Simpósio de Práticas interpretativas divulga programação

O Simpósio em Práticas Interpretativas da UFRJ divulgou a programação da terceira edição do evento, que acontece dia 13 de dezembro na Sala da Congregação da Escola de Música da UFRJ. A Entrada é franca

Criado em 2014, em conjunto com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), as duas primeiras edições foram realizadas sob os auspícios do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ (PPGM). Com a implantação, este ano, do Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da UFRJ (PROMUS), os dois Programas passaram a dividir as responsabilidades pela iniciativa.

Práticas recentes

O Simpósio tem como objetivo a produção e divulgação de produtos acadêmicos e artísticos relacionados à inserção da área das práticas interpretativas na universidade – um campo de investigação recente no cenário internacional das pesquisas acadêmicas em música. Isso, aliado ao fato de serem uma atividade essencialmente artística, com peculiaridades que a distingue das demais atividades acadêmicas, gerou uma falta de uniformidade das metodologias de pesquisa, formatos para apresentação, publicação e circulação de informações.

Através do diálogo interinstitucional, o Simpósio visa contribuir para o desenvolvimento de parâmetros norteadores para uma melhor inserção desse campo na pós-graduação brasileira, através da exploração de diversos formatos de apresentação de resultados de investigações – acadêmicas, artísticas e processuais.

“A ênfase na realização destas atividades como ponto de partida para a reflexão, além do aprimoramento artístico, abre espaço para que docentes, discentes e profissionais do meio musical contribuam diretamente no processo de discussão, produção e consumo dos produtos resultantes das reflexões e produtos artísticos gerados sobre esta área em nossa universidade”, destaca a chamada do evento.

Recitais

Abertura do evento, que consta de recitais e recitais-conferências, está marcada para as 9h,

A comissão organizadora do evento é formada pelos professores da UFRJ Aloysio Fagerlande, Dra. Ana Paula da Matta Machado Avvad, Pauxy Gentil-Nunes e Midori Maeshiro. O comitê editoriar, por Ana Paula da Matta Machado Avvad (UFRJ), Aloysio Fagerlande (UFRJ), Lucas Robatto (UFBA), Pauxy Gentil-Nunes (UFRJ) e Midori Maeshiro (UFRJ).

A publicação on-line dos Anais do Simpósio está prevista para agosto de 2017.

Mais informações pelos seguintes e-mails simposiopraticasinterpretativas@musica.ufrj.br, posgraduacao@musica.ufrj.br e promus@musica.ufrj.br.

SERVIÇO
Rua do Passeio, 98 Lapa, Rio de Janeiro – RJ. 20.021-290. (21) 2262-8742. simposiopraticasinterpretativas@musica.ufrj.br, posgraduacao@musica.ufrj.br e promus@musica.ufrj.br.

Dia 13 de dezembro, terça-feira, Sala da Congregação (EM/UFRJ)

Recital: Ricardo Vieira (UFS),violão de 7 cordas e Júlio Rêgo, harmônica.
Marco (Ricardo Vieira), Estrella Solitaria (Júlio Rêgo), Taieiras (Ricardo Vieira), Na Veia (Ricardo Vieira)

Recitais-conferência

10h00 Ricardo Vieira (UFS) – Os princípios da música universal de Hermeto Pascoal como processo composicional de corpo presente num duo de harmônica e 7 cordas

10h30 Miguel Garcia (PROMUS-UFRJ) – Peças e arranjos para violão e acordeom.

11h00 Daniela Mesquita (PROMUS-UFRJ) – Kindertotenlieder, de Gustav Mahler- alguns aspectos de uma abordagem interpretativa.

11:30 Jorge Ignacio Mathias Lima (PROMUS-UFRJ)- A influência da cultura africana na música vocal do Brasil e Estados Unidos da América.

13:00 Philip Doyle (PROMUS-UFRJ) – A trompa na obra de Heitor Villa-Lobos: excertos orquestrais e camerísticos- os Choros.

13:30 Paulo César Botelho de Souza (PROMUS-UFRJ) – Choros originais para violão solo: João Pernambuco, Canhoto, Garoto e Dilermando Reis.

14:00 Felipe Clark Portinho (PROMUS-UFRJ) – Ritmos brasileiros no contrabaixo- o choro de Pixinguinha e Radamés

14:30 Weslley Guedes (PROMUS-UFRJ) -A interação cênica no repertório clarinetístico: performance e análise crítica.

15:00 Jeferson Luiz da Silva Souza (PROMUS-UFRJ) – Iniciação ao estudo da improvisação aplicada ao fagote, sob a orientação de Leandro Braga.

15:30 Thiago Vieira Pereira (PROMUS-UFRJ) – A música de câmara brasileira para trompete e os desafios da otimização da performance.

16h00 Mateus Ceccato (PROMUS-UFRJ) – Sonata Op. 21 para Violoncelo e Piano, de Henrique Oswald: considerações interpretativas para a construção da performance.