IX Jornada mostra produção acadêmica do PROMUS
A IX Jornada PROMUS é um importante momento de apresentação dos resultados parciais das pesquisas aplicadas, desenvolvidas pelos mestrandos do Programa de Pós-graduação Profissional em Música da Escola de Música da UFRJ. Segue no formato totalmente virtual, com apresentação audiovisual dos trabalhos em andamento. É de absoluta relevância esta (inov)ação, devido à atual situação do mundo do trabalho na Área de Artes, e a disponibilização de acesso ampla e irrestrita aos conteúdos contribui decisivamente para a democratização do conhecimento produzido na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.
Marcelo Jardim
Coordenador da IX Jornada
PESQUISAS
ABEL LUIZ OLIVEIRA DA SILVA MACHADO
PESQUISA: E-BOOK SEIS PEÇAS PARA CORDAS BRASILEIRAS: DA EXPERIÊNCIA MULTI-INSTRUMENTISTA AO DESENVOLVIMENTO E REGISTRO DE COMPOSIÇÕES PARA BANDOLIM, CAVAQUINHO, CAVAQUINHO AFINADO EM BANDOLIM, VIOLÃO TENOR DINÂMICO, VIOLA CAIPIRA DINÂMICA E VIOLA CAIPIRA. (ORIENTADOR: HENRIQUE CAZES; TURMA 2021).
CURRÍCULO: Criado nas Rodas de Choro, levado por seu avô, Abel Luiz atua no cenário musical como compositor, arranjador, diretor musical e multi-instrumentista. No campo do carnaval e da saúde mental, atua como coordenador musical do Bloco Carnavalesco Loucura Suburbana. Dedica-se a diferentes expressões da música popular, instrumental e regional do Brasil, de forma que música, cultura, saúde, educação e construção de conhecimento sejam pensadas e realizadas de forma integrada e transversal.
ANA PAULA NOGUEIRA DA SILVA
PESQUISA: FORRÓ NA ESCOLA: CADERNO DE PRÁTICAS MUSICAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA (ORIENTADORA: SHEILA ZAGURY; TURMA 2021).
CURRÍCULO: Mestranda do Programa de Pós-Graduação Profissional em Música, da UFRJ. Turma 2021. Com projeto proposto para a linha de pesquisa em pedagogia Instrumental junto ao programa, sob a orientação da Profa Drª Sheila Zagury, Musicista formada pelo curso de licenciatura em Música pela Universidade Federal do Cariri-UFCA, e docente do quadro efetivo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE. É cantora e atua como intérprete da música popular brasileira. “Nessa minha área de atuação, o forró é porta estandarte nos meus dois CDs e 1 DVDs lançados ao longo dos últimos anos”.
ANAT COHEN
PESQUISA: 10 ÉTUDES FOR CLARINET & METRONOME (ORIENTADOR: CRISTIANO ALVES; TURMA 2021)
CURRÍCULO: Ever charismatic, prolific and inspired, Grammy-nominated clarinetist-saxophonist Anat Cohen has won hearts and minds the world over with her expressive virtuosity and delightful stage presence. The New York Times writes, “Ms. Cohen on the clarinet was a revelation. Using the clarinet’s upper register, she could evoke infectious joy. In the lower register, her playing could conjure a deep, soulful melancholy. On up-tempo numbers, her improvisations weren’t just bebop fast; they had a clarity and deep intelligence that is really quite rare. She made it look effortless, even as she was playing the most technically difficult of all the reed instruments… she took my breath away”.
ANDRÉ LUÍS CORDOVA BRASIL
PESQUISA: A GUITARRA ELÉTRICA E A NAÇÃO IJEXÁ DO RIO GRANDE DO SUL: UMA PROPOSTA DE ADAPTAÇÃO DA PERCUSSÃO NO CONTEXTO AFRO-RELIGIOSO PARA A MÚSICA INSTRUMENTAL (ORIENTADOR: MARCUS FERRER; TURMA 2021)
CURRÍCULO: André Brasil é Bacharel em música popular pela UFRGS (2017), graduando em Licenciatura em Música Popular UFRGS e mestrando em Música Popular na UFRJ. Como guitarrista já trabalhou ao lado de artistas como: Frank Solari, Marcelo Barbosa (Angra), Kiko Freitas, Zé Montenegro, entre outros. Como produtor musical, atua desde 2004 tendo com um grande número de artistas no estado. Atualmente como compositor, mantém o grupo “Projeto Nó”, tendo lançado o seu primeiro álbum, intitulado “Saudação”, em março de 2021.
