Notícias

Anais – Práticas Interpretativas: Dezembro de 2015

Programação

Versão digital

18/12/2015

9h00
Abertura – Mesa Redonda e debate
Novas perspectivas para as Práticas Interpretativas na universidade brasileira
Prof. Dr. Ricardo Freire Dourado (UNB), Prof. Dr. Eduardo Lakschevitz (UNIRIO), Prof. Dr. Aloysio Fagerlande (UFRJ), Prof. Dr. Antonio José Augusto (UFRJ); mediadora Profa.Dra Ana Paula da Matta Machado Avvad (UFRJ).

11h30
Recital-conferência
Carlos Bertão, Ariane Petri, Jeferson Souza, Marcio Zen
Serenata bem acabada de Francisco Mignone: elementos operísticos na obra para fagotes do compositor.
Resumo: Neste trabalho, os pesquisadores propõem demonstrar que elementos da linguagem operística estão presentes na escrita de Francisco Mignone para quarteto de fagotes. Para tal, serão executadas obras deste compositor para a formação de quarteto de fagotes, e adaptações/transcrições para a mesma formação de obras canônicas do repertório de ópera italiana, gênero de grande impacto na obra de Mignone. Serão explicitados, nestas obras originalmente escritas para piano e transcritas pelo próprio compositor, as grandes linhas cantabile, o uso de diversos registros do instrumento com finalidades expressivas e a caracterização de diversos “personagens” como elemento de interesse na interpretação musical.

14h00
Concerto
Quinteto Experimental de Sopros da EM-UFRJ
Obras de mestrandos do PPGM e Ronaldo Miranda – coordenação professores Aloysio Fagerlande e Liduíno Pitombeira.
Rômulo Barbosa, flauta; Hugo Félix, oboé; Lucas Ferreira dos Santos, clarineta; Gilieder Verissimo, trompa; Bruno Peçanha, fagote; part. Ivan Ferreira, fagote.
Programa:
Éber Araújo – Cinco Impressões Pós-tonais
Marcel Castro-Lima – Orion
Bernardo Ramos – Quintetotec
Gabriel Mesquita – Suíte de Seis Segundo Sentidos a Cinco Sopros
Filipe de Matos Rocha – Quadrivium
Ronaldo Miranda – Variações Sérias sobre um Tema de Anacleto de Medeiros

Recital-conferência
Ivan Ferreira
Variações sérias sobre um tema de Anacleto de Medeiros de Ronaldo Miranda: levantamento histórico e proposta de edição urtext.
Resumo: O presente trabalho é baseado em uma pesquisa em andamento sobre a obra para quinteto de sopros do compositor Ronaldo Miranda, Variações sérias sobre um tema de Anacleto de Medeiros. São apresentadas informações históricas do compositor e da obra, situando a composição no contexto particular em que foi escrita: suas influências e relações pessoais, motivos de inspiração para escrever e a dedicar a obra aos músicos José Botelho e Nöel Devos. A parte final será a elaboração de uma edição urtext do manuscrito original.

Recital-conferência
Eduardo Monteiro
Transcrição e edição prática do Prólogo nº 4 da ópera “Piedade” de João Guilherme Ripper de violão para flauta solo – propostas de escrita harmônica e polifônica para flauta sem acompanhamento.
Resumo: O objetivo do presente trabalho é realizar uma transcrição e edição prática da obra Prólogo nº 4, da ópera Piedade, de João Guilherme Ripper, transcrita do violão para flauta. O repertório para flauta consiste parcialmente em transcrições de obras originais para outros instrumentos, com predominância das obras para violino. Nessas transcrições, depreende-se alguns procedimentos comuns, tais como a linearização de notas duplas. As questões colocadas, no presente trabalho, dizem respeito às diversas maneiras que poderíamos executar na flauta obras para violão de forma convincente, sob o ponto de vista interpretativo. Procuraremos soluções para a realização da escrita em questões como a linearização, tanto da harmonia quanto do contraponto, a fim de auxiliar o flautista na realização interpretativa em tais casos através de procedimentos inovadores da escrita para flauta.

17h00
Mesa-Redonda e debate
A questão editorial e as práticas interpretativas
Convidados: Prof. Dr. Ricardo Freire Dourado (UnB), Prof. Prof. Dr. Carlos Alberto Figueiredo (UNIRIO), Prof. Dr. Marcelo Fagerlande (UFRJ); mediador: Prof. Dr. Aloysio Moraes Rego Fagerlande (UFRJ)

19h00
Sessão de Encerramento
Concerto de lançamento do Programa de Pós-Graduação Profissional em Música – PROMUS da EM/UFRJ

Daniel Guedes, violino
J.S. BACH – Chaconne

Coral Brasil Ensemble-UFRJ
Regência: Maria José Chevitarese
FRANCISCO MANOEL DA SILVA – Ó salutares
Soprano: Tatiana Nogueira

RONALDO MIRANDA – MANOEL BANDEIRA – Santa Clara, Clareai
Soprano: Mariana Gomes

MARLOS NOBRE – Cancioneiro de Lampião
Muié Rendêra; É Lamp, é Lamp, é Lamp; Cantigas de Lampião

Duo Paulo Sá, bandolim
Paula da Matta, piano

CARLOS GOMES – Al Chiaro de Luna − Meditazione para bandolim e piano

Duo Aloysio Fagerlande e Paula da Matta, piano

EDUARDO BIATO – Sonatina para fagote e piano

Duo Miriam Grosman, piano e
Afonso Oliveira, flauta

CLAUDE DEBUSSY – Bilitis
Pour invoquer Pan, dieu du vent d’été; Pour un tombeau sans nom; Pour que la nuit soit propice; Pour la danseuse aux crotales; Pour l’Egyptienne; Pour remercier la pluie au matin

Duo Paulo Sá, bandolim,
Bartholomeu Wiese, violão

CESAR CAMARGO MARIANO – Samambaia
HERMETO PASCOAL – Forró Brasil
RADAMÉS GNATTALI – Movimento nº 4 da Suíte Retratos

Trio de Sopros da UFRJ
Eduardo Monteiro, flauta,
Cristiano Alves, clarineta
Aloysio Fagerlande, fagote

C.GUERRA PEIXE – Trio n.2, para flauta, clarineta e fagote