Produções de destaque do Núcleo Docente Permanente (NDP) no Quadriênio 2021–2024
No contexto da avaliação do quadriênio 2021–2024 pela CAPES, o PROMUS – Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da UFRJ – apresenta um conjunto de destaques que contempla produções discentes, de egressos e docentes, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) e trajetórias de egressos que exemplificam a qualidade, a diversidade e o compromisso formativo do Programa. A seleção busca refletir de forma equilibrada a amplitude e a profundidade da atuação desenvolvida ao longo do período.
Trata-se, no entanto, de uma tarefa desafiadora: todos os TCCs, produções e trajetórias de egressos vinculados ao PROMUS, em sua singularidade, estão alinhados à missão do Programa de formar artistas-docentes capazes de integrar excelência artística, atuação pedagógica e reflexão crítica em contextos diversos. A escolha dos destaques, portanto, não pretende estabelecer hierarquias, mas evidenciar exemplos representativos do conjunto, considerando critérios como a diversidade de orientadores, o equilíbrio entre as duas linhas de atuação profissional, e a articulação entre diferentes segmentos da comunidade acadêmica (docentes, discentes e egressos).
Apresentamos aqui as dez produções de destaque do ciclo avaliativo 2021-2024, bem como as produções de destaque do Núcleo Docente Permanente (NDP). A quantidade de produções destacadas de cada docente é proporcional ao tempo em que atuou como docente permanente ao longo do quadriênio. Esses destaques ilustram o impacto da produção do PROMUS no fortalecimento das práticas musicais como campo de investigação aplicada, contribuindo de forma concreta para a qualificação de processos artísticos e pedagógicos e para a oferta de soluções inovadoras voltadas às demandas reais do mundo do trabalho em música, em níveis local, regional e nacional.
- Aloysio Moraes Rego Fagerlande
- Ana Paula da Matta Machado Avvad
- André Luiz de Campello Duarte Cardoso
- Bartolomeu Wiese Filho
- Cristiano Siqueira Alves
- Fernando Ernesto Lopes Pereira
- Henrique Leal Cazes
- Leandro Taveira Soares
- Lenine Alves dos Santos
- Marcelo Jardim de Campos
- Marcelo Moraes Rego Fagerlande
- Marcus de Araújo Ferrer
- Maria José Chevitarese de Souza Lima
- Miriam Grosman
- Patricia Michelini Aguilar
- Paulo Henrique Loureiro de Sá
- Pedro Sousa Bittencourt
- Sheila Zagury
- Veruschka Bluhm Mainhard
Aloysio Moraes Rego Fagerlande
Docente permanente 2021-2024
Produção: Concerto como solista com a OSPA (2022)
Tipo: Artística
Descrição: Estreia da obra Villa-Concerto para Quinteto de Sopros e Orquestra de Cordas, Op. 275, de Liduino Pitombeira, com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA).
Produção: Temporada com o Quinteto Villa-Lobos (2023)
Tipo: Artística
Descrição: Participação na temporada “60 Anos de Música Brasileira”, com o concerto Villa-Lobos e suas Influências no CCBB-RJ.
Produção: “Villalobiana n. 8 para fagote e piano de Marcelo Rauta: propostas para a construção interpretativa da cadência” (2023)
Tipo: Bibliográfica
Descrição: Artigo em coautoria com a discente Ariana Mendonça, egressa do PROMUS, apresentado no XXXIII Congresso da ANPPOM.
Produção: Curso de fagote no NEOJIBA (2024)
Tipo: Técnica
Descrição: Curso de curta duração com aulas, oficinas e ensaios de música de câmara no Projeto NEOJIBA, em Salvador.
Ana Paula da Matta Machado Avvad
Docente permanente 2021-2024
Produção: Recital do Duo da Matta–Fagerlande na Série Clássicos de Câmara do Teatro Municipal de Niterói (2024)
Tipo: Artística
Descrição: Recital de piano e fagote apresentado na tradicional série da Fundação de Arte de Niterói, com repertório camerístico brasileiro.
Produção: Produção musical da trilha sonora original do filme Cora e os Corais (2023)
Tipo: Técnica/Artística
Descrição: Criação e produção da trilha sonora original do curta-metragem infantil Cora e os Corais, realizado pelo Projeto Coral Vivo e patrocinado pela Petrobras, com foco em educação ambiental e preservação marinha.
