Tímpanos: história, organologia, conceitos técnicos e estudos aplicados
Orientador: Leandro Taveira Soares
Turma
Tímpanos: história, organologia, conceitos técnicos e estudos aplicados
Orientador: Leandro Taveira Soares
AS BAQUETAS: Peça para várias caixas com bordões
Orientador: Sheila Zagury
CORDAL CARIOCA: da experiência multi-instrumentista ao desenvolvimento e registro em partitura, áudio e vídeo de composições para cavaquinho, viola caipira (cebolão em Sol), bandolim, violão tenor dinâmico, cavaquinho afinado em bandolim, e viola caipira dinâmica (cebolão em Mi)
Orientador: Henrique Cazes
FORRÓ NA ESCOLA: Caderno de práticas musicais para a Educação Básica
Orientador: Sheila Zagury
A GUITARRA ELÉTRICA E A NAÇÃO IJEXÁ DO RIO GRANDE DO SUL: uma proposta de adaptação da percussão no contexto afro-religioso para a guitarra elétrica
Orientador: Julio C. V. Merlino (Coorientador: Prof. Dr. Marcus Ferrer)
COMPOSIÇÕES PARA VIOLA DE DEZ CORDAS COM DIVERSAS FORMAÇÕES INSTRUMENTAIS
Orientador: Marcus Ferrer
ANTONIO VAZ: vida e obra
Orientador: Maria José Chevitarese
FANNY HENSEL E AS CANÇÕES PARA VOZ SOLO E PIANO OP. 1 E OP. 7: um documentário sobre sua vida como compositora, pianista e mulher na sociedade musical alemã do séc. XIX
Orientador: Veruschka Mainhard
MANUAL DE MANUTENÇÃO PARA FAGOTE E CONTRAFAGOTE
Orientador: Aloysio Fagerlande
A cabeça acima do coração: a lógica interpretativa de Noël Devos aplicada aos estudos diários de fagote
Orientador: Aloysio Fagerlande
ARMANDO ALBUQUERQUE: obras de música de câmara para violoncelo e piano
Orientador: Ana Paula da Matta (coorientador Fábio Presgrave)
OS VIOLINEIROS: E-book de música de câmara para violinistas iniciantes, com arranjos a quatro vozes
Orientador: Fernando Pereira
FREVENDO: Caderno de Frevos para Flauta Doce e Cravo
Orientador: Patricia Michelini
ENSINO E APRENDIZAGEM DE INSTRUMENTOS DE SOPRO E PERCUSSÃO: a construção do caderno pedagógico e do acervo de partituras e gravações da Orquestra Voadora
Orientador: Sheila Zagury
Estratégias para aulas coletivas de flauta doce
Orientador: Patricia Michelini
Edição e classificação por nível de dificuldade de obras do romantismo musical brasileiro para orquestra de cordas de acordo com a tabela de parâmetros técnicos do Sistema nacional de orquestras sociais (SINOS)
Orientador: André Luiz de Campello Duarte Cardoso
TRÊS ATABAQUES E SEIS CORDAS: Seis composições e um arranjo para a guitarra a partir de ritmos do candomblé da Bahia
Orientador: Marcus Ferrer
FRANCISCO MIGNONE E AS “LIRICAS” EM PORTUGUÊS: estudo de aspectos técnico-musicais e interpretativos do canto.