BRUNO DE CARVALHO REIS
PESQUISA: COMPOSIÇÕES PARA VIOLA DE DEZ CORDAS COM DIVERSAS FORMAÇÕES INSTRUMENTAIS (ORIENTADOR: MARCUS FERRER; TURMA 2021)
CURRÍCULO: Iniciou suas pesquisas sobre violas, em 2004, como bolsista de CNPq, pesquisando modinhas e lundus do século XIX, sob a orientação do professor de música de câmara da UFRJ, Ivan Niremberg. Desde então se dedica a viola, sendo premiado em diversos editais municipais, estaduais, federais e privado. Em 2017 criou junto com outros violeiros e produtores cariocas o movimento Rio de Violas, que visa criar espaços para a divulgação da cultura relacionada ao instrumento no Rio de Janeiro.
CARLOS EDUARDO DIAS BARCELOS
PESQUISA: ANTONIO VAZ: BIOGRAFIA, CATÁLOGO DE OBRAS, NOVAS EDIÇÕES DE PARTITURAS, GRAVAÇÕES E CRIAÇÃO DE SÍTIO (ORIENTADORA: MARIA JOSÉ CHEVITARESE; TURMA 2021)
CURRÍCULO: Carlos Barcelos (1982), natural do Rio de Janeiro, é licenciado em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música – Centro Universitário (CBM/CEU – 2018) e bacharel em Regência Coral pela Escola de Música da UFRJ (EM/UFRJ – 2019). Em sua trajetória musical, participou de diversos concertos e gravações com o Coral Brasil Ensemble – UFRJ, Conjunto Calíope, Cia. Bachiana e Coro de Câmara Carioca. Atualmente é regente assistente do Coral Brasil Ensemble e Mestrando em Música pelo PROMUS/UFRJ.
GIANCARLO SANTOS DE MEDEIROS
PESQUISA: MÚSICA BRASILEIRA PARA SAXOFONE BARÍTONO E PIANO: CONSTRUÇÃO, FOMENTO E DIFUSÃO DE UM REPERTÓRIO (ORIENTADOR: PEDRO BITTENCOURT; TURMA 2021)
CURRÍCULO: Saxofonista diplomado pelo Conservatório de Tatuí, Licenciado em Pedagogia e Pós-Graduado em Educação Musical. Professor de saxofone do Conservatório de Tatuí e da Escola Municipal de Música de Alumínio-SP. Lecionou em diversos workshops, masterclasses e oficinas. Integrante da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí e do Quarteto SaxBrasil, que participou de Encontros e Festivais no Brasil, Uruguai, Argentina, México e Colômbia e que em 2019 gravou seu primeiro CD em comemoração aos seus 10 anos de existência.
HELEN HEINZLE SATHLER
PESQUISA: FANNY HENSEL E AS CANÇÕES PARA VOZ SOLO E PIANO OP. 1 E OP. 7: UM DOCUMENTÁRIO SOBRE SUA VIDA COMO COMPOSITORA, PIANISTA E MULHER NA SOCIEDADE MUSICAL ALEMÃ DO SÉC. XIX (ORIENTADORA: VERUSCHKA MAINHARD; TURMA 2021)
CURRÍCULO: Helen Heinzle, soprano, graduada em Canto pela UNI-Rio, é integrante do Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro desde 2001. Atua também como professora de canto na Associação de Canto Coral (ACC) e rege o Coro da Igreja Presbiteriana de Copacabana. Foi premiada pelo espetáculo “A Modinha que não sai de Moda” por dois anos consecutivos. Dentre os concertos como solista destaca-se o papel título da ópera Theodora – Handel em 2019, tendo sido apresentada pela primeira vez na América Latina.
IGOR FERREIRA CARVALHO
PESQUISA: TRABALHO COLABORATIVO NA CRIAÇÃO E REGISTRO FONOGRÁFICO DE OBRAS COMISSIONADAS PARA CLARINETE E CONGÊNERES (ORIENTADOR: CRISTIANO ALVES; TURMA 2021)
CURRÍCULO: Bacharel em Música pela UFRJ, iniciou seus estudos de música em Volta Redonda. Foi vencedor dos concursos para jovens solistas da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem e Orquestra Sinfônica da UFRJ. Venceu o prêmio Eleazar de Carvalho em 2009, que lhe ofereceu uma bolsa de estudos para se perfeiçoar na Longy School of Music (EUA). Atualmente, integra os naipes de clarineta da Orquestra Petrobras Sinfônica e Orquestra Sinfônica da UFRJ e frequentemente atua no cenário camerístico carioca.
