Simpósio em Práticas Interpretativas publica Anais da edição 2016 do evento
O Simpósio em Práticas Interpretativas da UFRJ divulgou ontem (09) os Anais da terceira edição do evento, que aconteceu em dezeembro do ano passado na Sala da Congregação da Escola de Música da UFRJ.
Criado em 2014, em conjunto com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), as primeiras edições foram realizadas sob os auspícios do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ (PPGM). Com a implantação, em 2015, do Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da UFRJ (PROMUS), os dois Programas passaram a dividir as responsabilidades pela iniciativa.
A versão digital dos Anais pode ser baixada aqui e mais informações sobre o Simpósio, assim como anais das edições anteriores, podem ser consultadas neste site.
Práticas recentes
O objetivo do Simpósio é divulgar produtos acadêmicos e artísticos relacionados à inserção da área das práticas interpretativas na universidade – um campo de investigação recente no cenário internacional das pesquisas acadêmicas em música. Isso, aliado ao fato de serem uma atividade essencialmente artística, com peculiaridades que a distingue das demais atividades acadêmicas, gerou uma falta de uniformidade das metodologias de pesquisa, formatos para apresentação, publicação e circulação de informações.
Através do diálogo interinstitucional, a iniciativa visa contribuir para o desenvolvimento de parâmetros norteadores para uma melhor inserção desse campo na pós-graduação brasileira, através da exploração de diversos formatos de apresentação de resultados de investigações – acadêmicas, artísticas e processuais.
“A ênfase na realização destas atividades como ponto de partida para a reflexão, além do aprimoramento artístico, abre espaço para que docentes, discentes e profissionais do meio musical contribuam diretamente no processo de discussão, produção e consumo dos produtos resultantes das reflexões e produtos artísticos gerados sobre esta área em nossa universidade”, destacam os organizadores do evento.
Apresentação, 9
Recitais Conferências
Ricardo Vieira, 13
Os princípios da música universal de Hermeto Pascoal como processo composicional de corpo presente num duo de harmônica e 7 cordas
Miguel Garcia, 15
Peças e arranjos para violão e acordeom
Daniela Mesquita, 17
Kindertotenlieder: alguns aspectos de uma abordagem interpretativa
Jorge Ignacio Mathias, 19
A influência da cultura africana na música vocal do Brasil e Estados Unidos da América
Weslley Guedes, 21
A interação cênica no repertório clarinetístico: performance e análise crítica
Thiago Vieira Pereira, 23
A música de câmara brasileira para trompete e os desafios da otimização da performance
Philip Michael Doyle, 25
A trompa na obra de Heitor Villa-Lobos: excertos orquestrais e camerísticos – Os Choros
Paulo César Botelho de Souza, 27
Choros originais para violão solo – João Pernambuco, Canhoto, Garoto e Dilermando Reis
Jeferson Luiz da Silva Souza, 29
Iniciação ao estudo da improvisação na música popular brasileira sob a orientação de Leandro Braga aplicada ao fagote
Felipe Clark Portinho, 31
Ritmos brasileiros no contrabaixo: o choro de Pixinguinha e Radamés
Mateus Ceccato, 33
Sonata Op. 21 para Violoncelo e Piano, e Henrique Oswald: considerações interpretativas para a construção em performance
Artigos
Daniel Serale, 37
Percussão teatral: conceito, abordagens e notação através de exemplos de obras de Mauricio Kagel
Samanta Adriele Neiva dos Santos, 45
Edição musical: conceitos e reflexões
Gladson Leone Rosa e Miriam Grosman, 53
Avaliação: conceitos e possibilidades
Aleyson Mariano Scopel e Ana Paula da Matta Machado Avvad, 63
Harmonia peregrina na obra para piano de Almeida Prado: estudo de caso na Nebulosa Planetária NGC3195 das Cartas Celestes XV
Flavio Leite Correia, 71
Liberdade na arte: três encontros com a ópera contemporânea brasileira
Eduardo Lucas da Silva e Maria José Chevitarese, 79
Listagem de softwares de editoração de partituras
Janaina Botelho Perotto, 87
O Nonetto e as palhetas duplas na música de câmara de Villa-Lobos antes de Paris
Sergio Vitor Ribeiro, 97
O primeiro movimento da Sonatina Dodecafônica para dois violões de Marcos Alan, sob a ótica Tripartite (Nattiez): análise indutiva
Joab Muniz, 107
Projetos sociais em música: uma revisão de literatura
Renata Ribeiro Athayde e Ana Paula da Matta Machado Avvad, 117
Sonata para violino e piano op. 36, de Henrique Oswald: uma edição prática do segundo movimento da parte de violino
Raquel Santos Carneiro, 129
Quatro Peças Brasileiras – Maroca – para quarteto de fagotes (1983) de Francisco Mignone: proposta de edição crítica
Fabrício Malaquias Alves, 139
Severino Gazzelloni e a revalorização da flauta na Itália do século XX: a Gazzelloni- Musik
Fernando Pereira, 149
Conceitos técnicos da escola germânica de violino do século XIX
Erika Suellen Machado Gama e Ana Paula da Matta Machado Avvad, 159
A interpretação pianística do poema Einklang, de Nicolaus Lenau, em Alberto Nepomuceno