Orientador: Veruschka Mainhard
EDIÇÃO PRÁTICA DAS CINCO INVENÇÕES PARA VIOLINO E VIOLA (1975) E CINCO INVENÇÕES PARA DOIS VIOLINOS (1975) DE JOSÉ SIQUEIRA
Orientador: Ana Paula da Matta
CORAL DA ESCOLA DE MÚSICA DA ROCINHA: um relato do processo de afinação desenvolvido a partir do próprio repertório em 25 anos de atividades
Orientador: Maria José Chevitarese
SISTEMATIZAÇÃO DO ENSINO DE FAGOTE NO NEOJIBA: Sr. Fagote, um guia pedagógico
Orientador: Aloysio Moraes Rego Fagerlande
VILLALOBIANA Nº8 PARA FAGOTE E PIANO DE MARCELO RAUTA: a construção interpretativa a partir de relação colaborativa intérprete-compositor
Orientador: Aloysio Fagerlande
EXPLORAÇÃO DAS POSSIBILIDADES INTERPRETATIVAS, MUSICAIS E CÊNICAS, NO CICLO DE CANÇÕES FROM THE DIARY OF VIRGINIA WOOLF DE DOMINICK ARGENTO
Orientador: Veruschka Bluhm Mainhard
OBRAS CAMERÍSTICAS BRASILEIRAS COMISSIONADAS PARA VIOLA: processos criativos e construção de performance
Orientador: Cristiano Siqueira Alves
O ATLAS BRASILEIRO DA VIOLA DE ARAME: UM A SER TOCADO – Seis composições para Viola de Arame inspiradas em cinco Paisagens Culturais Brasileiras
Orientador: Marcus de Araújo Ferrer
ACORDES HORIZONTAIS: Formação de acordes para flauta transversal e suas aplicações no contexto da improvisação melódica
Orientador: Sheila Zagury
NÍTIDO E OBSCURO: uma nova abordagem sobre a obra de Guinga
Orientador: Marcus de Araújo Ferrer
IRINEU DE ALMEIDA E O OFICLEIDE: o resgate de um instrumento esquecido
Orientador: Marcelo Jardim de Campos
18 QUADROS POÉTICOS MUSICAIS: uma criação audiovisual das canções do Dichterliebe Op. 48 de Robert Schumann, precedidas pela interpretação de poemas do Lyrisches Intermezzo de Heinrich Heine, traduzidas para o português
Orientador: Veruschka Bluhm Mainhard
IMPROVISATION FOR FLUTE: The hybridism of Brazilian popular music and jazz aimed at the melodic and rhythmic aspects
Orientador: Sheila Zagury
REGISTRO DE CINCO PEÇAS BRASILEIRAS PARA VIOLA SOLO
Orientador: Fernando Pereira
ÁLBUM DE PARTITURAS PARA GRUPOS DE SOPROS E DE PERCUSSÃO: SEIS OBRAS SELECIONADAS
Orientador: Marcelo Jardim
PROCESSOS DE COLABORAÇÃO ENTRE COMPOSITOR E INTÉRPRETE EM REPERTÓRIO COMISSIONADO PARA TROMBONE
Orientador: Cristiano Siqueira Alves
UMA VOZ QUE DANÇA, UM CORPO QUE CANTA: uma proposta de interpretação de canções clássicas árabes
Orientador: Ana Paula da Matta Machado Avvad (Co-orientador: Lenine Santos)
EDIÇÃO DAS 14 CANÇÕES DO GUIA PRÁTICO DE HEITOR VILLA-LOBOS, TRANSCRITAS POR CÉSAR GUERRA-PEIXE PARA QUINTETO DE SOPROS, PIANO E CORO INFANTIL
Orientador: Maria José Chevitarese de Souza Lima
CADERNO DE CHOROS PARA PERCUSSÃO: uma seleção de 12 arranjos de choros de domínio público para grupo de percussão
Orientador: André Luiz de Campello Duarte Cardoso
COMPÊNDIO DE TÉCNICAS E SONORIDADES PARA CAVAQUINHO BRASILEIRO Guia para compositores/arranjadores
Orientador: Henrique Cazes
O VIOLÃO DE 7 CORDAS DE AÇO SOLO: GRAVAÇÕES EM ÁUDIO E VÍDEO E PARTITURAS DIGITALIZADAS DE 10 PEÇAS
Orientador: Bartolomeu Wiese Filho
A SUITE PARAJOARA PARA FAGOTE E PIANO DE HEZIR PEREIRA: propostas para uma construção interpretativa da parte do fagote
Orientador: Aloysio Moraes Rego Fagerlande
ESTREIAS E REGISTROS SONOROS DE QUATRO OBRAS BRASILEIRAS PARA FLAUTIM
Orientador: Pedro Sousa Bittencourt
MÉTODO DE CONTRABAIXO PARA CRIANÇAS: O ENSINO DO MINI-BASS UTILIZANDO O REPERTÓRIO FOLCLÓRICO BRASILEIRO
Orientador: Lenine Santos
CANÇÕES ESQUECIDAS DE CHIQUINHA GONZAGA – Tempero brasileiro na música popular e no teatro musical
Orientador: Sheila Zagury
DEZ ESTUDOS PARA BANDOLIM SOLO: CD DE ÁUDIO E CADERNO DE PARTITURAS
Orientador: Paulo Sá
A TROMPA NA MÚSICA DE CÂMARA DE ALEXANDRE SCHUBERT
