Maria José Chevitarese é Professora Titular de Canto Coral da UFRJ. Desenvolve trabalhos na área de inclusão sociocultural através do canto coral e da música coral brasileira com foco principal nos séculos XX e XXI. Recebeu por três vezes o prêmio PROEXT Cultura, do Ministério de Educação, pelo projeto “A escola vai à ópera”, que tem por objetivo introduzir crianças da rede pública na linguagem da ópera. É a idealizadora e regente do Coral Infantil da UFRJ, criado em 1989, que tem em sua bagagem musical a atuação em mais de 30 montagens de óperas, cantatas, balés e obras sinfônicas no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e do coral Brasil Ensemble-UFRJ, criado em 1999, grupo que se dedica especialmente aos compositores brasileiros. O grupo tem participado das Bienais de Música Brasileira Contemporânea, promovidas pela FUNARTE, tendo realizado diversas estreias mundiais.
2019
Temporada do projeto A Escola vai à Ópera; A Nova Roupa do Imperador; participação de orquestra, cordas dedilhadas e Coro Infantil da UFRJ- realização das Escolas de Música (EM), Belas Artes( EBA)e Comunicação /direção teatral (ECO) – UFRJ; apoio Proart-Garin/FCC/UFRJ.
Tipo: Produção Artística
2017
Ópera O Menino Maluquinho de Calimério Soares, baseada na obra de Ziraldo, projeto A Escola vai à Ópera, direção geral Maria José Chevitarese, direção cênica José Henrique Moreira, regência da orquestra Ernani Aguiar e Kaique Stumpf, regência do Coral Infantil da UFRJ Maria José Chevitarese, Salão Leopoldo Miguez, EM/UFRJ; temporada 10 (duas récitas), 11, 12, 14 de outubro de 2017; apoio UFRJ.
Tipo: Produção Artística
2017
Temporada Carmina Burana, de Carl Orff, regência do coro infantil da UFRJ de Maria José Chevitarese, regência da orquestra de Tobias Volkmann, coro e orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, 15, 17, 18, 20 de junho e 21, 22, 23 de julho de 2017.
Tipo: Produção Artística