Jornada apresenta no CCMJ produção dos alunos do PROMUS
O Programa de Pós-graduação Profissional em Música da UFRJ (PROMUS) realiza dia 04 de julho a primeira edição da sua jornada acadêmica. Palestras, recitais-conferência e recitais mostram o que a pós-graduação mais jovem da Escola e Música está fazendo.
Com entrada franca o evento acontece das 14 às 21h na Sala Multiuso do Centro Cultural do Poder Judiciário (CCMJ) e concentra em três blocos o resultado parcial das pesquisas de mais de 20 alunos do Programa.
Para Aloysio Fagerlande, coordenador do PROMUS, a jornada é importante porque “ao reunir os mestrandos em uma apresentação pública, permite que todos – alunos e interessados em geral – entrem em contato com a pluralidade dos trabalhos em curso”.
Blocos
O Bloco I (14 às 16h) destaca palestras que discutem questões da performance e interatividade. Flávio Paiva, Lipe Portinho, Paula Borghi, Thalyson Rodrigues, Luane Voigan, Flávio Leite e Weslley Guedes são os alunos que apresentarão trabalhos.
O Bloco II (16h30 às 18h30) agrupa recitais-conferências. Cada mestrando desenvolverá comentários sobre a obra executada e o repertório camerístico discutido em seu projeto de pesquisa. Alunos: Philip Doyle, Carlos Henrique, Ana Azevedo, César Bonan, Tiago Teixeira, Diego Grendene, Willian Lizardo e Jorge Mathias.
O Bloco III (19 às 21h) reúne recitais, com poucos comentários e prioriza a execução das peças selecionadas. A diversidade é o ponto forte dessa parte que conta com a a participação de Mateus Ceccato, Nora Fortunato, Guilherme Tomaselli, Trio Capitu, PC Botelho, Jonatas Wema e Jeferson Souza com Leandro Braga Quarteto.
Práticas avançadas
O PROMUS, aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no final de 2015, com início no ano seguinte, oferece mestrado profissional e tem como objetivo qualificar profissionais para o exercício de práticas avançadas em música. O foco são artistas, instrumentistas, regentes e cantores, assim como professores de instrumento, regência e canto.
A Jornada, cuja programação completa pode ser consultada abaixo, é coordenada por Marcelo Jardim, docente do PROMUS e curador da parceria da Escola de Música com o CCMJ.
SERVIÇO
Museu da Justiça-Centro Cultural do Poder Judiciário (CCMJ). Antigo Palácio da Justiça. Rua Dom Manuel, 29, térreo. Centro. Rio de Janeiro – RJ. Telefones (21) 3133-3768 / 3133-3548.
PROGRAMAÇÃO | ||||
Bloco | Compositor / autor | Obra | Participantes | Metrastrando/Projeto de Pesquisa |
Bloco I: 14:00 – 16:00 |
César Guerra-Peixe | Mãe D’água (1969) | Luane Voigan, canto, Frederico Grunewald, Violão Silas Barbosa, piano |
Luane Voigan O Canto Das Sereias |
Antonín Dvo?ák | Píse? Rusalky o M?sí?ku (Song to the Moon), da ópera “Rusalka” (1900, Libreto de Jaroslav Kvapil) | |||
Francisco Mignone | Dona Janaína (1938, poema de Manuel Bandeira) | |||
Mozart Camargo Guarnieri | Dona Janaína (1935, poema de Manuel Bandeira) | |||
Flávio Paiva | Arranjo Online: Técnicas de Aproximação Mecânica | Flávio Paiva | Flávio Paiva Arranjo Online: Estímulo e Desenvolvimento do Aprendizado de arranjos a partir da WEB |
|
Mauricio Carrilho | Nascente O Juca e a Mariposa Jangadeiro Teu Olhar |
Paula Borghi, violão | Paula Borghi A Obra para Violão Solo de Maurício Carrilho |
|
Eli-Eri Moura |
Ária de Carranca, da “Ópera do Mambembe Encantado” | Flávio Leite, tenor Silas Barbosa, piano |
Flávio Leite A ópera contemporânea brasileira e sua importância para o cantor lírico. |
|
Vagner Cunha | Ária de Casemiro, da ópera “A Estanha” | |||
Ronaldo Miranda | Aria do Rapaz, da ópera “O Menino e a Liberdade” | |||
Karlheinz Stockhausen | In Freundshaft | Weslley Guedes, clarineta | Weslley Guedes A interação cênica no repertório clarinetístico: Performance e Relato de Experiência |
|
Alexandre Schubert | Miniatura Mensagem |
Thalyson Rodrigues, piano | Thalyson Rodrigues Diálogos: Nova proposta interpretativa na integral de obras para piano solo de Alexandre Schubert |
|
Zelma Zanibone | Comentários sobre sua pesquisa | Zelma Zanibone | Zelma Zanibone Revisão e Atualização da transcrição fonética do espanhol para brasileiros – Três linhas oficiais distintas: Espanhol Peninsuluar (Europa), Rioplatense (Argentina, Uruguai e Paraguai) e Espanhol Standard ( México, Estados Unidos, Canadá e demais países Hispano Americanos). |
|
Lipe Portinho | Radamés, O Inventor do Futuro (documentário: episódio 3) | Lipe Portinho | Lipe Portinho Ritmos Brasileiros no Contrabaixo |
