O Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PROMUS) pretende ofertar o curso de mestrado no formato regular com um mínimo de 360h, conforme a Resolução CEPG-2009/2010, e recomendação da CAPES. A distribuição de créditos se dará:
Créditos das disciplinas: 18
Créditos Dissertação: 2
Outros créditos (Estágios profissionais): 4
Processo seletivo
A periodicidade da seleção para ingresso no Curso será anual, por meio de edital público de chamada de projetos, e o número de vagas por seleção será definido, a cada ano, pela Comissão Deliberativa do Programa, que estipulará prazos para apresentação e avaliação de candidaturas, comprometendo-se com a oferta de no mínimo 10 vagas anuais. O processo seletivo constará de prova prática, defesa de anteprojeto e prova de língua estrangeira.
Princípios estruturais do curso
Sua estrutura baseia-se nos princípios de flexibilidade e orientação. Ela pretende fomentar e garantir o compartilhamento da transmissão dos saberes e experiências advindos tanto das práticas de pesquisa acadêmica, como das práticas de inovação, pesquisa aplicada e experimentação e avaliação advindos das práticas profissionais contínuas, absorvendo e mesclando assim condições para uma formação de perfis profissionais destacados e inovadores na Área e Linhas contempladas pelo curso. Deste modo torna-se possível a convivência da produção acadêmica tradicional com as produções características advindas das diversas práticas profissionais que devem constituir um percurso formativo profissional em música.
Obtenção do título
O título a ser outorgado, “Mestre em Música”, será obtido após a conclusão do ato de Defesa de Dissertação/Produção Artística ou Pedagógica, que reflete o resultado das experiências dos mestrandos e deve comprovar que o mestrando possui a capacitação para uma prática profissional avançada e transformadora de procedimentos e processos aplicados no campo da música. Deste modo, o formato da Dissertação/Produto Artístico ou Pedagógico exige a apresentação de produtos gerados nas disciplinas do curso, e por isto se constitui em uma Dissertação que sintetize as experiências advindas da elaboração e contrução destes produtos, e de como estas colaboram na consolidação do seu perfil profissional. Complementam ainda esta Dissertação o Produto Artístico ou Pedagógico, tais como materiais didáticos, registros audiovisuais, fonográficos ou outras mídias, das experiências artisticas desenvolvidas.