Orientador: Paula da Matta (Coorientador(a): Leandro Taveira Soares)
CADERNO DE COMPOSIÇÕES PARA QUINTETO DE METAIS: processo colaborativo compositor/intérprete
Orientador: Marcelo Jardim (Coorientador(a): Liduino Pitombeira)
Manual para ensino coletivo de flauta em bandas de música: Inspirado nos Painéis de Banda da FUNARTE
Orientador: Cristiano Alves
Prática da Regência em Recitativos: procedimentos técnico-interpretativos
Orientador: André Cardoso
Aplicabilidade das técnicas estendidas do violonista Marcus Tardelli: desenvolvimento de repertório e recital demonstrativo
Orientador: Bartholomeu Wiese (Coorientador(a): Marcus Ferrer)
REGISTRO AUDIOVISUAL DE MÚSICA COLOMBIANA DE CONCIERTO PARA FAGOT
Orientador: Aloysio Fagerlande
Ernani Aguiar e sua produção para orquestra de cordas: edição prática e gravação
Orientador: André Cardoso
ÓPERA DE CÂMARA DOMITILA DE JOÃO GUILHERME RIPPER: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PERFORMANCE
Orientador: Veruschka Mainhard
APRENDENDO A TOCAR FLAUTA TRANSVERSA COM QUANTZ (1697-1773): transcrição para duas flautas de suas Peças para Principiantes, incluindo exercícios preparatórios e um guia para a interpretação da música barroca
Orientador: Marcelo Fagerlande
Os aspectos técnico-interpretativos do Mefistofele de Arrigo Boito
Orientador: Veruschka Mainhard (Coorientador(a): João Guilherme Ripper)
Octeto Op. 27 para cordas de Henrique Oswald: resgate de uma obra única no repertório camerístico brasileiro do século XX
Orientador: André Cardoso (Coorientador(a): Daniel Guedes )
IMAGINÁRIOS BARROCOS NA PEDAGOGIA DO PIANO
Orientador: Miriam Grosman
O PIANO BOSSA NOVA: UMA ABORDAGEM PARA A EXECUÇÃO DE REPERTÓRIO POPULAR COM PRODUÇÃO DE UM CD E LIVRETO
Orientador: Sheila Zagury
TRÊS NOVAS OBRAS BRASILEIRAS PARA QUINTETO DE SOPROS: Construção da Performance
Orientador: Aloysio Fagerlande
O BANDOLIM POLIFÔNICO DE 10 CORDAS: composições, caderno de partituras eregistro fonográfico
Orientador: Paulo Sá
ANSIEDADE NA PERFORMANCE MUSICAL: relato de experiência e estudo de caso aplicado a alunos de trompete da UFOP e UFRJ
Orientador: Pedro Bittencourt (Coorientador(a): Leandro Soares)
O Contrabaixo Brasileiro – Um Álbum Panorama
Orientador: André Cardoso (Coorientador(a): Daniel Guedes)
Caderno brasileiro para bandolim: o estudo da palheta
Orientador: Paulo Sá
Ritmos brasileiros para piano a quatro mãos
Orientador: Ana Paula da Matta Machado Avvad
Dez edições práticas para cavaquinho: do Popular ao Erudito
Orientador: Paulo Henrique Loureiro de Sá (Coorientador(a): Henrique Leal Cazes)
A CLARINETA E SEUS CONGÊNERES NA OBRA DE VILLA-LOBOS: transcrições e proposição de performance
Orientador: Cristiano Siqueira Alves
TRIO CAPITU: processos interpretativos em Liduino Pitombeira, João Guilherme Ripper e Gilson Santos
Orientador: Aloysio Moraes Rego Fagerlande
O CLARINETE NA OBRA DE BRUNO KIEFER: Gestos Musicais, Performance e Registro Fonográfico
Orientador: Cristiano Siqueira Alves
O VIOLONCELO EM PERFORMANCE COLABORATIVA: um estudo interpretativo de obras de compositores contemporâneos
Orientador: Pedro Bittencourt (Coorientador(a): Daniel Paiva Guedes e Silva)
ARRANJO ON- LINE: estudo de técnicas de Soli para o aprendizado de arranjo, com foco em grupos de instrumentos de sopro
Orientador: Marcelo Jardim de Campos
INTERAÇÕES ENTRE PIANISTA E CORPO DE BAILE NA REMONTAGEM DE BALLET: Análise das habilidades e competências do pianista colaborador por meio da remontagem, ensaio e apresentação do Ballet Les Sylphides, de Michel Fokine
Orientador: Ana Paula da Matta Machado Avvad
Iemanjá na Música Vocal de Concerto Brasileira: relato de experiência da construção interpretativa de seis canções.
