Produções do Ciclo Avaliativo de destaque do Quadriênio 2021–2024
No contexto da avaliação do quadriênio 2021–2024 pela CAPES, o PROMUS – Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da UFRJ – apresenta um conjunto de destaques que contempla produções discentes, de egressos e docentes, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) e trajetórias de egressos que exemplificam a qualidade, a diversidade e o compromisso formativo do Programa. A seleção busca refletir de forma equilibrada a amplitude e a profundidade da atuação desenvolvida ao longo do período.
Trata-se, no entanto, de uma tarefa desafiadora: todos os TCCs, produções e trajetórias de egressos vinculados ao PROMUS, em sua singularidade, estão alinhados à missão do Programa de formar artistas-docentes capazes de integrar excelência artística, atuação pedagógica e reflexão crítica em contextos diversos. A escolha dos destaques, portanto, não pretende estabelecer hierarquias, mas evidenciar exemplos representativos do conjunto, considerando critérios como a diversidade de orientadores, o equilíbrio entre as duas linhas de atuação profissional, e a articulação entre diferentes segmentos da comunidade acadêmica (docentes, discentes e egressos).
Esses destaques ilustram o impacto da produção do PROMUS no fortalecimento das práticas musicais como campo de investigação aplicada, contribuindo de forma concreta para a qualificação de processos artísticos e pedagógicos e para a oferta de soluções inovadoras voltadas às demandas reais do mundo do trabalho em música, em níveis local, regional e nacional.
- Anat Cohen Tentet
- Idealização e coordenação do projeto “Acervo pessoal de Altamiro Carrilho”
- Turnê Europa – Victor Angeleas e Márcio Marinho
- CD “Rogério Caetano Solo”
- Everson Moraes: Solista, arranjador e compositor no concerto de 100 anos da OSUFRJ
- Cadernos Pedagógicos PROMUS–Bossa Criativa
- Concerto da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre com solistas Do PROMUS
- 41ª Oficina de Música de Curitiba
- Turnê América Latina da Orquestra Petrobras Sinfônica
- Projeto Lorenzo Fernândez
Anat Cohen Tentet
Discente: ANAT COHEN
Produção: ANAT COHEN TENTET, temporada 2021 de concertos (EUA e Portugal);
Descrição: Temporada de concertos da clarinetista Anat Cohen no ano de 2021. A temporada envolveu duas grandes apresentações, uma no Detroit Jazz Festival, em Detroit, EUA, e outra no Angrajazz Festival, na Ilha Terceira de Açores, Portugal. A clarinetista tocou com seu grupo de 10 integrantes (Tentet). Os músicos que participaram do grupo foram: Oded Lev-Ari, Christoher Hoffman, Nadje Noordhuis, Nick Finzer, Owen Broder, James Shipp, Vitor Gonçalves, Sheryl Bailey, Tal Mashiach, Anthony Pinciotti. No repertório, jazz e solos de clarineta.
Tipo de produção: Artística
O produto vincula-se à área de Práticas Interpretativas, pela atuação da discente como intérprete. Embora a vinculação da produção seja com a linha de Desenvolvimento Artístico, há relação entre a produção e o TCC desenvolvido pela aluna, como justificaremos adiante.
Anat Cohen, clarinetista israelense radicada nos Estados Unidos, é uma artista virtuose reconhecida mundialmente. A discente tem uma carreira consistente na área do jazz e da música brasileira, tendo se apresentado em casas de espetáculo no Brasil, Estados Unidos, Europa e Israel. Em seu site pessoal, lemos: “Anat tem sido reconhecida como uma força fundamental na reestabelecimento do clarinete como um instrumento solo no século XXI — ‘levando o clarinete ao mundo’, como descreveu o Fresh Air. Ela foi nomeada Clarinetista do Ano pela Jazz Journalists Association todos os anos desde 2007 e também tem sido a melhor clarinetista tanto na votação dos leitores quanto na dos críticos da DownBeat todos os anos desde 2011. Além disso, uma resenha da JazzTimes sobre uma apresentação do Quartetinho no Earshot Festival de Seattle destacou a contínua evolução de Anat como musicista: ‘Ela vem liderando as enquetes de jazz no clarinete há anos, mas seu trabalho tem se tornado cada vez mais forte, profundo e livre’”.
