O oboé na infância: uma jornada através das canções da cultura popular
Orientador: Cristiano Siqueira Alves
O oboé na infância: uma jornada através das canções da cultura popular
Orientador: Cristiano Siqueira Alves
A obra coral de Gerard Galloway e o desenvolvimento do canto coral em Angra dos Reis entre os anos de 1969 e 1999
Orientador: Maria José Chevitarese de Souza Lima
Concertino para violoncelo, vibrafone e cordas – Felipe Portinho
Orientador: Fernando Ernesto Lopes Pereira
O “maestro social”: uma reflexão sobre a função do regente no ambiente do projeto social
Orientador: André Luiz de Campello Duarte Cardoso
Duos didáticos para violão: caderno didático para aulas em dupla no Conservatório Municipal Heitor Villa-Lobos em Barbacena/MG
Orientador: Paulo Pedrassoli Júnior
GUIA PRÁTICO PARA BANDOLIM SOLO: caderno de partituras utilizando “chord melody”
Orientador: Paulo Sá
Maestro Cipó: 105 anos de arranjos e composições
Orientador: Julio Merlino
UMA PERFORMANCE COLABORATIVA DA OBRA “TRÊS PEÇAS PARA PIANO” DE ROBERTO MACEDO RIBEIRO
Orientador: Ana Paula da Matta Machado Avvad
Dez dobrados de Wilson Fonseca para banda: edição das partituras e registro audivisual
Orientador: Marcelo Jardim
A percussão no choro: práticas interpretativas na marimba e Investigação sobre expressividade no gênero
Orientador: Sheila Zagury
INICIAÇÃO À GUITARRA BAIANA: caminhos para a perpetuação da cultura trieletrizada
Orientador: Paulo Pedrassoli
CADERNO DE EXERCÍCIOS DIDÁTICOS PARA APOIO AO REPERTÓRIO DO VIOLINO DO METÒDO SUZUKI – VOLUME 1.
Orientador: Fernando Pereira
O violão solo de Arthur Verocai: registros de dez obras em áudios e partituras
Orientador: Marcello Gonçalves
Material pedagógico para auxílio no ensino inicial da trompa
Orientador: Leandro Taveira Soares
O CLARINETE NA OBRA DE MARCELO RAUTA
Orientador: Cristiano Siqueira Alves
NA LINHA DO BAIXO: guia para contrabaixo elétrico acompanhador
Orientador: Paulo Pedrassoli
A MÚSICA CAPIXABA PARA BANDA DE MÚSICA: CADERNO DE PARTITURAS E REGISTRO AUDIOVISUAL DE 5 OBRAS
Orientador: Marcelo Jardim
José Ursicino da Silva e a Banda de Música: revisão, edição, editoração e gravação de 5 obras.
Orientador: Marcelo Jardim
MÚSICA BRASILEIRA PARA SAXOFONE BARÍTONO E PIANO: construção, fomento e difusão de um repertório.
Orientador: Pedro Bittencourt
Cavaquinho contemporâneo: novas abordagens interpretativas
Orientador: Henrique Leal Cazes
Quarteto de trompas com uma trompa solo: composições com elementos da música brasileira e uso das técnicas estendidas
Orientador: Pedro Sousa Bittencourt
GUIA PRÁTICO DE TUBA: Caderno de exercícios para a rotina diária de estudos
Orientador: Leandro Taveira Soares
Era só o que flautava: caderno de técnicas, ideias e sugestões para a iniciação musical formativa em aulas coletivas com a flauta doce soprano no ensino público
Orientador: Patricia Michelini Aguilar
As múltiplas máscaras de Maurice Ravel: um estudo de treze canções folclóricas aplicado à performance
Orientador: Lenine Alves dos Santos
Um violino brasileiro: perspectivas artísticas, idiomatismo e estilos.
