TCCs de destaque do Quadriênio 2021–2024
No contexto da avaliação do quadriênio 2021–2024 pela CAPES, o PROMUS – Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da UFRJ – apresenta um conjunto de destaques que contempla produções discentes, de egressos e docentes, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) e trajetórias de egressos que exemplificam a qualidade, a diversidade e o compromisso formativo do Programa. A seleção busca refletir de forma equilibrada a amplitude e a profundidade da atuação desenvolvida ao longo do período.
Trata-se, no entanto, de uma tarefa desafiadora: todos os TCCs, produções e trajetórias de egressos vinculados ao PROMUS, em sua singularidade, estão alinhados à missão do Programa de formar artistas-docentes capazes de integrar excelência artística, atuação pedagógica e reflexão crítica em contextos diversos. A escolha dos destaques, portanto, não pretende estabelecer hierarquias, mas evidenciar exemplos representativos do conjunto, considerando critérios como a diversidade de orientadores, o equilíbrio entre as duas linhas de atuação profissional, e a articulação entre diferentes segmentos da comunidade acadêmica (docentes, discentes e egressos).
Esses destaques ilustram o impacto da produção do PROMUS no fortalecimento das práticas musicais como campo de investigação aplicada, contribuindo de forma concreta para a qualificação de processos artísticos e pedagógicos e para a oferta de soluções inovadoras voltadas às demandas reais do mundo do trabalho em música, em níveis local, regional e nacional.
Douglas Gutjahr
Turma 2022
Título: Tímpanos: história, organologia, conceitos técnicos e estudos aplicados
Linha: Pedagogia Instrumental/Vocal/Regências
Orientador: Prof. Dr. Leandro Taveira Soares
Banca: Prof. Dr. Leandro Taveira Soares (orientador); Prof. Dr. Marcelo Jardim de Campos (membro interno); Prof. Dr. Eduardo Flores Gianesella (membro externo, UNESP).
Defesa ocorrida em 04/12/2023.
Formato do TCC: Material didático, disponível em PDF.
Vínculo com o Projeto de Pesquisa “As práticas interpretativas e seus aspectos pedagógicos”.
Trata-se de um material inédito no país, ao reunir informações técnicas, organológicas e históricas sobre os tímpanos (instrumentos de percussão), em língua portuguesa, além de apresentar vários exercícios práticos relacionados aos assuntos discutidos no guia. Tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento técnico e artístico dos estudantes de percussão, nos distintos estágios de aprendizado, podendo também ser utilizado por todos os profissionais que desejam entender melhor o funcionamento e as possibilidades técnicas e sonoras dos tímpanos.
O guia está estruturado em 31 capítulos, com um total de 323 páginas, reunindo explanações teóricas interligadas a exercícios e estudos práticos especialmente escritos para o trabalho. Links e QR Codes vinculados a um canal do Youtube foram inseridos em pontos específicos do guia e dão suporte audiovisual ao texto. Na dissertação que acompanha o produto, o autor relata que o ponto de partida para a elaboração de seu produto foi um curso online ministrado na Academia Virtual Arte de Toda Gente (FUNARTE/Escola de Música da UFRJ); ele prossegue descrevendo o processo de elaboração do guia, de forma detalhada e com a clara explanação dos desdobramentos do trabalho.
O produto pedagógico reflete a larga experiência do autor como timpanista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e como professor que atende alunos dos mais variados níveis. Observa-se a aplicabilidade imediata do material didático e o alto teor de impacto educacional, ao oferecer a estudantes e profissionais um material consistente e que abrange todos os aspectos do estudo dos tímpanos. Nos depoimentos incluídos no anexo, coletados pelo autor, pode-se constatar o impacto no meio profissional de percussionistas, professores e demais músicos que têm interesse no instrumento.
A banca examinadora foi formada por profissionais reconhecidos da área: o prof. Leandro Taveira, orientador, têm vasta experiência em pedagogia instrumental, sendo também o atual coordenador da área de metais e percussão da Escola de Música da UFRJ; o prof. Marcelo Jardim, membro interno, é maestro de bandas, com anos de experiência no trabalho pedagógico e artístico com percussionistas que integram os grupos que rege; o prof. Eduardo Gianesella é considerado um dos mais importantes percussionistas de sua geração, sendo docente da UNESP, universidade com longa tradição na formação de percussionistas.
Também é importante mencionar que Douglas Gutjahr cursou o mestrado como beneficiário do acordo de cooperação celebrado entre o Promus e a OSPA, confirmando os ótimos resultados obtidos nesta parceria.