|
Bloco | Compositor / autor | Obra | Participantes | Metrastrando/Projeto de Pesquisa |
Bloco II: 16:30 – 18:30 |
Anônimo (Negro spirituals) | Go down, Moses Sometimes I feel like a motherless child Were you there? |
Jorge Mathias, canto Silas Barbosa, piano |
Jorge Mathias Negro Spirituals |
Ana Azevedo | Três Obras Selecionadas | Ana Azevedo, piano | Ana Azevedo Ritmos brasileiros para piano a 4 mãos |
|
Heitor Villa-Lobos | Choros n. 2 (transcrição para requinta e clarineta) Comentários sobre a transcrição: Ciranda das setes notas, para fagote e orquestra de cordas (transcrição para clarinete baixo) Fantasia Concertante para clarineta, fagote e piano (transcrição para clarineta, clarinete baixo e piano) I. Allegro non troppo; II. Lento; III Allegro impétuoso | Cesar Bonan, requinta/clar. baixo Tiago Teixeira, clarineta Flávio Augusto, piano |
Cesar Bonan A clarineta e seus congêneres na obra de Villa-Lobos:inserção por meio de transcrições |
|
Francisco Mignone | Valsa – Choro Aquela Modinha que o Villa não escreveu Pattapiada (transcrições de José Batista Júnior) |
Tiago Teixeira, clarineta baixo | Tiago José Teixeira Registro fonográfico integral das transcrições para clarinete baixo das 16 Valsas para Fagote Solo de Francisco Mignone |
|
Bruno Kiefer | Monólogo, para clarinete solo Recitativo, Vivo, Mais lento, Vivo, Mais lento – Vivo Pequena Música, para dois clarinetes Sem pressa |
Diego Grendene, clarineta Cesar Bonan, clarineta |
Diego Grendene O Clarinete na Obra de Bruno Kiefer |
|
Marcelo Rauta | Sonata nº 2, para piano. (1º Movimento) | Willian Lizardo, piano | Willian Lizardo As Sonatas de 1 a 5 de Marcelo Rauta: Edição Prática e Registro Fonográfico |
|
Johann Sebastian Bach | Prelúdio em Dm da suíte BWV 999 Prelúdio da suíte n°1 BWV 1007 |
Henrique Garcia, cavaquinho | Henrique Garcia Cavaquinho Brasileiro do popular ao erudito |
|
Henrique Garcia | Prelúdio 1 | |||
Garoto | Lamentos do morro | |||
Heitor Villa-Lobos | Excertos orquestrais para trompa: os Choros | Philip Doyle, trompa | Villa-Lobos: Excertos orquestrais para trompa | |
Gustav Mahler | Kindertotenlieder: Canção 4: Oft denk’ ich, sie sind nur ausgegangen! Canção 5: In diesem Wetter! | Daniela Mesquita, canto Silas Barbosa, piano |
Daniela Mesquita Kindertotenlieder de Gustav Mahler, as duas canções que encerram o ciclo |
|
Bloco | Compositor / autor | Obra | Participantes | Metrastrando/Projeto de Pesquisa |
Bloco III: 19:00 – 21:00 |
Henrique Oswald | Sonata-Fantasia, Op. 44 | Mateus Ceccato, violoncelo Katia Balloussier, piano |
Mateus Ceccato O Repertório para Violoncelo e Piano de Henrique Oswald: aspectos interpretativos para a construção da performance |
Henrique Alves de Mesquita | Ali-Babá | Paulo César Botelho, violão | Paulo Cesar Botelho O Maxixe e o Violão |
|
Chiquinha Gonzaga | Sonhando | |||
Autor desconhecido | João Lopes | |||
Roque V. Vieira | Jocotó | |||
Liduino Pitombeira | Seresta nº 1 (I – Lamento; II – Choro) | Eleonora Fortunato, Violoncelo Maria di Cavalcanti, piano |
Eleonora Fortunato Violoncelo sem Fronteiras |
|
Adrian Barbet | Guarda Vieja | |||
Cerca Tuyo | ||||
Frederch Chopin | Obras para piano solo | Guilherme Tomaselli | ||
Liduino Pitombeira | Impressões Sobrais para Flauta e Saxofone Alto, Opus 131 (I – Caminho Solitário; II – Diálogos) Urban Birds para Saxofone, Cello e Piano Opus 45 (I – Trafic Circles; II – Solitary Wings; III – Birds at Carnival) |
Jonatas Weima, saxofone Vladislaw Kreinski. flauta Maria Di Cavalcanti, piano Eleonora Fortunato, cello |
Jonatas Weima A Música de Câmara com Saxofone de Liduino Pitombeira: Abordagens Técnico-Interpretativas para Performance |
|
Liduíno Pitombeira | Don Casmurro, para flauta, oboé e fagote I – A Denúncia II – Capitu III – Um Seminarista |
TRIO CAPITU Sofia Ceccato, flauta Janaína Passaroto, oboé Débora Nascimento, fagote |
Débora Nascimento Processos de Criação e Pesquisa no Repertório Brasileiro para Flauta, Oboé e Fagote: estudo de caso das obras Três Invenções, de José Siqueira e Dom Casmurro, de Liduino Pitombeira. |
|
Leandro Braga | Suíte dos Orixás (movimentos escolhidos) |
Quarteto Leandro Braga Leandro Braga, piano Marcus Thadeu, percussão Magno Júlio, percussão Jeferson Souza, fagote |
Jeferson Souza O Fagote na Música Popular Brasileira, um estudo de caso: Quarteto Leandro Braga |