Jornadas PROMUS

PROMUS realiza VI Jornada de divulgação da produção acadêmica

O Programa realiza dias 26 e 27 de novembro mais uma edição de sua tradicional Jornada acadêmica.

O Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da UFRJ (PROMUS) realiza dias 26 e 27 de novembro mais uma edição de sua tradicional Jornada acadêmica. Em sua sexta edição, o objetivo de divulgar as pesquisas em curso dos mestrandos do Programa.

Sempre das 15h às 19h, o evento acontece, respectivamente, na Sala da Congregação da Escola de Música e na Sala Multiuso do Centro Cultural do Poder Judiciário (CCMJ). A entrada é franca.

Palestras, recitais-conferência e recitais mostram um pouco daquilo que os mestrandos do PROMUS, coordenado por Aloysio Fagerlande, estão realizando. Marcelo Jardim, docente do Programa, coordena a Jornada.

A Jornada PROMUS tem por principal objetivo a divulgação dos produtos acadêmicos e artísticos relacionados à área das práticas interpretativas.

São três os formatos de apresentação dos alunos: apresentação de trabalho, no qual o aluno faz uma exposição da etapa em que está da realização de seu produto artístico, o recital-conferência, no qual o aluno comenta e acerca de cada obra executada, e direciona o ouvinte para o repertório camerístico vinculado a cada projeto de pesquisa, e o recital, no qual parte do trabalho de pesquisa do aluno é apresentado na formação instrumental ou vocal aplicada ao produto final, com a diversidade de estilos como o ponto forte.

Cada aluno tem em média de 20 a 30 minutos para sua apresentação.

SERVIÇO
Sala da Congregação da Escola de Música Rua do Passeio, 98. Lapa – Rio de Janeiro – RJ CEP: 20.021-290 Sala Multiuso do Centro Cultural do Poder Judiciário (CCMJ) Rua Dom Manuel, 29 – Centro – Rio de Janeiro. CEP: 20010-090. 21 2262-8742. promus@musica.ufrj.br. Entrada Franca. Dias 26 e 27 de novembro, às 12h45.

PROGRAMAÇÂO

Dia 26 de novembro de 2019, 15:00 às 19:00
Sala da Congregação | Escola de Música da UFRJ
Rua do Passeio, 98, Centro – Rio de Janeiro/RJ

15:00 – “Estudo de Caso na Obra Villalobiana nº 8, para fagote, orquestra de cordas e percussão, de Marcelo Rauta: Processo Colaborativo Intérprete-Compositor”
Por Ariana Mendonça

Villalobiana nº 8, para fagote e piano (redução), movimentos 2 e 3
Ariana Mendonça, fagote
Flávio Augusto, piano

15:20 – “O Fagote e Ritmos Paraenses: Proposta de uma Colaboração Intérprete-Compositor”
Por Salomão Carneiro
Repertório:
Suíte Parajoara, movimentos 2 (Pau d’água) e 4 (Viajando pelo Pará, Carimbó) de Hezir Pereira
Salomão Carneiro, fagote
Flavio Augusto, piano (convidado)

15:40 – “Repertório Camerístico Brasileiro Comissionado para Viola com uso de Pedaleira: Processos Criativos e Construção de Performance”
Por Clara Santos
Repertório:
Trio, para viola, clarineta e piano (Vicente Alexim)
Seresta nº 10, para viola solo (Liduíno Pitombeira)
Movimentos 1 (Delicado) e 2 (Caprichoso)
Clara Santos, viola
Cristiano Alves, clarineta (convidado)
Flavio Augusto, piano (convidado)

16:00- “Estreias e Registros Sonoros de Cinco Obras para Flauta Piccolo – Preparação”
Por Thaís Alves Bacellar

16:20 – “Paulistânea: Uma região Violeira”
Por Daniel Miranda
Repertório:
Catira Avivada (Daniel Miranda)
Querumana Ponteada (Daniel Miranda)
Daniel Miranda, viola de arame

16:40 – INTERVALO

17:00 – “O Concerto para Flauta e Orquestra de Edmundo Villani-Côrtes: comparações pontuais entre as versões para flauta e piano, flauta e banda sinfônica e flauta e orquestra”
Por Luiz Marcelo Ferreira

17:20 – “Compêndio de Técnicas, Sonoridades e Idiomatismo para Cavaquinho Brasileiro – Caminhos: Relato de Experiências a partir da Realização da Pesquisa”
Por Pedro Cantalice

17:40 – “A Versatilidade E Multiplicidade Estilística da Música Atual Para Trombone Parte II: Cinco Obras de Compositores do Sul do Brasil”
Por José Milton
Adolfo Almeida Jr. Gaudério
Extratos da obra para Trombone e piano de Diego Silveira.
José Milton, trombone
Paulo Bergmann, Piano (convidado)

18:00 – “Uma voz que dança, um corpo que canta: Pesquisa do Repertório, Construção da Performance e o triplo papel da intérprete como cantora, instrumentista e bailarina”
Por Natália Trigo