Semana do Cravo publica Anais da décima-quinta edição
A Semana do Cravo acaba de publicar a versão digital dos Anais da sua XV edição, realizada em setembro de 2018.
A Semana do Cravo, que desde 2004 reúne docentes e discentes das diversas instituições brasileiras, possibilitando o intercâmbio artístico e a troca de experiências entre os participantes, acaba de publicar a versão digital dos Anais da sua XV edição, realizada de 23 a 25 de setembro de 2018. Segundo o professor Marcelo Fagerlande, idealizador do projeto e desde o início seu coordenador, o objetivo da publicação “é contribuir de modo efetivo para as reflexões sobre o cravo e sua prática atual em nosso país”.
A Semana é uma iniciativa conjunta da Escola de Música e de seus Programas de Pós-Graduação em Música (PPGM) e de Pós-Graduação Profissional em Música (PROMUS).
Segundo Fagerlande, a edição dos Anais demonstra a diversidade de assuntos abordados − uma marca do evento, cujo foco tem sido a investigação e o resgate da história do cravo, sobretudo no Brasil, e aspectos da didática e da interpretação do instrumento.
Os temas tratados na XV edição do evento foram: uma retrospectiva dos quinze anos do evento e ideias para o futuro; o cravo brasileiro nos séculos XX e XXI e suas vertentes na música de concerto e na música popular; uma comemoração dos 350 anos de nascimento de François Couperin; e as diferentes abordagens interpretativas e históricas da obra de J. S. Bach através do piano, do clavicórdio e do cravo. Foi incluído ainda nos Anais um artigo sobre a descoberta de um manuscrito do século XVIII, encontrado na Biblioteca Alberto Nepomuceno, da Escola de Música da UFRJ.
A XV Semana do Cravo contou com a parceria do Centre de Musique Baroque de Versailles, que enviou pesquisadores para algumas mesas-redondas.
Os interessados podem consultar os Anais, e baixá-los, a partir dos links no box a seguir.
Anais da XV Semana do Cravo
ISBN 978-85-65537-16-2 (Publicado em 2019)
SUMÁRIO
Apresentação
1. Quinze anos da Semana do Cravo: retrospectiva e futuro
Mayra Pereira
Semana do Cravo – Retrospectiva de seus quinze anos de contribuições para a história e divulgação do cravo no Brasil (Artigo)
Clara Albuquerque
Os alunos participantes dos recitais das quinze edições da Semana do Cravo: depoimentos sobre o desenvolvimento profissional dos cravistas, um campo em construção e um espaço de investigação e produção de história (Artigo)
Luciana Câmara Queiroz de Souza
Cravo, música nova e práticas históricas (Artigo)
Patricia Michelini Aguilar
A flauta doce na Escola de Música da UFRJ (2011-2018) (Artigo)
2. O cravo brasileiro nos séculos XX e XXI e suas vertentes na música de concerto e na música popular
Mayra Pereira
A produção científica e intelectual sobre o cravo no Brasil: uma bibliografia (Artigo)
Maria Aida Barroso
Cravo brasileiro: uma discografia (Artigo)
Rosana Lanzelotte e Carlo Arruda
Cravo brasileiro, com certeza (Artigo)
Patricia Gatti
O cravo brasileiro no século XX e XXI e suas vertentes na música popular (Artigo)
Maria Aida Barroso
O Cravo Armorial: identidades sonoras (Artigo)
Carlo Arruda
A inspiração em texturas cravísticas tradicionais presentes na obra “6 Stücke für Cembalo” de Claudio Santoro (Artigo)
3. 350 anos de nascimento de François Couperin
Beatriz Pavan
Sarabandes de François Couperin: características composicionais e interpretativas semelhantes ao discurso oratório francês (Artigo)
Julien Dubruque
Performing and editing Couperin’s music for two harpsichords (Artigo)
4. J. S. Bach : o clavicórdio, o piano e o cravo
Erasmo Estrada
J.S. Bach e o clavicórdio: aspectos sociais e culturais passados e presentes (Artigo)
Jean Louis Steuerman
Bach e o piano (Transcrição)
Marcelo Fagerlande
Bach e o retorno do cravo (Artigo)
5. Pesquisa Histórica
Robson Bessa
Um manuscrito napolitano atravessa o Atlântico: a Sinfonia Funebre de Paisiello na Biblioteca Alberto Nepomuceno/UFRJ (Artigo)