Clique nas disciplinas para visualizar a ementa
Ementa:
Estratégias para pesquisa em desenvolvimento artístico nas práticas interpretativas. Estabelecimento de estratégias de otimização física e mental no trabalho do intérprete.
Ementa:
Estratégias para pesquisa em desenvolvimento artístico nas práticas interpretativas. Estabelecimento de estratégias de otimização da prática instrumental, vocal e na regência no trabalho do intérprete.
Ementa:
Estratégias para pesquisa em desenvolvimento artístico nas práticas interpretativas. Estabelecimento de estratégias de aplicação de técnicas resultantes das pesquisas realizadas nas oficinas anteriores na prática instrumental, vocal e na regência no trabalho do intérprete.
Ementa: Estudo de métodos para desenvolvimento artístico nas práticas interpretativas. Discussão teórico-prática sobre métodos em práticas interpretativas, contemplando a sistematização do processo de produção de conhecimento na área. Os diversos produtos da área serão abordados, como o recital, a gravação, e a dissertação, e sua aplicabilidade nas diferentes situações profissionais.
Ementa: Estudo de abordagens das obras musicais, através de diversos tipos de análise que dão suporte ao processo de interpretação musical. Discussão teórico-prática sobre métodos de abordagem das obras em práticas interpretativas ao longo da história da música, desenvolvendo metodologias que contemplem o que será abordado nas Oficinas I, II e III, utilizando-se dos fundamentos desenvolvidos em Fundamentos do Conhecimento, através de técnicas analíticas com objetivo de criar metodologias na preparação das obras a serem interpretadas.
Ementa: Estudo de abordagens em projetos na Área de Práticas Interpretativas. As diversas possibilidades de desenvolvimento das Dissertações/Produtos Artísticos, com a apresentação parcial dos resultados.
Ementa: Estratégias para pesquisa em desenvolvimento pedagógico nas práticas interpretativas. Estabelecimento de estratégias de ensino dos instrumentos musicais/canto/regências em nível básico.
Ementa: Estratégias para pesquisa em desenvolvimento pedagógico nas práticas interpretativas. Estabelecimento de estratégias de ensino dos instrumentos musicais/canto/regências em nível médio.
Ementa: Estratégias para pesquisa em desenvolvimento pedagógico nas práticas interpretativas. Estabelecimento de estratégias de ensino dos instrumentos musicais/canto/regências em nível avançado.
Ementa: Estudo de abordagens do ensino das obras musicais, através de diversos tipos de métodos que dão suporte ao processo de interpretação musical. Discussão teórico-prática sobre métodos de ensino do instrumento/voz em práticas interpretativas ao longo da história da música, desenvolvendo metodologias que contemplem o que será abordado nas Oficinas I, II e III, utilizando-se dos fundamentos desenvolvidos em Fundamentos do Conhecimento.
Estudo das principais abordagens da pesquisa aplicada em música, relacionadas à performance e pedagogia do instrumento/vocal/regências, através de diversos tipos de análise que dão suporte ao processo de interpretação e ensino musical. Discussão teórico-prática sobre métodos de abordagem dos processos de pesquisa aplicada, desenvolvendo metodologias para a performance e pedagogia do instrumento/voz/regências.
Participação ativa em ensaios, ensaios de naipe, gravações, concertos e turnês de uma orquestra sinfônica, trabalhando repertório de obras de variados estilos e épocas. O grupo musical onde a atividade se realizará deverá ser aprovado pela Comissão Deliberativa do PROMUS.
Participação ativa em ensaios, gravações, concertos e turnês de um conjunto camerístico, trabalhando repertório de obras de variados estilos e épocas. Esta atividade também eventualmente engloba as atividades inerentes e necessárias a organização, gestão e produção das atividades de um grupo camerístico de caráter profissional. O grupo musical onde a atividade se realizará deverá ser aprovado pela Comissão Deliberativa do PROMUS.
Participação ativa em ensaios, ensaios de naipe, gravações, concertos e turnês de uma banda, trabalhando repertório de obras de variados estilos e épocas. O grupo musical onde a atividade se realizará deverá ser aprovado pela Comissão Deliberativa do PROMUS.
Participação ativa em ensaios, ensaios de naipe, gravações, concertos e turnês de um conjunto vocal, trabalhando repertório de obras de variados estilos e épocas. O grupo musical onde a atividade se realizará deverá ser aprovado pela Comissão Deliberativa do PROMUS.
Participação ativa em ensaios, apresentações, gravações, turnês, reuniões e atividades sociais e culturais promovidas pelo grupo musical. Esta atividade também eventualmente engloba as atividades inerentes e necessárias a organização, gestão e produção das atividades do grupo. O grupo musical onde a atividade se realizará deverá ser aprovado pela Comissão Deliberativa do PROMUS.
Atuação docente em atividades de Pedagogia Instrumental/Vocal/Regências realizadas, especificamente, por meio da prática coletiva de ensino de instrumentos musicais ou de grupos vocais.
Atuação docente em atividades de Pedagogia Instrumental/Vocal/ Regências, realizadas, especificamente, por meio da prática individual de ensino de instrumentos musicais, do canto ou da regência instrumental ou vocal.
Atuação docente em programas de Pedagogia Instrumental/Vocal/Regências pertencentes, diretamente, a escolas do ensino básico, dentro de projetos já existentes ou concebidos pelo mestrando, previamente aprovados pela Comissão Deliberativa do PROMUS.
Atuação docente em atividades de Pedagogia Instrumental/Vocal pertencentes a comunidades diversas e não relacionadas, diretamente, ao ensino básico, podendo pertencer a qualquer um dos três setores: público, privado e não-governamental/sem fins lucrativos. A Prática deverá ser aprovada pela Comissão Deliberativa do PROMUS.