Concertos UFRJ (02/04/2024)

Programa I

Leopoldo Miguez – Esboços – Cenas Pitorescas – Série I op.37

Regência de Felipe Prazeres

Henrique Oswald –  Elegia heróica à glória de Alberto Nepomuceno (texto de Coelho Neto)

Michele Ramos (soprano), Cláudia Feitosa (piano), Eduardo Biato (harmônio)

Brasil Ensemble (vozes femininas – direção de Maria José Chevitarese)

Regência de Ernani Aguiar

Obs: obra escrita por Henrique Oswald em homenagem a Alberto Nepomuceno e executada no segundo concerto da orquestra, em 15/11/1924 no SLM, sob a regência de Francisco Braga. Gravado em 2014 para o CD “Alberto Nepomuceno – 150 anos”.

Edgardo Guerra – Mélodie dans le style ancien e Sarabande para cordas

Regência de Ernani Aguiar

Gravado em 17/06/2021

Obs: Edgardo Guerra (1886-1952), violinista e compositor hoje pouco conhecido, fez sua formação em Paris e Londres, no Royal College of Music. Foi professor do Conservatório de Música do Distrito Federal e livre docente e professor honorário da Escola de Nacional de Música. A Mélodie dans le style ancien e a Sarabande são obras originais para violino e piano, transcritas pelo maestro Ernesto Ronchini para formar repertório para a Orquestra do Instituto Nacional de Música. As duas peças, reunidas por Ronchini em uma única partitura, foram estreadas em 14 de setembro e 7 de novembro de 1926, respectivamente, em concertos no Salão Leopoldo Miguez.

Alberto Nepomuceno – Valsas Humorísticas para piano e orquestra

Érika Ribeiro (piano)

OSUFRJ

Regência de Marcelo Ramos

Obs: Alberto Nepomuceno é o segundo compositor brasileiro com o maior número de execuções pela orquestra, 80 ao todo. As Valsas Humorísticas para piano e orquestra foram executadas pela primeira vez pela orquestra em 31/10/1939, em concerto regido por Joanídia Sodré, tendo o professor J. Octaviano como solista. A gravação foi realizada ao vivo no SLM em 22/11/2014 no 52º. Festival Villa-Lobos, tendo Érica Ribeiro como solista e Marcelo Ramos como regente.