Produção: “O repertório esquecido dos salões cariocas: uma proposta interpretativa da Faceira Impromptu-Valse Op. 28, de Leopoldo Miguéz” (2022)
Tipo: Bibliográfica
Descrição: Artigo publicado nos anais do Congresso da ANPPOM, no qual a docente propõe uma abordagem interpretativa para a obra Faceira Impromptu-Valse, de Leopoldo Miguéz, fundamentada na pesquisa artística e no cruzamento entre análise histórico-estilística e práxis performativa.
Produção: Curso de curta duração “Aprendendo Música de Câmara” (2023)
Tipo: Técnica
Descrição: Docente responsável pelo curso “Aprendendo Música de Câmara”, ofertado pela Academia Arte de Toda Gente, um projeto fruto da parceria entre a Fundação Nacional das Artes (FUNARTE) e a Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EM/UFRJ), perfazendo a carga horária de 30 horas de dedicação.
André Luiz de Campello Duarte Cardoso
Docente permanente 2021-2024
Produção: Libreto e regência da ópera Aleijadinho, com música de Ernani Aguiar (2022)
Tipo: Artística
Descrição: Criação do libreto e atuação como regente da ópera Aleijadinho, de autoria de André Cardoso, com música de Ernani Aguiar. A obra foi apresentada em abril e maio de 2022 nas cidades de Ouro Preto e Belo Horizonte, interpretada pelos corpos artísticos da Fundação Clóvis Salgado (Palácio das Artes).
Produção: Criação do libreto da ópera Devoção, com música de João Guilherme Ripper (2024)
Tipo: Artística
Descrição: Criação do libreto da ópera Devoção, de André Cardoso, com música de João Guilherme Ripper. A obra teve apresentações em julho de 2024 nas cidades de Congonhas e Belo Horizonte, interpretada pelos corpos artísticos da Fundação Clóvis Salgado (Palácio das Artes).
Produção: Livro Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro: 100 Anos (2023)
Tipo: Bibliográfica
Descrição: Livro organizado por André Cardoso e publicado pela Editora UFRJ, em comemoração ao centenário da Orquestra Sinfônica da UFRJ, com contribuições de diversos autores e abordagem histórica, institucional e artística da trajetória do conjunto.
Produção: Direção artística da Série Brasilianas da Academia Brasileira de Música, realizada na Sala Cecília Meireles (2021)
Tipo: Técnica/Artística
Descrição: Atuação de André Cardoso como diretor artístico da edição de julho de 2021 da série Brasilianas, promovida pela Academia Brasileira de Música, com apresentações realizadas na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro.
Bartolomeu Wiese Filho
Docente permanente 2021-2024
Produção: II Encontro Internacional das Ibéricas: participação como intérprete (2021)
Tipo: Artística
Descrição: Participação como intérprete no II Encontro Internacional das Ibéricas, realizado em 2021 em parceria entre universidades brasileiras e a Universidade do Porto (Portugal), com apresentações musicais e atividades de intercâmbio artístico e acadêmico.
Produção: Estreia mundial da obra Choro para Violão e Bandolim, na Hästveda Church, Suécia (2023)
Tipo: Artística
Descrição: Estreia da obra Choro para Violão e Bandolim, de autoria de Bartolomeu Wiese Filho, interpretada pelo próprio compositor (violão) ao lado de Paulo Sá (bandolim), em concerto realizado na Hästveda Church, Suécia.
Produção: Organização do concerto “Afonso X e Galícia, nos caminhos da poesia e do amor” (2023)
Tipo: Técnica/Artística
Descrição: Organização e participação no concerto temático realizado no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música da UFRJ, como parte da programação oficial da exposição internacional Afonso X e Galícia, com presença de artistas do Brasil e da Suécia.
Produção: Organização do III Encontro Internacional de Cordofones da UFRJ (2023)
Tipo: Técnica
Descrição: Atuação como membro da comissão organizadora do III Encontro Internacional de Cordofones da UFRJ, evento realizado na Escola de Música da UFRJ com a participação de pesquisadores e intérpretes nacionais e internacionais.