Orientador: Fernando Pereira
A Cultura Parauara na Banda de Música: os ritmos do Pará como elemento didático-pedagógico na estruturação de obras para banda de música e banda sinfônica
Orientador: Marcelo Jardim
Violinistic challenges of Villa- Lobos ́ Bachianas Brasileiras numbers 3 and 4: a proposal for stylistic-interpretive and technical solutions
Orientador: Fernando Pereira
TRABALHO COLABORATIVO NA CRIAÇÃO E REGISTRO FONOGRÁFICO DE OBRAS COMISSIONADAS PARA CLARINETE E CONGÊNERES
Orientador: Cristiano Alves
Os 15 estudos para violão de Cláudio Menandro (1956): a preparação para um registro audiovisual
Orientador: Paulo Pedrassoli Júnior
A performance da trompa na obra de Duda: perspectivas pedagógicas da música de Duda para o ensino da trompa
Orientador: Leandro Taveira Soares
Arthur Maia e o forró: transcrições e análises das linhas melódicas do contrabaixo no álbum São João Vivo de Gilberto Gil
Orientador: Júlio Cesar Vieira Merlino
Doce Escola: caderno de repertório de flauta doce para o Ensino Fundamental II
Orientador: Patricia Michelini Aguilar
Liduino Pitombeira e o oboé: um processo colaborativo intérprete-compositor
Orientador: Aloysio Moraes Rego Fagerlande
CONCERTINO PARA BANDOLIM E QUINTETO DE CORDAS DE LIPE PORTINHO: Produção, performance e gravação
Orientador: Paulo Sá
MÚSICA BRASILEIRA PARA BALÉ: CADERNO DE PARTITURAS PARA AS AULAS LIVRES DE BALÉ CLÁSSICO
Orientador: Ana Paula da Matta Machado Avvad
O violão 7 cordas no samba-enredo: gravação de áudio e vídeo e partitura digitalizada de um samba-enredo
Orientador: Marcello Gonçalves
Cavaquinho de 5 cordas: um método teórico-prático
Orientador: Henrique Cazes
O cristal brasileiro: uma interpretação do repertório de soprano coloratura dedicado a Bidu Sayão ou por ela interpretado através de um documentário.
Orientador: Lenine Alves
“Tarantela” e “Romance”, para violoncelo e piano, de Alberto Nepomuceno: relato de experiencia sobre construção de performance e registro audiovisual.
Orientador: Fabio Presgrave
CONCERTINO PARA CAVAQUINHO E CORDAS DE ERNANI AGUIAR: guia para preparação da performance
Orientador: Henrique Cazes
CADERNO DE CANÇÕES DE CÂMARA CAPIXABAS PARA CANTO E PIANO: proposta de uma edição prática com sugestões interpretativas
Orientador: Lenine Alves
MAPEANDO AS BAIXARIAS DE DINO 7 CORDAS: Caderno de estudos de baixarias
Orientador: Bartolomeu Wiese
CONCERTO PARA HARPA E ORQUESTRA DE RADAMÉS GNATTALI: caderno de estudos.
Orientador: Marcelo Fagerlande
10 PEÇAS SACRAS BRASILEIRAS PARA COROS FEMININOS DA COMPOSITORA STELLA JUNIA GUIMARÃES RIBEIRO
Orientador: Zezé Chevitarese
TÉCNICAS INTERPRETATIVAS E COMPOSICIONAIS NAS OBRAS PARA O VIOLÃO DE SEIS CORDAS DE MARCUS FERRER
Orientador: Bartolomeu Wiese Filho
10 composições autorais para cavaquinho de 6 cordas solo
Orientador: Henrique Cazes
Caderno de exercícios para identificação dos intervalos musicais no violão: mapeamento por meio do sistema CAGED
Orientador: Bartolomeu Wiese Filho
Doze ritmos brasileiros no bandolim: caderno de estudos de “levadas”.
Orientador: Paulo Sá e Henrique Cazes
SEIS OBRAS PARA CONJUNTOS INSTRUMENTAIS E ORQUESTRA SINFÔNICA: proposição e aplicações do sistema composicional pangramista
Orientador: Marcelo Jardim
10 arranjos para violão solo: registrando a música instrumental sul-fluminense
Orientador: Marcello Gonçalves
Reduções para dois cravos e play alongs: ferramentas para ensino e aprendizagem de cravo
Orientador: Marcelo Moraes Rego Fagerlande
Flautear: caderno orientador para o ensino de flauta transversa nos conservatórios estaduais mineiros
Orientador: Patricia Michelini
Ampliando o repertório para o cavaquinho como um instrumento solo: produção de oito composições contemporâneas
Orientador: Henrique Cazes
GROOVES BRASILEIROS, A MANIFESTAÇÃO DOS RITMOS AFROBRASILEIROS NO SABER POPULAR: um estudo transcrito a partir da observação de músicos autodidatas da cidade de Salvador /BA
Orientador: Sheila Zagury e Paulo Pedrassoli
DUO DE VIOLA CAIPIRA E BAIXO ELÉTRICO: processos e produtos de dez arranjos e sua gravação
Orientador: Marcus Ferrer
Desafios técnicos e estilísticos na montagem e produção da edição crítica da Ópera Il néo de Henrique Oswald
Orientador: André Cardoso
CADERNO PARA O BANDOLIM DE 10 CORDAS
Orientador: Paulo Sá
VIOLÃO E ACORDEON: composições e arranjos inéditos para duo
Orientador: Paulo Sá
O USO DO CANTO NO APRENDIZADO DO VIOLONCELO: Uma proposta para um aprendizado musical mais abrangente.
Orientador: Fabio Presgrave
“Caderno de estudos para saxofones: exercícios técnicos baseados no repertório brasileiro do século XXI”
Orientador: Pedro Bittencourt
Edição crítica de “Izaht” de Heitor Villa-Lobos
Orientador: André Luiz de Campello Duarte Cardoso
O pianista colaborador: estratégias para a prática profissional apresentadas num guia-prático
Orientador: Sheila Zagury
Iniciação à prática de orquestra de cordas sob a luz de cânticos infantis e temas brasileiros
Orientador: Fernando Ernesto Lopes Pereira
O PAPEL DO INTÉRPRETE NA CRIAÇÃO E PERFORMANCE DE OBRAS MUSICAIS PARA TROMBONE BAIXO A PARTIR DE UMA RELAÇÃO DIALÓGICA E COLABORATIVA
Orientador: Pedro Bittencourt
Registro fonográfico de obras de Octavio Maul
Orientador: Miriam Grosman e Patricia Michelini
Conexão Nordeste X Mediterrâneo: Concepção e produção de um EP de música instrumental brasileira sob a influência de compositores da Palestina, do Egito e da Tunísia
Orientador: Júlio Cesar Vieira Merlino
João de Aquino e seu violão viageiro: dez arranjos para violão solo, gravação audiovisual e partituras digitalizadas
Orientador: Marcello Gonçalves
Canto em 2 versões: documentário com os processos da construção da interpretação de cinco canções de Francisco Mignone para canto e fagote e canto e piano.
Orientador: Lenine Alves do Santos
NIVALDO SANTIAGO: CATALOGAÇÃO DO ACERVO E ESTUDO ANALÍTICO- INTERPRETATIVO DE CANÇÕES
Orientador: Veruschka Mainhard
CADERNOS DE PRÁTICA DE CONJUNTO, BASEADO NO REPERTÓRIO BRASILEIRO PARA BANDA DE MÚSICA E INSTRUMENTAÇÃO FLEXÍVEL
Orientador: Marcelo Jardim
PROCESSOS INVENTIVOS PARA FLAUTA E/OU INSTRUMENTOS MELÓDICOS NO ESTUDO DO CONTRACANTO PARA ACOMPANHAMENTO DA MELODIA PRINCIPAL
Orientador: Sheila Zagury
“Uma noite no castelo”: conhecimentos e habilidades para uma boa regência operística, com base no estudo da obra de Henrique Alves de Mesquita
Orientador: André Luiz de Campello Duarte Cardoso
Cordas em movimento: um olhar sobre compositores violonistas do Piauí
Orientador: Marcello Gonçalves