LUIZ SEBASTIÃO JUTTEL
PESQUISA: MAPEANDO AS BAIXARIAS DE DINO 7 CORDAS: CADERNO DE ESTUDOS DE BAIXARIAS (ORIENTADOR: BARTOLOMEU WIESE; TURMA 2021)
CURRÍCULO: Mestrando da UFRJ/PROMUS, graduado em música pela UDESC. É violonista de 7 cordas e produtor. É compositor dos CDs premiados: Choro a Quatro (2012) e Bombardino no Choro (2014), além composições para o CD Instrumental de Casa (2013), da Orq. de Cordas da UDESC. Apresentou-se com artistas como Cristovão Bastos, Martnália, Arthur Moreira Lima, Elza Soares. Publicou o livro O choro como material didático para o ensino musical: composições originais com base em gêneros formadores (2018).
MATEUS HELIO DE ARAUJO
PESQUISA: SEIS OBRAS PARA CONJUNTOS INSTRUMENTAIS E ORQUESTRA SINFÔNICA: PROPOSIÇÃO E APLICAÇÕES DO SISTEMA COMPOSICIONAL PANGRAMISTA (ORIENTADOR: MARCELO JARDIM; TURMA 2021)
CURRÍCULO: Formado em Composição pelo Conservatório Brasileiro de Música, Mateus Araujo foi residente na Cité des Arts em Paris entre 2018 e 2020, como vencedor do Prêmio de Artes Icatu. Foi violinista da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de SP (1990-2002), e regente da Jazz Sinfônica. Depois de sua participação no concurso mundial de regência Maazel, foi regente das orquestras sinfônicas de Ribeirão Preto, do Theatro da Paz, OSB Jovem, também atuando como compositor, arranjador, pianista e regente convidado no Brasil e exterior.
MAURO LÚCIO SILVA AVILA
PESQUISA: MANUAL DE MANUTENÇÃO PARA FAGOTE E CONTRAFAGOTE (ORIENTADOR: ALOYSIO FAGERLANDE; TURMA 2021)
CURRÍCULO: Mauro Avila, natural de Valença/RJ, iniciou seus estudos na Sociedade Musical Progresso de Valença em 1984. Graduou-se em fagote, nas turmas de Noël Devos e Aloysio Fagerlande em 1998. De 2002 a 2010 foi fagotista da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. É fagotista e contrafagotista da Orquestra Sinfônica Brasileira desde 1990 e da Orquestra Sinfônica da UFRJ desde 2010. Realizou o Curso de Reforma em Fagote na firma J. Püchner – Alemanha, em 2008. Desde então, trabalha como luthier e participa de Encontros e Festivais de Fagote no Brasil e na América Latina.
PASCOAL DE SOUZA MEIRELLES
PESQUISA: GROOVES BRASILEIROS, A MANIFESTAÇÃO DOS RITMOS AFROBRASILEIROS NO SABER POPULAR: UM ESTUDO TRANSCRITO A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DE MÚSICOS AUTODIDATAS DA CIDADE DE SALVADOR/BA (ORIENTADORA: SHEILA ZAGURY; TURMA 2021)
CURRÍCULO: Pascoal Meirelles é compositor, arranjador e percussionista. Graduado em música pela Berklee College of Music- Boston. Foi indicado ao prêmio Sharp de melhor arranjador pelo disco “Paula”, e melhor disco por “Tributo a Art Blakey”, no Prêmio TIM. Tem 18 cds autorais gravados. Ministra cursos nas Universidades: Berklee College of Music-Boston, Malaysia e Ecuador – como chefe de departamento de percussão da graduação de música).
PAULO DE CASTRO ANDRADE
PESQUISA: DA IMPORTÂNCIA E APLICAÇÃO DOS “CONSELHOS PARA UM BOM APROVEITAMENTO NOS ESTUDOS” DE NOEL DEVOS: UMA EDIÇÃO COMENTADA PARA O ESTUDO DIÁRIO DE FAGOTISTAS (ORIENTADOR: ALOYSIO FAGERLANDE; TURMA 2021)
CURRÍCULO: Nascido em São Paulo, foi aluno de fagote de Alain Lacour e Noël Devos. Formado pela Faculdade de Música Santa Marcelina em 1988, chegou ao Rio Janeiro em 2003, para integrar o naipe de fagotes da OSB. A oportunidade de poder tocar com o grande mestre Noël Devos foi o principal estímulo, mas a acolhida e amizade oferecida pela comunidade musical carioca, foram decisivas para que se fixasse e conquistasse novos objetivos. Atualmente faz parte da Orquestra Petrobrás Sinfônica, OSB e OSUFRJ.
