Concertos UFRJ (24/08/2022)

Homenagem aos 60 anos do compositor Liduino Pitombeira

Programa 3

Contrastes para quinteto com piano, Opus 180, composta em 2012, foi encomendada pela FUNARTE para a XX Bienal de Música Brasileira Contemporânea. A obra se inspira no poema Contrastes, de Augusto dos Anjos, e foi escrita em comemoração ao centenário de publicação de Eu. Os títulos dos movimentos, Antítese, Ângulo obtuso e Hemisfério, foram extraídos do poema.

A gravação que ouviremos é da estreia que ocorreu no dia 29 de setembro de 2013, durante a XX Bienal de Música Brasileira Contemporânea, no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música da UFRJ, com interpretação do Quinteto Continental, formado por Tamara Ujakova no piano, Alejandro Aldana no violino, Samuel Passos na viola, Paulo Santoro no violoncelo e Claudio Alves no contrabaixo.

Valsa d’Outono, Op. 259

É uma obra composta em 2021 que nasceu como referência a uma obra de Honegger para a mesma formação orquestral (Pastorale d’été). Uma linha melódica executada pelo Clarone se vê imersa em uma atmosfera orquestral que algumas vezes concorda e outras vezes lhe faz oposição. Procedimentos intertextuais associados à estação do outono ou à paisagem carioca são utilizados na obra, tanto na linha do solista, como na orquestra. A obra é dedicada a Thiago Tavares e à Orquestra Sinfônica Brasileira. Ouviremos a gravação da estreia, transmitida online diretamente da Sala Cecília Meireles, no dia 17 de agosto de 2021, com Thiago Tavares e a OSB, sob a regência de André Cardoso.

Seresta No. 12, Op.102, é uma obra de 2005 encomendada pela violinista Natalie Van Burkleo.

Essa obra faz parte de um ciclo que retrata ritmos, gêneros e sonoridades do Brasil, algumas vezes de forma literal (com base em gêneros específicos), outras de maneira mais abstrata, como é o caso desta obra. Atualmente o ciclo conta com 22 obras.

A estreia foi realizada pelo eufonista Otoniel dos Santos e o Quarteto Kalimera na Sala da Congregação da Escola de Música da UFRJ, durante o XXIX Panorama da Música Brasileira Atual, em 08 de novembro de 2018.

Pedra Bonita, para quinteto de sopros e orquestra de cordas Opus 235  composta em 2018

é uma homenagem ao trombonista Radegundis Feitosa, nascido em Itaporanga (Pedra Bonita, PB). A obra foi uma encomenda do Maestro Thiago Santos para integrar o repertório da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba. A gravação que ouviremos é da estreia que ocorreu em João Pessoa, na Sala Radegundis Feitosa, em 07 de dezembro de 2018, com o Quinteto Radegundis e Orquestra Sinfônica da UFPB.

O desejo mimético para flauta e clarinete

Opus 199 (é uma composta em 2015)

O título para essa obra vem de um livro de René Girard, intitulado “A violência e o sagrado”, no qual é introduzido o conceito de desejo mimético, que define o desejo humano como fundamentalmente imitativo, precisando necessariamente de um mediador como modelo na determinação de um objeto de desejo. A representação musical desse conceito se dá livremente através de um constante jogo de imitações a ideias enunciadas por um e por outro instrumento. A obra foi encomendada pelo MAB (Música de agora na Bahia) e é dedicada ao Duo Robatto (Lucas Robatto, flauta e Pedro Robatto, clarinete). A estreia foi realizada pelo Duo Robatoo na Igreja Nossa Senhora da Vitória, em 12 de novembro de 2015, em Salvador, durante a Série Manuel Inácio da Costa da Orquestra Sinfônica da Bahia.

Contrastes para quinteto com piano, Opus 180, composta em 2012,

Foi encomendada pela FUNARTE para a XX Bienal de Música Brasileira Contemporânea. A obra se inspira no poema Contrastes, de Augusto dos Anjos, e foi escrita em comemoração ao centenário de publicação de Eu. Os títulos dos movimentos, Antítese, Ângulo obtuso e Hemisfério, foram extraídos do poema.