Anais Prática Interpretativas: novembro de 2014
ISBN 978-85-65537-11-7 (Publicado em 2016)
Apresentação, 5
Programação, 7
Recitais-Conferências e Artigos
Sérgio V. S. Ribeiro, 15
Reelaborações para violão da obra de J. S. Bach: Análise das versões de Francisco Tárrega e Pablo Marquez da Fuga BWV1001
Henrique C. Aoki Heredia e Paulo Adriano Ronqui, 25
A música de câmara para instrumentos de metal: Um conceito histórico e evolutivo
Selva Viviana Martínez Aquino, 35
A utilização de guias de execução por alunos e iniciantes
Rúbia Mara Siqueira e Ana Paula da Matta M. Avvad, 43
Quarteto N. 1, de Heitor Villa–Lobos: Considerações analíticas para a performance musical
Pedro S. Bittencourt, 59
Interpretação musical participativa e repertório misto recente: Novos papéis para compositores e instrumentistas?
Fabio Cury, 71
Considerações iniciais sobre a interpretação do Choro para fagote e orquestra de câmara de Camargo Guarnieri
Arícia Ferigato e Ricardo Dourado Freire, 81
Expressividade musical: Um construto de características multidimensionais
Marcio Miguel Costa, 89
O processo de construção de uma performance baseado no modelo tripartite de semiologia musical de Nattiez
Raquel S. Carneiro e Aloysio Moraes Rego Fagerlande, 99
Quatro Peças Brasileiras (1983) de Francisco Mignone para quarteto de fagotes: Abordagem histórica e edição prática
Pedro Paulo P. Emílio e Aloysio Moraes Rego Fagerlande, 107
2ª Sonata para dois fagotes (1966-67) Ubayêra e Ubayara, de Francisco Mignone, 1º movimento: Preparação de edição através de estudo comparativo das diferentes fontes
Fernando Novaes Duarte, 117
Tremolo no bandolim: Contextualização histórica e problemas notacionais
Nathália Martins e Ana Paula da Matta M. Avvad, 125
Análise semiológica da peça Maracatú, para piano, de Egberto Gismonti
Carlos H. Bertão e Aloysio Moraes Rego Fagerlande 137
Sonatina para fagote solo de Francisco Mignone: A validade da análise para o desenvolvimento de uma abordagem instrumental
Stefanie Grace Azevedo de Freitas 147
Modelagem como ferramenta de manipulação das inflexões rítmicas na definição do caráter no Ponteio 46 de Camargo Guarnieri: Etapa inicial
Sérgio Anderson de Moura Miranda, 157
Capim de Pranta, obra para canto e piano de Ernani Braga: Uma análise para performance
Maico V. Lopes, 167
Música brasileira para grupo de trompetes: Um repertório em construção
Antonio J. Augusto, 173
Música para trompa e órgão: Práticas, história e representações
Antonio Carlos Carrasqueira, 185
Estudos criativos para o instrumentista melódico: Sopros e cordas friccionadas
Marcello Gonçalves, 193
Zé Menezes: Lições de um multi-instrumentista
Ricardo Tuttmann e Clayton Vetromilla, 201
As Canções Trovadorescas de Fructuoso Vianna: A procura por uma sonoridade perdida
Adriana Olinto Ballesté e Álea Santos de Almeida, 211
A restauração dos instrumentos musicais do Museu Instrumental Delgado de Carvalho
Marcus Ferrer, 219
A viola de 10 cordas e o Choro
Daniel Junqueira Tarquinio, 227
A interpretação das Cirandas de Villa-Lobos no âmbito da Teoria da Entonação de B. Asafiev
Ivan Ferreira do Nascimento, 239
A forma musical tema com variações no repertório brasileiro para fagote solo
Veruschka Bluhm Mainhard, 245
Duas canções de Oscar Lorenzo Fernândez, duas transcrições