Concertos UFRJ (26/02/2018)
PROGRAMA 26/02/2018
O FAGOTE NA MPB. O programa de hoje é sobre o emprego do fagote na Música Popular Brasileira. O fagote é um instrumento naturalmente usado em música de concerto, e, raramente, na música popular. Apresentaremos alguns trabalhos pioneiros, além de uma entrevista com Jeferson Souza, fagotista e recém mestre em música pelo PROMUS .
– Preciso me encontrar, de Cartola, em LP lançado pelo selo Marcus Pereira em 1976. Fagotista : Airton Barbosa
– Diabinho maluco (Jacob Bittencourt), com Choro de Câmara, integrado por Joel Nascimento, bandolinista, Aloysio Fagerlande, fagote, Luis Otavio Braga, violão de 7 cordas e arranjador do grupo, e Rodolfo Cardoso, pandeiro, em gravação de 2004.
Outra participação importante do fagote na MPB foi na regravação dos Afro Sambas, de Baden Powell e Vinicius de Moraes, em 1990, com arranjos de Cesar Guerra Peixe, com Baden Powell e Quarteto em Cy.
– Labareda (Baden Powell e Vinicius de Moraes)
Fagotista: Aloysio Fagerlande
Outro fagotista que se dedicou à música popular foi Juliano Barbosa, filho de Airton Barbosa, que gravou o CD Fagote Brasil – Encontro na Varanda, acompanhado por um violão. Nele estão presentes obras de Paulinho da Viola, Guinga, Pixinguinha.
– Igreja da Penha ( Guinga)
Fagotista: Juliano Barbosa
Em paralelo com sua carreira na música de concerto, como 1º fagote da OSESP, Alexandre Silvério está envolvido com MPB e, principalmente, Jazz.
– Meu fagote chorou (Alexandre Silvério)
Fagotista: Alexandre Silvério
A 2ª parte do programa é uma entrevista com Jeferson Souza, fagotista e mestre em música pelo PROMUS, que defendeu a dissertação “O FAGOTE NA MPB, UM ESTUDO DE CASO – O QUARTETO LEANDRO BRAGA”
– Suite dos Orixás- Omulú e Nanã (Leandro Braga)
– Trenzinho do Caipira (H.Villa-Lobos, arr. Leandro Braga)
Fagotista: Jeferson Souza
Edição e sonoplastia: Roberto Barrucho