Cristiano Siqueira Alves
Docente permanente 2021-2024
Produção: Concerto como integrante do Quinteto Villa-Lobos e solista da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, com estreia mundial de obras de Gilson Santos e Vittor Santos (2024)
Tipo: Artística
Descrição: Apresentação realizada na Sala Cecília Meireles, em 2024, reunindo o Quinteto Villa-Lobos e a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, com Cristiano Siqueira Alves atuando como solista. Estreia das obras Novos Ventos, de Gilson Santos, e Divagações n. 78, de Vittor Santos.
Produção: Álbum solo Homenagens (2023)
Tipo: Artística
Descrição: Registro fonográfico solo lançado nas plataformas digitais, com obras de compositores brasileiros, interpretadas por Cristiano Siqueira Alves, com ênfase em repertório que celebra e ressignifica tradições musicais nacionais.
Produção – Turnê nacional como integrante do Quinteto Villa-Lobos, com concertos em Belém (PA) e São Luís (MA) (2024)
Tipo: Artística
Descrição: Participação como clarinetista do Quinteto Villa-Lobos em turnê com concertos nas cidades de Belém do Pará e São Luís do Maranhão, com programa dedicado a obras de Heitor Villa-Lobos, Radamés Gnattali, Ronaldo Miranda e Edino Krieger.
Produção: Álbum Clarinete Concertante: Choro, Seresta e Gafieira (2023)
Tipo: Artística
Descrição: Registro fonográfico inédito de quatro concertos para clarinete e orquestra, compostos por Wagner Tiso, Leonardo Bruno, Paulo Aragão e Vittor Santos — todos dedicados a Cristiano Siqueira Alves, que atua como intérprete solista em todas as faixas. Lançamento digital.
Fernando Ernesto Lopes Pereira
Docente permanente 2021-2024
Produção: Participação do professor Fernando Ernesto Lopes Pereira na turnê latino-americana da Orquestra Petrobras Sinfônica (2024)
Tipo: Artística
Descrição: Atuação como violinista da Orquestra Petrobras Sinfônica na turnê internacional realizada em junho e julho de 2024, com apresentações em Montevidéu (Uruguai), Rosário, Córdoba e Buenos Aires (Argentina), com repertório centrado na música brasileira.
Produção – Concerto da Camerata de Cordas da UFRJ na XX Semana do Cravo da UFRJ, sob regência de Fernando Ernesto Lopes Pereira (2024)
Tipo: Artística
Descrição: Concerto realizado em 26 de abril de 2024 durante a XX Semana do Cravo da UFRJ, com a Camerata de Cordas da Escola de Música da UFRJ sob regência do professor Fernando Ernesto Lopes Pereira. O programa incluiu obras de François Couperin e J. S. Bach, com a participação do cravista Michele Bordoni, discente do PROMU, como solista.
Produção – Concerto do Quarteto Magisterra na Feira do Livro da UFRJ (2024)
Tipo: Artística
Descrição: Apresentação do Quarteto Magisterra, com participação do professor Fernando Ernesto Lopes Pereira como integrante, durante a Feira do Livro da UFRJ em 2024, evento que reuniu atividades acadêmicas, culturais e artísticas abertas à comunidade universitária e ao público externo.
Produção – Organização de master class com o violinista Freddy Vargas (2022)
Tipo: Técnica
Descrição: Organização de evento pedagógico com o violinista venezuelano Freddy Vargas, realizado na Escola de Música da UFRJ, em 2022, com foco em técnica e interpretação violinística voltadas a estudantes de música da graduação e pós-graduação.
Henrique Leal Cazes
Docente permanente 2021-2024
Produção – Projeto “Pixinguinha como Nunca”: direção musical, arranjos e participação como solista (2024)
Tipo: Artística
Descrição: Produção e direção musical de quatro álbuns com obras inéditas de Pixinguinha, no âmbito do projeto “Pixinguinha como Nunca”, com lançamento em 2024. Participação como diretor musical, arranjador e solista no espetáculo de lançamento realizado no Teatro Rival, no Rio de Janeiro, em abril de 2024.
Produção: Livro “O choro reinventa a roda: 150 anos de uma utopia musical” (2023)
Tipo: Bibliográfica
Descrição: Lançamento do livro de autoria de Henrique Leal Cazes, publicado pelo selo Dissonante/Editora Contracorrente, em 2023. A obra apresenta uma abordagem histórica, estética e crítica do choro ao longo de seus 150 anos de existência.
Produção: “Escola Moderna do Cavaquinho”: edição japonesa (2023)
Tipo: Bibliográfica
Descrição: Publicação da edição japonesa do método Escola Moderna do Cavaquinho, livro didático de acompanhamento e solo voltado à formação técnica e musical de instrumentistas de cavaquinho.
Produção – Oficina de prática de choro no 26º Festival de Música de Itajaí (2024)
Tipo: Técnica
Descrição: Oficina de prática de choro ministrada por Henrique Cazes entre os dias 31 de agosto e 7 de setembro de 2024, no âmbito do 26º Festival de Música de Itajaí, tradicional evento de formação e difusão musical realizado em Santa Catarina.
Leandro Taveira Soares
Docente permanente 2024
Produção: Participação como professor, palestrante e coordenador pedagógico no IV Simpósio de Bandas Funarte-UFRJ (2024)
Tipo: Técnica
Descrição: Atuação como professor de trompete, palestrante e coordenador pedagógico no IV Simpósio de Bandas Funarte-UFRJ, realizado entre 7 e 10 de novembro de 2024 na Escola de Música da UFRJ. A atividade integra o projeto de extensão “Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música”, vinculado ao Programa Arte de Toda Gente (FUNARTE/UFRJ) e ao Projeto de pesquisa do Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PROMUS/UFRJ) intitulado ‘Bandas de Música, Bandas Sinfônicas e Orquestras de Sopros: Aspectos Pedagógicos’, vinculado à linha de atuação profissional Pedagogia Instrumental/Vocal/Regências (PIVR).
Lenine Alves dos Santos
Docente permanente 2021-2024
Produção – Recital Autopsicografia no Barcelona Festival of Song (2024)
Tipo: Artística
Descrição: Recital de canto e piano apresentado pelo professor Lenine Alves dos Santos, com o pianista Nikos Stavlas, em 11 de julho de 2024, na Biblioteca da Catalunha (Barcelona), como parte da programação do Barcelona Festival of Song.
Produção – Direção geral do espetáculo “A Cartomante” (Eduardo Frigatti) / “O Ensaio de Ópera” (Albert Lortzing), no projeto Ópera na UFRJ (2023)
Tipo: Técnica/Artística
Descrição: Direção geral do espetáculo principal do projeto de ensino, pesquisa e extensão Ópera na UFRJ, em 2023, reunindo duas óperas de câmara apresentadas em montagem conjunta: A Cartomante, de Eduardo Frigatti, e O Ensaio de Ópera, de Albert Lortzing.
Produção – Artigo “Compositores de canção de câmara capixaba” (2023)
Tipo: Bibliográfica
Descrição: Artigo publicado em anais de congresso, com autoria de Lucimara Teixeira (discente do PROMUS) e do professor Lenine Alves dos Santos, apresentando os resultados preliminares de uma pesquisa voltada à identificação, análise e edição crítica de repertório vocal camerístico de compositores capixabas.
Produção – Curso de curta duração ministrado no Barcelona Festival of Song (2024)
Tipo: Técnica
Descrição: Curso ministrado pelo professor Lenine Alves dos Santos durante o Barcelona Festival of Song, em julho de 2024, voltado à formação de intérpretes de canção latino-americana, com ênfase em repertório vocal em língua portuguesa.
Marcelo Jardim de Campos
Docente permanente 2021-2024
Produção: Regência de concerto da Hochschule für Musik Karlsruhe Sinfonisches Blasorchester no Festival Alemanha-Brasil (2024)
Tipo: Artística/Técnica
Descrição: Regência do concerto realizado em 29 de junho de 2024 na Praça Central de Karlsruhe, Alemanha, com a orquestra de sopros da Hochschule für Musik Karlsruhe, integrando a programação oficial do Festival Alemanha-Brasil. O repertório, exclusivamente composto por obras brasileiras, contou com a participação da soprano Andrea Adour como solista. A atividade fez parte dos projetos de pesquisa e extensão vinculados ao PROMUS, com ensaios intensivos entre os dias 23 e 28 de junho.