Dessa forma, a produção por si só é de extrema relevância e impacto, considerando a importância da artista no cenário musical internacional. No entanto, ela se torna mais relevante para o PROMUS na medida em que Anat agrega parte dos estudos desenvolvidos no Mestrado em sua produção artística. O produto de Anat está vinculado à linha de Pedagogia Instrumental/Vocal/Regências, com o seguinte título: “10 Études for Clarinet & Metronome”. Trata-se da elaboração de dez estudos onde o metrônomo é utilizado não apenas como um marcador da pulsação, mas como um auxiliar no desenvolvimento da independência métrica e da expressão ao se tocar um estudo. A vinculação com o TCC da discente dá-se na medida em que os estudos desenvolvidos no PROMUS evidenciam a forma como Anat prepara a sua performance artística. É na construção de estudos como os que ela desenvolve no programa que se percebe o pensamento artístico, sistemático e técnico utilizado na performance da clarinetista em sua atuação profissional. Os estudos elaborados no PROMUS condensam o trabalho da clarinetista na performance em alto nível, como a realizada na temporada de concertos aqui destacada.
A produção tem grande impacto ao apresentar a públicos diversos um programa de alto nível performático, com artistas considerados especialistas em seus instrumentos. Detectamos aqui dois impactos reais: impacto cultural, pela transferência de conhecimentos artísticos visando à qualificação da experiência da cidadania e da inclusão na arte; impacto artístico, ao difundir produtos artísticos que contribuem para o desenvolvimento das artes como fenômeno, valor e conceito.
Consideramos que a produção atinge a missão do Programa, que é o aprofundamento da formação artística e a ampliação da experiência prática de profissionais, capacitando-os a elaborar novas técnicas e processos e a aplicar conhecimentos, tecnologias e resultados artísticos visando a apresentação de possíveis soluções para problemas individuais que surgem em seu ambiente de atuação.
Acervo pessoal de Altamiro Carrilho
Discente: TOMAZ RETZ
Produção: IDEALIZAÇÃO E COORDENAÇÃO DO PROJETO “ACERVO PESSOAL DE ALTAMIRO CARRILHO”, 2024
Descrição: Lançamento, em 2024, de um site com todo o material catalogado do acervo de Altamiro Carrilho. O projeto foi idealizado e coordenado pelo discente Tomaz Retz, teve apoio da Casa do Choro e contou com recursos da SECRio (FOCA2022)
Tipo de produção: Técnica
A produção tem aderência à missão do PROMUS, no sentido de aplicar conhecimentos e tecnologias e visando a apresentação de possíveis soluções para problemas que surgem nos ambientes de atuação profissional. A proposta do site veio para disponibilizar ao público um acervo precioso, possibilitando a realização de pesquisas sobre o grande flautista Altamiro Carrilho. A produção tem total relação com o TCC desenvolvido pelo discente, na linha PIVR. O título do trabalho de Tomaz é “CADERNO DE CONTRACANTOS PARA FLAUTA POPULAR: transcrição e elaboração de exercícios técnicos a partir dos contracantos criados por flautistas consagrados da música popular brasileira”. O objetivo é apresentar uma série de exercícios a partir dos contracantos realizados por flautistas de três gerações diferentes na música brasileira. Um destes flautistas é Altamiro Carrilho.
Tomaz Retz é flautista e professor da Escola Portátil de Música. Desde a fundação da Casa do Choro, em 2015, é coordenador do Centro de Pesquisa Jacob do Bandolim. Tomaz tem desenvolvido um excelente trabalho nesta instituição, procurando realizar ações para que mais pesquisadores possam usufruir do acervo abrigado na Casa do Choro. A criação do site é uma solução inovadora para o acesso de pesquisadores e apreciadores de Altamiro Carrilho.
A PTT tem grande impacto, pois todo o acervo precisou ser classificado e catalogado. Identifica-se aqui o impacto cultural, pela possibilidade de formação de recursos humanos (pesquisadores) para o desenvolvimento artístico e cultural e para a ampliação do acesso à cultura, à arte e ao conhecimento nesse campo; e o Impacto social, pela transferência de conhecimentos de arte e cultura visando à resolução de questões sociais e à qualificação da experiência da cidadania.