O desenvolvimento deste TCC atendeu totalmente à missão do PROMUS, no sentido de favorecer o aprofundamento da formação artística de seu autor, bem como a ampliação da sua experiência prática profissional. Podemos aqui mencionar a aderência do TCC com os objetivos do PROMUS, sobretudo o de promover a articulação entre os saberes atualizados nos campos de conhecimento relacionados às práticas musicais e a aplicabilidade desses saberes na prática de ensino do instrumento, no caso, dos tímpanos. Embora o guia tenha sido elaborado para atender a uma necessidade local do autor, podemos observar, pelos relatos anexados, a aplicabilidade do produto em nível nacional.
Disponível em formato de livro impresso (sob encomenda) e para download gratuito em:
Depoimentos sobre o TCC, recolhidos pelo autor em abril de 2025:
Percussionista da OSUFBA (Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Bahia)
Vice-coordenador do PPG em Música da UNESP
Principal timpanist at Chile national Symphony Orchestra
Marcela Gonçalves da Silva
Turma 2022
Título: A OBRA SACRA DE STELLA JUNIA RIBEIRO PARA COROS FEMININOS ADULTOS: composições e arranjos
Orientadora: Profa. Dra. Maria José Chevitarese de Souza Lima
Linha: Processos de Desenvolvimento Artístico
Banca: Profa. Dra. Maria José Chevitarese de Souza Lima (orientadora), Prof. Dr. Lenine Alves dos Santos (membro interno); Prof. Dr. Júlio Cesar Moretzsohn Rocha (membro externo, UNIRIO).
Defesa ocorrida em 03/05/2024
Formato do TCC: e-book com partituras + registro em áudio
Vínculo com o Projeto de Pesquisa “Performance e Sonoridade Coral, com ênfase no repertório coral composto a partir de 1950”.
O produto artístico desenvolvido por Marcela Gonçalves da Silva atende a uma demanda considerável no mundo do trabalho da música, que é a da necessidade de repertórios originais e de performances musicais de qualidade para as atividades e cultos religiosos das igrejas evangélicas.
A regente selecionou obras de uma compositora extremamente produtiva e atuante neste contexto, Stella Junia Ribeiro, que também é professora de piano na Escola de Música da UFRJ. O trabalho de pesquisa de Marcela incluiu selecionar 10 obras sacras, sendo 8 composições autorais e 2 arranjos, realizar a editoração delas, preparar e ensaiar o coro Oquyra, formado por oito mulheres, e dirigir a gravação do repertório em áudio, realizada em estúdio. O produto artístico é formado por um álbum de partituras (em formato e-book) e um álbum com a gravação das 10 obras, lançado nas principais plataformas de streaming.
Trata-se de um trabalho inovador e eficaz em seu propósito de ampliação e difusão do repertório sacro para coro feminino, além de ser um produto de extrema qualidade técnica e artística. A dissertação que acompanha o produto apresenta a contextualização e informações da pesquisa em sua introdução, um capítulo dedicado à compositora Stella Junia Ribeiro, um capítulo apresentando um levantamento de obras sacras escritas para côro feminino e mais três capítulos com a descrição do processo de elaboração do produto e do concerto de lançamento do álbum. Nos anexos, a autora incluiu o termo de autorização para uso da obra de autoria de Reny Cruvinel e Israel Pessoa, que foi arranjada para o projeto, e um memorial de Stella Junia, falando de sua trajetória artística e pessoal.
A banca de defesa contou com dois regentes com ampla experiência em regência coral, profa. Maria José Chevitarese (orientadora) e prof. Julio Moretzsohn, além do prof. Lenine Santos, cantor e preparador técnico de cantores, como membro interno.
O TCC de Marcela Gonçalves tem total aderência à missão do programa e à linha de Desenvolvimento Artístico, ao refletir a continuidade da formação da autora em práticas musicais avançadas e a concretização de um produto transformador, que gera impacto real no meio profissional da música praticada em igrejas evangélicas. O álbum de partituras está disponível para download gratuito, permitindo que outros profissionais tenham acesso a um repertório de qualidade artística; as gravações apresentam-se como solução para igrejas que não dispõem de côros femininos e que desejam fazer uso do repertório; o TCC, como um todo, gera impacto profissional, contribuindo para a formação e melhoria de regentes e cantores profissionais em ambientes religiosos.
Cabe ressaltar a importância da presença feminina neste processo, envolvendo a pesquisadora e sua orientadora, a compositora e todas as integrantes do coro. O trabalho apresenta-se, assim, como um incentivo à formação em nível de pós-graduação das mulheres do mundo de trabalho da música, contribuindo para o equilíbrio de gêneros no cenário acadêmico.
O TCC de Marcella Gonçalves pode ser acessado em:
https://promus.musica.ufrj.br/pesquisa/marcela-goncalves-da-silva/
As gravações estão disponíveis no canal de Youtube da compositora Stella Júnia, organizadas na seguinte playlist:
https://youtube.com/playlist?list=PL7kWCkNFI7pnt1T4H-1Ddp9hFFeQ0tp5B&si=Ir05qvY_O5-KVwq5
André Ramos
Turma 2020
Título: ENSINO E APRENDIZAGEM DE INSTRUMENTOS DE SOPRO E PERCUSSÃO: a construção do caderno pedagógico e do acervo de partituras e gravações da Orquestra Voadora
Orientadora: Profa. Dra. Sheila Zagury
Linha: Pedagogia Instrumental/Vocal/Regências
Banca: Profa. Dra. Sheila Zagury (orientadora), Prof. Dr. Marcelo Jardim de Campos (membro interno), Prof. Dr. Daniel Fils Puig (membro externo, UFSB)
Defesa ocorrida em 17/05/2023
Formato: dois arquivos PDF, sendo um caderno didático e um acervo de partituras e gravações.
Vínculo com o Projeto de Pesquisa “As práticas interpretativas e seus aspectos pedagógicos”.
O autor documentou a produção artística e pedagógica concebida no contexto dos ensaios, apresentações e da oficina de instrumentos de sopro e percussão da chamada Orquestra Voadora, tradicional grupo ligado ao carnaval carioca. Na dissertação, o autor apresentou um histórico sobre as fanfarras ligadas ao carnaval do Rio de Janeiro, oriundas dos blocos de rua, e sobre a origem da Orquestra Voadora; nos capítulos seguintes, o autor descreve os processos de ensino de instrumentos adotados nas oficinas oferecidas pelo coletivo; por fim, são descritos os processos de elaboração dos três arquivos que constituem o produto pedagógico: um caderno didático com atividades e materiais utilizados nas aulas; uma coleção de arranjos com partituras completas e partes individuais; e um acervo de fonogramas e vídeos gravados por professores e alunos.
A proposta foi a de oferecer ferramentas para que outros grupos e fanfarras possam se desenvolver a partir deste modelo. Por outro lado, a pesquisa possibilitou ao autor um olhar amadurecido acerca dos processos pedagógicos e artísticos presentes em seu ambiente profissional, como se pode perceber pelo relato presente em suas considerações finais: “Ao me colocar como pesquisador, pude olhar para a Orquestra Voadora por um prisma distinto. Tomando contato com a forma com que outras metodologias lidam com os desafios da prática artística e pedagógica, pude perceber os pontos de convergência com nosso coletivo e também as peculiaridades de cada ambiente. Foi possível, durante este processo, enriquecer minha compreensão sobre aspectos do nosso grupo a partir de insights possibilitados pelo diálogo com outras experiências”. Esta afirmação vai ao encontro da missão e objetivos do PROMUS, sobretudo ao se constatar que houve a geração de novos conhecimentos com vistas ao desenvolvimento e aprimoramento de processos associados às Práticas Interpretativas.
O produto é relevante por documentar uma prática relacionada a uma das mais importantes manifestações culturais brasileiras, as fanfarras presentes no carnaval de rua. Cabe ressaltar que vários vídeos foram realizados durante a pandemia, exigindo do autor e dos participantes soluções criativas para a elaboração dos trabalhos.
A banca de defesa contou com a participação do prof. Marcelo Jardim, especialista em bandas, e do prof. Daniel Puig, educador, que puderam avaliar com propriedade o modelo de formação relatado no TCC. O prof. Daniel Puig está lotado no Centro de Formação em Artes e Comunicação na Universidade Federal do Sul da Bahia (CFAC-UFSB), o que reforça o compromisso do programa com a constituição de bancas com quadros de universidades de diferentes regiões do país. Cabe ainda ressaltar a orientação segura da Profa. Dra. Sheila Zagury, considerando sua ampla experiência com repertórios da música popular.
Como desdobramentos deste TCC, observa-se a realização do repertório disponibilizado por André Ramos em grupos diversos. Como exemplo, podemos citar a fanfarra Bate Sopra, de Porto Alegre, que agregou algumas composições em seu repertório. Outro exemplo é o grupo Brass 61, de Sydney, Austrália. No vídeo abaixo, este grupo está tocando a peça Technocirco, de André Ramos, presente no TCC:
https://drive.google.com/file/d/1XCut6pVw8b44bxn_Ao2FnDcgepO6MlrZ/view?usp=drivesdk
O TCC de André Ramos pode ser acessado em:
Abel Luiz Oliveira da Silva Machado
Turma 2021
Título: CORDAL CARIOCA: da experiência multi-instrumentista ao desenvolvimento e registro em partitura, áudio e vídeo de composições para cavaquinho, viola caipira (cebolão em Sol), bandolim, violão tenor dinâmico, cavaquinho afinado em bandolim, e viola caipira dinâmica (cebolão em Mi)
Linha: Processos de Desenvolvimento Artístico
Orientador: Prof. Dr. Henrique Leal Cazes
Banca: Prof. Dr. Henrique Leal Cazes (orientador); Prof. Dr. Marcello Gonçalves (membro interno); Profa. Dra.Daniela Spielmann (membro externo – CEFET/RJ).
Defesa ocorrida em 27/09/2023
Formato: Caderno de partituras em PDF + registro audiovisual
Vínculo com o Projeto de Pesquisa “MÚSICA BRASILEIRA PARA CORDAS DEDILHADAS: Produção, Pesquisa e Interpretação”
A experiência como multi-instrumentista de Abel Luiz foi o ponto de partida para este projeto, que envolveu a composição e interpretação de obras para diversos instrumentos de cordas dedilhadas, revelando ao público as possibilidades técnicas e sonoras de cada um. O nome Cordal Carioca faz alusão à peça presente em instrumentos como bandolim e viola (o cordal) e ao local de origem do projeto, o Rio de Janeiro. Nessa proposta, as cordas de seis instrumentos passam por um “cordal comum”: a trajetória artística e performática de Abel Luiz, músico atuante na cena carioca e ligado a grupos e instituições que valorizam a cultura urbana da cidade. Os instrumentos utilizados foram: cavaquinho, viola caipira, bandolim, violão tenor dinâmico, cavaquinho afinado em bandolim e viola caipira dinâmica.
Na dissertação que acompanha o caderno de partituras e as gravações audiovisuais, o autor compartilha sua trajetória como músico profissional e intérprete destes diversos instrumentos, destacando a forte associação de cada um deles a determinados gêneros e manifestações culturais — como o cavaquinho no samba, a viola caipira em diferentes expressões musicais regionais, e o bandolim no choro. Essas influências moldaram significativamente sua formação artística. Contudo, ao longo da pesquisa, o intérprete propõe um deslocamento dessas tradições ao explorar usos não convencionais dos instrumentos, buscando novas possibilidades tímbricas, expressivas e simbólicas. Esse movimento de reinvenção revela não apenas um profundo envolvimento com a linguagem musical, mas também um processo criativo comprometido com a expansão de fronteiras estéticas e técnicas. Dessa forma, evidencia-se um amadurecimento artístico que vai além da mera execução instrumental, refletindo o cerne da proposta da linha de Desenvolvimento Artístico do programa: a criação como um campo de pesquisa e transformação. Cabe destacar aqui a alta qualidade de seu produto artístico, que se observa no projeto visual e na qualidade das gravações.
A banca de defesa foi formada por dois especialistas em cordas dedilhadas, sendo o Prof. Dr. Henrique Cazes seu orientador e o Prof. Dr. Marcello Gonçalves membro interno, e pela Profa. Dra. Daniela Spielmann, musicista com ampla atuação no cenário da música instrumental carioca. Também merece destaque o fato de Abel ser PcD, com baixa visão, tendo ingressado no programa a partir da vaga destinada às ações afirmativas, o que ressalta o compromisso do programa em atender a todos os públicos, primando pela qualidade de suas produções.
É igualmente relevante destacar a trajetória autoral de Abel Luiz, marcada por uma produção contínua que reflete suas referências culturais e estéticas. Recentemente, o músico foi convidado e homenageado no 2º Festival Internacional de Choro de Aix-en-Provence, na França, onde ministrou uma masterclass sobre o gênero, apresentou um recital-conferência e realizou um concerto. Neste último, interpretou quatro das seis obras desenvolvidas no âmbito do PROMUS, reafirmando a projeção internacional e a relevância artística de sua pesquisa.
O TCC de Abel Luiz pode ser visto em:
https://promus.musica.ufrj.r/pesquisa/abel-luiz-oliveira-da-silva-machado/