
Mestranda selecionada para intercâmbio com Universidade de Lund, na Suécia
A mestranda Daniela Mesquita, do Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da UFRJ (PROMUS), é uma das duas alunas selecionadas para intercâmbio com a Academia de Música de Malmo (Musikhögskolan i Malmö). A instituição, vinculada à Universidade de Lund, na Suécia, uma das mais prestigiadas da Europa, receberá os estudantes da Escola de Música (EM) por um semestre letivo, de setembro até dezembro.
A pesquisa de Daniela trata dos Kindertotenlieder (Canções sobre a Morte das Crianças), de Gustav Mahler. Ciclo de cinco canções sobre textos de Friedrich Rückert, escolhidos da coletânea de poemas de título homônimo, concebidos como uma elaboração do luto vivido pelo escritor em consequência da perda de dois de seus filhos. Mahler, que também havia perdido vários de seus irmãos na juventude, trata da superação da morte, musicando apenas os poemas que abordam o tema da luz.
Além de Daniela, Caroline Silva de Santa Rosa, aluna do bacharelado em violino, também foi selecionada.
Fruto de um convênio firmado entre a da Escola de Música (EM) e a universidade, o convênio conta com o apoio do programa sueco Linnaeus-Palme, que promove troca de saberes entre diversos países e cobrirá as passagens aéreas de ida e volta e oferecerá bolsas de custeio aos selecionados. Como contraparte, a EM receberá em outubro dois alunos daquela instituição.
Paulo Sá e Bartholomeu Wiese, ambos docentes do PROMUS, embarcam também para Malmo. Como professores visitantes ministrarão aulas na Academia de Música. Paulo Sá sobre os gêneros musicais brasileiros, abordando ritmos característicos, instrumentação e formas. Já Bartholomeu Wiese tratará da linguagem do violão brasileiro, destacando obras de Heitor Villa-Lobos, Radamés Gnattali, Francisco Mignone, Guerra-Peixe e Ricardo Tacuchian.
A Universidade de Lund, fundada em 1668, está, de acordo com diversos rankings, entre as cem melhores do mundo. Possui sete faculdades, distribuídas em Lund, Malmö e Helsingborg, e conta com cerca de 34 mil alunos estudando em 50 cursos e 800 disciplinas.