O acesso ao site está disponível em:
TURNÊ EUROPA - Victor Angeleas e Márcio Marinho
Discente: MÁRCIO MARINHO
Produção: TURNÊ EUROPA – Victor Angeleas e Márcio Marinho
Descrição: Os músicos brasilienses Victor Angeleas e Márcio Marinho realizaram uma turnê pela Europa, entre os dias 2 a 17 de dezembro, passando por Portugal, Espanha, Itália, Alemanha e Holanda. Nos shows, o duo tocou algumas de suas interpretações mais apreciadas, como Carinhoso, Chega de saudade e Brasileirinho. O bandolinista Victor Angeleas e o cavaquinista Márcio Marinho fazem parte da nova geração que torna Brasília referência quando se trata de música instrumental. Com um bandolim de dez cordas e um cavaquinho de seis, os artistas passeiam com habilidade pelos mais variados ritmos, seja choro, forró, jazz, samba ou MPB.
Tipo de produção: Artística
A aderência da produção se dá pela atuação do discente como intérprete do cavaquinho, portanto, dentre da área de Práticas interpretativas. O produto desenvolvido por Márcio Marinho no PROMUS apresenta composições e performances autorais para este instrumento, do qual ele é considerado um virtuose. O reconhecimento internacional de seu trabalho revela a qualidade artística de sua performance e o acolhimento a um instrumento que é considerado um dos símbolos da música brasileira, por estar tão associado ao samba.
É possível reconhecer o PROMUS como um ambiente que acolheu o cavaquinho como um instrumento de excelência artística e pedagógica. Vários dos projetos realizados com o cavaquinho se tornaram referência no cenário profissional da música popular brasileira, e também nos ambientes que transitam por outros repertórios. Graças à atuação ativa e constante do professor Henrique Cazes, responsável pela orientação dos projetos desse instrumento, percebe-se um pólo de formação de cavaquinistas no âmbito do programa.
Embora a abrangência internacional não esteja formalmente descrita nos objetivos do Programa, observa-se um crescente interesse de alunos estrangeiros pelo curso, além da participação de docentes, discentes e egressos em diversas produções. Esse fenômeno pode ser interpretado como um reflexo do impacto gerado pelo Programa em nível nacional, resultando em convites para atividades artísticas e técnico-tecnológicas no exterior.
Percebe-se nesta produção o impacto artístico real, dada a contribuição dos músicos para o desenvolvimento artístico, ao gerar e difundir processos e produtos artísticos que contribuam para o desenvolvimento das artes como fenômeno, valor e conceito.
Aqui estão alguns links onde é possível acompanhar a produção da turnê:
- Matéria do jornal Correio Brasiliense: https://www.correiobraziliense.com.br/diversao-e-arte/2024/11/6999500-dupla-brasiliense-faz-turne-pela-europa-em-dezembro.html
- Show Batavierhuis, dia 03/12/2024: https://www.batavierhuis.nl/productie/victor-angeleas-e-marcio-marinho/
- Show no teatro Munganga em Amsterdam dia, 08/12/2024: https://munganga.nl/nl/programma/sun-08-dec-2024-1600-modern-brazilian-choro-music-by-duo-angeleas-marinho
- Show na embaixada do Brasil em Berlim, dia 13/12/2024: https://www.gov.br/mre/pt-br/embaixada-berlim/cultural/anexosimagens/eventos/2024/dez/brasilidades
- Show em Madrid na Fundación Ortega Marañón: https://ortegaygasset.edu/evento/concierto-del-duo-marcio-marinho-y-victor-angeleas/
CD “Rogério Caetano Solo”
Egresso: ROGÉRIO CAETANO
Produção: LANÇAMENTO DO CD “ROGÉRIO CAETANO SOLO”
Descrição: CD com 10 faixas autorais, com performance do autor no violão de 7 cordas de aço
Tipo de produção: Artística
A produção tem vínculo com a área de Práticas Interpretativas, pela atuação de Rogério como intérprete. Todos os fonogramas foram gravados para seu projeto de pesquisa no PROMUS, remasterizado para o formato de CD, lançado pelo Selo Biscoito Fino, especialista em música popular brasileira de qualidade.
A produção artística realizada por Rogério Caetano no âmbito do PROMUS – Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da UFRJ – destaca-se não apenas pela excelência musical e originalidade da proposta, mas, sobretudo, pelo alcance e reconhecimento institucional alcançados com o lançamento do álbum resultante pelo selo Biscoito Fino. Trata-se de uma das mais respeitadas gravadoras do país, referência na divulgação da música brasileira de alta qualidade, cuja chancela confere legitimidade artística e projeção nacional à obra desenvolvida no programa.
O projeto consistiu na composição e gravação de dez obras inéditas para violão de 7 cordas de aço solo, compostas e interpretadas por Rogério Caetano, com o objetivo de afirmar o instrumento como solista, expandindo seu repertório e sua presença nos palcos e gravações de música instrumental brasileira. O lançamento do CD pela Biscoito Fino, integrando o catálogo de uma gravadora historicamente associada a grandes nomes da música brasileira, representa um marco para a difusão do trabalho e reforça a visibilidade da produção técnico-artística desenvolvida no PROMUS.
A proposta se articula ainda com uma dimensão técnica e inovadora, ao incluir a construção de um violão especialmente desenvolvido para o projeto, com características sonoras adequadas às exigências expressivas das obras. Tem grande impacto artístico e cultural, levando-se em consideração a ampliação do acesso à cultura e ao conhecimento nesse campo.
Alinhada à missão do PROMUS, a produção reflete com clareza a aplicação de conhecimentos técnicos e artísticos oriundos da prática profissional na elaboração de soluções criativas, contribuindo para a valorização e a renovação das práticas interpretativas no campo da música instrumental brasileira. A relevância institucional do projeto é ampliada pelo reconhecimento externo representado pela Biscoito Fino, posicionando a produção de Rogério Caetano como referência de excelência no contexto da pós-graduação profissional em música.
O lançamento do CD foi divulgado pela Biscoito Fino no post abaixo indicado, acompanhado do seguinte texto, de autoria do violonista Sérgio Assad: “Querido Rogério, parabéns por este projeto sensacional! É um trabalho laborioso e que deveria servir de guia pra todos aqueles interessados em ver o progresso que vem fazendo o violão de 7 cordas nas suas mãos. Trata-se de uma abordagem muito pessoal e praticamente única neste cenário nacional onde o violão de 7 cordas começa a imperar. As músicas são ótimas, diversificadas, ousadas e habilmente construídas do ponto de vista formal e criativo. Pelo menos estes tempos bicudos serviram pra trazer muita criatividade à tona. Aqui fica um grande abraço e mais uma vez os parabéns por tão lindo e emocionante trabalho!”.
https://www.instagram.com/p/CTkDpMZLuMc/?igsh=bXgzNHpjc3BsZWk1
Everson Moraes: Solista, arranjador e compositor no concerto de 100 anos da OSUFRJ
Egresso: EVERSON MORAES
Produção: SOLISTA, ARRANJADOR E COMPOSITOR NO CONCERTO DE 100 ANOS DA OSUFRJ
Descrição: Concerto comemorativo aos 100 anos da Orquestra Sinfônica da UFRJ, regência de Roberto Duarte, Ernani Aguiar e André Cardoso. Solistas: Cristiano Alves, Júlio Merlino e Everson Moraes. Concerto realizado na Sala Cecília Meireles, no dia 25/09/2024.
Tipo de produção: Artística
A produção tem vínculo com a área de Práticas Interpretativas, pela atuação dos autores como intérpretes. Está vinculada ao TCC do egresso, na medida em que tocou uma das peças de Irineu de Almeida no oficleide, sendo tanto o compositor como o instrumento objetos de pesquisa de seu produto artístico.
Em 2013, Everson adquiriu um Oficleide (instrumento de metal) centenário, e iniciou um trabalho de pesquisa e resgate da história e da prática do oficleide na música brasileira. Gravou em 2015 o disco Irineu de Almeida e o Oficleide – 100 Anos Depois, realizando diversos concertos e palestras pelo Brasil. O TCC desenvolvido pelo egresso foi a criação do álbum de partituras deste trabalho, disponibilizado em formato PDF e de acesso livre, com a gravação das obras em audiovisual. Este trabalho foi tão marcante na carreira do trombonista que continua gerando reflexos até hoje.
No concerto comemorativo aos 100 anos da Orquestra Sinfônica da UFRJ, Everson foi convidado por André Cardoso, maestro da orquestra e docente do PROMUS, para tocar o tango carnavalesco “Ai, Morcego”, de Irineu de Almeida, uma das peças resgatadas em seu TCC, que precisou ser por ele adaptada para a formação de oficleide e orquestra. Everson também compôs para a ocasião a peça “Saudades de Pirapora” em que toca um solo de oficleide. A produção tem, portanto, o mérito de ter difundido ainda mais o trabalho do autor.
Além da participação de Everson, este concerto foi de extrema relevância para docentes, discentes e egresso do PROMUS. O programa comemorativo ao centenário da orquestra foi regido pelos maestros Roberto Duarte, Ernani Aguiar e André Cardoso, com sala lotada e muita interação com o público presente; teve a participação de dois docentes do PROMUS como solistas: Cristiano Alves (clarineta) e Júlio Merlino (saxofone) executaram dois dos mais conhecidos choros de Pixinguinha, “Ingênuo” e “Um a Zero”. A Orquestra Sinfônica da UFRJ conta com diversos discentes e egressos do programa, a saber: Felipe Fortuna Lopes Prazeres (egresso); Mateus Ceccato de Souza (egresso); Mauro Lucio Silva Avila (egresso); Paulo de Castro Andrade (egresso); Her Agapito da Luz Junior (egresso); Igor Ferreira Carvalho (discente); Juliana Cordeiro Bravim (discente) e Gilieder Josadaque Silva Verissimo (discente). Trata-se, portanto, de uma produção que mobiliza muitos membros do corpo social do PROMUS.
Identifica-se nesta produção dois impactos: o impacto cultural, pela ampliação do acesso à cultura, à arte e ao conhecimento de parte de nossa história; e o impacto artístico, pela difusão de um produto artístico que contribui para o desenvolvimento das artes como fenômeno, valor e conceito.
Neste post, é possível ouvir um trecho do ensaio da obra “Ai, Morcego”:
https://www.instagram.com/p/DAR7eMYJ38a/
Neste outro, há a ficha técnica do concerto:
https://eventos.ufrj.br/evento/concerto-comemorativo-da-orquestra-sinfonica-da-ufrj-100-anos/
Cadernos Pedagógicos PROMUS–Bossa Criativa
Egressos e docentes: OMAR CAVALHEIRO PACHECO, PHILIP MICHAEL DOYLE, DANIEL REBEL E CARVALHO, EVERSON NEVES DE MORAES, PAULA LETICIA BELMIRO BUSCACIO VERAS RAMOS, VALTER PEDRO RODRIGUES NASCIMENTO, PEDRO HENRIQUE CANTALICE SEVERIANO, TIAGO VIANA DE FREITAS, ZELMA AMARAL DA ROSA, PATRICIA MICHELINI AGUILAR, ALOYSIO MORAES REGO FAGERLANDE E MARCELO JARDIM DE CAMPOS
Produção: PUBLICAÇÃO DOS CADERNOS PEDAGÓGICOS PROMUS-BOSSA CRIATIVA
Descrição: Série de Cadernos Pedagógicos com os produtos pedagógicos desenvolvidos por egressos do PROMUS, com o objetivo de difusão dos trabalhos.
Tipo de produção: Técnica (desenvolvimento de material didático e instrucional)
A publicação dos Cadernos Pedagógicos PROMUS–Bossa Criativa é resultado da parceria entre a FUNARTE e a UFRJ, no âmbito do programa Arte de Toda Gente, e reúne nove produtos pedagógicos desenvolvidos por egressos do PROMUS, com o objetivo de ampliar a difusão das pesquisas realizadas entre os anos de 2016 e 2020.
Para além de métodos tradicionais, manuais técnicos e livros de partituras, os cadernos se destacam por abordagens inovadoras, repertórios pouco explorados e formatos funcionais. São coletâneas de música brasileira – muitas vezes inéditas – para instrumentos como contrabaixo, percussão e oficleide; manuais de orientação para prática e estudo, como um guia de dicção do espanhol para cantores brasileiros, um manual de improvisação na flauta e uma coletânea de excertos para trompa extraídos dos Choros de Villa-Lobos; além de materiais de apoio para professores e compositores, como o guia de relaxamento e concentração para trompetistas, o manual de escrita para cavaquinho e o caderno introdutório ao ensino de fagote.
Todos os materiais foram produzidos em formato digital com layout atrativo e recursos audiovisuais exclusivos, visando à aplicabilidade em diferentes contextos de ensino musical. A publicação foi viabilizada com o apoio da FAPERJ, por meio do Edital nº 29/2022 – Apoio aos programas e cursos de pós-graduação stricto sensu do estado do Rio de Janeiro, estando disponível gratuitamente nos sites do Programa Arte de Toda Gente e do PROMUS.
A publicação dos Cadernos Pedagógicos PROMUS–Bossa Criativa gera impacto direto tanto no campo pedagógico quanto no artístico, evidenciando a potência da pesquisa aplicada desenvolvida no PROMUS. Os trabalhos publicados respondem a demandas concretas do mundo do trabalho na música, oferecendo soluções práticas e criativas para contextos variados de ensino e performance. Cada caderno se dirige a públicos específicos — instrumentistas, cantores, compositores, regentes e professores — e apresenta abordagens acessíveis, com recursos visuais e sonoros integrados. Ao promover a difusão gratuita desse material, a iniciativa reforça o compromisso do programa com a democratização do acesso ao conhecimento artístico e pedagógico, valorizando saberes construídos a partir da prática profissional.
Alinhada à missão do PROMUS, esta produção exemplifica com clareza a articulação entre prática artística, pesquisa e impacto social. Os cadernos resultam do aprofundamento técnico e criativo de profissionais em exercício, e traduzem-se em produtos com aplicabilidade imediata em diferentes contextos de ensino e criação musical. Além disso, promovem a inovação e a qualificação das práticas pedagógicas, contribuindo diretamente para a formação de perfis profissionais sensíveis às necessidades reais do setor musical, em sintonia com os objetivos formativos e sociais do programa.
Todos os cadernos estão disponíveis para download gratuito em:
https://promus.musica.ufrj.br/publicacoes/
Vale ressaltar que o programa Arte de Toda Gente viabilizou ainda a publicação de outros trabalhos desenvolvidos no PROMUS, tais como os Cadernos de Bandolim, oriundos dos TCCs dos egressos Daniel Migliavacca, Tiago Santos e Vitor Casagrande, com prefácios escritos especialmente para cada volume pelo Prof. Paulo Sá.
Concerto da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre com solistas Do PROMUS
EGRESSOS E DISCENTES: DIEGO GRENDENE DE SOUZA (egresso), RODRIGO ALQUATI (egresso), DOUGLAS GUTJAHR (egresso), DIOGO GOMES (discente), MATEUS HELIO DE ARAUJO (discente), RODRIGO DA ROCHA (discente)
Produção: CONCERTO DA ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE COM SOLISTAS DO PROMUS (2023)
Descrição: Concerto da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre tendo como solistas os contemplados na seleção do acordo entre o PROMUS e a OSPA de 2023, Mateus Hélio de Araújo (regência) e Diogo Gomes (trompete)
Tipo de produção: Artística
O Concerto da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) com solistas do PROMUS, realizado em 20 de abril de 2023, marcou a efetivação do Acordo de Cooperação Acadêmica e Intercâmbio Técnico, Científico e Cultural firmado entre o PROMUS e a Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (FOSPA). Estabelecido em anos anteriores, esse acordo possibilita que discentes vinculados ao PROMUS participem da programação oficial da OSPA, enquanto o PROMUS reserva algumas vagas para os integrantes da OSPA e de sua Escola de Música nos processos seletivos.
Na edição de 2023, foram selecionados, por meio de edital específico, dois discentes do PROMUS: o regente Mateus Hélio de Araújo e o trompetista Diogo Gomes, ambos com atuação profissional consolidada. A seleção foi conduzida por ambas as entidades, sendo que a orquestra arca com os custos de viagem, hospedagem e cachê destes músicos. A produção contou ainda com a participação de egressos do PROMUS vinculados à orquestra, alguns deles formados no quadriênio passado, como os músicos Diego Grendene de Souza e Gabriela Villanova, além de egressos do atual quadriênio, Douglas Gutjahr, José Milton Vieira Leite e Rodrigo Alquati.
O concerto, realizado na Casa da OSPA, reuniu público expressivo e evidenciou o potencial artístico dos músicos envolvidos, além de reafirmar o compromisso do programa com a inserção profissional de seus discentes e a articulação com importantes instituições musicais do país.
Essa produção está alinhada à missão do PROMUS ao transformar experiências profissionais em ações de alto valor formativo e artístico, promovendo o desenvolvimento técnico, criativo e interpretativo de seus participantes. Também reflete os objetivos do programa ao fomentar colaborações institucionais, ampliar a atuação dos discentes no mercado profissional e valorizar práticas musicais de excelência em diferentes regiões do país.
Segue uma postagem no Instagram do PROMUS sobre este concerto:
41ª Oficina de Música de Curitiba
EGRESSOS, DISCENTES E DOCENTES: MARCIO MARINHO DE SOUZA (discente), EVERSON NEVES DE MORAES (egresso), MARIA JOSE CHEVITARESE DE SOUZA LIMA (docente), MARCELO JARDIM DE CAMPOS (docente) e ROGERIO CAETANO DE ALMEIDA (egresso)
Produção: 41ª OFICINA DE MÚSICA DE CURITIBA (2024)
Descrição: Participação de egressos, discentes e docentes do PROMUS como professores convidados da 41ª Oficina de Música de Curitiba, realizada entre os dias 25 de janeiro e 04 de fevereiro de 2024. Produção vinculada à área das Práticas Interpretativas, linha de Pedagogia Instrumental/Vocal/Regências.
Tipo de produção: Técnica (curso de curta duração)
A participação de docentes, discentes e egressos do PROMUS como professores convidados da 41ª Oficina de Música de Curitiba, realizada entre 25 de janeiro e 4 de fevereiro de 2024, destaca-se como exemplo da atuação integrada entre excelência artística e pedagógica que fundamenta a missão do Programa. Reconhecida como um dos maiores e mais tradicionais festivais de música do Brasil, a Oficina abrange ampla diversidade de gêneros e linguagens musicais, promovendo ações de formação intensiva e apresentações públicas com grande repercussão nacional.
Os docentes Maria José Chevitarese de Souza Lima e Marcelo Jardim de Campos, o discente Marcio Marinho de Souza e os egressos Everson Neves de Moraes e Rogério Caetano de Almeida atuaram como docentes e artistas convidados, vinculando-se à área de Práticas Interpretativas e à linha de Pedagogia Instrumental/Vocal/Regências. Além das atividades pedagógicas, os participantes integraram o concerto da Noite dos Professores de MPB, realizado no Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Teatro Guaíra), reafirmando seu protagonismo artístico e evidenciando o reconhecimento de sua atuação no cenário nacional.
A produção está plenamente alinhada à missão do PROMUS de oferecer formação avançada a artistas-docentes com foco na aplicação de saberes técnico-artísticos e pedagógicos. A inserção dos membros do Programa em um evento dessa magnitude representa uma síntese de seus objetivos institucionais: fomentar a excelência na formação, incentivar a inovação nas práticas pedagógicas e artísticas, e promover a circulação de conhecimentos em contextos de relevância profissional e social.
Turnê América Latina da Orquestra Petrobras Sinfônica
EGRESSOS, DISCENTES E DOCENTES: MATEUS CECCATO DE SOUZA, MARCELO NUNES DA COSTA BOMFIM, FELIPE FORTUNA LOPES PRAZERES, HER AGAPITO DA LUZ JUNIOR, CRISTIANO SIQUEIRA ALVES, FERNANDO ERNESTO LOPES PEREIRA, IGOR FERREIRA CARVALHO, PHILIP MICHAEL DOYLE, PAULO ANDRADE.
Produção: TURNÊ AMÉRICA LATINA DA ORQUESTRA PETROBRÁS SINFÔNICA (2024)
Descrição: Participação de egressos, discentes e docentes do PROMUS na primeira turnê da Orquestra Petrobras Sinfônica pela América Latina, realizada entre os meses de junho e julho de 2024. Os músicos se apresentaram na capital do Uruguai, Montevidéu, no dia 24 de junho, e nas cidades argentinas de Rosário (26), Córdoba (28) e Buenos Aires (1º de julho). Vínculo com a linha de Desenvolvimento Artístico.
Tipo de produção: Artística
A participação de discentes, egressos e docentes do PROMUS na turnê latino-americana da Orquestra Petrobras Sinfônica, realizada entre junho e julho de 2024, constitui uma produção de grande relevância para o Programa, especialmente pelo seu papel na valorização e circulação internacional da música brasileira. A turnê incluiu apresentações em Montevidéu (Uruguai), Rosário, Córdoba e Buenos Aires (Argentina), com repertório centrado em obras de compositores nacionais, reafirmando o compromisso dos músicos participantes com a difusão da cultura brasileira por meio da prática artística de excelência.
Entre os nove músicos vinculados ao PROMUS — Mateus Ceccato de Souza, Marcelo Nunes da Costa Bomfim, Felipe Fortuna Lopes Prazeres, Her Agapito da Luz Junior, Cristiano Siqueira Alves, Fernando Ernesto Lopes Pereira, Igor Ferreira Carvalho, Philip Michael Doyle e Paulo Andrade — destaca-se a atuação do professor Cristiano Alves como solista convidado, representando o alto nível técnico e expressivo dos docentes do Programa.