Orientador: Veruschka Bluhm Mainhard
O SAXOFONE NA MÚSICA DE CÂMARA LIDUINO PITOMBEIRA: estudo técnico de quatro obras.
Orientador: Pedro Sousa Bittencourt
Dez obras para violão solo de Maurício Carrilho
Orientador: Marcus de Araújo Ferrer
AS OBRAS PARA PIANO DE ALEXANDRE SCHUBERT: reflexões e interpretação
Orientador: Miriam Grosman
As 16 valsas para fagote solo de Francisco Mignone: registro fonográfico das transcriações para clarinete baixo
Orientador: Cristiano Siqueira Alves
AS SONATAS PARA PIANO DE 1 A 5 DE MARCELO RAUTA: edição prática e registro fonográfico
Orientador: Miriam Grosman
Método prático de suporte, para dicção cantada, com foco na língua espanhola
Orientador: Veruschka Bluhm Mainhard
Kindertotenlieder, de Gustav Mahler – quando a luz transcende a morte: performance e relato de experiência
Orientador: Veruschka Bluhm Mainhard
Guia para editoração de partituras: elaboração de um sítio eletrônico
Orientador: Maria José Chevitarese
Ritmos brasileiros no contrabaixo/Rio de Janeiro
Orientador: Paulo Henrique Loureiro de Sá
A ópera contemporânea brasileira e sua importância para o cantor lírico nacional: registro fonográfico da ópera A Estranha de Vagner Cunha e relato de experiência
Orientador: Veruschka Bluhm Mainhard
O processo avaliativo do curso de bacharelado em música da FAMES para instrumentos de metal com ênfase na classe de Tuba
Orientador: Miriam Grosman
O fagote na música popular brasileira, um estudo de caso: Quarteto Leandro Braga
Orientador: Aloysio Moraes Rego Fagerlande
O maestro e o ensino coletivo de instrumentos de cordas friccionadas: Um estudo de caso do Projeto de Integração e Inclusão Social Orquestra Jovem do Pampa
Orientador: Maria José Chevitarese
A influência da cultura africana na música vocal brasileira e norte-americana: gravação de CD e relato de experiência
Orientador: Veruschka Bluhm Mainhard
O Repertório para Violoncelo e Piano de Henrique Oswald: aspectos interpretativos para a construção da performance
Orientador: Ana Paula da Matta Machado Avvad
Dez peças para violão e bandolim: gravação de CD com Caderno de Partituras
Orientador: Bartolomeu Wiese Filho
Desenvolvimento de método: estudos e música popular para contrabaixo – Relato de uma experiência. Caderno brasileiro para contrabaixo: elaboração de método com partituras e arquivos de áudio
Orientador: Paulo Henrique Loureiro de Sá
VIOLÃO BRASILEIRO: a construção de material didático sobre o seu papel de acompanhador dos gêneros urbanos considerando circunstâncias históricas
Orientador: Bartolomeu Wiese Filho
A trompa na obra de Heitor Villa-Lobos – excertos orquestrais e camerísticos: Os Choros
Orientador: Aloysio Moraes Rego Fagerlande
Registro fonográfico de obras brasileiras camerísticas para trompete
Orientador: Cristiano Siqueira Alves
Relato de uma experiência: a preparação do maestro para reger a ópera Le Convenienze ed Inconvenienze Teatrali (1827) de Gaetano Donizetti (1797-1848)
Orientador: Maria Jose Chevitarese
A interação cênica no repertório clarinetístico: performance e relato de experiência
Orientador: Cristiano Siqueira Alves