Jornadas PROMUS

X Jornada mostra produção acadêmica do PROMUS

X JORNADA PROMUS – 2022

Nos dias 12 e 13 de dezembro de 2022, o Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da UFRJ realiza a décima edição de sua Jornada Promus. A jornada tem o objetivo de divulgar as pesquisas em andamento de seus mestrandos, bem como promover a interação entre os alunos das linhas de pesquisa em Processos de Desenvolvimento Artístico (PDA) e em Pedagogia Instrumental/Vocal/Regências (PIVR). Os alunos da turma de 2021 participam da Jornada de modo remoto, por meio de apresentações em vídeos que ficarão disponíveis no site do Promus. Os alunos da turma de 2022 irão apresentar seus projetos em sessões presenciais, programadas para o dia 12/12, no Edifício Ventura Corporate Towers – Escola de Música da UFRJ.

Além da Jornada, o Promus realiza o Seminário de Autoavaliação, importante encontro em que docentes, discentes e um avaliador externo discutem as realizações do Promus e estabelecem metas e objetivos para a melhoria do programa. Neste ano, o Promus tem a honra de contar com o Profº Drº Lucas Robatto, da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, como avaliador.

RESUMOS E CURRÍCULOS

TURMA 2021

ABEL LUIZ OLIVEIRA DA SILVA MACHADO

Criado nas Rodas de Choro, levado por seu avô, Abel Luiz atua no cenário musical como compositor, arranjador, diretor musical e multi-instrumentista. No campo do carnaval e da saúde mental, atua como coordenador musical do Bloco Carnavalesco Loucura Suburbana. Dedica-se a diferentes expressões da música popular, instrumental e regional do Brasil, de forma que música, cultura, saúde, educação e construção de conhecimento sejam pensadas e realizadas de forma integrada e transversal.

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CORDAL CARIOCA: da experiência multi-instrumentista ao desenvolvimento e registro de composições para cavaquinho, cavaquinho afinado em bandolim, bandolim, violão tenor dinâmico, viola caipira e viola caipira dinâmica

Orientador

Henrique Cazes

Resumo

O vídeo começa com uma breve apresentação do projeto. Segue com descrição de aspectos relacionando a composição como recurso para reflexão e análise de práticas e aspectos que insidem sobre formação e performance multi-instrumentista, junto às minhas experiências e desdobramentos da pesquisa. Posteriormente, apresento o estágio onde a pesquisa e o produto artístico se encontram atualmente, apresentando o sumário e a partitura de uma das peças que integram o projeto. Por fim, há uma mostra de 5 trechos, em áudio, das obras que integram o repertório de composições, encerrando com um clipe (na íntegra), totalizando o demonstrativo das 6 faixas e instrumentos presentes no projeto Cordal Carioca.

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ANA PAULA NOGUEIRA DA SILVA

Especialista em Cultura Popular Arte e Educação do Campo, Residência Agrária pela UFCA. Graduada em licenciatura em música pela Universidade Federal do Cariri – UFCA. Graduada em bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri- URCA. Mestranda do Programa de Pós-graduação Profissional em Música- PROMUS pela Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE. Cantora e artista, participou do programa Ídolos e The Voice Brasil.

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Forró na Escola: caderno de práticas musicais para a Educação Básica

Orientadora

Sheila Zagury

Resumo

O vídeo apresenta o andamento da pesquisa Forró na Escola: caderno de práticas musicais para a Educação Básica, sob a orientação da Professora Drª Sheila Zagury.  Inicia com a apresentação do currículo da Mestranda no Programa de Pós-graduação Profissional em Música, da UFRJ, turma 2021. Em seguida é feita uma contextualização do tema forró, apresentando sua definição e origem etimológica, bem como apresenta uma breve biografia de artistas que contribuíram para a difusão do gênero no país. Apresenta ainda o objetivo geral do projeto para, na sequência, apresentar a estrutura de organização do caderno partindo do glossário de gêneros musicais comuns ao universo do forró, os planos de aulas e por último o projeto integrador “Aqui Tem Forró”. Finaliza sua apresentação com os agradecimentos.

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ANAT COHEN

Born in Tel-Aviv, Israel, multiple Grammy nominated clarinetist-composer- educator Anat Cohen has released 16 albums as a leader on her own label Anzic Records. The Jazz Journalists Association voted Anat Clarinetist of the Year sixteen years in a row. Anat tours worldwide leading her various projects and teaches in some of the most prestigious institutes such as The New School in NY, MIT in Cambridge, The Jerusalem Academy for Music and Dance and Stanford Jazz Workshop.

Nascida em Tel-Aviv, Israel, indicada diversas vezes ao Grammy, a clarinetista-compositora-educadora Anat Cohen lançou 16 álbuns como líder de seu próprio selo, Anzic Records. A Jazz Journalists Association elegeu Anat a “Clarinetista do Ano” por dezesseis anos consecutivos. Anat viaja pelo mundo liderando seus vários projetos e leciona em alguns dos mais prestigiados institutos, como The New School em NY, MIT em Cambridge, The Jerusalem Academy for Music and Dance e Stanford Jazz Workshop.

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10 études for clarinet & metronome

Orientador

Cristiano Alves

Resumo

In this video I talk about my project of composing 10 Études For Clarinet & Metronome, recording them both as audio and video and having the scores and the recordings available online. I start with a short introduction of myself, followed by a description of the project and its objectives and status, a demonstration of preparatory exercises I created and a performance of two études I composed. By playing études that contain a dialogue with the metronome, the player can strengthen their awareness of time in addition to polishing their instrumental skills and score interpretation, in a fun and challenging way.

Neste vídeo falo sobre meu projeto de compor 10 Estudos para Clarinete e Metrônomo, gravando-os em áudio e vídeo e disponibilizando as partituras e as gravações online. Começo com uma breve apresentação minha, seguida de uma descrição do projeto e seus objetivos e status, uma demonstração dos exercícios preparatórios que criei e uma performance de dois estudos que compus. Ao tocar estudos que contêm um diálogo com o metrônomo, os instrumentistas podem consolidar sua noção de tempo, além de aprimorar suas habilidades instrumentais e a interpretação de partituras, de forma divertida e desafiadora.

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ANDRÉ LUÍS CORDOVA BRASIL

Bacharel em Música Popular pela UFRGS (2017), graduando em Licenciatura em Música Popular UFRGS e mestrando em Música na UFRJ. Como guitarrista já trabalhou ao lado de artistas como: Frank Solari, Marcelo Barbosa (Angra), Kiko Freitas, Zé Montenegro, entre outros. Como produtor musical, atua desde 2004 junto a um grande número de artistas no estado. Atualmente, como compositor, mantém o grupo “Projeto Nó”, tendo lançado o seu primeiro álbum, intitulado “Saudação”, em março de 2021.

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A guitarra elétrica e a Nação Ijexá do Rio Grande do Sul: uma proposta de adaptação da percussão no contexto afro-religioso para a música instrumental

Orientador

Marcus Ferrer

Resumo

Este vídeo mostra o andamento da pesquisa, “A guitarra elétrica e a Nação Ijexá do Rio Grande do Sul: uma proposta de adaptação da percussão no contexto afro-religioso para a música instrumental”, durante o primeiro e segundo semestres do Programa de Pós Graduação em Música, turma 2021. No decorrer do vídeo procuro mostrar aspectos utilizados para os estudos e adaptações dos rítmos para a guitarra, bem como os quatro modelos de adaptação desenvolvidos até o momento.

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BRUNO DE CARVALHO REIS

Bruno Reis é um dos idealizadores do movimento Rio de Violas, que visa propagar a cultura relacionada às violas brasileiras na cidade do Rio de Janeiro, produzindo cinco Encontros de Violeiros (2018, 2019, 2021, 2022 e 2023). Entre os anos de 2020 e 2022 foi contemplado em diversos editais promovidos pela SECEC-RJ, lançando os álbuns “Nas Cordas da Viola” e os vídeos “Viola com Café”, “Viola Carioca” e “Suíte Popular Carioca”, todos com composições autorais.

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Composições para viola de dez cordas com diversas formações instrumentais

Orientador

Marcus Ferrer

Resumo

Neste vídeo apresento o status atual de meu projeto, que tem como objetivo apresentar composições para viola e contrabaixo, e viola contrabaixo e piano. Apresento trechos dos vídeos “Viola com Café”, para viola e contrabaixo e “Suíte Popular Carioca” para viola, contrabaixo e piano, além de uma pequena amostra do levantamento fonográfico e bibliográfico sobre viola e formações instrumentais.

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GIANCARLO SANTOS DE MEDEIROS

Saxofonista diplomado pelo Conservatório de Tatuí, Licenciado em Pedagogia e Pós-Graduado em Educação Musical. Professor de saxofone do Conservatório de Tatuí e da Escola Municipal de Música de Alumínio-SP. Lecionou em diversos workshops, master classes e oficinas. Integrante da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí e do Quarteto SaxBrasil, que participou de Encontros e Festivais no Brasil, Uruguai, Argentina, México e Colômbia e que em 2019 gravou seu primeiro CD em comemoração aos seus 10 anos de existência.

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Música brasileira para saxofone barítono e piano: construção, fomento e difusão de um repertório

Orientador

Pedro Bittencourt

Resumo

Apesar de todas as características que a família dos saxofones possui e que desperta o fascínio dos compositores sobre o instrumento, constatou-se que o repertório nacional para a formação de saxofone barítono e piano era relativamente escasso. Dessa forma, o objetivo deste estudo é abranger uma parceria entre intérprete e compositores, desenvolvendo, difundindo e construindo um repertório com obras brasileiras para a referida formação (cujo produto final será o registro audiovisual e um recital), contribuindo assim para o desenvolvimento de um repertório nacional que propicie evidenciar as possibilidades técnicas do instrumento e também suas perspectivas no contexto musical clássico. Neste vídeo descreverei o que foi desenvolvido neste semestre.

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IGOR FERREIRA CARVALHO

Bacharel em música pela UFRJ, iniciou seus estudos de música em Volta Redonda. Foi vencedor dos concursos para jovens solistas da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem e Orquestra Sinfônica da UFRJ. Venceu o prêmio Eleazar de Carvalho em 2009, que lhe ofereceu uma bolsa de estudos para se aperfeiçoar na Longy School of Music (EUA). Atualmente, integra os naipes de clarineta da Orquestra Petrobras Sinfônica e Orquestra Sinfônica da UFRJ e frequentemente atua no cenário camerístico carioca.

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Comissionamento e registro fonográfico de concertos duplos para clarinetas e congêneres

Orientador

Cristiano Alves

Resumo

O presente projeto consiste no comissionamento, a três compositores brasileiros, de concertos duplos para clarinetas e congêneres. O produto final a ser apresentado compreende o registro fonográfico das obras em questão. Produtos complementares ao supracitado serão a realização de recital de estreia e um material de suporte artístico e didático, qual seja um play along das obras comissionadas. O vídeo a seguir apresenta a pesquisa sobre um aspecto geral através de um breve contexto histórico da forma concerto, repertório para clarineta, obras concertantes para múltiplas clarinetas, comissionamento, compositores, formação das obras, andamento das composições e cronograma com prazos para as próximas etapas.

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LUIZ SEBASTIÃO JUTTEL

Mestrando da UFRJ/PROMUS, graduado em música pela UDESC. É violonista de 7 cordas e produtor. É compositor dos CDs premiados: Choro a Quatro (2012) e Bombardino no Choro (2014), além de composições para o CD Instrumental de Casa (2013), da Orq. de Cordas da UDESC. Apresentou-se com artistas como Cristovão Bastos, Martnália, Arthur Moreira Lima, Elza Soares. Publicou o livro O choro como material didático para o ensino musical: composições originais com base em gêneros formadores (2018).

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Mapeando as baixarias de Dino 7 Cordas: caderno de estudos de baixarias

Orientador

Bartolomeu Wiese Filho

Marcello Gonçalves (coorientador)

Resumo

O presente vídeo tem como objetivo apresentar o projeto “Mapeando as baixarias de Dino 7 Cordas: um caderno de estudos”, que se encontra em andamento no Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PROMUS). Inicialmente, faço minha apresentação e descrevo o violão de 7 cordas – instrumento característico e fundamental para a nossa pesquisa. A partir desse momento desenvolvo os objetivos do meu projeto, expondo a metodologia, a pesquisa e alguns aspectos sobre o todo o processo da pesquisa que farão parte do caderno de estudos, nosso produto final.

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MATEUS HELIO DE ARAUJO

Formado em Composição pelo Conservatório Brasileiro de Música, Mateus Araujo foi residente na Cité des Arts em Paris entre 2018 e 2020, como vencedor do Prêmio de Artes Icatu. Foi violinista da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de SP (1990-2002), e regente da Jazz Sinfônica. Depois de sua participação no concurso mundial de regência Maazel, foi regente das orquestras sinfônicas de Ribeirão Preto, do Theatro da Paz, OSB Jovem, também atuando como compositor, arranjador, pianista e regente convidado no Brasil e exterior.

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Seis Obras para Conjuntos Instrumentais e Orquestra Sinfônica: proposição e aplicações do sistema composicional pangramista

Orientador

Marcelo Jardim

Resumo

Apresento nesta Décima Jornada PROMUS o desenvolvimento de meu projeto começando pelo sumário com a estrutura da dissertação. Em seguida, mostro a tabela das seis obras compostas entre 2020 e 2022 que constituem a base para o produto final. Durante o processo de composição, em diálogo com instrumentistas, maestros e compositores, as aplicações do sistema composicional pangramista foram se moldando. A partir da diretriz característica de se construir peças com todas as alturas cromáticas de um âmbito – mas cada altura sem repetição, foram analisadas as possibilidades e consequências para cada formação. Ao final, alguns exemplos: a partitura do “Quarteto de Cordas Pangramista” e trechos da performance de “Eclíptica”, peça orquestral estreada em julho de 2022, em concerto onde dirigi a OSN-UFF.

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PASCOAL DE SOUZA MEIRELLES

Pascoal Meirelles é compositor, arranjador e percussionista. Graduado pela Berklee College of Music- Boston. Primeiro baterista da sua geração e anteriores a concluir uma universidade de música. Indicado ao prêmio Sharp de melhor arranjador pelo disco “Paula”, e melhor disco por “Tributo a Art Blakey”, no Prêmio TIM. Tem 18 cds autorais gravados. Ministra cursos nas Universidades: Berklee College of Music-Boston, Malaysia e Ecuador – como chefe de departamento de percussão da graduação de música.

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Olodum e Ijexá, a manifestação dos ritmos afrobrasileiros no saber popular: um estudo transcrito a partir da observação de músicos autodidatas da cidade de Salvador/BA

Orientadora

Sheila Zagury

Paulo Pedrassoli (coorientador)

Resumo

O vídeo exibe o fluxo da pesquisa Olodum e Ijexá, a manifestação dos ritmos afrobrasileiros no saber popular: um estudo transcrito a partir da observação de músicos autodidatas da cidade de Salvador/BA, sob a orientação da Prof. Drª Sheila Zagury e coorientação do Prof. Dr. Paulo Pedrassoli.  Abre com o currículo da Mestrando no Programa de pós-graduação profissional em Música, da UFRJ/2021. A seguir explanação do tema tradição oral na cultura africana e sua inserção na cultura afro-brasileira, os ritmos Olodum e Ijexás. Na sequência o objetivo geral, após, a estrutura de organização do e-book que se inicia com o glossário com imagens dos instrumentos utilizados nos ritmos abordados comuns ao universo do olodum e ijexá, os exemplos em notações musicais e o produto. Por fim, agradecimentos. 

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PAULO DE CASTRO ANDRADE

Nascido em São Paulo, foi aluno de fagote de Alain Lacour e Noël Devos. Formado pela Faculdade de Música Santa Marcelina em 1988, chegou ao Rio Janeiro em 2003, para integrar o naipe de fagotes da OSB. A oportunidade de poder tocar com o grande mestre Noël Devos foi o principal estímulo, mas a acolhida e amizade oferecida pela comunidade musical carioca, foram decisivas para que se fixasse e conquistasse novos objetivos. Atualmente faz parte da Orquestra Petrobrás Sinfônica, OSB e OSUFRJ.

Título do produto

“A cabeça acima do coração”: a lógica interpretativa de Noël Devos aplicada aos estudos diários de fagote

Orientador

Aloysio Fagerlande

Resumo

Neste vídeo apresento as questões norteadoras que utilizei para a elaboração de meu produto. A partir desse questionamento procurei trazer à tona as ideias de Noël Devos, grande mestre do fagote, sobre interpretação musical, profundamente ligadas ao que ele próprio denominou de lógica interpretativa. Uma linhagem de músicos do final do século XIX desenvolveu metodologias para a prática interpretativa, baseada em critérios racionais. Um deles foi Julien Clouet, flautista e principal orientador do jovem músico Devos. Espero que este trabalho possa contribuir para a preservação do legado didático de Devos, cujas ideias sobre a interpretação musical identificam-se com a emblemática frase de Clouet: “a cabeça acima do coração”, ou seja, a subordinação da interpretação musical a uma ideia, ou à razão.

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PÉRICLES DE MORAIS CUNHA

É violonista, guitarrista e arranjador e, atualmente, mestrando do Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em sua trajetória, exerce atividades como instrumentista, arranjador, produtor artístico e diretor musical de gravações, espetáculos e eventos desde 2006. Desenvolve projetos direcionados principalmente ao repertório da música instrumental brasileira e latino-americana e seus gêneros populares.

Título do produto

Violão e acordeon: composições e arranjos inéditos para duo

Orientador

Paulo Sá

Resumo

O vídeo apresentado aborda minha pesquisa em andamento, sob orientação do professor Paulo Sá, na linha de pesquisa Processos de Desenvolvimento Artístico. Na exibição, apresento, de forma expositiva, os principais aspectos relacionados ao processo de desenvolvimento do produto proposto como parte dos requisitos para a integralização do curso. Além disso, serão expostas as etapas de trabalho e a proposta de produto final. Por fim, o espectador terá a oportunidade de conferir o sumário que integrará a dissertação sobre a trajetória de realização do projeto.

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PRISCILA ASSUMPÇÃO DA SILVA

Licenciada em música pela Universidade de Barra Mansa, pós-graduanda em Cordas para o Século XXI, aluna de violoncelo do curso técnico de música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Envolvida com a música desde os nove anos, aprendeu a tocar violoncelo e desenvolveu seu canto no Projeto de Música de Volta Redonda. Em sua jornada, destaca-se masterclasses com renomados violoncelistas e performances em grandes salas de concerto, como a Sala São Paulo. Atualmente é chefe do naipe de violoncelos da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e professora de violoncelo do Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa.

Título do produto

O uso do canto no aprendizado do violoncelo: uma proposta para um aprendizado musical mais abrangente.

Orientador

Lenine Santos

Fábio Presgrave (coorientador)

Resumo

Este vídeo apresenta minha pesquisa em andamento, que tem por objetivo desenvolver uma metodologia de ensino do violoncelo na qual o canto é utilizado como uma ferramenta importante para o desenvolvimento dos alunos no aprendizado deste instrumento musical. O vídeo traz considerações sobre a voz humana, o solfejo, o violoncelo e as suas relações, justificando dessa forma a metodologia proposta. São utilizados slides, vídeos, imagens, entre outros.

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RAFAEL FELIX MIGLIANI

Mestrando em música no PROMUS-UFRJ, sob orientação do Profº Dr. Pedro Bittencourt, pós-graduado em Metodologia do Ensino da Música pela UNINTER, licenciado em matemática pela Organização Superior de Ensino de Itapetininga e formado em saxofone pelo Conservatório de Tatuí. Desde 2006, é professor do curso de saxofone, música de câmara e prática de conjunto do Conservatório de Tatuí, é membro do Duo Rafael Migliani & Cristiane Bloes e do Quarteto de Saxofones SaxBrasil.

Título do produto

Caderno de estudos para saxofones: exercícios técnicos baseados no repertório brasileiro do século XXI

Orientador

Pedro Bittencourt

Resumo

Neste vídeo apresento o meu projeto, “Caderno de estudos para saxofones: exercícios técnicos baseados no repertório brasileiro do século XXI”, que será produzido em formato impresso e digital. Aqui abordo o andamento do projeto, mostrando um pouco dos exercícios que foram elaborados, do processo de classificação por nível de dificuldade que adotei para organizar os exercícios e das estratégias utilizadas para realizar a seleção final dos exercícios que integrarão o caderno. Adicionalmente, explano a etapa da elaboração das orientações de estudo que acompanharão os exercícios e, posteriormente, falo sobre a editoração do caderno. Prosseguindo, apresento o sumário provisório da minha dissertação e finalizo executando um dos exercícios que foram elaborados.

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TIAGO FARIAS XAVIER DA SILVA

Formado pela Escola de Música Villa-Lobos e pelo Programa Sopro Novo Yamaha, é licenciado e pós-graduado em regência pelo Conservatório Brasileiro de Música, tendo participado de diversas bandas. Fundou e coordenou o Polo de Música Ricardo Boechat, na cidade de Duque de Caxias. É presidente da Federação de Fanfarras e Bandas do Estado do Rio de Janeiro e 1º Secretário da Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras. Fundou a Orquestra Popular Ariano Suassuna no ano de 2020, onde é o regente titular.

Título do produto

Cadernos de prática de conjunto, baseado no repertório brasileiro para banda de música e instrumentação flexível

Orientador

Marcelo Jardim

Resumo

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YURI REIS CORREA

Maestro titular da Orquestra da Grota e violinista da Orquestra Sinfônica Nacional, do Duo Emoções, do Trio Corcovado e Mestrando em Música na UFRJ. Bacharel em violino, pela UNIRIO, pós graduado em música de câmara pela FABEL, é também vencedor do 14º Concurso Nacional de Cordas Paulo Bosísio. De 2018 a 2020 foi Diretor Artístico e Maestro da Orquestra Juiz de Fora e em 2019, Diretor da Divisão de Música de Câmara do Centro de Artes UFF.

Título do produto

“Os Violineiros”: E-book para violinistas iniciantes em música de câmara, com arranjos à quatro vozes

Orientador

Fernando Pereira

Resumo

O vídeo começa com uma breve apresentação pessoal. Segue com um relato da principal motivação e trajetória da carreira do autor que acarretaram na criação do produto. Na sequência, há uma breve descrição e apresentação do sumário da tese e depois é comentado mais sobre o produto “Os Violineiros: E-Book para violinistas iniciantes em música de câmara, com arranjos à quatro vozes.” Encerrando o vídeo, há um agradecimento a todos os envolvidos para a realização do mesmo.

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TURMA 2022

DANIEL XAVIER HADDAD

Bandolinista, Bacharel em Música e mestrando pela UFRJ, iniciou seus estudos nas oficinas de Choro e Samba do Santander Cultural no ano de 2010 em Porto Alegre. Estudou bandolim, cavaquinho, violão, arranjo e composição na Escola Portátil de Música e atualmente é bacharelando em Composição e membro do “Violões da UFRJ”, grupo de representatividade da Universidade voltado ao estudo da música popular brasileira. Atua em grupos musicais e rodas de choro e samba no Rio de Janeiro.

Título do produto

Guia prático para bandolim solo: caderno de partituras utilizando “chord melody”

Orientador

Paulo Sá

Resumo

O projeto com o título “Guia prático para bandolim solo: caderno de partituras utilizando ‘chord melody’”, segue a linha de pesquisa PIVR e está em desenvolvimento sob a orientação do Professor Paulo Sá. O trabalho consiste na criação de arranjos para bandolim solo utilizando a técnica de Melodia e Acordes (Chord Melody) a partir da perspectiva e da prática de bandolinistas que se utilizam desta ferramenta em suas performances musicais. Busca-se, a partir de uma pesquisa de campo, conhecer como os bandolinistas no Brasil pensam, como aprenderam e como aplicam o uso desta técnica a partir da base de informações obtidas nas entrevistas que serão realizadas. O produto proposto é a entrega de arranjos escritos para bandolim solo e vídeos explicando as técnicas utilizadas nos arranjos.

 

DIOGO GOMES

Atua como trompetista, arranjador, compositor e produtor musical. Natural do Rio de Janeiro, tem seu nome atrelado às maiores personalidades da música brasileira, como Gilberto Gil, Djavan, Maria Rita, Jorge Ben Jor e Nando Reis. Tendo a versatilidade como marca, figura do ambiente acadêmico-erudito até o cenário pop, passando pela música instrumental e música popular brasileira. Bacharel em Trompete pela UFRJ e pós-graduado em Educação Musical, atuou como convidado junto à Orquestra Sinfônica Brasileira, como solista da Orquestra Sinfônica da UFRJ, entre outros grupos sinfônicos. Referência em estúdio, gravou nos CDs de: Gal Costa, Lulu Santos, Elza Soares e foi arranjador nos discos de Gilberto Gil, Bala Desejo, Adriana Calcanhotto e Gilsons. Lançou em 2022 seu primeiro álbum, intitulado TRANSCENDENTAL.

Título do produto

Maestro Cipó: 105 anos de arranjos e composições

Orientador

Julio Merlino

Resumo

Na X Jornada PROMUS apresento a minha pesquisa sobre Orlando Silva de Oliveira Costa, o Maestro Cipó. O foco do trabalho são as composições de Cipó – arranjadas pelo mesmo – para sua orquestra. Abordo a sua carreira e discografia, apresento seu acervo, a história de sua orquestra, as orquestras e maestros contemporâneos, a fim de resguardar uma memória cultural que durante décadas foi parte integrante da nossa sociedade.

 

DIOGO SOUZA DE ARAGÃO

Natural de Teresópolis-RJ, iniciou seus estudos musicais aos 8 anos na escola de música da Primeira Igreja Batista de sua cidade natal. Aos 16 anos, transferiu-se para o Rio de Janeiro e teve aulas de piano com a professora Tamara Ujakova e com o saudoso professor Luiz Senise. Participou de masterclasses e festivais pelo Brasil. Finalizou seu curso de Bacharelado em Piano na EM/UFRJ na classe da Prof. Dra. Midori Maeshiro. Cursa Música Sacra no Seminário do Sul e o Mestrado Profissional em Música na EM/UFRJ. É Ministro de Música da Igreja Batista do Méier.

Título

Uma performance colaborativa da obra “Três Peças Para Piano”, de Roberto Macedo Ribeiro

Orientador

Ana Paula da Matta

Resumo

Meu trabalho aborda a construção da performance das Três peças para piano do compositor Roberto Macedo Ribeiro. Apontarei como a forma colaborativa pode auxiliar em todo o processo de construção da música. Apresentarei a proposta de sumário da minha dissertação juntamente com o status do trabalho, esclarecendo os desafios e dificuldades já vividos. Será apresentada a pesquisa biográfica do compositor, a obra e sua contextualização no cenário da música contemporânea brasileira e a identificação do perfil composicional e de suas influências. Em formato de áudio, apresentarei os primeiros passos dos processos de gravação já realizados por mim em comparativo à primeira gravação, feita no ano de 1994 pela pianista Priscila Bonfim. Por fim, apresento o objetivo geral e específico do trabalho juntamente com o cronograma de execução.

 

DOUGLAS GUTJAHR

Bacharel em Percussão pela UFSM e mestrando em Música pela UFRJ. É Timpanista Solo da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), professor de percussão da Musicarium Academia Filarmônica Brasileira e desde 2011 atua como professor do Festival Internacional SESC de Música (Pelotas/RS). Desenvolve um intenso trabalho de ensino da percussão junto ao projeto de inclusão social Vida com Arte (Unisinos). Seu primeiro CD/DVD lhe rendeu quatro indicações e o prêmio de Melhor Instrumentista Erudito no Prêmio Açorianos de Música em 2016. Nos anos de 2007 e 2008 foi membro da Orquestra Jovem Mundial (JMWO), se apresentando em algumas das principais salas de concerto da Europa.

Título

Tímpanos: História, organologia, conceitos técnicos e estudos aplicados

Orientador

Leandro Soares

Resumo

Durante a X Jornada PROMUS serão apresentados os principais elementos que formarão a espinha dorsal do livro sobre tímpanos a ser entregue ao final do mestrado, demonstrando de forma sucinta o trabalho de pesquisa desenvolvido até a presente data. Para uma melhor compreensão do material, serão utilizados slides com imagens e partituras criadas especialmente para esse projeto. O trabalho será apresentado tendo como base os seguintes tópicos: história do instrumento, organologia, conceitos técnicos, estudos aplicados, estudos de mesa e estudos para 3 e 4 tímpanos. Ao final, serão apresentados elementos do trabalho de escrita da dissertação.

 

EDUARDO RAMOS

Licenciado em Música pela UFPI e Bacharel em Violino pela UFRGS, na classe do Prof. Fredi Gerling. Atuou em várias orquestras nos estados do Piauí e Rio Grande do Sul. Leciona violino desde 2008 em diversas instituições, dentre as quais a Escola de Música EMADC, pela qual foi eleito professor destaque em 2017. Vem se especializando como professor de violino através da Metodologia Suzuki, recebendo treinamento de diversos teacher training e sendo registrado na Suzuki Association of the Americas (SAA). É Diretor-Fundador e Professor da Sons Dell’Arco – Escola de Música, onde leciona para crianças a partir dos 3 anos de idade.

Título do produto

Caderno de exercícios didáticos para apoio ao repertório do violino do Método Suzuki – volume 1

Orientador

Fernando Pereira

Resumo

Apresentarei na Jornada meu projeto de pesquisa, que está inserido na linha de Pedagogia Instrumental/Vocal/Regências. Proponho a realização de um caderno de exercícios didáticos sobre o repertório violinístico presente no volume 1 do Método Suzuki. Serão 15 exercícios didáticos sobre o repertório violinístico presente no volume 1 do Método Suzuki. Os exercícios serão digitalizados pelo programa de edição musical Musescore. Esses exercícios têm como objetivo solucionar alguns problemas técnico-musicais que venham a surgir no repertório e servir de base para professores e alunos dentro da Metodologia Suzuki.

 

EDUARDO TRINDADE

Licenciado em Música pela UFRJ, atua como instrumentista e professor, com ênfase nas áreas de música brasileira, forró, baião e música instrumental. Atualmente é professor de cordas dedilhadas do Conservatório Brasileiro de Música e professor de música do Projeto Orquestra nas Escolas, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

Título do produto

Iniciação à guitarra baiana: caminhos para a perpetuação da cultura trieletrizada

Orientador

Paulo Pedrassoli

Resumo

Começo minha apresentação na Jornada mostrando meu projeto, que é elaborar um método para aprendizado de guitarra baiana, em formato físico e virtual, para dar suporte àqueles que quiserem estudar o instrumento. Batizada inicialmente de pau elétrico, a guitarra baiana foi criada em 1942, por Dodô e Osmar, e é responsável pelo processo que resultou na criação do grande carro de som chamado de trio elétrico, tendo como consequência o conhecido fenômeno de massa. Diante dos indícios de que este instrumento está desaparecendo do cenário musical, meu trabalho se justifica por fomentar a formação de novos guitarristas e a manutenção desta tradição. Apresentarei as atividades desenvolvidas ao longo deste primeiro ano do curso, as modificações que foram necessárias, as dificuldades encontradas e as etapas futuras para a conclusão do projeto.

 

FRANCIANY MAIRINK FACUNDES

Bacharel em Música com Habilitação em Clarinete pela Faculdade de Música do Espírito Santo “Maurício de Oliveira” (FAMES). Na área de educação musical é Licenciada em Música e Pós-Graduada em Educação Musical pelo Claretiano – Centro Universitário. Atualmente é integrante do grupo de câmara Camerata Brasil, coordenado pelo pianista Marcelo Bratke, e atua como professora de clarinete no Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli em Uberlândia – Minas Gerais.

