VII Jornada PROMUS apresenta em formato virtual produção do Programa
Evento acontece de forma virtual e integra o Festival do Conhecimento da UFRJ, realizado de 14 a 24 de julho.
A VII Jornada do Programa de Pós-graduação Profissional em Música da UFRJ (PROMUS), que tem como objetivo divulgar a produção, acontece este ano em um novo formato, totalmente virtual, com os mestrandos do Programa apresentando em vídeos as pesquisas em curso. Uma maneira de atender aos protocolos estabelecidos pelos órgãos superiores da universidade, que desaconselham atividades acadêmicas presencias, como forma de minimizar as possibilidades de contágio pelo novo coronavírus.
Aloysio Fagerlande, coordenador do PROMUS, informa que o material ficará on-line como registro e reflexo dessa situação emergencial.
A produção dos vídeos levou cerca de um mês e, segundo Fagerlande, contou com a adesão entusiástica dos mestrandos. “Mesmo com as aulas suspensas, os encontros e orientações não pararam, e durante um mês discutimos coletivamente como adequar as apresentações ao novo formato não presencial”, afirma.
“Foi uma experiência desafiadora para todos, alunos e docentes”. E acrescenta que “a partir da pandemia e do isolamento social, o mundo do trabalho em Música está passando por grandes transformações, e procuramos discutir essas questões no curso, que deve refletir sobre o dia-a-dia profissional da área e, se possível, apresentar novos caminhos”.
A Jornada participa também do Festival do Conhecimento, evento realizado pela reitoria da UFRJ que, de 14 a 24, promove um encontro virtual entre ensino, pesquisa e extensão, unindo comunidade universitária, personalidades públicas, pesquisadores, artistas e lideranças da sociedade civil. Entre as atividades, palestras ao vivo, oficinas, minicursos, apresentações culturais e outras atividades.
A coordenação da Jornada é do professor Marcelo Jardim.