Notícias

Pesquisador do PROMUS participa de seminário que discute grandes áreas do conhecimento

Em tela a divisão das grandes áreas do conhecimento e a importância das atividades de performance profissional na universidade.

O professor Aloysio Fagerlande, coordenador do PROMUS, será um dos palestrantes convidados do seminário (Re) discussão sobre as Grandes Áreas do Conhecimento, promovido pelo Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA). O evento acontece dia 29 de junho, na Cidade Universitária da USP, com transmissão ao vivo pelo site da IEA.

Marcado para ás 14h, é continuação de um primeiro encontro realizado em abril. A discussão que questionou a divisão cristalizada do conhecimento em Ciências Exatas, Biológicas e Humanas será aprofundada dessa vez com o debate dos atributos profissionais, ou seja, do diálogo de ensino e pesquisa com as práticas profissionais. O objetivo é dar destaque à importância da pós-graduação profissional, bem como dos saberes práticos.

“Discutiremos a valorização, nas mais diversas áreas do conhecimento – medicina, odontologia, música, teatro, educação física etc. –, das qualidades profissionais, da performance e das capacidades psicomotoras”, explica o músico Rubens Russomano Ricciardi, fundador do curso de música no campus Ribeirão Preto da USP e coordenador do encontro. As capacidades psicomotoras são práticas corporais além das intelectuais ou, em latim, mente manuque.

Além de Ricciardi e Fagerlande, participam o médico Euclydes Fontegno Marques, do Hospital das Clínicas da FMUSP, o engenheiro Luiz Bevilacqua, professor visitante do IEA e professor emérito da UFRJ, o educador físico Marcelo Papoti, professor da Escola de Educação Física e Esporte da USP de Ribeirão Preto (EEFERP), e o médico Wilson Roberto Navega Lodi, da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto.

Mais informações na página do evento.