Título do produto

O clarinete na obra de Marcelo Rauta

Orientador

Cristiano Alves

Resumo

A apresentação conterá um conciso currículo da autora do trabalho, o título do projeto, linha de pesquisa e orientador, seguidos da proposta de sumário da dissertação que está sendo elaborada. Logo após se iniciará a introdução que discorrerá brevemente sobre a relevância da pesquisa. A seguir, será falado sobre o compositor em estudo, Marcelo Rauta, suas obras para clarinete e mais especificamente a peça solo “Estudos para clarinete em Bb”, apresentando uma análise estrutural de cada movimento e expondo quais sejam as habilidades técnicas e conhecimentos teóricos musicais requeridos para uma execução convincente da obra, além de demonstrar os desafios encontrados até o momento e um possível caminho para a solução destes. A apresentação se encerrará apontando os resultados alcançados até o momento e os resultados esperados, um cronograma de execução que direcionará cada etapa da pesquisa e as referências.

 

FRANKLIN RODRIGUES GAMA

Baixista e professor de música na Educação Básica no município de Mesquita/RJ. É licenciado em Educação Artística – Habilitação Música e Bacharel em Música – Habilitação Composição pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). É especialista em Educação Especial e Inclusiva e Neuropsicopedagogia pela Faculdade de Educação São Luiz. Sua atuação artística profissional transcorre na esfera da música popular por meio de performances em grupos de música, de produção fonográfica, arranjos, composições e direção musical em espetáculos.

Título

Na Linha do Baixo:  guia para contrabaixo elétrico acompanhador

Orientador

Paulo Pedrassoli

Resumo

A apresentação do percurso dos resultados da pesquisa Na Linha do Baixo, guia para contrabaixo elétrico acompanhador, principia com as estratégias para a formulação do sumário do produto e as dificuldades terminológicas percebidas nas entrevistas assistidas em canais no YouTube. Segue num panorama do sumário do produto já delineado apontando os capítulos adiantados em fases finais. Orienta sobre as mudanças metodológicas no capítulo com título de Perfil dinâmico mencionando suas referências atuais. Apresenta a proposta de sumário da dissertação da pesquisa; status atual do produto e da dissertação; dificuldades relevantes encontradas; proposta de cronograma de finalização da pesquisa e referências bibliográficas.

 

FREDMAM MARTINS FERNANDES

Natural de Vitória/ES, iniciou seus estudos na Banda de Música da Escola Técnica Federal do Espírito Santo (atualmente IFES). Bacharel em Música (Clarineta) pela UFMG, concluiu a Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Bacharelado em Regência de Bandas pela UFRJ. Pós-graduado em Regência pela Faculdade do Vale Elvira Dayrell e Pós-Graduado em

Regência com Ênfase em Bandas pelo Instituto Superior de Educação de Afonso Cláudio (ES). Atualmente é Maestro Adjunto da Banda de Música da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES).

Título

A Música Capixaba para Banda de Música: caderno de partituras e registro audiovisual de cinco obras

Orientador

Marcelo Jardim

Resumo

A apresentação do estado atual da pesquisa A Música Capixaba para Banda de Música: caderno de partituras e registro audiovisual de cinco obras principia com a leitura do resumo do projeto e biografia do autor. Em seguida, após a apresentação de uma proposta de sumário da dissertação, são abordados aspectos referentes aos padrões de edição da Funarte e as etapas de Editoração e Edição de três obras, onde será demonstrada a elaboração das partes de alguns instrumentos, como a Tuba por exemplo, e será feito um comparativo entre os manuscritos autógrafos dos compositores (fonte primária) e o estágio atual do trabalho. Também será apresentada uma obra que é um trabalho colaborativo e será exibido registro audiovisual. Por fim, será feita exposição do andamento da pesquisa e das referências bibliográficas.

 

GIOVANNI MONTINI SALES

Músico e professor do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) de Belém – PA, Giovanni Montini é Bacharel em Música pela Faculdade Cantareira, possui especialização em Metodologia do Ensino de Música pela UNIBF e atualmente é mestrando do Programa de Pós Graduação Profissional em Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROMUS-UFRJ). Teve como mentores na Tuba durante sua formação os professores Marcos dos Anjos, Luiz Ricardo Serralheiro, Albert Khattar, Eliézer Rodrigues, Filipe Queirós, Jeff Baker, Todd Cranson, David Zambon e Thomas Leleu. Atualmente leciona na classe de Tubas e Eufônios do IECG e da Fundação Amazônica de Música – Vale Música. Como músico atua na Orquestra Sinfônica Carlos Gomes, Banda Sinfônica Carlos Gomes e Quinteto de Metais do IECG.

Título

Guia Prático de Tuba

Orientador

Leandro Soares

Resumo

A apresentação inclui os processos já realizados e que ainda serão desenvolvidos. Durante o ano de 2022 pude realizar algumas pesquisas sobre os materiais didáticos já existentes desse instrumento, observei uma falta de materiais dedicados a cada uma das afinações disponíveis para tuba, sendo elas em Si bemol, Dó, Mi bemol e Fá. Assim sendo, iniciei a elaboração do meu produto contemplando essas 4 afinações possíveis para o instrumento, com os exercícios dedicados para cada uma delas. O produto já possui dois capítulos, um teórico e um prático, sendo que a parte teórica está em fase de conclusão e a parte prática está em processo de construção. Irei apresentar na Jornada Promus uma formatação inicial do produto e os processos para a realização do mesmo, tais como a etapa criativa dos exercícios e processo de validação dos exercícios.

 

HEZIR PEREIRA DA SILVA

Possui Bacharelado em Composição e Arranjo e também em Regência de Banda pela UEPA/IECG – Belém do Pará; Especialização em Docência do Ensino Superior – Instituto Carreira – FAAM; Complementação Pedagógica – IECG (Belém do Pará) e Especialização em Regência Orquestral – Faculdade de Ciência e Educação do CAPARAÓ – FACEC. Mestrando pela UFRJ (PROMUS -2022). Dentre seus trabalhos: atualmente, coordenador, regente e diretor artístico da Orquestra Corbã em São Luís do Maranhão; anteriormente, exerceu o cargo de regente auxiliar da Banda de Música da Polícia Militar do Pará (2013-2015); professor de música da Escola de Música do Maranhão (EMEM – 2017 a 2018); professor de música da Faculdade Adventista da Amazônia (FAAMA – 2018 a 2020); Participante atuante em Painéis da Funarte em Bragança/PA (2013), Castanhal/PA (2015) e Salinópolis/PA (2018); Festivais de inverno em Campos do Jordão – SP (2004), Tatuí – SP (2005 e 2007).

Título do produto

A Cultura Parauara na Banda de Música: As danças do Pará como elemento didático-pedagógico na estruturação de obras para banda de música e banda sinfônica

Orientador

Marcelo Jardim

Resumo

Minha apresentação inclui a concepção do trabalho, o andamento da pesquisa e o cronograma a ser cumprido, incluindo: organização, leitura, orientação e execução. Falarei sobre as mudanças ocorridas no projeto, fases do trabalho e o que será desenvolvido em cada uma delas. Abordarei os seguintes tópicos: as danças do Pará como manifestações populares; definição deste repertório entre os gêneros tradicional e urbano; escolha do repertório; adaptação do repertório para banda de música e banda sinfônica com escrita flexível, onde as bandas poderão trabalhar os diversos aspectos técnicos musicais; apresentação das células rítmicas de cada dança. Apresentarei as dificuldades encontradas até o presente momento. Demonstrarei que, ao final do trabalho, a dissertação e o caderno (produto) se complementarão e as obras poderão ser editoradas em conjunto. Mostrarei a especificidade do produto e quanto ele é valioso ao agregar repertório regional.

 

KLEBER KURT VOGEL

Possui duas graduações em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): Bacharelado em Violino (1989) e Bacharelado em Bandolim (2013), tendo sido o primeiro formando deste curso. Realizou formação complementar em Gestão e Produção Cultural, por meio de cursos diversos. Em 2019 publicou em áudio (LP e CD ) seu projeto autoral “AQUILA” , lançado no Teatro Municipal de Niterói durante a abertura do CaRIOca Prog Festival. Desde 1987 é violinista da Orquestra Sinfônica Brasileira.

