFCLRP /USP, UFJF, Escola Municipal de Música, SP.
Dia 05 de outubro, quarta-feira, Sala da Congregação (EM/UFRJ)
14h
Mesa-redonda
Tema: “As pesquisas organológicas e sua relação com as práticas interpretativas”
Profa. Mayra Pereira (UFJF)
Profa. Helena Jank (UNICAMP)
Prof. Felix Ferra (grupo Codex Santissima)
Participação de Rita Cabus, cravista
Mediador: Prof. Eduardo Antonello (Escola de Música da UFRJ)
18h
Recital de alunos dos cursos profissionalizante, de graduação e pós-graduação das seguintes instituições: Escola de Música/UFRJ, Escola de Música de Brasília (CEP-EMB), UNICAMP, UFPE, FFCLRP /USP, UFJF, Escola Municipal de Música, SP.