Produção – Concerto e gravação com a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí no projeto A Banda do Villa (2024)
Tipo: Artística/Técnica
Descrição: Regência do concerto realizado em 23 de maio de 2024 com a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí (SP), como parte do projeto A Banda do Villa, voltado à gravação da obra integral de Heitor Villa-Lobos para banda de música e banda sinfônica.
Produção: Participação como professor convidado na 41ª Oficina de Música de Curitiba (2024)
Tipo: Técnica (curso de curta duração)
Descrição: Atuação do professor Marcelo Jardim de Campos como docente e regente convidado na 41ª Oficina de Música de Curitiba, realizada entre 25 de janeiro e 4 de fevereiro de 2024, em Curitiba (PR), ministrando atividades formativas voltadas à área de Práticas Interpretativas e à linha de Pedagogia Instrumental/Vocal/Regências do PROMUS.
Produção: Organização do projeto Arte em Circuito (Belo Horizonte, 2022)
Tipo: Técnica (organização de evento)
Descrição: Organização geral do projeto Arte em Circuito, realizado em Belo Horizonte em 2022, em parceria com a Funarte e a UFRJ. O evento teve seis dias de duração e incluiu shows, palestras, cursos, mostras artísticas e atividades voltadas ao público infantojuvenil, reunindo mais de 200 profissionais envolvidos e um público estimado de 5.000 pessoas.
Marcelo Moraes Rego Fagerlande
Docente permanente 2021-2024
Produção – Edição dos Anais da XIV Semana do Cravo (2023)
Tipo: Bibliográfica
Descrição: Atuação como editor responsável dos Anais da XIV Semana do Cravo, publicação organizada a partir das atividades do evento homônimo realizado na Escola de Música da UFRJ. O volume reúne artigos e relatos de pesquisa de docentes, discentes e pesquisadores voltados ao repertório, à performance e ao ensino do cravo no Brasil.
Produção: Verbete “Câmara, Joaquim Manoel Gago da” para o Grove Music Online (2023)
Tipo: Bibliográfica
Descrição: Redação de verbete para o Grove Music Online, principal enciclopédia de música de referência internacional publicada pela Oxford University Press. O verbete trata da vida e obra de Joaquim Manoel Gago da Câmara, compositor brasileiro ativo no século XIX.
Produção – Organização da XX Semana do Cravo (2024)
Tipo: Técnica (organização de evento)
Descrição: Criação e coordenação da 20ª edição da Semana do Cravo, realizada na Escola de Música da UFRJ em 2024. O evento contou com a participação de professores e alunos da UFRJ, UNICAMP, UFPE, UFJF, Conservatório de Tatuí, Instituto Gustavo Ritter e EMESP, com programação composta por recitais, mesas-redondas e atividades formativas voltadas ao repertório de música antiga e à performance com instrumentos de tecla históricos.
Produção – Tradução para o português do método “Baixo Contínuo ao Cravo”, de Louise Bourmayan e Jacques Frisch (2024)
Tipo: Técnica (tradução e mediação didática)
Descrição: Tradução para o português do método Baixo Contínuo ao Cravo, de autoria de Louise Bourmayan e Jacques Frisch, realizada por Marcelo Moraes Rego Fagerlande como parte das comemorações dos 20 anos da Semana do Cravo, com vistas à ampliação do acesso a conteúdos pedagógicos especializados sobre performance historicamente informada.
Marcus de Araújo Ferrer
Docente permanente 2021-2024
Produção – Composição e apresentação da obra Composição 1, para viola de 10 cordas solo (2024)
Tipo: Artística
Descrição: Composição original de Marcus de Araújo Ferrer intitulada Composição 1, para viola de 10 cordas solo, apresentada em formato de recital-palestra na Liljeforssalen, Malmö Academy of Music (Lund University), Suécia, em 2024.
Produção – Participação na websérie Nossos Violeiros, 2ª temporada – Episódio IX (2022)
Tipo: Técnica (difusão artística em mídia digital)
Descrição: Participação do professor Marcus de Araújo Ferrer no Episódio IX da 2ª temporada da websérie Nossos Violeiros, realizada em 2022 pela iniciativa Rio de Violas. O projeto documenta a trajetória, repertório autoral e interpretações de violeiros atuantes no Rio de Janeiro. No episódio, Marcus Ferrer apresenta sua composição Prelúdio, além de depoimento sobre sua trajetória artística e educacional.
Produção – Compositions for the Brazilian Viola: recital-palestra e masterclass na Malmö Academy of Music (2024)
Tipo: Técnica/Artística
Descrição: Recital-palestra realizado pelo professor Marcus de Araújo Ferrer em colaboração com Sven Kristersson, intitulado Compositions for the Brazilian Viola, apresentado na Liljeforssalen (Malmö Academy of Music, Universidade de Lund, Suécia), em 2024. A produção integrou também uma masterclass para a turma de violonistas da instituição e está vinculada às atividades de pós-doutorado do docente.
Produção – Organização da Masterclass do professor Paulo Inda (UFRGS) na UFRJ (2023)
Tipo: Técnica (organização de evento formativo)
Descrição: Organização conjunta com o professor Bartolomeu Wiese da masterclass ministrada por Paulo Inda (UFRGS), realizada em 10 de maio de 2023 no Edifício Ventura, Escola de Música da UFRJ.
Maria José Chevitarese de Souza Lima
Docente permanente 2021-2024
Produção – Concerto com a Orquestra Petrobras Sinfônica e o Brasil Ensemble-UFRJ na Sala Cecília Meireles (2023)
Tipo: Artística
Descrição: Preparação do coro masculino do Brasil Ensemble-UFRJ pela professora Maria José Chevitarese para apresentação da obra Floresta Amazônica, de Heitor Villa-Lobos, com a Orquestra Petrobras Sinfônica sob regência de Roberto Tibiriçá. O concerto foi realizado nos dias 10 e 11 de março de 2023, como parte da temporada oficial da Sala Cecília Meireles – Série Orquestras.
Produção – Participação do Coral Infantil da UFRJ na ópera Carmen, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro (2023)
Tipo: Artística
Descrição: Preparação vocal do Coral Infantil da UFRJ pela professora Maria José Chevitarese para a temporada da ópera Carmen, de Georges Bizet, apresentada pela Orquestra Sinfônica e o Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. As apresentações ocorreram nos dias 14, 16, 19, 21, 23, 26, 28 e 30 de julho de 2023.
Produção – Artigo “Ampliando o acesso ao repertório sacro para coro feminino através das obras da compositora Stella Junia Ribeiro” (2023)
Tipo: Bibliográfica
Descrição: Artigo apresentado no XXXIII Congresso da ANPPOM, em coautoria com a egressa do PROMUS, Marcela Gonçalves da Silva, a partir de pesquisa desenvolvida no mestrado profissional. O texto apresenta levantamento, análise e proposta de difusão do repertório sacro da compositora Stella Junia Ribeiro, com ênfase na produção voltada para coros femininos.
Produção – Edição dos Anais do III Congresso Internacional de Música Coral Infantojuvenil – Um Novo Olhar (2023)
Tipo: Bibliográfica (edição de publicação acadêmica)
Descrição: Atuação como editora dos Anais do III Congresso Internacional de Música Coral Infantojuvenil – Um Novo Olhar, realizado em 2022 e publicado em 2023 pela Escola de Música da UFRJ. A publicação reúne artigos, relatos de experiência e reflexões sobre a prática coral voltada ao público infantojuvenil. ISBN: 978-65-89936-81-7.
Miriam Grosman
Docente permanente 2021
Produção: Artigo “O agrupamento rítmico como base para a performance pianística de obras do período clássico” (2021)
Tipo: Bibliográfica
Descrição: Publicado na revista Música (USP), o artigo propõe abordagens pedagógicas e interpretativas centradas na identificação e exploração do agrupamento rítmico em obras de Haydn, Mozart e Beethoven, com foco na performance pianística.
Patricia Michelini Aguilar
Docente permanente 2021-2024
Produção: Composição e estreia da obra “Diálogos Cromáticos” para duas flautas doces, no 4º ENFLADU – Encontro de Performance em Flauta Doce de Uberlândia (2022)
Tipo: Artística
Descrição: Obra autoral de Patrícia Michelini, composta para o Duo Flustres e estreada durante o concerto “Monólogos & Diálogos Cromáticos” no 4º ENFLADU, com repertório dedicado à flauta doce contemporânea.
Produção: Concerto do Duo Flustres na Igreja Luterana de Blumenau – Série Grandes Concertos (2023)
Tipo: Artística
Descrição: Apresentação do Duo Flustres, formado por Patrícia Michelini e David Castelo, com repertório para duas flautas doces, na tradicional série Grandes Concertos da Igreja Luterana de Blumenau.
Produção: Curso online “Explorar Flauta Doce” na Academia Virtual Arte de Toda Gente (2023)
Tipo: Técnica
Descrição: Curso em vídeo preparado para a plataforma Arte de Toda Gente, uma parceria entre a FUNARTE e a UFRJ, com foco na introdução e valorização da flauta doce como instrumento de formação musical.
Produção: E-book “A Flauta Doce da Cabeça ao Pé” (2024)
Tipo: Bibliográfica/Técnica
Descrição: Publicação digital da obra A Flauta Doce da Cabeça ao Pé, lançada pela Editora da Escola de Música da UFRJ, em parceria com o programa Arte de Toda Gente (FUNARTE/UFRJ), voltada ao ensino técnico e contextual da flauta doce.
Paulo Henrique Loureiro de Sá
Docente permanente 2021-2024
Produção: Curso de Bandolim no 42º Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília (2021)
Tipo: Técnica
Descrição: Curso de curta duração ministrado pelo professor Paulo Sá entre 22 de fevereiro e 6 de março de 2021, com carga horária de 20 horas, no âmbito do 42º Curso Internacional de Verão (CIVEBRA), promovido pela Escola de Música de Brasília (CEP-EMB).
Produção: Parecerista ad hoc da Revista Percepta, v. 12, n. 1 (2024)
Tipo: Técnica
Descrição: Atuação como parecerista no processo de avaliação de artigos submetidos à edição de número 12, volume 1 (jul.–dez. 2024) da Revista Percepta, periódico especializado na área de música.
Produção: Série de concertos, master classes e seminários na Malmö Academy of Music, Universidade de Lund (2022)
Tipo: Técnica/Artística
Descrição: Atividades desenvolvidas entre 14 e 27 de novembro de 2022 na Malmö Academy of Music (Universidade de Lund, Suécia), incluindo apresentações artísticas, aulas práticas e seminários teóricos, a convite da instituição.
Produção: Estreia mundial da composição ‘Ludicamente’, para trio de bandolins (2022)
Tipo: Artística
Descrição: Estreia mundial da obra ‘Ludicamente’, de autoria de Alexandre Guerra, composta especialmente para o Bandolim Trio, com participação do professor Paulo Sá. A apresentação ocorreu no dia 8 de junho de 2022, no Teatro Dulcina, no Rio de Janeiro.
Pedro Sousa Bittencourt
Docente permanente 2021-2024
Produção – Estreia mundial da obra Catálogo de Obsessões Solitárias, vol. 2, de Martin Herraiz, na XXV Bienal de Música Brasileira Contemporânea (2023)
Tipo: Artística
Descrição: Estreia mundial da obra Catálogo de Obsessões Solitárias, vol. 2 (2020), do compositor Martin Herraiz, para saxofone baixo amplificado, interpretada por Pedro Sousa Bittencourt no Teatro Dulcina (RJ), em concerto realizado em 14 de dezembro de 2023, como parte da programação oficial da XXV Bienal de Música Brasileira Contemporânea promovida pela Funarte.
Produção: Solista convidado da Orquestra Sinfônica do Paraná, obra Escapades, de John Williams (2022)
Tipo: Artística
Descrição: Apresentação como solista da obra Escapades, de John Williams, para saxofone alto e orquestra sinfônica, sob regência de Stefan Geiger, em concerto promovido pela Orquestra Sinfônica do Paraná no Teatro Guaíra, em Curitiba, em 2022.
Produção – Estreia mundial da obra Concertino (1972), de José Siqueira, com a OSUFRJ (2022)
Tipo: Artística
Descrição: Estreia mundial da obra Concertino (1972), do compositor brasileiro José Siqueira, para saxofone alto solo e orquestra. A obra foi interpretada por Pedro Sousa Bittencourt como solista, sob a regência de Ernani Aguiar, em concerto promovido pela Orquestra Sinfônica da UFRJ, no âmbito do Panorama da Música Brasileira Atual.
Produção – Participação no programa “Diálogos em Música” – EMBAP/UNESPAR (2022)
Tipo: Técnica (difusão e mediação artística)
Descrição: Entrevista concedida pelo professor Pedro Sousa Bittencourt no âmbito do projeto “Diálogos em Música”, promovido pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP/UNESPAR), sob coordenação do professor Rodrigo Machado Capistrano. A entrevista foi realizada em 25 de agosto de 2022, em Piraquara (PR).
Sheila Zagury
Docente permanente 2021-2024
Produção: Apresentação de canções da ópera María de Buenos Aires, de Astor Piazzolla, com o trio Harmonitango (2021)
Tipo: Artística
Descrição: Participação da professora Sheila Zagury como pianista no concerto do trio Harmonitango, realizado em 26 de novembro de 2021, na Sala Cecília Meireles. O grupo apresentou canções da ópera María de Buenos Aires, de Astor Piazzolla. O trio é formado por Sheila Zagury (piano), José Staneck (harmônica) e Ricardo Santoro (violoncelo).
Produção – Show de lançamento do álbum “Entre mil… você!”, com Daniela Spielmann e Sheila Zagury (2021)
Tipo: Artística
Descrição: Apresentação do show de lançamento do álbum Entre mil… você!, realizado por Daniela Spielmann (saxofone) e Sheila Zagury (piano), com repertório em homenagem a Jacob do Bandolim. O espetáculo contou com arranjos e interpretações que propõem releituras criativas da obra do compositor, em linguagem camerística contemporânea.
Produção – Show com Daniela Spielmann no XII Rio Winds Festival – Música no Museu (2023)
Tipo: Artística
Descrição: Participação da professora Sheila Zagury como pianista no show realizado em duo com a saxofonista Daniela Spielmann, como parte da programação oficial do XII Rio Winds Festival, promovido pelo projeto Música no Museu.
Produção – Participação como pianista e arranjadora no show “Orquestra Lunar apresenta Elizio de Búzios” (2023)
Tipo: Artística
Descrição: Atuação da professora Sheila Zagury como pianista e arranjadora no show da Orquestra Lunar, realizado em 9 de maio de 2023 no auditório do BNDES, em homenagem ao cantor e compositor Elizio de Búzios, figura marcante da soul music e da black music carioca.
Veruschka Bluhm Mainhard
Docente permanente 2021-2023
Produção – Brazilian Music for Voice and Piano, concerto na California State University Stanislaus (2017)
Tipo: Artística
Descrição: Concerto realizado por Veruschka Mainhard no Snider Recital Hall da California State University Stanislaus, em 7 de setembro de 2017. O programa foi inteiramente dedicado à canção brasileira de concerto, incluindo obras de Ernani Braga, Carlos Gomes, Waldemar Henrique, Babi de Oliveira, Francisco Miglorenzo Fernández, Villa-Lobos e a estreia mundial da canção Caminante, de Daniel Afonso.
Produção: Artigo “Duas Canções – Op. 17 de Oscar Lorenzo Fernândez: subsídios para interpretação e performance” (2023)
Tipo: Bibliográfica
Descrição: Publicado na Revista de Música Vocal Erudita Brasileira (UFMG, v. 1, n. 1, 2023), o artigo apresenta uma análise técnico-musical e interpretativa das obras “Noite cheia de estrelas” e “Mãos frias”, Op. 17, do compositor modernista Oscar Lorenzo Fernândez, oferecendo subsídios para cantores e pianistas na performance da canção brasileira de concerto.
Produção: Projeto Lorenzo Fernández: gravação audiovisual do ciclo completo de canções de Oscar Lorenzo Fernández (2024)
Tipo: Artística
Descrição: Gravação audiovisual da obra integral para canto e piano de Oscar Lorenzo Fernández (1897–1948), realizada pela soprano Veruschka Mainhard, em parceria com o pianista Silas Barbosa, com publicação no canal do YouTube Projeto Lorenzo Fernández.