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PROMUS comemora primeira defesa do Mestrado Profissional

Criado há pouco mais de dois anos, o Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da UFRJ (PROMUS) festeja mais um passo na instituição do seu Mestrado Profissional. Felipe Clark Portinho, contrabaixista, arranjador e compositor, teve sua pesquisa aprovada por uma banca do Programa no dia 31 de outubro.

Com isso Lipe, como é mais conhecido no meio musical, será o primeiro aluno do curso a obter do título de “Mestre em Música”. Ele é orientando do professor Paulo Sá (PROMUS/UFRJ) e ingressou em 2016, fazendo parte da turma inaugural do Programa.

Além do orientador, integraram a banca os docentes Aloysio Fagerlande (PROMUS/UFRJ) e Afonso Claudio Figueiredo (ECO/UFRJ).

Enquanto a pós-graduação acadêmica trata a produção musical mais direta (composições, apresentações artísticas, registros fonográficos, materiais didáticos, ações pedagógicas, entre outros) como objeto de estudo, o mestrado profissional exige uma pesquisa que produza tanto uma dissertação como o desenvolvimento de um produto artístico relevante.

Denominado “Ritmos brasileiros no contrabaixo”, o trabalho de Lipe envolveu a realização de documentário em vídeo com objetivo de mostrar a adaptação do contrabaixo aos gêneros brasileiros desde a aparição das primeiras orquestrações na década de 1930 até os anos de 1970.

A ideia do projeto, conta, surgiu quando ministrava em 2015 um Masterclass sobre música brasileira no College of Charleston na Carolina do Sul, Estados Unidos, e foi surpreendido pelo enorme interesse dos alunos de contrabaixo daquela instituição, o que fez com que fosse redirecionada para um auditório maior por conta da superlotação do espaço destinado inicialmente à aula.

Foram mais de 35 horas de filmagem com 20 entrevistados diferentes organizadas em quatro episódios de 30 minutos. Músicos, muito dos quais, conheceram pioneiros como Pixinguinha, Radamés Gnattali, Garoto, Bituca, Luciano Perrone, Pedro Vidal Ramos e Gabriel Bezerra, e presenciaram em primeira mão as mudanças no modo de se interpretar os gêneros.