Título do produto

Concertino para bandolim e quinteto de cordas de Lipe Portinho: produção, execução e gravação

Orientador

Marcus Ferrer

Resumo

Apresento na jornada o desenvolvimento de meu projeto, que consiste na construção, de forma colaborativa, no relato de experiência e no processo de preparação, execução, gravação de vídeo e áudio, em suporte digital, do “Concertino para Bandolim e Quinteto de Cordas”, obra do compositor Felipe Portinho escrita especialmente para o projeto, com o intuito de difundir e fomentar a produção de música brasileira contemporânea para bandolim. A descrição e o relato de todo o processo terão como focos principais a metodologia utilizada, o processo colaborativo acerca da técnica do instrumento junto ao compositor, a descrição da obra, a interpretação adotada, a arregimentação dos músicos convidados, os ensaios e todo o processo de registro em áudio e vídeo que, assim como todo o material, será disponibilizado integral e gratuitamente em plataformas digitais.

 

LEANDRA VITAL

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da UFRJ. Especialista em Educação Musical (IECG/PA), Bacharel em Piano (UEPA). É pianista, cravista e arte-educadora. Atuante como pianista colaboradora no canto, óperas, instrumentos e dança. Premiada pelo programa PREAMAR, edital lançado pela Secult/PA 2020, publicou livro que aborda tema sobre manifestação cultural popular de sua cidade natal: O Leão da Ilha – Cordão de Bicho.

Título do produto

Música brasileira para balé: caderno de partituras para as aulas livres de balé clássico

Orientadora

Ana Paula da Matta

Resumo

Muito associado às óperas, pouco a pouco o balé ganhou vida própria, com suas apresentações retratando histórias por meio da expressividade dos movimentos e dos passos complexos e disciplinados. No século XIX, com o romantismo, ocorreu a ascensão do balé clássico, e o repertório do período predomina nos palcos de todo o mundo. Decorrente disto, tivemos espaço para o pianista colaborador nas salas de aula de balé clássico, principal ponto de partida para essa pesquisa. Nesta X Jornada PROMUS falarei sobre

aspectos do projeto de pesquisa, inquietações, de como surgiu a ideia do caderno, do que se trata, seus produtos, a dificuldade de encontrar material desta ordem e como ajudar o pianista novato que adentra neste ramo da colaboração na dança.

 

LUCAS RODRIGO DAL LACQUA

Cavaquinista. Bacharel em Cavaquinho (UFRJ – 2021) e Mestrando em Música (PROMUS/UFRJ). Iniciou seus estudos de Cavaquinho com 15 anos. Cursou Teoria Musical no CIGAM e Cavaquinho na Escola Portátil de Música. Integrou a Orquestra de Violões da UFRJ, entre 2019 a 2021, tendo participado de diversos eventos e gravações como solista e centrista do conjunto. Atualmente é Professor particular de Cavaquinho e trabalha como Educador Social lecionando Cavaquinho, no Projeto Cultura de Direitos, na Casa de Cultura em Maricá / Rio de Janeiro.

Título do produto

Concertino para Cavaquinho e Cordas de Ernani Aguiar: guia para preparação de performance

Orientador

Henrique Cazes

Resumo

A presente pesquisa irá fazer a análise, preparação e chegará até a execução do Concertino, resultando dessa experiência, um guia que colocará a obra ao alcance de mais adeptos do cavaquinho. Na fase atual da pesquisa já foram realizados: aquisição da Partitura na Academia Brasileira de Música; análise da Fonte Primária Solista: Henrique Cazes com a Orquestra do Estado de Mato Grosso; identificação de trecho com dificuldade técnica para afinação tradicional (Ré, Sol, Si, Ré) – Compassos 12 ao 18 do 1º Movimento; digitação funcional realizada no Software Musescore dos compassos 01 ao 59; elaboração do questionário de pesquisa e envio para os entrevistados e contato com o pianista que irá executar a obra na gravação final. Na fase final espera-se que o estudo da obra facilite o engajamento dos cavaquinistas em optar por repertórios de música de concerto e socializar a riqueza cultural da música.

 

LUCIMARA VIANA TEIXEIRA

Natural de Vitória/ES, mestranda do Programa de Pós-graduação Profissional em Música da UFRJ (PROMUS); Pós-graduada em Canto e Expressão, Pós-graduada em Regência (FACEC); Bacharel em Música com habilidade em Canto (FAMES); Licenciada em Música (FAMES). Participou do Musical “O Fantasma da Ópera” interpretando Carlotta – Teatro Carlos Gomes (ES), também no Núcleo de Ópera, com a obra Orfeo ed Euridice. Atua como chefe de naipe do Coro Sinfônico (FAMES) e regente no Projeto Música na Rede.

Título do produto

Caderno de Canções de Câmara Capixabas para canto e piano: edição prática com sugestões interpretativas

Orientador

Lenine Santos

Resumo

Na X Jornada Promus, apresento um relatório das atividades cumpridas na fase atual da pesquisa. O trabalho em desenvolvimento tem como objetivo a produção de um Caderno de Canções de Câmara Capixabas para Canto e Piano: Edição Prática com sugestões Interpretativas, com ênfase nas obras camerísticas dos compositores nascidos e radicados no Estado do Espírito Santo, por meio da reunião, classificação e análise das peças. Até o presente momento, têm-se feito levantamentos de dados – averiguação de compositores, entrevistas, edição dos manuscritos e reedição de partituras, análise das canções, estudos vocais das obras, pesquisa bibliográfica. Quanto à dissertação, os capítulos seguem em desenvolvimento, com um sumário proposto.

 

MAINI FARIA MORENO

Formada pelo Conservatório de Tatuí, iniciou seus estudos aos 7 anos de idade tendo como mentora a harpista Liuba Klevtsova. Foi vencedora do Concurso de Harpa do Conservatório de Tatuí. Graduou-se em música pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) e integra atualmente no mestrado em Música (PROMUS) na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tocou em diversas orquestras como Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), Orquestra Sinfônica de Belém do Pará (OSTP) e atualmente toca na Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (OSES).

Título do produto

Concerto para harpa e orquestra de Radamés Gnattali: um caderno de estudos.

Orientador

Marcelo Fagerlande

Resumo

Na X Jornada PROMUS 2022, será apresentado o relato das atividades atualmente, com a ordem atual do sumário e algumas informações importantes, sendo um Caderno de estudo do Concerto de harpa e orquestra de cordas do compositor brasileiro Radamés Gnattali, o objetivo geral pauta-se em auxiliar o harpista intérprete na melhor compreensão da peça e ajudar os compositores que têm interesse em escrever para harpa apontando possíveis problemas de execução e propondo soluções práticas, contendo biografia histórica, análise interpretativa da obra, relatos de harpista que estudaram esse concerto e problemas idiomáticos encontrado.

 

MARCELA GONÇALVES

Marcela Gonçalves é mestranda em música no PROMUS-UFRJ, pós-graduada em Formação Pedagógica de docentes pela Universidade Cândido Mendes –UCAM. É formada em Música Sacra pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil – STBSB. É bacharel em Regência Coral pela Universidade Federal do Rio de Janeiro -UFRJ. Em sua trajetória musical, exerce atividades como regente, cantora, pianista, produtora artística e diretora musical de gravações, espetáculos e eventos. Desenvolve projetos direcionados principalmente ao repertório da música sacra brasileira. Atualmente é coordenadora de música da Primeira Igreja Batista da Penha no Rio de Janeiro.

Título do produto

A obra sacra da compositora Stella Junia Ribeiro para coros femininos: composições e arranjos

Orientadora

Maria José Chevitarese

Resumo

Na X Jornada PROMUS apresento a minha pesquisa sobre a compositora Stella Junia Ribeiro nascida no Rio de Janeiro, em 01 de janeiro de 1965. O foco desse trabalho é a sua obra sacra para coro feminino – composições e arranjos. Esse projeto tem como principal objetivo a produção de um e-book com 10 obras inéditas (partituras e gravação) da compositora tornando esse material acessível para regentes e pessoas interessadas na música coral sacra brasileira, para coros femininos e contribuindo para a ampliação do repertório brasileiro, sacro para coros femininos, tão escasso atualmente. Abordo a sua biografia, apresento seu acervo. Em seguida mostro o status do trabalho, esclarecendo os desafios e dificuldades já vivido. Por fim, apresentarei, em formato de vídeo, duas peças do repertório selecionado para gravação já realizado pelo grupo que está trabalhando o repertório acompanhado pela própria compositora e pianista Stella Junia.