PÉRICLES DE MORAIS CUNHA
PESQUISA: VIOLÃO E ACORDEON: COMPOSIÇÕES E ARRANJOS INÉDITOS PARA DUO (ORIENTADOR: PAULO SÁ; TURMA 2021)
CURRÍCULO: Atualmente, é mestrando do Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É violonista, guitarrista e arranjador. Em sua trajetória, exerce atividades como instrumentista, arranjador, produtor artístico e diretor musical de gravações, espetáculos e eventos desde 2006. Desenvolve projetos direcionados principalmente ao repertório da música instrumental brasileira e latino-americana e seus gêneros populares.
PRISCILA ASSUMPÇÃO DA SILVA
PESQUISA: O USO DO CANTO NO APRENDIZADO DO VIOLONCELO: UMA PROPOSTA PARA UM APRENDIZADO MUSICAL MAIS ABRANGENTE (ORIENTADOR: FABIO PRESGRAVE; TURMA 2021)
CURRÍCULO: Priscila canta e toca violoncelo desde os nove anos. Em sua formação musical, teve aula com renomados violoncelistas brasileiros e estrangeiros. Participou de importantes festivais de música e se apresentou em grandiosas salas de concerto. Atualmente, leciona violoncelo no Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa, é professora de canto, pedagoga vocal e licenciada em música pela Universidade de Barra Mansa.
RAFAEL FELIX MIGLIANI
PESQUISA: CADERNO DE ESTUDOS PARA SAXOFONES: EXERCÍCIOS TÉCNICOS BASEADOS NO REPERTÓRIO BRASILEIRO DO SÉCULO XXI (ORIENTADOR: PEDRO BITTENCOURT; TURMA 2021)
CURRÍCULO: Rafael Migliani é mestrando em música no PROMUS-UFRJ, pós-graduado em Metodologia do Ensino da Música pela UNINTER, licenciado em matemática pela Organização Superior de Ensino de Itapetininga e formado em saxofone pelo Conservatório de Tatuí. Desde 2006, é professor do curso de saxofone e de música de câmara do Conservatório de Tatuí, chefe do naipe de saxofones da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, membro do Duo Rafael Migliani & Cristiane Bloes e do Quarteto de Saxofones SaxBrasil.
RODRIGO ALQUATI
PESQUISA: ARMANDO ALBUQUERQUE: OBRAS DE MÚSICA DE CÂMARA PARA VIOLONCELO E PIANO (ORIENTADOR: FABIO PRESGRAVE; COORINETADORA: ANA PAULA DA MATTA; TURMA 2021)
CURRÍCULO: Natural de Caxias do Sul, RS, graduado pela UFRGS, Porto Alegre. Estudou em Boston/EUA, com o Prof. Mark Churchill do New England Conservatory e posteriormente na classe do Prof. Martin Ostertag – Alemanha. Atua regularmente na Orquestra Sinfônica de Porto Alegre – OSPA e Professor do Conservatório Pablo Komlós. Realiza apresentações, gravações e recitais de música de câmara.
TIAGO FARIAS XAVIER DA SILVA
PESQUISA: CADERNOS DE PRÁTICA DE CONJUNTO, BASEADO NO REPERTÓRIO BRASILEIRO PARA BANDA DE MÚSICA E INSTRUMENTAÇÃO FLEXÍVEL (ORIENTADOR: MARCELO JARDIM; TURMA 2021)
CURRÍCULO: Formado pela Escola de Música Villa-Lobos e pelo Programa Sopro Novo Yamaha, é licenciado e pós-graduado em regência pelo Conservatório Brasileiro de Música, tendo participado de diversas bandas. Fundou e coordenou o Polo de Música Ricardo Boechat, na cidade de Duque de Caxias. É presidente da Federação de Fanfarras e Bandas do Estado do Rio de Janeiro e 1º Secretário da Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras. Fundou a Orquestra Popular Ariano Suassuna no ano de 2020, onde é o regente titular.
YURI REIS CORREA
PESQUISA: OS “VIOLINEIROS”: E-BOOK DE MÚSICA DE CÂMARA PARA VIOLINISTAS INICIANTES, COM ARRANJOS A QUATRO VOZES (ORIENTADOR: FERNANDO PEREIRA; TURMA 2021)
CURRÍCULO: Yuri Reis atualmente é Spalla da Orquestra Sinfônica Nacional e da Camerata de Cordas Villa-Lobos, violinista do Trio Corcovado, do Duo Emoções e Mestrando em Música na UFRJ. Bacharel em violino pela UNIRIO, pós graduado em música de câmara pela FABEL, é também vencedor do 14º Concurso Nacional de Cordas Paulo Bosísio. De 2018 à 2020 foi Diretor Artístico e Maestro da Orquestra Juiz de Fora e em 2019, Diretor da Divisão de Música de Câmara do Centro de Artes da Universidade Federal Fluminense (UFF).
APOIO: