
Publicações do PROMUS/Arte de Toda Gente estão disponíveis para download
O Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da UFRJ (PROMUS/UFRJ) acaba de disponibilizar uma série de publicações acadêmicas para download. A iniciativa conta com o apoio do programa Arte de Toda Gente, uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes (FUNARTE) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sob a coordenação da Escola de Música da UFRJ.
O programa Arte de Toda Gente apoia diversas ações do PROMUS, conectando sua produção acadêmica a projetos como Bossa Criativa, o Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música, o Sistema Nacional de Orquestras Sociais (SINOS), Um Novo Olhar e Arte em Circuito.
As publicações do PROMUS estão organizadas em três categorias principais: e-books com produção docente, anais de eventos e séries dedicadas à produção discente.
Na primeira categoria está o e-book A flauta doce da cabeça ao pé, de autoria da Profa. Patricia Michelini, em colaboração com David Castelo e Laura Rónai, que vem sendo considerada uma das publicações mais abrangentes já realizadas sobre o instrumento.
Na categoria de anais e publicações de eventos, estão o e-book do Encontro dos Programas de Pós-Graduação Profissional da Área de Artes (EPPPA), com uma apresentação dos 14 programas atualmente em atividade, além dos Anais do IV Simpósio de Práticas Interpretativas da UFRJ, reunindo comunicações de pesquisa e resumos dos trabalhos apresentados no evento.
A produção discente está organizada em duas séries: os Cadernos de Bandolim, produzidos pelos egressos Tiago Santos, Vitor Casagrande e Daniel Migliavacca, constituem um relevante referencial bibliográfico deste instrumento. Já os Cadernos Pedagógicos PROMUS disponibilizam os produtos elaborados por egressos da linha de Pedagogia Instrumental/Vocal/ Regências, organizados em séries temáticas.
Esse conjunto de publicações representa um valioso acervo para o campo da música, combinando conteúdo acadêmico de qualidade com um design cuidadoso, identidade visual marcante e formato acessível.
As publicações receberam ainda o apoio da FAPERJ, por meio do Edital FAPERJ nº 29/2021 – Apoio aos programas e cursos de Pós-Graduação stricto sensu do estado do Rio de Janeiro.