 

MÁRCIO ALEXANDRE DO NASCIMENTO

Iniciou seus estudos musicais no Conservatório Chiquinha Gonzaga, onde estudou o violão popular; logo em seguida ingressou na Escola de Música da UFRJ para o Bacharelado em Violão. Cursou Licenciatura em Música e Pós-graduação em Educação Musical com Ênfase em Neurociências e, atualmente é aluno do Mestrado Profissional em Música da UFRJ. Fundou em 2008 a Escola de Música NSA. É professor de música do ensino fundamental e desenvolveu, em 2022, o Conjunto de Cordas da Zona Oeste, onde realiza a promoção da música brasileira.

Título do produto

Técnicas interpretativas e composicionais nas obras para o violão de seis cordas de Marcus Ferrer

Orientador

Bartolomeu Wiese Filho

Resumo

O projeto tem por finalidade explorar a sonoridade criativa nas peças para o violão, verificando-se estilos e influências através do estudo das obras e desenvolver um caderno didático de partituras e produção audiovisual. Atualmente estão sendo coletadas informações referentes às obras selecionadas. Tais informações dizem respeito a forma de execução/interpretação e outros elementos. Foram realizados ajustes textuais na pesquisa, como: correções de formatação do pré-projeto e ajustes na linguagem. Houve a inclusão do concerto para violão e violões cuja adaptação fora concluída recentemente e, a exclusão de algumas peças solo. Foram realizados encontros presenciais com Marcus Ferrer para coleta de informações. A fase atual é a de estudo das obras e desenvolvimento da dissertação.

 

MÁRCIO MARINHO DE SOUZA

Nascido em Brasília em novembro de 1984, Márcio Marinho começou a estudar cavaquinho aos 13 anos. Aos 15 anos, começou a atuar como solista do grupo Os Novos Chorões. A partir de 2001 foi chamado para compor outro grupo de choro, o Sorrindo à Toa, e em 2006, foi convidado para ser professor da Escola de Choro Raphael Rabello, onde leciona atualmente. É formado em Licenciatura em Música pelo Claretiano e já tocou com vários artistas de renome, como Hermeto Pascoal, Dominguinhos, Paulinho da Viola, entre outros.

Título do produto

Dez composições autorais para cavaquinho de 6 cordas solo

Orientador

Henrique Cazes

Resumo

Meu projeto de pesquisa é o desenvolvimento de dez composições para cavaquinho de seis cordas solo, com gravações audiovisuais e partituras digitalizadas e disponibilizadas na web. A minha linha de pesquisa é PDA e estou sob a orientação do Dr. Henrique Cazes. O objetivo do projeto é criar um repertório específico para o cavaquinho de seis cordas utilizando as características que o instrumento dispõe, desenvolvendo um novo repertório e uma nova linguagem para o cavaquinho de seis cordas. Embora hajam evidências da existência de cavaquinho de seis cordas ainda no século XVIIII, não constam quaisquer estudos ou análises de como eram tocados ou se haveria uma técnica própria para o instrumento. Já compus quatro músicas até agora e pretendo terminar de compor e escrever as outras músicas até o final de Maio de 2023.

 

NARA ZAMAGNO PINHEIRO

Mestranda em música pelo PROMUS/UFRJ, licenciada em música pelo Instituto Mozarteum/SP e bacharel em flauta transversa pela UFJF. Atua como professora de flauta transversa no Conservatório Estadual de Música de Juiz de Fora, ao mesmo tempo que se dedica à performance. Em sua trajetória acadêmica foi bolsista de projetos de pesquisa e treinamento profissional, colaborando no Núcleo de Performance em Música Contemporânea da UFJF, trabalhando em arranjos de música popular como estratégia composicional e produzindo mídias educacionais para a educação a distância.

Título do produto

Material didático orientador de flauta transversa

Orientadora

Patricia Michelini

Resumo

Na Jornada apresentarei o status de meu produto pedagógico, voltado para professores e discentes do Conservatório Estadual de Música de Juiz de Fora/MG. Falarei sobre sua organização como um caderno de estudos, nivelado em três ciclos (inicial; intermediário; complementar), com referência nos parâmetros técnicos utilizados pelo Sistema Nacional de Orquestras Sociais do Brasil (SINOS). Apresentarei a proposta de organização do material em uma evolução gradual e coerente para cada ano, do ensino fundamental ao ensino técnico profissionalizante, incluindo sugestões de repertório de música erudita e popular brasileira, condizentes com cada nível, tendo como referência o banco de partituras disponibilizado pela FUNARTE. Finalizarei apresentando as etapas futuras e o cronograma previsto.

 

PEDRO AUGUSTO COELHO VAZ

Licenciado em Música pela Universidade de Brasília, estudou viola caipira no CEP – Escola de Música de Brasília, onde é professor efetivo desde 2017. Atua em grupos variados desde 2002, com os quais gravou CDs, realizou shows e oficinas no Brasil e no exterior. Em 2018 lançou o CD autoral e instrumental “Dê Espaço ao Tempo” e em 2020 o EP “Ensaios Sobre a Quarentena”. Atualmente prepara o lançamento do álbum em Duo com o baixista Jefferson Amorim, produto de seu mestrado pelo PROMUS da UFRJ.

Título do produto

Duo de Viola Caipira e Baixo Elétrico: processos e produtos de dez arranjos e sua gravação

Orientador

Marcus Ferrer

Resumo

Na X Jornada PROMUS será apresentado o projeto “Duo de Viola Caipira e Baixo Elétrico: processos e produtos de dez arranjos e sua gravação”, seu processo e atual status de desenvolvimento. Este projeto, que é orientado pelo Prof. Dr. Marcus Ferrer no Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da UFRJ, na linha de pesquisa Processos de Desenvolvimento Artístico, terá como produto um álbum musical a ser disponibilizado nas principais plataformas de streaming e uma dissertação descrevendo e justificando o processo de produção do álbum. A gravação dos arranjos foi realizada no segundo semestre de 2022, bem como a mixagem, masterização e a capa do álbum, que será disponibilizado em breve. O aprofundamento teórico e a dissertação serão realizados em 2023.

 

PEDRO LUIZ DE FREITAS GALISSIA

Natural de Araraquara-SP, iniciou seus estudos aos 14 anos, tendo aulas de cavaquinho e bandolim. Aos 20 anos passou a estudar no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, localizado em Tatui-SP, onde estudou por três anos. Formado em Licenciatura em Música pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) é Educador Musical no Projeto Guri (Fundação CASA Taquaritinga – SP) e Professor de cavaquinho e bandolim na Escola Livre de Musica de Araraquara –SP.

Título do produto

Caderno para o bandolim de 10 cordas: Estudo do bandolim solo

Orientador

Paulo Sá

Resumo

O presente projeto “Caderno para o bandolim de 10 cordas: Estudo do bandolim solo” segue a linha de pesquisa PIVR e é orientado pelo Professor Paulo Sá. O trabalho descreve os elementos interpretativos e técnicos que podem ser adotados na prática do bandolim solo, onde apenas um bandolim pode realizar melodia, ritmo e harmonia, sem o acompanhamento de outros instrumentos. Por meio de entrevistas, análises de gravações, estudos sobre harmonia e arranjos feitos para o bandolim de 10 cordas, exemplifica os recursos e as possibilidades utilizados na prática solo. Almeja-se elaborar um caderno que é acompanhado por vídeos disponíveis em streaming, auxiliando os bandolinistas a entender o pensamento e as ferramentas utilizadas na prática e elaboração de arranjos.

 

PEDRO MESSIAS

Formado em violão e composição pela Emesp (Antiga ULM), sob orientação de Everton Gloeden, Eder Francisco, Camilo Carrara e Conrado Paulino, Achille Picci, João Vítor Bota, Arthur Rinaldi, Florisvaldo Menezes, Paulo Gazzaneo e Rodrigo Lima. Graduação em Licenciatura em Educação Musical e Regência pela UNESP, pós graduação em Psicopedagogia pela FACEL – PA. Estudou regência com Abel Rocha, Lutero Rodrigues e Vitor Gabriel. Foi assistente do Maestro Luiz Fernando Malheiro no Theatro São Pedro (SP), do Maestro André dos Santos no FEMUSC e junto à Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (PA). Em 2020 assumiu o cargo de Regente e Professor de Regência no Instituto Carlos Gomes (PA), onde também atua como diretor musical do Ópera Estúdio.

Título do produto

Desafios técnicos e estilísticos na montagem e produção da edição crítica da Ópera Il Néo, de Henrique Oswald

Orientador

André Cardoso

Resumo

Na X Jornada PROMUS, iniciarei com uma breve apresentação da minha biografia. Sigo explicando o produto que pretendo entregar, a Edição Crítica da Ópera Il néo de Henrique Oswald. O produto parte da premissa de que  as características inerentes ao processo de produção de uma ópera influenciam na interpretação da escritura musical e que, portanto, uma edição que se propõe a ser chamada de crítica deveria passar pelo processo de montagem. Na sequência, apresentarei a biografia do compositor Henrique Oswald e um resumo das principais informações a respeito da obra. Sigo apresentando algumas fotos da edição manuscrita, da partitura e da vocal score, as quais já tenho acesso, explicando o processo de obtenção desse material e como lidei com sua manipulação. Para finalizar, falarei do planejamento da montagem da ópera com os alunos do Ópera Estúdio e a Orquestra e apresentando algumas referências bibliográficas.

 

RAFAEL CLEITON ALEXANDRE

Baterista, percussionista e pesquisador, natural da cidade de Itajaí (SC). É graduado em música pela UNIVALI (2012) e atua como músico e educador musical no Laboratório da Música, desenvolvendo projetos de pesquisas na linha de composições específicas para bateria e percussão, linguagens dos instrumentos de percussão e materiais didáticos voltados para o ensino de bateria e percussão brasileira. Lançou em 2010 o Livro “Bateria e Percussão Brasileira em Grupo: Composições para prática de conjunto e aulas coletivas”. Em 2016 lançou o Livro – DVD “Trio de Baterias: Canon para Edison Machado”. Pós-graduado em 2021 em Metodologia do Ensino da Música pela UniBF e mestrando em música na UFRJ em 2022/2023.

Título do produto

As baquetas: peça para várias caixas com bordões.

Orientadora

Sheila Zagury

Resumo

O projeto “As Baquetas” – peça para várias caixas com bordões, constitui-se em uma edição e performance da composição escrita por Edgard Nunes Rocca (Bituca). O projeto também contempla uma breve biografia do compositor e estudos produzidos por ele que têm como objetivo ajudar na execução da peça “As Baquetas”. A apresentação mostrará o material recolhido até o momento, como: partituras manuscritas, vídeos, fotos e entrevistas, e também o que foi produzido até agora na pesquisa, bem como as outras etapas que ainda faltam ser executadas.

 

RODRIGO DA ROCHA

Assumiu o posto de trombone baixo solista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre em outubro de 2017. Antes de se tornar membro da OSPA, foi trombonista baixo da Filarmônica de São Caetano do Sul, Bachiana Filarmônica e Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo, e atuou como convidado em algumas das maiores orquestras do Brasil, como: Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra

Filarmônica de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo. É Bacharel em música pela Faculdade Mozarteum de São Paulo e atualmente cursa Mestrado em música na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rodrigo usa exclusivamente trombones feitos por Antoine Courtois Paris e B&S.

Título do produto

O papel do intérprete na criação e performance de obras musicais para trombone baixo a partir de uma relação dialógica e colaborativa

Orientador

Pedro Bittencourt

Resumo

A partir de uma breve contextualização histórica do instrumento e seu repertório solo, iremos apresentar como tem sido o processo colaborativo entre compositor, intérprete pesquisador e seus desdobramentos. Estes envolvem desde conversas preliminares, levantamento de peças do repertório solo, bem como possibilidades técnicas que a construção moderna do instrumento proporciona. A técnica do instrumento tem sido aprimorada consideravelmente nos últimos anos. Tal aperfeiçoamento abrange: medidas dos tubos e campana; mudança da afinação das bombas transpositoras; possibilidades de combinações entre os rotores para se obter novos timbres entre outros. Estas alterações exigem técnica apropriada, especialmente no que se refere às possibilidades de execução que o instrumento moderno proporciona. É nosso papel, enquanto intérprete-pesquisador, levar ao compositor tais subsídios técnicos, a fim de que a obra final possa alcançar o patamar inovador almejado.

 

THALES TÁCITO

iniciou seus estudos em música aos 8 anos no Conservatório de Juiz de Fora. É Psicólogo e Bacharel em Canto pela UFJF, Licenciado em Música pela FAMOSP, Pós-graduado em Canto lírico pelo “Coletivo das Artes”, e cursa atualmente o Mestrado Profissional em Música da UFRJ. Possui extensa prática musical, incluindo atividades em corais, protagonismo em óperas pelo coro lírico “Verdi”, solista e diretor vocal da Orquestra Sinfônica “Mário Vieira”, atuação como crooner em banda show, além de exercer o magistério em Música.

Título do produto

O cancioneiro inédito de Nivaldo Santiago: caderno de partituras e propostas pedagógico-interpretativas

Orientadora

Veruschka Mainhard

Resumo

Para a X Jornada Promus será apresentado o status atual do produto em desenvolvimento, descrevendo o processo desde sua idealização, enumerando o que foi realizado, modificado, as dificuldades e as etapas subsequentes. O produto em questão se trata de um “songbook” com partituras de canções inéditas selecionadas do acervo composicional do maestro amazonense Nivaldo Santiago, além de exemplos pedagógico-interpretativos de tais canções através de excertos de um recital gravado. Será criado também um catálogo sistemático de toda obra composicional de Santiago. O objetivo principal de tal projeto pauta-se no despertar de interesses na obra do maestro Nivaldo Santiago, principalmente vocal, propondo materiais prático-pedagógicos que auxiliem para sua divulgação, estudo e perpetuação.

 

TOMAZ RETZ

Tomaz Retz Vilela Pinto é músico, professor, pesquisador e administrador. Tem formação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (2008) e em Flauta Transversal pela UNIRIO-RJ (2021). Atualmente é professor de flauta na Escola Portátil de Música e coordenador do Centro de Pesquisa Jacob do Bandolim no Instituto Casa do Choro. Ingressou no PROMUS-UFRJ no ano de 2022. Participou como pesquisador, músico e/ou professor em importantes projetos tais como: primeiro festival de Choro de Roterdã-HO; digitalização, catalogação e divulgação do maior acervo de Choro do país disponibilizado online; festival Choro Jazz Jericoacoara-CE; Carnaval de Pixinguinha; Orquestra da Pró-arte; show no BNDES com o conjunto Quarteto Geral; programa Cena Instrumental da TV Brasil; entre outros.

Título do produto

Caderno de contracantos para flauta popular – processos inventivos para instrumentos melódicos no estudo do contracanto para acompanhamento da melodia principal

Orientadora

Sheila Zagury

Julio Merlino (coorientador)

Resumo

Iniciarei minha apresentação falando de minha formação e experiência com o repertório a ser estudado. A seguir, apresentarei o status atual do produto, a saber: finalização das transcrições propostas (24 músicas) e início das revisões; criação de um padrão de template; criação da sequência de exercícios; realização da revisão bibliográfica e reconhecimento da literatura sobre o assunto; início da redação da dissertação. As etapas a serem realizadas incluem: a partir das transcrições, extrair exercícios melódicos que serão propostos para o caderno de contracantos; discorrer sobre a contextualização histórica de cada período abordado, incluir links/QRcode das gravações, no mesmo tom das transcrições. Finalizarei apresentando o cronograma previsto para a finalização do produto.