
IV Jornada divulga produção do PROMUS
Com objetivo de divulgar as pesquisas em curso, o Programa de Pós-graduação Profissional em Música da UFRJ (PROMUS) realiza dia 27 de novembro a quarta edição de sua jornada acadêmica. Palestras, recitais-conferência e recitais mostram um pouco o que os mestrandos do Programa estão fazendo.
Com entrada franca o evento acontece na Sala Multiuso do Centro Cultural do Poder Judiciário (CCMJ). A coordenação é de Marcelo Jardim, docente do PROMUS, e a iniciativa faz parte da disciplina Metodologias de Pesquisa Aplicada em Música.
Blocos
A Jornada está organizada em dois blocos. O Bloco I, das 10h às 12h, para mestrandos que irão fazer somente apresentações de trabalhos. O Bloco II, das 14h às 16h, destaca os que irão realizar recitais-conferências ou recitais.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail promus@musica.ufrj.br
SERVIÇO
Museu da Justiça-Centro Cultural do Poder Judiciário (CCMJ). Antigo Palácio da Justiça. Rua Dom Manuel, 29, térreo. Centro. Rio de Janeiro – RJ. Entrada Franca. (21) 3133-3768 e (21) 3133-3548. promus@musica.ufrj.br
Programação
Bloco | Tipo de apresentação | Nome artístico | Repertório | Título | Participantes |
Bloco I (10:00) | Apresentação de Trabalho | Celio Rentroya | Canções esquecidas de Chiquinha Gonzaga – Tempero brasileiro na música popular e no teatro musical | Celio Rentroya – Voz | |
Bloco I (10:13) | Apresentação de Trabalho | Roberto Barata | O PIANO BOSSA NOVA: UMA ABORDAGEM PARA A EXECUÇÃO DE REPERTÓRIO POPULAR COM PRODUÇÃO DE UM CD E LIVRETO | Somente apresentação de trabalho | |
Bloco I (10:27) | Apresentação de Trabalho | Tiago Viana | Método de Relaxamento e Concentração para Trompete | Tiago Viana | |
Bloco I (10:41) | Apresentação de Trabalho | Vitor Casagrande | Caderno brasileiro para bandolim: o estudo da palhetada | Não haverá | |
Bloco I (10:55) | Apresentação de Trabalho | Rômulo Barbosa | Maria Do Cavalcanti- Jocosa | Novas obras brasileiras para Quinteto de Sopros: Construção da Perfomance | Não haverá |
Bloco I (11:09) | Apresentação de Trabalho | Daniel Soares | Sonata, Além e Trio | A trompa na música de câmara de Alexandre Schubert -Ensaio geral para a série Talentos | Daniel Soares |
Bloco I (11:23) | Recital-Conferência | Tiago Santos | Nosso tempo (Tiago Santos) Descobrindo o chão (Tiago Santos) | O bandolim polifônico de 10 cordas | Tiago Santos- bandolim 10 cordas |
Bloco II (14:00) | Recital | David Alves | Raysa Fregona – ANTONICULUS ET MAGISTRI PAVONEM Marcia Organo – JOIE ENFANTINE. André Calçada – BANGU Levy Nunes – MEU CANARINHO | CADERNO COM COMPOSIÇÕES PARA QUINTETO DE METAIS: PROCESSO COLABORATIVO COMPOSITOR-INTERPRETE | David Alves – Trompete; Leandro Soares – Trompete; Tiago Carneiro – Trompa; Everson Moraes – Trombone e Albert Khattar – Tuba |
Bloco II (14:12) | Recital-Conferência | Maíra Lautert | Ária “Senhor, eu parto esta madrugada” (ópera Domitila de J.G. Ripper) | Ópera de Câmara Domitila: Construção da Interpretação Musical da Personagem | Maíra Lautert (soprano), Priscila Bomfim (piano), Thiago Tavares (clarineta) e Mateus Ceccato (violoncelo). |
Bloco II (14:25) | Recital | Eduardo Monteiro | Koellreutter – Improviso para flauta solo | Música Brasileira para flauta solo | Eduardo Monteiro – flauta |
Bloco II (14:38) | Recital-Conferência | Regina Barros | “La Majestueuse” (François Couperin), “The march of the footmen” (William Byrd), “Les Sauvages” (Jean Philippe Rameau) | Imaginários Barrocos na pedagogia do piano | Regina Barros (piano), Pedro Flores (piano) e Matheus Lima (piano) |
Bloco II (14:51) | Recital-Conferência | Felipe Prazeres | Recitativo “ E Susana mon vien” da Opera “ As Bodas de Figaro” de Mozart. | A regência em Recitativos | Felipe Prazeres ( regência), Maira Lautert (soprano), Thiago Teixeira ( violino), Maressa Carneiro ( violino), Marco Catto (viola), Mateus Cecatto (cello) |
Bloco II (15:04) | Recital-Conferência | Patrick Oliveira | Giacomo Meyerbeer -Nonnes qui reposez, Charles Gounod – Le veau d’or | Aspectos Técnico interpretativos do Mefsitofele de Arrigo Boito | Silas Barbosa, pianista |
Bloco II (15:17) | Recital-Conferência | Daniel Migliavacca | Estudos 1, 6, 9 e 10 | Dez estudos para bandolim | Daniel Migliavacca – bandolim |
Bloco II (15:30) | Recital-Conferência | Vinicius frate | Edmundo Villani-Côrtes – Ponteio Claudio Santoro – Fantasia Sulamerica | Villani-Côrtes e Santoro: Solos para contrabaixo | Vinicius frate |
Bloco II (15:43) | Recital | Jean Charnaux | Obras de Jean Charnaux e Marcus Tardelli Maracatu, Último dia, Adággio | Estudo sobre as técnicas extendidas de Marcus Tardelli | Jean Charnaux- Violão |
Bloco II (15:56) | Recital-Conferência | Marcelo Bomfim | J. J. Quantz (1697-1773): Peças para principiantes n.os 1, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 15 | Aprendendo a tocar flauta transversa com J. J. Quantz (1697-1773) | Marcelo Bomfim, flauta; Nathan Ventura, flauta |
Bloco II (16:09) | Recital | Ramon Feitosa | Henrique Oswald – Romanza & Canto Elegiaco | Obras de Henrique Oswald | Ramon Feitosa – Violino; Cristiano Vogas – Piano |
Bloco II (16:22) | Recital | Jenny Cristina Burbano Torres | Tres miniaturas para fagot y piano. Compositor: Alexander Paredes. Fandango # 1 para fagot solo. Compositor: Herman Fernando Carvajal. | Música colombiana de concierto para fagot | Jenny Cristina Burbano Torres – Fagot Flávio Augusto – Piano |