O repertório executado contemplou peças emblemáticas da música brasileira, como o Concerto para Clarineta de Francisco Mignone, interpretado por Cristiano Alves, além de obras orquestrais de Carlos Gomes, Heitor Villa-Lobos e Lorenzo Fernandez, entre outros. A seleção evidencia a diversidade estética da produção musical brasileira e a capacidade da OPES — e de seus músicos — de promover um panorama artístico representativo e de alta qualidade técnica em espaços internacionais de prestígio.
Esta produção artística, associada à linha de Desenvolvimento Artístico, está em consonância com os objetivos do PROMUS ao fomentar trajetórias profissionais marcadas pela atuação qualificada em contextos diversos e pela valorização da produção musical brasileira. Embora a internacionalização não constitua objetivo expresso do Programa, a projeção decorrente do convite institucional à OPES e de sua agenda internacional reforça o reconhecimento da qualidade do corpo docente e dos egressos do PROMUS, contribuindo para consolidar sua imagem como referência na formação de artistas-docentes no país.
Cabe destacar que as temporadas de concertos das principais orquestras brasileiras, especialmente as sediadas no Rio de Janeiro, reúnem regularmente discentes, egressos e docentes do PROMUS, configurando-se como um importante espaço de atuação e visibilidade da produção artística vinculada ao Programa. Neste contexto, a relevância desta produção específica está na realização de uma turnê internacional dedicada à música brasileira em países vizinhos, ampliando o alcance do repertório nacional e reafirmando o papel estratégico desses músicos na promoção da cultura brasileira no exterior.
Projeto Lorenzo Fernândez
DOCENTE: VERUSCHKA MAINHARD
Produção: PROJETO LORENZO FERNANDES
Descrição: Gravação audiovisual da obra integral de canções de Oscar Lorenzo Fernândez e disponibilização em canal do Youtube pela soprano Veruschka Mainhard e pelo pianista Silas Barbosa
Tipo de produção: Artística
A produção está vinculada ao Projeto de Pesquisa Acervo de Partituras Hermelindo Castelo Branco e seu diálogo com os repertórios vocais internacionais (linha PDA).
A gravação audiovisual do ciclo completo de canções para canto e piano de Oscar Lorenzo Fernández (1897–1948), realizada pela soprano Veruschka Mainhard em parceria com o pianista Silas Barbosa, constitui uma contribuição significativa para a preservação e a difusão do repertório vocal brasileiro. Publicada no canal do YouTube Projeto Lorenzo Fernández, a produção associa prática interpretativa e pesquisa aplicada, e reflete o compromisso do PROMUS com a valorização da música brasileira em formatos acessíveis e de ampla circulação.
A produção está vinculada ao Projeto de Pesquisa Acervo de Partituras Hermelindo Castelo Branco e seu diálogo com os repertórios vocais internacionais, inscrito na linha de Pedagogia do Desenvolvimento Artístico (PDA). A trajetória de pesquisa de Veruschka sobre esse repertório remonta à sua tese de doutorado, defendida em 2018, na qual restabeleceu o catálogo das canções de Lorenzo Fernández, reconstruindo obras a partir de manuscritos, propondo soluções interpretativas — inclusive fonéticas — e firmando-se como referência nacional e internacional nesse campo. A gravação audiovisual, concluída poucos dias antes de seu falecimento em março de 2024, consolida um legado artístico e acadêmico de grande valor para a comunidade musical brasileira.
A escolha desta produção como um dos destaques do quadriênio se justifica, em primeiro lugar, pela excelência do trabalho realizado, que associa rigor musicológico, refinamento interpretativo e compromisso com a democratização do acesso ao repertório. Em segundo lugar, e com igual relevância, presta-se aqui uma homenagem à professora Veruschka Bluhm Mainhard, docente do PROMUS desde sua criação, orientadora de 12 egressos e exemplo de dedicação, sensibilidade artística e excelência docente. Sua contribuição para o desenvolvimento do Programa foi decisiva, e seu legado permanecerá como inspiração para futuras gerações de artistas-docentes.
A produção expressa de forma exemplar a missão do PROMUS ao articular a pesquisa aplicada com práticas interpretativas e pedagógicas inovadoras, promover a valorização do repertório brasileiro e contribuir de modo efetivo para a formação crítica, artística e profissional de músicos atuantes em diferentes contextos socioculturais.
Os vídeos podem ser acessados em: